ESTUDO 5 - A CRIAÇÃO DO MUNDO

MICALI  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 39 views
Notes
Transcript
Handout
Handout
A CRIAÇÃO DO MUNDO

Objetivos

Mostrar Deus como criador de tudo.
Evidenciar o poder de Deus
Demonstrar a autoridade de Deus pai e do Filho sobre toda a criação.

Preparo:

Prepare as figuras sobre a criação.
Você pode usar qualquer outros material visual que ilustre a criação.
Escolha, se possível, um material que seja compatível com o número de ouvintes.
Quando for sugerir tipos de árvores, animais, frutas de acordo com o modelo abaixo, esteja ciente:
Os Yanomami têm duas palavras para animais: Comestíveis e não comestíveis. Deus fez ambos.
Esteja atento à realidade do povo. Algumas aldeias tem mais tipos de caça do que outros. Você pode pedir para o missionário local guiar as sugestões para a lista de itens criados por Deus de acordo com seu conhecimento.

Proposição inicial

Nós veremos que Deus é quem fez todas as coisas. Ele fez tudo com o poder de sua voz. Ele é tão poderoso que Ele falou e as coisas passaram a existir. Ele então governa sobre todas as coisas. Tudo e todos obedecem a voz de Deus.

Introdução

Nós já vimos que Deus é grande e poderoso e que criou todos os seres espirituais. Vimos que Ele fez todos eles, mas ninguém o criou. Ele sempre existiu. Deus é maior, mais forte e poderoso que toda a sua criação. Vimos também que Deus deixou sua marca em toda natureza para que o homem o pudesse conhecer. Agora vamos aprender como Deus criou todas essas coisas e o que Ele quis nos ensinar com isso.

Desenvolvimento

Antes de existir o homem, as árvores, os rios, as colinas, todas essas coisas, Deus existia. Nesse período ainda não se contava os dias porque o sol e lua não existia. Nem dia e nem noite. Deus fez tudo por meio de sua palavra poderosa.

Primeiro dia:

Gênesis 1.1–5 NVI
No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Disse Deus: “Haja luz”, e houve luz. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. Deus chamou à luz dia, e às trevas chamou noite. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o primeiro dia.
Deus criou os céus e a Terra.
Deus criou a luz
Separou das trevas e chamou a luz dia e trevas noite.
O dia número 2 acabou.

Segundo dia:

Gênesis 1.6–8 NVI
Depois disse Deus: “Haja entre as águas um firmamento que separe águas de águas”. Então Deus fez o firmamento e separou as águas que ficaram abaixo do firmamento das que ficaram por cima. E assim foi. Ao firmamento Deus chamou céu. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o segundo dia.
Deus criou o céu que vemos. Colocou as nuvens lá em cima e a água líquida aqui em baixo. A Terra era coberta completamente pela água.
O dia número 3 acabou.

Terceiro dia:

Gênesis 1.9–13 NVI
E disse Deus: “Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça a parte seca”. E assim foi. À parte seca Deus chamou terra, e chamou mares ao conjunto das águas. E Deus viu que ficou bom. Então disse Deus: “Cubra-se a terra de vegetação: plantas que dêem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acordo com as suas espécies”. E assim foi. A terra fez brotar a vegetação: plantas que dão sementes de acordo com as suas espécies, e árvores cujos frutos produzem sementes de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o terceiro dia.
Deus separou a água da terra. A terra seca apareceu.
Nomeou a terra e o mar
Criou as plantas e árvores frutíferas
Abacaxi
Taperebá
Bacaba
Açaí
Caju
Manga
Laranja
Limão
O que mais? (Deixe que eles completem essa lista)
Criou as árvores que não dão frutos
Por que você acha que Deus fez árvores que não dão frutas?
Grama (para as capivaras comerem)
Madeiras duras (para os Yanomami contruirem suas casas)
Madeiras moles (para que o pica-pau fizesse sua casa)
Madeiras altas (para que os Mutuns cantassem de manhã)
Madeiras arbustos baixos (para as queixadas se esconderem das onças)
Tudo o que Deus fez, fez com um objetivo que é sempre bom.
Deus viu que tudo isso era BOM!
O dia número 3 acabou.

Quarto dia:

Genesis 1:14–19 (NVI)
Disse Deus: “Haja luminares no firmamento do céu para separar o dia da noite. Sirvam eles de sinais para marcar estações, dias e anos, e sirvam de luminares no firmamento do céu para iluminar a terra”. E assim foi. Deus fez os dois grandes luminares: o maior para governar o dia e o menor para governar a noite; fez também as estrelas. Deus os colocou no firmamento do céu para iluminar a terra, governar o dia e a noite, e separar a luz das trevas. E Deus viu que ficou bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o quarto dia.
Deus criou os luminares que iluminarm a partir do Céu.
Assim, quando Deus fizesse as pessoas, elas poderiam contar os dias, meses e anos.
Deus separou a luz da escuridão e os nomeou: Dia e Noite.
O dia número 4 acabou.

Quinto dia:

Genesis 1:20–23 (NVI)
Disse também Deus: “Encham-se as águas de seres vivos, e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento do céu”. Assim Deus criou os grandes animais aquáticos e os demais seres vivos que povoam as águas, de acordo com as suas espécies; e todas as aves, de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom. Então Deus os abençoou, dizendo: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham as águas dos mares! E multipliquem-se as aves na terra”. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o quinto dia.
Deus falou a as aves passaram a existir
Cujubin
Mutum
Galinha
Gavião
Urubu
O que mais? (Deixe que eles completem essa lista)
Deus também criou os peixes. Grandes e pequenos os fez.
Peixes grandes: (faça a lista com eles)
Jaú
Piraíba
Peixe cachorra
Pintado
Etc (sugestões deles)
Peixes pequenos
Peixe cascudo
Mandi
Piaba
Piau
Piranha
Etc (sugestões deles)
Ao professor: Talvez a aldeia não tenha acesso a algum rio grande e, por isso, não conhecem muitas variedade de peixes, principalmente os grandes.
Deus viu que tudo isso era bom.
Ele entregou uma palavra boa para todas as aves e peixes: Falou para eles terem muitos filhos e se tornarem muitos. Disse para que eles encherem os céus e as águas.
O dia número 5 acabou.

Sexto dia:

Gênesis 1.24–31 NVI
E disse Deus: “Produza a terra seres vivos de acordo com as suas espécies: rebanhos domésticos, animais selvagens e os demais seres vivos da terra, cada um de acordo com a sua espécie”. E assim foi. Deus fez os animais selvagens de acordo com as suas espécies, os rebanhos domésticos de acordo com as suas espécies, e os demais seres vivos da terra de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom. Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”. Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou, e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”. Disse Deus: “Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês. E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os grandes animais da terra, a todas as aves do céu e a todas as criaturas que se movem rente ao chão”. E assim foi. E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia.
Deus criou os animais comestíveis e os que os Yanomami não comem.
Anta
Paca
Cotia
Jacaré
Lagarto
Guariba
Cuxiú
Cobras
Etc (pedir mais sugestões)
Todos os bichos eram bons. Nenhum deles era mal. Todos comiam apenas vegetais. Mesmo a onça e a cobra, só comiam frutas e folhas.
Deus também criou duas pessoas. Primeiro o homem e depois a mulher. O homem, chamou Adão e a mulher chamou Eva. Deus os fez segundo a sua imagem e semelhança. Deus colocou em Adão e Eva a capacidade de pensar, inventar coisas. Deus os fez muito inteligentes também.
Deus ordenou ao homem que dominasse sobre as outras coisas criadas. Também o ordenou a nomear todas as coisas e Adão fez conforme Deus o falou.
Deus olhou todas as coisas que havia criado e viu que tudo ela MUITO BOM.
O dia número 6 se acabou

Sétimo dia:

Gênesis 2.1–3 NVI
1 Assim foram concluídos os céus e a terra, e tudo o que neles há. 2 No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. 3 Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação.
Deus criou todas as coisas em 6 dias. No sétimo dia Deus descansou. Ele é muito poderoso e nunca fica cansado. Mas, mesmo assim ele resolveu descansar. Ele descansou para mostrar para as pessoas que todos devem descansar um dia na semana. Desde então, todos os que são o povo de Deus trabalham 6 dias e depois descansam no dia número 7.
Deus viu que tudo o que havia feito era muito bom. Então, ele descansou de toda a sua obra e abençoou e santificou o sétimo dia (Gênesis 2:1-3).

Cristologia do texto

Em Mateus 28.18 diz:
Mateus 28.18 NVI
18 Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra.
Jesus é o filho de Deus e tem autoridade sobre todas as coisas que seu pai criou.
Jesus reina sobre tudo.
Domina sobre rios, árvores, vento, chuva, tempestade, sol, lua, os animais comestíveis, animais perigosos, todas as coisas.
Ele que ordena a chuva para ela cair ou parar. Ele é quem diz se vai fazer calor ou frio. Ele é quem diz para que direção o rio irá fluir. Ele é quem controla quantos cujubins estarão no fim de tarde comendo algas nas pedras. Ele é quem ordena para onde os porcos-do-mato devem passar.
Jesus é o único chefe do mundo todo. Ele governa tudo sozinho com seu pai.

Conclusão

Nós vimos que Deus é quem fez todas as coisas. Ele fez tudo com o poder de sua voz. Ele é tão poderoso que Ele falou e as coisas passaram a existir. Ele então governa sobre todas as coisas. Tudo e todos obedecem a voz de Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more