ESTUDO EBF - LIÇÕES DA VIDA DE DAVI

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 39 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Muitos personagens bíblicos são referenciais para nossas vidas por nos deixarem exemplos de fé, coragem, obediência, paciência. Davi, o maior rei de Israel é um grande exemplo para nós, ele foi escolhido por Deus pela sua obediência e visão espiritual (1Sm 13.13-14)
Quem foi Davi? Um homem perfeito, sobrenatural, isento de pecados? Não! Ele era semelhante a qualquer um de nós, porém, aprendeu que a melhor maneira de alcançar o coração de Deus é o caminho da adoração, da humildade, da sinceridade e do arrependimento.
Davi é um dos principais personagens da Bíblia. Sua história é registrada em mais de sessenta capítulos da Bíblia; cerca de 60 referências são feitas a ele no Novo Testamento, além de figurar na genealogia do Senhor Jesus.
Até hoje é lembrado como o maior rei de Israel e, por duas vezes na Bíblia é chamado de “homem segundo o coração de Deus” (1Sm 13.14; At 13.22).
Por que tanta honra a um homem que, apesar de notável, teve sua vida pontuada por graves pecados?

I — QUEM ERA DAVI?

Davi era um jovem comum à sua época:
Descrição física: Não possuía uma aparência exuberante (1Sm 16.12). Era jovem e possivelmente pequeno e fraco, nem sequer foi considerado digno para ser um soldado (1Sm 17.14)
Foi desprezado pelos seus irmãos (1Sm 17.28), pelo rei Saul (1Sm 17.33) e por Golias, que tinha quase três metros de altura (1Sm 17.42 -44).
Sua Ocupação: Pastorear as ovelhas de seu pai (1Sm 16.11).
Sua Origem: Vivia num povoado pequeno, em Belém (1Sm 16.1).
Suas Habilidades: Davi foi um excelente músico, um homem valente e que se comunicava bem (1Sm 16.18).
II - DEUS ESCOLHE A DAVI COMO SEU REI
Deus espera mais do que uma aparencia atraente (1Sm 16.7). Deus não escolheu seus irmãos altos e fortes (1Sm 16.10). No mundo das redes sociais as pessoas vivem apenas de aparencias, é o que mais o jovem valoriza!
Deus estava olhando para o coração do seu servo (1Sm 13.13-14)
Porém, agora, não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração e já lhe tem ordenado o SENHOR que seja chefe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou.
Davi foi esquecido por seu pai, desprezado pelos seus irmãos (1Sm 17.28), pelo rei Saul (1Sm 17.33) e pelo gigante Golias (1Sm 17.42 -44). Mas foi escolhido por Deus! Aos olhos dos outros Davi era um zé ninguem, mas aos olhos de Deus ele era um rei!
O teu valor não está na tua aparencia ou naquilo que as pessoas acham de você, o teu valor está naquele que te escolheu, e naquilo que Ele diz que você é!

II — DEUS ENGRANDECE A DAVI

Deus começava a mostra a todo o povo o que havia sido feito as ocultas em Belém. Esse é o rei que eu escolhi para voces.
Saul e todos os seus “bravos soldados” estavavam tremendo de medo do gigante que afrontava a nação e o nome de Deus (incluindo os 3 irmãos de Davi).
Eis que surge Davi, o garoto do lanche, que escuta as palavras de Golias e se indigina com aquela situação.
Na verdade Davi era o mais corajoso do acampamento (1Sm 17.24,32). Ele foi o único em Israel que se propôs a lutar contra o gigante (1Sm 17.31-32, 41-46).
Davi lutava pela causa de Deus e não por causa própria (1Sm 17.34-37). Sua força e confiança vinham de Deus (1Sm 17.45).
O resultado todos conhecemos Davi lutou com Golias e precisou apenas de uma pedrinha para derrotá-lo (1Sm 17.48-54).
Deus transformou o garoto do lanche em heroi nacional!

TRANSIÇÃO:

Seria muito interessante que a historia de Davi como rei iniciasse logo em seguida a esses eventos da batalha de Golias, mas não foi assim que aconteceu. Davi era muito jovem e ainda precisava crescer e amadurecer em alguns aspectos.
Davi passou a morar na coorte com Saul e Jonatas (1Sm 18.2)
Ele se conduzia com prudencia e foi reconhecido por todo o povo e pelos servos de Saul (1Sm 18.5).
Mas nem tudo eram flores, o sucesso de Davi despertou a inveja de Saul (1Sm 18.6-11). Mas Deus livrou Davi das mãos de Saul
A cada dia Deus abençoava e engrandecia mais a Davi (1Sm 18.14-16).

III — DAVI SE ACOMODA E SE ESQUECE DO SEU CHAMADO

Parece que a vida na coorte e o posto de chefe de tropa atrapalhou um pouco sua percepção da sua missão.
No v. 18 ele parece estar sofrendo da “sindrome de cachorro vira lata”. Era seu direito casar com a filha de Saul por ter vencido Golias, mas ele não quis exercer seu direito, até que foi convencido pelos servos de Saul a aceitar casar com Mical (v.23).
Saul então passou a perseguir mais a Davi (1Sm 18.28-30)
Diante dessa perguição Davi teve muito medo e passou a fugir de Saul.
O medo de Davi tambem prejucou sua percepção espiritual, ele começou a enfiar os pés pelas mãos em vez de confiar no Senhor.
Ele arriscou a vida da própria esposa (1Sm 19.12-17)
Deus livra a Davi em Ramá (1Sm 19.18-24)
Davi apela para Jonatas, em vez de continuar confiando em Deus. Ele temia muito por sua vida (1Sm 20.3).
Isso o levou a metir, arriscando também a vida de seu amigo (1Sm 20.5-7 e 1Sm 20.30-34).
Davi foge e novamente volta a mentir, dessa vez para o sacerdote Aimeleque (1Sm 21.1-3). Mas naquele estava lá um homem perverso chamado Doegue (v.7). Davi cada vez mais ia se engodando na sua teia de mentiras (v.8-9).
O desespero de Davi o leva a procurar refugio entre os inimigos de Israel, que loucura! (1Sm 21.1-15). E para escapar dos inimigo ele teve que literalmete se passar por um louco (v.13-15).
Até os filisteus sabiam quem Davi era (v.11).
O próprio Davi estava estragando tudo pr ter se esquecido de quem ele era: O ungido de Deus, o Rei segundo seu coração!

IV DAVI CAI EM SI DOS SEUS ERROS

Foi necessário uma tragédia para que Davi refletisse nas suas atitudes e voltasse a confiar plenamente em Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more