(Êx 14) A Fuga do Egito e a Batalha Final
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Quando Deus libertou Israel do Egito ele o fez de tal modo a garantir que receberia todo mérito.
1-4 >>
Entre Migdol e o mar. Deus ordenou que Israel fosse por um caminho difícil que humanamente falando facilitaria sua derrota. Os Egípcios percebem isso e dizem: “Estão desorientados, presos no deserto...”.
1Co 10:13 “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.”
Eu vou endurecer. Ainda, para que o propósito de Deus permaneça, o coração de Faraó era endurecido (Sl 105:25 “Mudou-lhes o coração para que odiassem o seu povo e usassem de astúcia para com os seus servos.” Sl 106:10 “Salvou-os das mãos de quem os odiava e os remiu do poder do inimigo.”)
10-14 >>
Deixe-nos em paz, para que sirvamos os egípcios. (Sl 106:7 “Nossos pais, no Egito, não atentaram às tuas maravilhas; não se lembraram da multidão das tuas misericórdias e foram rebeldes junto ao mar, o mar Vermelho.”).
Phillip Ryken: “Muitas vezes, somos tentados a fazer a mesma coisa. Deus quer nos tirar completamente dos nossos pecados. Nosso problema é que só saímos parcialmente. Decidimos seguir a Cristo, mas, assim que começamos a enfrentar problemas, nós nos assustamos e voltamos diretamente para os nossos antigos modos de lidar com a vida: raiva, dependência, depressão, distração. Não importa quanto o odiássemos, havia uma segurança no modo como vivíamos; assim, voltamos para as mesmas amizades danosas, para as mesmas atitudes pecaminosas, para os mesmos hábitos nojentos”.
Não tenham medo. Eles são repreendidos com o consolo, com a promessa. “Vejam o livramento...”, e: “O Senhor lutará por vocês; fiquem calmos” (Dt 1:30 “O Senhor, vosso Deus, que vai adiante de vós, ele pelejará por vós, segundo tudo o que fez conosco, diante de vossos olhos, no Egito,”). O desespero e frutração se deve primeiro por conta da nossa confiança em nós mesmos. Eles ainda não haviam entendido que a salvação viria do Senhor, que Ele os livraria.
“Quando as pessoas perguntam “o que precisamos fazer para sermos salvos?”, a resposta é que não precisamos fazer nada. Jesus já fez tudo! Precisamos apenas olhar para ele para sermos salvos… Uma vez que colocamos nossa fé em Jesus, precisamos defender nossa posição. Nós nos encontramos numa batalha espiritual, e nessa batalha a Bíblia nos dá a mesma ordem de marcha que Moisés deu a Isral: Ef 6:13 “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.”” - P. R.
Essa batalha primeiro começa com descanso, silência; significa que precisamos confiar em Deus. Spurgeon disse: !Ouso dizer que você achará que é muito difícil ficar parado, mas é uma das posturas que um soldado cristão não aprende sem anos de instrução. A meu ver, marcha e marcha rápida são muito mais fáceis para os guerreiros de Deus do que ficar parado. É, talvez, a primeira coisa que aprendemos no treinameto de exércitos humanos, mas é uma das mais difíceis de aprender sob o Capitão da nossa Salvação. O apóstolo parece aludir a essa dificuldade quando diz: “Permaneçam firmes e, tendo feito isso, fiquem parados”. Ficar parado e à vontade em meio à tribulação revela um espírito veterano de muita experiência e muita graça”.
15-18 >>
Diga a Israel que marchem. Por outro lado, depois da oração vem a oração. Normalmente a gente inverte essa ordem. Queremos ser independentes, marchar, e quando as coisas dão errado nós resolvemos orar. Mas precisamos orar e descansar, e então marcar.
Nesse sentido Spurgeon diz ainda: “Longe de mim dizer alguma palavra em menosprezo do santo, feliz e celestial exercício da oração. Mas, amados, há momentos em que a oração não basta - quando a própria oração está fora da temporada […] Quando oramos sobre algum assunto em determinada medida, torna-se pecaminoso demorar-se; nossa obrigação clara é partir para a ação com os nossos desejos e, tendo pedido a orientação de Deus e tendo recebido o poder divino das alturas, cumprir de imediato nossa obrigação, sem deliberação adcional ou qualquer atraso”.
Serei glorificado. Tudo o que estava acontecendo era de tal modo que ficassse claro que era Deus quem estava agindo. Não haveria dúvida de que tudo foi operado por Deus. Você tem alguma dúvida de que toda vitória, toda saúde, todo livramento, toda alegria e paz, foi quem deu a vocês?! Se sim, isso não é um problema de dificuldade em perceber por é difícil de ver, porque Deus não mostrou direito, isso é um problema do nosso coração. Não queremos glorificar a Deus!
19-25 >>
O Senhor está lutando por eles. Até para o egípcios era evidente que aquilo tudo era sobrenatural. Era Deus agindo. Deus se manifestou numa coluna de nuvem e fogo, ele escurecia e alumiava os caminhos; ele abriu o mar vermelho e fez com que seu povo passasse por terra seca, e ele também fechou o mar. Este é provavelmente o maior milagre do AT, o livramento mais poderoso, superado apenas pela morte e ressurreição de Cristo. Deus estava sendo glorificado! 1Co 10:1-2 “Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés.”
Ne 9:10 “Fizeste sinais e milagres contra Faraó e seus servos e contra todo o povo da sua terra, porque soubeste que os trataram com soberba; e, assim, adquiriste renome, como hoje se vê.”
Is 63:12 “Aquele cujo braço glorioso ele fez andar à mão direita de Moisés? Que fendeu as águas diante deles, criando para si um nome eterno?”
Hb 11:29 “Pela fé, atravessaram o mar Vermelho como por terra seca; tentando-o os egípcios, foram tragados de todo.”
Ap 18:21 “Então, um anjo forte levantou uma pedra como grande pedra de moinho e arrojou-a para dentro do mar, dizendo: Assim, com ímpeto, será arrojada Babilônia, a grande cidade, e nunca jamais será achada.”
Ap 19:1-2 “Depois destas coisas, ouvi no céu uma como grande voz de numerosa multidão, dizendo: Aleluia! A salvação, e a glória, e o poder são do nosso Deus, porquanto verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande meretriz que corrompia a terra com a sua prostituição e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos.”
26-31 >>
O povo temeu o SENHOR e confiou.
Phillip Ryken: “Observe a ordem: Deus não esperou seu povo confiar nele antes de salvá-lo. Se tivesse esperado isso acontecer, seu povo jamais teria sido salvo! Em vez disso, Deus tomou a iniciativa. Primeiro o povo viu a sua salvação, depois os israelitas temeram e creram. Esses são o padrão e o propósito da salvação. Primeiro Deus nos liberta do perigo, salvando-nos quando não podemos salvar a nós mesmos. Então respondemos em fé, confiando e adorando a Deus.”
APLICAÇÃO
Deus nos coloca em situações para que então possa nos livrar. Se você é crente hoje, lembre-se que não há provação que você não possa suportar.
Um dos pecados que faz parte da nossa vida, que é uma das tentações que está smpre diante de nós e que é ao mesmo tempo um dos pecados mais abomináveis, é o da murmuração e ingratidão. Pare de reclamar da sua vida. Olhe pra tudo o que Deus já deu pra você e seja grato! Se tem alguma coisa ruim, saiba que você merecia algo pior. Tudo é graça! (1Co 10:10-12 “Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador. Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado. Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.”)
Lembre que a vida cristã é passiva e atida. Voce deve está sempre em oração, descansando no Senhor e esperando nele, mas isso não significa ociosidade, não significa pacifismo, indisposição. No cristianismo, ao mesmo tempo em que você descansa, você trabalha, ao mesmo tempo em que ora, vigia, ao mesmo tempo em que espera, edifica. Ore sempre ao Senhor e espere no seu nome, e trabalhe para sua glória, para o seu Reino, honrando o nome do Senhor em tudo o que você fizer, especialmente onde você está agora. Deus deve ser glorificado em tudo na vida de seu povo!