Sem título Sermão (20)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript

ENCONTRO COM DEUS

Genesis 32:22–32 ARA
Levantou-se naquela mesma noite, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos e transpôs o vau de Jaboque. Tomou-os e fê-los passar o ribeiro; fez passar tudo o que lhe pertencia, ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia. Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem. Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares. Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali. Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva. Nasceu-lhe o sol, quando ele atravessava Peniel; e manquejava de uma coxa. Por isso, os filhos de Israel não comem, até hoje, o nervo do quadril, na articulação da coxa, porque o homem tocou a articulação da coxa de Jacó no nervo do quadril.
Certamente a história de Jacó é uma das mais conhecidas da Bíblia. Seu nome é dos mais citados na Bíblia (mais de 300 x). Jacó foi neto de Abraão, filho gêmeo mais novo de Isaque e Rebeca.
Jacó nasceu agarrado ao calcanhar de seu irmão gêmeo mais velho, Esaú. Daí, o nome “Jacó” vem do hebraico “ele agarra” ou “apanhador de calcanhar” ou “suplantador”, “enganador”.
Seu nascimento foi um milagre, pois sua mãe, Rebeca, assim como sua avó, Sara, era estéril.
Esaú era o primogênito, então naturalmente era de se esperar que ele fosse o herdeiro da promessa de Deus aos seus pais. Mas antes mesmo do nascimento de Esaú e Jacó, Deus, pela sua soberana e infalível vontade, já havia determinado que Jacó herdaria a promessa.
Genesis 25:23 ARA
Respondeu-lhe o Senhor: Duas nações há no teu ventre, dois povos, nascidos de ti, se dividirão: um povo será mais forte que o outro, e o mais velho servirá ao mais moço .
O filho primogênito recebia uma série de privilégios, dentre os quais a MAIOR PARTE DOS BENS, posição de chefe social e religioso da família.
Isaque, já idoso, comunicou que transmitiria sua benção patriarcal. Então ele pediu que Esaú preparasse para ele o seu prato favorito. Sabendo disso, Rebeca instruiu a Jacó sobre como ele deveria proceder para tomar aquela benção para si mesmo.
Se aproveitando da cegueira do pai, Jacó se passou por seu irmão Esaú e foi abençoado por Isaque. Quando Isaque e Esaú descobriram o que havia ocorrido, nada mais poderia ser feito. A benção sobre a vida de Jacó era irrevogável.
Esaú ficou enfurecido quando descobriu que tinha sido superado por Jacó. Então para fugir da ira de seu irmão, Jacó partiu para casa de seus parentes em Harã. Conheceu a sua prima Raquel, filha de seu tio Labão. Jacó desejou casar-se com Raquel e fez um acordo com Labão para que, ao fim de um período de sete anos de trabalho, pudesse tomar Raquel por esposa.
O casamento ocorreu, mas Labão enganou Jacó. Recorrendo a um possível costume da região, Labão concedeu a Jacó sua filha mais velha, Lia (ou Léia), como esposa. Jacó então fez outro acordo com Labão para que, finalmente, pudesse se casar com Raquel. Nesse novo acordo mais sete anos de trabalho foi exigido de Jacó.
Enquanto ainda estava morando com seu sogro Labão, Jacó teve onze filhos e uma filha. Esses filhos foram gerados por suas duas esposas e as servas delas.
Após longos anos trabalhando para seu sogro e fazendo seu rebanho prosperar, Jacó resolveu partir e retornar a Palestina. Labão não queria que Jacó partisse e lhe propôs um acordo para sua permanência. Na tentativa de obter vantagem sobre Jacó, Labão mudou o acordo várias vezes, até que Jacó conseguiu fugir.
Quando estava a caminho de sua terra, Jacó enviou a sua frente, mensageiros para encontrar com Esaú.
Os servos voltaram dizendo que Esaú estava vindo, juntamente com os seus 400 homens, encontrar-se pessoalmente com Jacó.
Jacó ficou muito angustiado e teve medo. Separou os que com ele estavam em dois grupos, porque pensou “se Esaú vier guerrear, um dos grupos se salvará”. Jacó orou.
E Jacó separou uma quantidade muito grande de animais para oferecer para seu irmão com o fim de aplacar a ira. Ele mandou seus servos com os presentes à frente dele.
Ele despediu seus filhos e suas mulheres e os escondeu.
Interessante até esse momento, é que Jacó havia vivido toda vida cercado de um ambiente de crente, conhecendo os ensinos de seu avô Abraão, seu pai Isaque, as promessas feitas e cumpridas, mas não havia tido sua experiência pessoal com Deus, tanto que ele não se referia a Deus como seu Deus.
Genesis 32:9 ARA
E orou Jacó: Deus de meu pai Abraão e Deus de meu pai Isaque, ó Senhor, que me disseste: Torna à tua terra e à tua parentela, e te farei bem;
Muitos andam assim! São filhos de crente, netos de crente, membros de uma Igreja de crente, cantam músicas de crente, conhecem a Bíblia dos crentes, mas não são crentes. PRECISAM DE UM ENCONTRO TRANSFORMADOR COM DEUS. Sem esse encontro, o homem continuará iludido, enganado e enganando. Mas como se dá esse encontro?
PASSOS PARA UM ENCONTRO COM DEUS
1 - PRECISAMOS SER ESCOLHIDOS POR DEUS
Como vimos até aqui, Jacó não era a pessoa mais indicada para ser escolhida por Deus para ser um dos patriarcas da família da fé. Era um enganador e ainda não era o primogênito. No momento do grande encontro, estava ocupado montando estratégias para aplacar a ira do irmão quando o encontrasse.
Genesis 32:22–23 ARA
Levantou-se naquela mesma noite, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos e transpôs o vau de Jaboque. Tomou-os e fê-los passar o ribeiro; fez passar tudo o que lhe pertencia,
Levantou no turno da noite, andou pela parte mais rasa do rio, e enviou na frente tudo o que possuía. Ele só pensava em seu encontro com seu irmão. Se Jacó não fosse escolhido por Deus para esse encontro, jamais escolheria se encontrar com Deus, pois Deus não era sua prioridade.
Nunca escolhemos a Deus; é Ele quem nos escolheu.
John 15:16 ARA
Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.
Precisamos de um encontro com Deus, mas esse encontro começa com Deus escolhendo em Sua soberania quem Ele quer. Ele nos atraiu, Ele nos escolheu, Ele nos aceitou, Ele nos amou primeiro. Não fosse ELE nos escolhendo para esse encontro, jamais o encontraríamos, pois nossa prioridade NUNCA SERÁ DEUS. Será sempre os encontros humanos, com nossos desafios humanos, como Jacó. Saiba que você precisa de um encontro com Deus, mas ele só acontece pela soberania de Deus em nos escolher para esse encontro.
2 - PRECISAMOS SER ENCONTRADOS POR DEUS E FERIDOS POR ELE
Genesis 32:24 ARA
ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia.
Em meio a solidão da noite, Deus encontrou Jacó (o perdido era Jacó, não Deus) e iniciou uma luta com ele. Deus se dirigiu a Jacó, e travou uma luta corporal com Jacó. Deus feriu a Jacó nesse embate doloroso, pois Jacó prevalecia na luta.
Genesis 32:25 ARA
Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem.
Isso fez com que Jacó perdesse suas forças naturais. Como precisamos ser feridos em nossa petulância em acharmos que somos fortes. O encontro promovido por Deus com os que Ele mesmo escolheu é movido por dor, para colocar o homem em seu devido lugar. Deus desfere golpes na prepotência, orgulho, soberba do homem. O homem precisa caminhar curvado, e livre de sua força natural. O que Deus vai ferir em nós para olharmos para o campo espiritual?
3 - PRECISAMOS NOS APEGAR À BÊNÇÃO DE DEUS
Genesis 32:26 ARA
Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares.
O escolhido e encontrado por Deus é ferido por Deus e tem suas forças naturais abaladas. É colocado na posição de não ter outra saída a não ser se render à bênção de Deus. Deus põe Jacó a prova, dizendo que iria embora pois a manhã havia chegado. Jacó agarra em Deus como fez no calcanhar de Esaú, e deseja a coisa mais importante da vida, que é a bênção do Pai. Quem não é escolhido, nem foi encontrado pelo próprio Deus, mesmo ferido, não se rende, continua apegado ao velho homem. Mas o escolhido (eleito) e encontrado por Deus não resiste à graça salvadora. Jacó, apesar dele, era escolhido e foi encontrado, por isso foi abençoado.
Em um encontro verdadeiramente promovido por Deus, existe a mudança de rumos. O que antes era trevas, morte, mal, se transforma pela palavra do abençoador. Não mais “ENGANADOR”, mas agora “O QUE LUTA E PREVALECE”.
Genesis 32:27–28 ARA
Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.
Como te chamas? ENGANADOR. Já não te chamarás assim, mas “O QUE LUTA E PREVALECE”.
Esta é a bênção maior: SER REGENERADO PELO ESPÍRITO e ter a companhia eterna do Poderoso Deus. PRECISAMOS NOS APEGAR A ESSA BÊNÇÃO. Nada é mais importante na vida que isso. SER REGENERADO PELO ESPÍRITO é o resultado do encontro promovido por Deus. Esse encontro não te coloca diante da felicidade trazida pelos bens materiais, nem diante de amigos legais, nem de reputação pessoal. O ENCONTRO PROMOVIDO POR DEUS CONOSCO MUDA NOSSO SER E NOS COLOCA FRENTE A FRENTE COM DEUS.
Genesis 32:29–30 ARA
Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali. Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva.
Quem tem um encontro com o verdadeiro Deus recebe salvação. Podemos passar por todos os lugares, convencidos que encontramos Deus, mas esse encontro só é real quando Ele nos encontra e nos faz passar por Peniel, o lugar de ver Deus face a face.
Genesis 32:31 ARA
Nasceu-lhe o sol, quando ele atravessava Peniel; e manquejava de uma coxa.
Ver Deus face a face nos faz ver o Sol da Justiça aberto em nossa frente. A luz que invade nossas trevas e muda nossa sorte é Deus. ISSO ACONTECE EM PENIEL.
Ver Deus face a face nos mostra nosso estado de dependência, pois estaremos sempre manquejando, mas certos da força que vem somente de Deus para nos sustentar. ISSO SÓ ACONTECE EM PENIEL.
Related Media
See more
Related Sermons
See more