Aplicação

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

Salmo 19

Salmo 19.1–14 BEARA
1 Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. 2 Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. 3 Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; 4 no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo. Aí, pôs uma tenda para o sol, 5 o qual, como noivo que sai dos seus aposentos, se regozija como herói, a percorrer o seu caminho. 6 Principia numa extremidade dos céus, e até à outra vai o seu percurso; e nada refoge ao seu calor. 7 A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices. 8 Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos. 9 O temor do Senhor é límpido e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente, justos. 10 São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos. 11 Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa. 12 Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas. 13 Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão. 14 As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, rocha minha e redentor meu!
Na tentativa de tirar máximo de informação deste salmo, lógico que não esgotamos o assunto, mas, é de extrema importância vermos a profundidade dos salmos, para assim entender o autor, a mensagem e propósito.
Neste salmo de David vimos como ele vê pela criação e pelos relatos da Palavra de Deus, que tudo aponta para um Deus criador, relacional
David nos ensina a refletir e depois levar uma vida prática, não uma ideologia, mas, uma forma de estar no mundo.
Salmo 19.11–14 BEARA
11 Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa. 12 Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas. 13 Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão. 14 As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, rocha minha e redentor meu!
19.12–13 Purifique todos os meus pecados: os visíveis e os invisíveis
Os seres humanos são incapazes de não pecar. SEBASTIAN MÜNSTER: aqui o profeta ensina que, por mais cuidadosos que possamos ser em evitar o tropeço, não somos capazes de nos preservar o suficiente. Na verdade, caímos de diversos modos, pecamos inconscientemente e existem em nós muitos pecados capazes de enganar nossa consciência, mesmo que não os conheçamos. Por isso o profeta ora para ser purificado dessas falhas e paixões secretas.
David nos apresenta algo que muitas vezes não queremos pensar assim.
Embora tenha a doutrina certa, pela qual serei justo e salvo, ainda sinto e experimento que nesta vida nunca sou tão dedicado, forte e justo a ponto de o pecado, a impureza, a confusão, as tendências do coração, o desejo de fazer o mal e todos os tipos de erros não andam longe de mim. Não posso dizer que me sinto seguro, não posso ver e conhecer corretamente o meu próprio coração.
MUITAS VEZES O NOSSO CORAÇÃO É O NOSSO MAIOR INIMIGO
Com base em tudo isso vemos então vai apontando para a forma de vivermos na dependência de Deus pela oração. A ORAÇÃO É O ÚNICO REMÉDIO CONTRA O PECADO. Não é como um amuleto, mas, deve ser a nossa prioridade. Quanto mais espaço dermos para Deus na nossa vida, menos daremos espaço para nossos desejos influenciarem nossas decisões.
19.14 Purifique minha mente, boca e coração
Orar sem Palavras - Não sabemos orar como convém, nossas palavras são parcas diante de um Deus tão grandioso e mais que as palavras, devemos ir ao Seu encontro com um coração apaixonado suspirando pelo Senhor, levando os nossos gemidos frágeis.
Orar com foco e atenção - Davi não diz simplesmente “os pensamentos”, mas “o meditar do meu coração”. Uma coisa é meramente pensar rapidamente e uma única vez sobre algo, que é o que ocorre no coração humano – o tipo de pensamento que logo desaparece – e outra é meditar. A meditação acontece quando nos concentramos sinceramente e repetidamente em uma questão durante um longo período, falamos sobre isso e, se possível, nos expressamos com atitudes e ações.
Orar confessando Fé em Cristo - David conclui o salmo com uma exclamação que contém tanto uma oração quanto uma confissão de fé.
Vemos o primeiro termo hebraico: ṣûrî realmente significa “rocha” ou “refúgio”. Então Cristo é a rocha sobre a qual sua igreja é estabelecida por meio da Palavra.
O segundo nome que ele recebe é “Redentor”, aquele que liberta os crentes do pecado
CONCLUSÃO
David se move na direção a uma aplicação, o salmista exorta o leitor a guardar a lei, pede que Deus remova quebre o orgulho ajudando a que não caiamos na tentação e que o seu coração agrade ao Senhor.
Orando sem palavras, com foco e atenção confessando fé em Cristo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more