A alegria do Senhor é a vossa força

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 15 views
Notes
Transcript
Ne 8.5,8,9-12.
Introdução
1. Não dá para tentar forçar uma exegese sem olhar para o que estava acontecendo aqui.
2. Neemias foi um dos homens que Deus escolheu para fazer uma das maiores reformas em Jerusalém. Ele não ficou parado apenas ouvindo o que Deus queria dele. Neemias soube da miséria dos seu povo em Jerusalém - lamentou, chorou, orou e se pôs em ação.
3. Israel após, 70 anos de cativeiro começa a retornar. O primeiro grupo com Zorobabel (538 AC), depois de oitenta anos, o segundo com Esdras, e logo depois Neemias não suporta o relato que lhe é contado. Neemias sai de seu trabalho vai a Judeia com o objetivo - reconstruir os muros e a cidade de Jerusalém.
I - O impacto que causou a leitura do Livro da Lei 4. Observe a reverência pela leitura. Alguma coisa fará diferença em nossa mente quando é valorizada. Seja coisa boa ou ruim.
5. Eles choravam por um motivo - Ficaram sabendo que a miséria que estava sobre eles era por desobediência à Palavra que Deus estabeleceu para o bem deles.
6. E desobedecer a Bíblia é desobedecer a Deus e estar diretamente sob o fogo da ira de sua ira.
II - o que era preciso fazer - chorar?
7. Quando a situação chega a esse ponto, muitas vezes choramos não porque queremos, mas Deus nos capacitou com emoções, e elas brotam como águas sobrando de um vaso. Não é possível o controle.
8. O choro de humilhação é tão importante porque nos leva a um estágio de capacitação espiritual - esvaziamento da nossa justiça própria - e nos entregar ao socorro divino.
9. Eles estavam inconformados com a situação em que chegaram. Os pais haviam abandonado a obediência, e eles também. E o maior mal que haviam cometido - haviam se misturado com aqueles que Deus havia dito - não se misturem com os povos vizinhos, apartem-se deles. Eles haviam tomado mulheres e criado família - e agora?
III - Agora não chorem - porque a alegria do Senhor é a vossa força 10. O povo estava prostrado pela tristeza - agora eles deviam levantar e recomeçar porque na Lei tinha uma saída - a esperança de saber a saída. ARREPENDER_SE e voltar-se a obediência dos mandamentos que o Senhor lhes dera. MISERICÓRDIA.
IV - Tomaram a decisão de obedecer (Ne 9.29,30).
11. (Is 61.7Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis na vossa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria). A dupla tem significado de recompensa. Assim é a alegria dos salvos e que estão em Cristo Jesus. A alegria dos santos nunca acaba por não estar fundamentada nas coisas desta terra, mas num plano onde o Senhor Jesus mostra o céu e a vida eterna. Por isso os crentes esperam com muita expectativa a volta do seu Senhor.
12. (Mt 13.44O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo). A Bíblia tem palavras figuradas, e esse campo é aplicado ao coração. O coração é o lugar onde se acumulam os valores e sentimentos. O diabo é mentiroso e é astuto para entulhar o coração com toda a falsa esperança. O amor, o perdão dos pecados e a fé em Cristo estão ocultos em Jesus. Então o homem que vende tudo para comprar esse campo, se desprende do materialismo, deixa tudo pela alegria de ter encontrado Cristo.
13. (Jo 15.11 - Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa). Jesus havia dito a respeito da obediência aos seus mandamentos e a íntima comunhão em amor. É nisso que os santos se regozijam. Estar em Cristo e viver por Ele é o mistério da completa alegria – Ele não era do mundo, por isso os que estão nele não colocam suas esperanças neste mundo.
14. A alegria de compartilhar – (2Co 8.2-4 - porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade. Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários, pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos santos). Paulo diz que a igreja de Tessalônica apesar da sua pobreza, não teve nenhum problema, de com muita Alegria, dispor daquilo que tinham para compartilhar com os irmãos da Judeia, que haviam sido espoliados dos seus bens e estavam passando por grande necessidade.
15. Viver a alegria no Senhor é ser semelhante ao próprio Senhor Jesus. Que deu a vida, que compartilha o céu conosco. Servir não é algo deste mundo, por isso a alegria do mundo é por um momento e logo desaparece. Mas, a alegria do Senhor é eterna.
Conclusão.
A alegria não vai pular sobre você. A alegria é viver semelhante ao Mestre e Salvador. A alegria do Senhor é pensar e ter a expectativa de Jesus. Jesus estava indo para a cruz e dizia - tenham a minha alegria! Ele acabara de dizer - vivam no amor do Pai, porque é assim que eu vivo. O amor do Pai, não é amar tudo - é amar o que Deus ama, é servir como Deus serve.
Related Media
See more
Related Sermons
See more