Como tratar a ofensa do irmão

A Escolha do Perdão  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 89 views

É dever de cada cristão confrontar o outro e levar para igreja quando necessário.

Notes
Transcript
Handout

Introdução

Você já parou para pensar como resolver a ofensa do irmão? Já que estamos falando a respeito da “Escolha do Perdão”.
Tratar a ofensa do irmão é muito importante para os nossos dias, pois muitos tem feito de forma errada essa prática. Alguns não gostam de tratar o problema, mas ficar amargurado e com ódio no coração, além disso, não querer conversar com a pessoa.

Contexto

Jesus está ensinando a respeito de quem é o maior Reino de Deus, repreendendo o orgulho dos discípulos em querer ser o maior aqui na terra.

Ideia Central

É dever de cada cristão confrontar o outro e levar para igreja quando necessário.

Transição

Três passos para lidar com a ofensa do irmão

Desenvolvimento

1° Confronta o irmão a sós

Mateus 18.15 (ARA)
15 Se teu irmão pecar [contra ti], vai argui-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.
Se um irmão pecar
Jesus está ensinando que a pessoa que ficou ofendida, deve falar com o irmão, para que ele se arrependa, encontre o perdão e viva em comunhão com o irmão que ficou ofendido.
Se o irmão pecar contra você, ou seja, se ele falar, fazer ou ter alguma atitude que te ofenda, você precisa ir até ele.
É necessário confrontar o irmão em particular. Isso significa que você precisa falar com o irmão.
A palavra pecar significa errar o alvo ou transgredir a lei de Deus. Isso quer dizer que se ele cometeu algum pecado contra você, ou seja, a conduta dele não está de harmonia com a Palavra de Deus, é necessário você confrontar e corrigir em amor e de forma bíblica.
Gálatas 6.1 NVI
1 Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado.
A questão de corrigir o irmão não é para condená-lo, mas ajudá-lo a viver de uma maneira santa. Também é para mostrar que ele está errado, mas com mansidão (agir de forma gentil e calma).
Ganhou o seu irmão
Se você confrontou o irmão, ele se arrependeu, pediu perdão, você deve perdoá-lo e você ganhou o seu irmão. Isso significa que o assunto acaba nesse momento, então não deve ficar falando para o irmão sobre o mesmo assunto ou seja, trazendo a tona, pois já foi resolvido.

APLICAÇÕES

Você não deve procurar outra pessoa;
Você não deve fofocar da vida do irmão;
Salmos 15.2-3 “ O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade; o que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho;”
Você não deve condenar o irmão, mas ajudá-lo.

2° Confronta o irmão com testemunhas

Mateus 18.16 (ARA)
16 Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça.
Chamar Testemunhas
Após confrontar o irmão, se ele recusar a te ouvir. Você irá praticar o segundo passo, o qual é de chamar testemunhas para confrontar o irmão. Mas essas testemunhas deve ser de confiança e que tenha maturidade.
Após chamar essas testemunhas, vocês vão até o ofensor e confrontá-lo para tentar ganhar o irmão novamente.
Nesse segundo passo as testemunhas são importantes para ajudar em oração e também para servir como prova do acontecido, se caso precisar levar para a igreja.
2Coríntios 13.1 NVI
1 Esta será minha terceira visita a vocês. “Toda questão precisa ser confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas”.

APLICAÇÕES

Só chame testemunhas, após você tentar resolver a sós com o irmão.

3° Levar o assunto à igreja

Mateus 18.17 (ARA)
17 E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano.
Levar perante a igreja
Se você confrontou o irmão, conversou a sós com ele, teve a recusa da parte dele, você levou as testemunhas e mesmo assim não teve arrependimento e não quis reconciliar com você. A última etapa é levar para igreja e confrontá-lo publicamente.
Disciplina Eclesiástica
Se caso ele não ouvir, deve-se excluir da membresia da igreja e tratá-lo como um descrente. Porque um cristão verdadeiro, ele irá se arrepender dos seus pecados, jamais agirá como um ímpio.
Mateus 18.18–20 (NVI)
18 “Digo-lhes a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu.
19 “Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus. 20 Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles”.
A igreja tem autoridade vinda de Deus para disciplinar
A disciplina eclesiástica acontece com a autoridade de DEUS através das Escrituras.
Isso significa que não é o pastor que irá disciplinar e nem mesmo algum irmão, mas a igreja com o respaldo bíblico, pois Deus deixou isso em sua Palavra.

APLICAÇÕES

Deus disciplina através da igreja;
Se a igreja não cumprir essa prática, ela não irá para frente e estará dando mal testemunho para os de fora.

Conclusão

Vimos que para tratar a ofensa do irmão é preciso ir conversar com ele a sós, tristemente muitos pulam essa etapa. Depois é necessário chamar testemunhas.
Tratar a ofensa do irmão deve ser o papel de cada cristão, ou seja, nós precisamos confrontar e exortar uns aos outros quando estamos errados.
A igreja precisa colocar esse texto em prática, pois constantemente estamos sujeitos a conflitos ou até mesmo situações pecaminosas dentro do povo de Deus.

Aplicações

Disciplina Eclesiástica serve para manter a pureza da igreja.
Restaurar a pessoa que pecou.
A disciplina é vista como algo ruim e negativo. Mas é um dos atos de amor encontrado nas Escrituras. Pois se não tem disciplina, não é filho de Deus.
Hebreus 12.5 NVI
5 Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão,
Related Media
See more
Related Sermons
See more