Encontro no poço

João  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 54 views
Notes
Transcript
Handout

Introdução ( v 1-5)

Jesus escolhe passar por Samaria
Explicar brevemente a desavença entre Samaritanos e Judeus
O contraste entre o capítulo anterior de Nicodemos e a Samaritana - A forma em que foi recebido em Jerusalém e em Samaria
Nicodemos era um erudito, poderoso, respeitado, ortodoxo, teologicamente preparado; a samaritana era inculta, sem influência, desprezada, capaz somente de praticar uma religião popular. Ele era um homem, um judeu, um líder; ela era uma mulher, uma samaritana, uma pária moral. E ambos necessitavam de Jesus
Sicar significava “cidade dos bêbados”, Jesus manda seus discípulos comprarem comida lá.

Abordagem (v 6-8)

Também uma aula de Evangelismo - Forma de abordar cada um
Pede um favor a ela, demonstrando que ela podia ajudá-lo de alguma foram, dando valor a ela
Jesus quebra paradigmas raciais, culturais e religiosos ao conversar com a mulher Rabinos não podiam sequer falar com suas próprias esposas em público, quanto mais com uma mulher imoral como aquela
Jesus está pronto para receber a todos que se dispuserem a estar junto Dele.
E nós, temos dado prioridade para o nosso status, cultura ou até mesmos costumes que não são bíblicos, colocando-os a frente do Evangelho?
Não tenho nada contra a tradição, me considero inclusive um cristão tradicional irmãos, mas não podemos deixar essa tradição eclesiástica, ou costumes culturais nossos nos impedir de nos aproximarmos dos outros para a pregação do evangelho ou para vivermos em comunhão, ou nos acharmos superiores

Busca pela Plenitude (v 9-15)

Hesitação da mulher ao responder Jesus
O primeiro ponto a ser observado nesses versículos é a aparente hesitação da mulher a dar a água para Jesus e a pronta disposição de Jesus em demonstrar que faria de tudo por ela, sem hesitar.
- “Eu te pedi a água de menor importância e você hesitou em me dar, se você houvesse me pedido a água viva Eu lhe teria dado imediatamente”.
Quantas vezes não hesitamos em realizar as obras para Aquele que não hesitou em morrer na cruz por nós?
Quantas vezes somos ingratos e levamos a vida com Deus e no ministério como um fardo, esquecendo o sofrimento injusto que Jesus sofreu por nós. Pela misericórdia e graça, nosso Deus sempre está disposto a nos ajudar, basta nos prostrarmos diante dele.
Falta de confiança no que Jesus podia fazer e minimização perante Jacó
Ainda sem entender, a mulher questiona como Jesus poderia retirar água do poço sem nenhum material apropriado e ainda “minimiza” o tamanho de Cristo comparado a Jacó, seu antepassado.
Muitas vezes também nos falta fé naquilo que Cristo pode realizar,
olhamos para o problema e minimizamos o poder de Deus diante da situação e nos falta fé para confiarmos que Ele está no controle.
As vendas nos olhos caem a partir do versículo 13.
Jesus não falava de água física e sim de algo muito mais profundo e espiritual
Jesus desperta a necessidade da mulher por algo que a completasse, que a fizesse se sentir plena
A partir do versículo 13 a mulher começa a perceber que Jesus não falava de água física e sim de algo muito mais profundo e importante. Com aquele diálogo Jesus consegue despertar na mulher a necessidade que ela tinha por algo maior, algo que a completasse, algo que a satisfazesse por completo. Aquela mulher buscava a plenitude da vida em várias coisas, principalmente com os homens, que provavelmente a valorizavam em um primeiro momento e depois a largavam como se não valesse nada e assim buscava outros.
- é inerente do ser humano essa busca pela plenitude desde o momento da queda
Buscamos essa água nos lugares errados
A fonte pode diminuir em momentos de seca espiritual
Como já falei aqui uma outra vez, é inerente do ser humano essa busca pela plenitude desde o momento de queda, quando fomos separados da plenitude que fomos criados para viver e a partir daí passamos a buscá-la nos locais errados. Assim como a samaritana, nós buscamos a nossa plenitude no dinheiro, no status, no poder, na família, nos relacionamentos e logo nos “enjoamos” daquilo e queremos ainda mais. Porém naquele momento Jesus tinha a solução para aquela busca da mulher, Ele tinha a água que jorraria vida eternamente nela, água que a satisfaria para sempre e que ela nunca mais precisaria procurar em outro lugar. Assim também Jesus tem essa mesma água para nós e se você ainda não experimentou dessa água não deixa para depois, mas a grande maioria das pessoas aqui já possui essa fonte, porém em muitas fases da nossa vida essa fonte fica mais rasa, mais seca e precisamos buscar a Deus para que ela se renove, que transborde e abunde em nossas vidas!

Reconhecimento do pecado (v 16-19)

Transição radical na conversa
Jesus mostra que para beber da água precisa ter sede, reconhecer os pecados, coloca o dedo na ferida
A partir desse versículo acontece uma transição radical na conversa e parece que Jesus passa a ser “grosso” com a mulher. Mas na verdade essa mudança tem a ver exatamente com o pedido que a mulher havia acabado de fazer. Ela quer a água que lhe da plenitude de vida? Ok, mas para isso ela precisa reconhecer que tem sede! E para essa sede ser despertada, precisa haver um senso de culpa, uma consciência de pecado. Agora Jesus está falando com a consciência da samaritana, está mostrando quem ela realmente é e o que ela precisa para beber da água da vida, que é o arrependimento. Conosco também funciona da mesma forma, precisamos ter a consciência do nosso pecado para que possamos nos encher com a água da vida! Porque Jesus pede para que ela chame seu marido? Porque não bastava ela acreditar em Jesus, ela precisava reconhecer a situação dela, Jesus colocou o dedo na ferida!
Primeira resposta meia verdade - demonstra vergonha
A primeira resposta da mulher é uma “meia verdade”, demonstra que possui vergonha do seu estado, que não deseja que os outros a vejam daquela forma, reconhece que não é uma condição boa. Mas Jesus é claro e expõe sua situação, mostra pra ela que sabe aonde ela buscava a plenitude e que aquilo não era correto. A partir desse momento ela reconhece que está diante de um profeta, que não era “qualquer homem” que estava falando com ela, que não era possivelmente mais um homem interessado nela fisicamente, mas sim um homem que estava interessado no Espírito dela, que sabia tudo sobre ela e que ela não tinha o que esconder.
Não adianta escondermos nossos pecados, Ele nos conhece por inteiro
Reconhece que está diante de um homem que não está interessado nela como mulher e sim espiritualmente
Conosco também é assim, estamos diante de Jesus em todos os momentos da nossa vida, não temos o que esconder Dele, Ele conhece todos os nossos pecados e onde temos buscado satisfação e prazer para nossas vidas. Não adianta falar meias verdades, precisamos reconhecer nossa condição de pecadores, e confessarmos arrependidos diante de Cristo;

Adoração verdadeira (v 20-26)

Mudança de assunto, de pecado para adoração verdadeira
Após ser confrontada com o pecado, rapidamente a samaritana muda de assunto e resolve falar sobre teologia, sobre adoração. A pergunta dela é sobre qual seria o local certo de adoração, pois os Samaritanos adoravam a Deus no monte Gerizim, e os judeus em Jerusalém. E a resposta de Jesus é outra lição para nós de como deve ser a verdadeira adoração.
- Jesus não está preocupado com os locais sagrados de adoração, não quer saber do ONDE e sim do COMO
nem dos judeus e nem dos samaritanos, sabe que em breve seriam destruídos. Ele não está interessado em onde eles adorariam e sim como adorariam. E a resposta é que Ele busca adoradores que o adorem em espírito e em verdade, ou seja, uma adoração bíblica e sincera.
- Em espírito, quer dizer que precisamos realmente adorar com nosso espírito, com nosso coração.
Que não basta apenas rituais sagrados, liturgias bonitas, costumes locais. Precisamos realmente colocar nossa alma e vontade naquilo que estamos fazendo. Espírito é vida, Deus soprou a vida em Adão e ele se fez homem,
- uma adoração sem espírito, sem fervor é uma adoração sem vida.
- Em verdade, toda adoração deve ser baseada na verdade, que é a Palavra de Deus, não em aparências externas ou egoístas
Toda adoração deve centralizar a Cristo e não as pessoas. Deus conhece o interior, sabe tudo o que somos, não se impressiona com aparências externas.

Evangelismo (v 27-30 e 39-42)

A reação da mulher depois do encontro com Cristo
Para terminarmos, precisamos observar a reação da mulher depois da conversa com Cristo. Ela larga tudo o que havia ido fazer, deixa o cântaro de lado, a água que havia ido buscar já não era mais importante, ela havia conhecido a água viva, ela havia encontrado a plenitude que tanto buscou durante sua vida e corre para falar para as pessoas que havia encontrado o Messias.
Larga o que estava fazendo e corre para anunciar que havia encontrado a Cristo.
Aquela mulher que ia ao poço as 12hrs para retirar água porque não queria ser vista por ninguém passa a falar para todos que havia encontrado a Cristo.
Aquela mulher que ia ao posso as 12hrs não sente mais vergonha das pessoas e nem do seu passado. Aquilo havia ficado para trás.
Ela coloca à tona o seu passado ao mencionar que Cristo falou sobre tudo o que ela havia feito. Aquilo que era vergonhoso antes agora não fazia mais diferença para ela.
O resultado é que através da vida dela e não dos discípulos, muitos também encontram a Cristo
O resultado disso é que muitas pessoas daquela cidade conheceram a Cristo não pela ação dos discípulos, mas pela ação de uma mulher desvirtuosa que teve a vida transformada por um encontro com Cristo. A Bíblia não fala nada sobre o que os discípulos fizeram enquanto estavam indo atrás de comida, mas mostra que muitas pessoas se converteram graças aquela mulher que teve a vida transformada!
- Os samaritanos veem até Jesus, se convertem e pedem que Ele permaneça lá por mais tempo.
Mais uma vez o Evangelho quebra as barreiras preconceituosas criadas pelo homem e aqueles samaritanos testemunham uns aos outros que haviam encontrado o salvador do mundo.

Conclusão

Não importa o seu passado, Jesus esta pronto para te receber
A plenitude da vida, é encontra somente em Cristo e não nos prazeres dessa vida
Deus busca quem o adore em Espírito e em verdade
Que ao encontrarmos com Cristo, devemos espalhar para todos que pudermos
Com a passagem dessa mulher aprendemos muitas coisas, aprendemos que não importa o seu passado, Jesus sempre está disposto a te receber. Aprendemos que a plenitude da vida, a água que irá nos saciar verdadeiramente é Cristo e não os prazeres dessa vida. Aprendemos que Deus busca adoradores que o adorem com a verdade bíblica mas com fervor espiritual e por fim, aprendemos que ao encontrar o Messias verdadeiramente, devemos compartilhar com todos os que encontrarmos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.