O Mundo

Os Inimigos do Cristão  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 33 views

Mesmo diante das lutas, dificuldades, perseguições que o mundo oferece, o cristão não viver de acordo com o mundo.

Notes
Transcript
Handout

Introdução

O mundo é terrível para os cristãos, pois constantemente ele está sendo bombardeado com as coisas desse mundo, por exemplo, imoralidade sexual, gravidez precoce, aborto, ideologia de gênero.
O mundo é considerado um dos inimigos do servo de Deus. Pois as coisas que tem nesse mundo pode afastar o cristão da presença de Deus.
Veremos como o cristão pode viver nesse mundo e mesmo assim vivendo uma vida que agrada a Deus.

Ideia Central

Mesmo diante das lutas, dificuldades, perseguições que o mundo oferece, o cristão não viver de acordo com o mundo.

Transição

Veremos duas lições importantes para o cristão que vive nesse mundo.

Desenvolvimento

1° O cristão não é desse mundo

João 17.15–16 (ARA)
15 Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. 16 Eles não são do mundo, como também eu não sou.
Jesus em sua oração sacerdotal, pede ao Pai Celestial para que não tire os cristãos desse mundo, mas que eles pudessem ser livres do mal.
Jesus também afirma que os cristãos não pertencem a esse mundo, pois eles pertencem ao Pai Celestial.
João 15.19 NVI
19 Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia.
Os cristãos estão de passagem nesse mundo e um dia voltará para a mansão celestial, para o lar que Cristo preparou.
João 14.1–6 NVI
1 “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar.3 E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver. 4 Vocês conhecem o caminho para onde vou”. 5 Disse-lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho?” 6 Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.
Nosso lar não é nessa vida terrena, mas junto com Cristo.
Filipenses 3.20 NVI
20 A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.
Colossenses 3.4 NVI
4 Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória.

APLICAÇÕES

Você não pertence a esse mundo, por isso não deve agir como alguém que vive nesse mundo. Isso significa que se o mundo tem o hábito de praticar sexo antes do casamento, falar piadas indecentes, falar coisas imorais. Você não deve ser igual, mas deve fugir dessas coisas.

2° O cristão não deve amar o mundo

1João 2.15
15 Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele;

Amar o mundo

O cristão não deve amar as coisas desse mundo. A palavra amor que João usa é “Ágape”, que significa ter uma lealdade, comunhão íntima e criar vínculos.
O servo de Deus não deve viver de acordo com os padrões desse mundo. Porque a ordem bíblica é muito clara em dizer “não amem o mundo”.
Tiago diz que o cristão não pode ter amizade com Deus e com o mundo ao mesmo tempo.
Tiago 4.4 NVI
4 Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.

O Mundo

No contexto de 1 João 2.15, o mundo não se refere a humanidade, ou seja, as pessoas que Deus ama e entregou seu filho em favor delas (Jo 3.16). Mas nesse contexto o mundo é o sistema moral, onde existem crenças e valores que são abomináveis aos olhos de Deus. Satanás controla esse mundo e o cristão precisa evitar de se envolver com coisas mundanas.
2Coríntios 4.4 NVI
4 O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
1João 5.19 NVI
19 Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno.
Jesus disse que satanás é o príncipe desse mundo
João 12.31 NVI
31 Chegou a hora de ser julgado este mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.
O mundo em que estamos vivendo nos traz coisas que aos nossos olhos parecem ser bons, mas não são agradáveis aos olhos de Deus.
Citação
Se não utilizarmos o mundo para Deus, sairemos perdendo. (Pr. Russell Shedd)

O amor do Pai não está nele

Se o cristão amar o mundo, isso vai conflitar com o amor a Deus, porque não tem como amar o mundo e a Deus ao mesmo tempo. No sermão do monte Jesus ensinou que não se pode agradar a dois senhores, ou seja, você não pode servir a Deus e amar as coisas do mundo.
Mateus 6.24 NVI
24 “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.

APLICAÇÕES

Você deve ir na contramão do mundo. Então, se o mundo ensina que o aborto, casamento homossexual é normal, que você pode escolher ser uma mulher ou homem. Você deve viver longe dessas coisas e jamais concordar com essa prática.
O mundo sempre usa esse ditado: “Isso não tem problema, não faz mal”. Cuidado porque o que você fizer ou praticar irá afetar a sua vida com Deus.

Conclusão

Conclui-se que o cristão não pertence a esse mundo, mas a sua morada é na eternidade com o Senhor, isso significa que ele está aqui de passagem. Por isso que o servo de Deus não deve amar o mundo e nem as coisas que tem nele, pois isso não agrada a Deus.
O cristão vive em um mundo cheio de maldade e de coisas que desagradam aos olhos do Pai Celestial. E o servo de Deus precisa lembrar que ele está nesse mundo, então deve fazer a diferença nesse mundo, ou seja, influenciando esse mundo para conhecer a Jesus Cristo.
Se você não tomar cuidado, o mundo te levará para longe de Deus.

Aplicação

Você é um cidadão do céu, ou seja, você está aqui somente de passagem. Porque você foi comprado com um alto preço, Cristo pagou esse preço, para que você pudesse ter a vida eterna.
Você é um embaixador de Cristo, isso significa que você representa Jesus Cristo nessa terra. E como você tem representado a Ele? Na escola, no trabalho, na rua, no trânsito, etc.
Related Media
See more
Related Sermons
See more