VER O QUE JÁ EXISTE

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 24 views
Notes
Transcript
VER O QUE JÁ EXISTE
Texto – Gênesis 21.8-21
INTRODUÇÃO
Em Gênesis capítulo 16 temos a história de como Sarai foi afetada pelos costumes da sua época. Já que ela não podia ter filho e assim a promessa de Deus a Abrão de que ele seria pai de uma grande nação não se cumpria. Ele estava tão seguro de que devia ter um filho, que falou novamente sobre o assunto a sua esposa Sara. Como resultado, concordaram em que ele devia casar com Agar, a serva de Sarai, uma mulher egípcia.
Abrão, agindo assim, cometeu seu segundo grande erro. Deveria ter esperado um pouco mais para que Deus agisse. Sim, sei que já esperara durante muito, muito tempo; mas Deus estava provando sua fé com um propósito. Ele se tornaria conhecido como o pai dos fiéis, e Deus queria que fosse um exemplo para todos os que o seguissem.
Às vezes agimos como Abrão e Sarai, temos pressa. Assim é o ser humano, sempre agitado, querendo as coisas para ontem, as demoras de Deus são aos nossos olhos até piores que o os “nãos” que Ele nos dá. A estratégia funcionou, Agar lhe deu um filho, os falhos planos humanos pareceram mais eficiente que a fé. Isso não lhe parece comum? Estaria você também cansado de esperar a realização dos planos de Deus? Quantas vezes começamos a trabalhar em uma empresa e transgredimos o santo dia do SENHOR, pois não podemos espera que Deus abra uma porta de emprego em um lugar onde o mandamento pode ser obedecido. Quantas pessoas não começam a ter relações sexuais enquanto namoram, e assim passam a viver uma união estável, pois não pode esperar o casamento e assim usufruir dos prazeres de uma relação conjugal abençoada por Deus.
Mas isto é cair no desagrado de Deus, e os planos de Abrão e Sarai não o ajudou em nada. Deus não se propunha permitir que esse rapaz, Ismael, fosse o herdeiro de Abrão. Estava de acordo em abençoá-lo porque pertencia a Abrão, mas disse que a Semente prometida nunca viria por seu intermédio.
Alguns anos se passaram. Ismael já era um rapaz de 16 a 19 anos. Abraão tinha Isaac, o filho da promessa, o filho da esposa, o legítimo herdeiro, a Semente messiânica. Então o capítulo 21 de Gênesis narra a história de Agar e Ismael, a concubina e o filho de Abraão. Eles são o resultado de uma tentativa de Sarai de “ajudar” o plano divino, e assim, fez algo que Deus não queria. Mas agora, dominada pela inveja e ciúme, Sara resolve se livrar de Agar e de seu filho. VAMOS LER GENESIS 21.8-21.
I – O DRAMA DE AGAR
Aí está a história, mas as histórias bíblicas não estão aí para entreter, elas estão aí para nos dar lições, para que possamos aprender e termos uma vida melhor. Agar e seu filho foram banidos, os dois estão errantes, perdidos no deserto de Berseba, sem água. O jovem está a ponto de morrer de sede. Em desespero, a mãe coloca o rapaz à sombra de um arbusto e se afasta para não ver o desfecho do drama.
Agar representa milhões de pessoas que estão no mundo que olham para lá e não vê solução, olha para outro lado e só vê morte, olha para lá e não vê nem uma ajuda. No caso de Agar, o problema era a falta de água, no seu caso pode ser a falta de emprego, a muitos meses ou anos que você procura, é um grande profissional e nada. Para você pode ser a solução para tirar um filho das drogas. Para você pode ser um esposo ou uma esposa. Pode ser uma saída para resolver um conflito familiar que você está vivendo. No caso de Agar era água, ela caminhava pelo deserto e de repente a água que carregava acabou, não tinha mais solução, a sede aumentou e ela colocou o menino debaixo de uma árvore e se afasta a uma distância de 100 a 150 metros para não ver o filho morrer, você consegue ver o drama desta mulher? Você consegue sentir a dor dela? Ela fica olhando para lá, não quer ver o momento em que o filho vai morrer de sede.
Aqui chegamos ao extremo da vida de uma pessoa, quando tudo falha, quando não tem mais saída, quando não tem mais solução. Será que estou falando para alguém que também está vivendo um drama como este? Que já lutou, já procurou meios e maneiras, mas não vê mais nem uma saída. Assim muitas pessoas veem na morte a única porta, era o caso de Agar, a morte é a solução. Já encontrei pessoas que eram vigiadas 24 horas por dia, pois andava pela casa pedindo corda para se enforcar. Tem muita gente que cai e acha que essa é a única solução, cruzar os braços e não fazer nada é a única saída.
Então o texto bíblico acrescenta que Agar “levantou a voz e chorou” (v. 16). Está você chorando? E dizendo não aguento mais? Ou você está dizendo: “Eu não nem mais lágrimas para chorar.” Quando as Escrituras dizem que Deus “viu” ou “ouviu” alguém em desespero, isso invariavelmente significa que Ele está para agir. Deus ouviu, Ele vê as suas lagrimas, Ele recolhe elas em seu odre. Sl 56.8. Deus pergunta verso 17: O que tens Agar? Estava o SENHOR cego? Está sendo irônico? A bíblia não fala como foi o diálogo, mas eu fico imaginando ela falando com o SENHOR: “Como assim, por que choras? Olha meu filho, não tem água, está morrendo.” O que tens Agar? Por que choras? Por que você está sem dormir, o que tem tirado o seu sono? Por que estás tão irritado com as pessoas e gritando com todo mundo? Perdendo a paciência com facilidade? O que te perturba? É um problema de saúde que dentro de um diagnóstico médico não tem mais saída? Esse é seu drama? Por que você chora? Por que estás triste? Por que a vida parece que não tem cor? Por que você acha que na sua vida está tudo de cabeça para baixo? Está tudo desmoronando?
II – LEVANTA-TE
Interessante que Deus dá uma ordem para Agar. Verso 18: “Levanta-te, levanta o moço, e toma-o pela sua mão.” Aí caído, na sarjeta não tem solução. Mas levantar para quê? Meu querido, não pergunte para quê? Apenas obedeça, aja em conformidade com a palavra e a ordem que lhe foi dada. Um dia Jesus encontrou um paralitico que estava nesta situação a 38 anos, Jesus falou para ele: Toma o teu leito em ande. Se ele tivesse perguntado para quê? Ele teria morrido paralitico aguardando a água ser agitada. Mas aquele homem obedeceu a palavra, levantou-se e andou.
Meu amigo, por mais que você não acredite, Deus pode arrebentar correntes e cadeias que te prende. Deus pode abrir portas e circunstâncias, Ele pode fazer brilhar o sol em sua vida. Mas você não pode perder a esperança neste Deus poderoso, por isso ao invés de ficar chorando, levante-se, tome o menino pela mão, pois já ouvi o clamor deste menino. E quando ela foi pegar o menino pela mão o verso 19 diz: “Deus abriu os olhos dela.” E quando ela abriu os olhos o que ela viu? Um poço de água. Em nossa percepção, qual deveria ser a ação divina? Esperaríamos que Ele criasse um oásis com palmeiras verdes e uma cascata de águas cristalinas e refrescantes. Mas não é isso que lemos. Deus não realizou um milagre em nossos termos.
“Abrindo-lhe os olhos, viu ela um poço de água” (v. 19). Deus, ao que parece, não criou recursos que não existiam antes. O milagre se operou em Agar, para que ela visse o poço que passara despercebido. Assim, o mundo que momentos antes havia sido visto como árido e cruel, sem qualquer esperança, agora parece viável, oferecendo sustento à vida. O poço estivera lá todo o tempo. Deus não fez cair um poço de água, ele sempre esteve ali. O milagre foi ela ver a solução que já existia. Pois enquanto focada nos problemas, ela não via a solução.
O mundo nunca fora inteiramente cruel e sem esperança, mas, até que Deus lhe abrisse os olhos, Agar via a vida apenas como uma futilidade. Ela estava morrendo, seu filho estava morrendo, mas as lágrimas não deixavam ela ver. Sua mente estava obscurecida pela angustia e desespero e ela não via a solução. Talvez este seja seu problema hoje. Pela atitude negativa e desespero, você pode não enxergar os recursos disponíveis para você.
Em nome de Deus vou lhe dizer uma coisa. Não sei qual é o seu drama, o seu problema, pode ser simples ou complicado, mas uma coisa é certa a solução para o drama que você vive já existe. Você diz amém? A porta para o sucesso já está aberta, mas você não vai encontrar a menos que você vá Deus e lhe peça, abra os meus olhos. Ilumina minha mente. Alguma vez você já ouviu a expressão: afogando em um copo de água. Como assim afogar-se em um copo de água? Meu amigo, afogue-se no mar, no rio, na lagoa, na piscina, mas não se afogue em um copo de água. Quando a pessoa não tem cristo em sua vida, ela se afoga em um copo de água. Ouça a palavra de Deus, a solução já existe. O poço de água está aí, mas você não consegue ver, pois somente Deus pode fazer isso.
Saiba uma coisa existem dois tipos de milagres, os naturais e os sobrenaturais. Um milagre sobrenatural é quando Deus rompe as leis da natureza. Uma lei natural é de que se uma peça de ferro cai na água ela vai lá para o fundo do rio, mas se ele levitar a partir da oração de um homem e no momento em que ele joga um graveto na água, Deus rompeu a lei da natureza fazendo um milagre sobrenatural. E Deus pode fazer esse tipo de milagre. Quando um morto a 4 dias ouve a voz de Deus e sai caminhando do seu tumulo, Deus rompeu a lei natural. Quando um paralitico a 38 anos começa a andar, Deus rompeu a lei da natureza. E Deus pode fazer esses milagres, não duvide, Ele é Deus e seu braço não está encolhido, nem o seu poder diminuiu.
Quando tudo está perdido do ponto de vista humano, Deus pode fazer maravilhas. Alguém um dia me disse: “Ah pastor, isso era nos tempos bíblicos, hoje não acontece mais”. Não meu querido, hoje sim, Deus pode fazer milagres, Ele não adormece no tempo. O Deus de Israel é teu Deus. O Deus dos milagres bíblicos é teu Deus. Porém os milagres divinos não acontece por que nós queremos, mas porque Deus quer, quando Deus quer, com quem Deus quer e onde Deus quer. Milagres divinos são atribuições divinas, não acontecem por causa da fé do pastor ou do irmão, seja o intercessor ou o suplicante, mas porque Deus quer, quando Deus quer, com quem Deus quer e onde Deus quer.
Alguém pode pensar, mas isso não é uma injustiça? Claro que não. Só pare para pensar. 1° quantos cadáveres haviam nos tempos de Jesus? Milhares, quantos Ele ressuscitou? Somente 3. Quantos leprosos haviam no tempo de Deus? Milhares, quantos Ele purificou? 20. Quantos paralíticos haviam nos tempos de Jesus? Muitos, quantos Ele fez andar? 4. Os milagres de Deus acontecem quando Deus quer, quando Deus quer, com quem Deus quer e onde Deus quer, Ele é quem está assentado no trono da sua Soberania. Mas isso não é uma injustiça? Claro que não. Pois estes milagres são ocasionais, que acontecem quando Ele quer com Ele quer, porém com todos os seus outros filhos. Deus opera os milagres naturais.
O que é um milagre natural? Deus abre o teu olho, a solução está aí, mas você não enxergava. Então você vai a Deus e Ele te faz ver a saída. Meus amigos, vocês não precisam sair desta igreja frustrado, basta ir a Deus com fé, suplicar a Ele para abrir os seus olhos para que a solução para o seu drama possa ser visível a você.
CONCLUSÃO
Augusto e Adela formavam um casal aparentemente feliz, até que Adela conheceu o evangelho e deparou-se com princípios de vida que ignorava. Augusto acreditava que Adela era ingênua demais para acreditar nas “tolices” antigas da Bíblia.
Juntos tinham construído uma grande fortuna. Mas Adela reconhecia que não teriam conseguido todo esse dinheiro se não tivessem entrado no terreno da desonestidade, da mentira e da boa-fé das pessoas – coisas que não estava mais disposta a praticar, agora que conhecia os princípios espirituais e morais que a Bíblia ensina.
Foi aí que começaram as discussões e desavenças. Ambos moravam na mesma casa e eram proprietários da mesma empresa, mas possuíam conceitos completamente diferentes da vida e dos negócios. A situação ficou insustentável, e a consequência natural foi o divórcio.
Adela ficou insegura com a separação. Tinham dois filhos pequenos e, embora tivesse feito tudo para salvar o casamento, chegou à conclusão de que, se quisesse ser leal à sua consciência e a Deus, teria que aceitar aquela solução inevitável.
Augusto aproveitou-se da fragilidade da esposa e dos princípios que agora orientavam a vida dela, e apoderou-se da empresa, deixando-a praticamente na miséria. O único Deus que ele reconhecia era o dinheiro, e o tinha em abundância. Em seu coração, não havia lugar para a generosidade, nem para a compreensão. Argumentava que a esposa estava vivendo a vida que escolhera para si.
O tempo passou. Cinco anos. No início, Adela parecia grama seca e sem vida. Parecia. A realidade era outra, porque acreditava nas promessas divinas e estas diziam que ela “reverdeceria”. E assim foi. Começou outra empresa nos fundos de sua casa, com a ajuda de alguns vizinhos. Hoje, possui uma florescente empresa de alimentos pré-cozidos.
Augusto faliu, vítima de suas ambições desmedidas. Você não acha que vale a pena pensar na experiência de Augusto e Adela? Sim, porque “quem confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a folhagem” Prov. 11:28.
APELO
Ore para que Deus lhe abra os olhos. Se não pudermos ver os milagres passarão despercebidos. Tenho certeza que o Espírito Santo está andando por essa igreja. Ele procura aqueles de coração abertos, que estão orando pedindo um milagre. Ele deseja abrir os seus olhos para que você possa ver a solução. Por isso ore, suplique ao SENHOR Jesus, abra meus olhos para que eu possa ver a saída, a solução, o poço que está oculto porque não tiro os olhos do meu problema.
Related Media
See more
Related Sermons
See more