O dia de Sábado
Os Dez Mandamentos • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 5 viewsIdeia Central O sábado é um tema que deve ser estudado para que não ter interpretações errôneas das Escrituras.
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
O sábado era um dia em que o povo de Israel precisava guardar, mas quando Deus deixou essa ordenança para eles, tinha um propósito específico.
Nos dias atuais muitos cristãos tem dúvidas em relação ao dia de sábado, então vem a questão dos questionamentos se deve ou não guardar o sábado.
Diante desse tema pertinente estudaremos o real significado do sábado nas Escrituras.
Contexto
Contexto
O povo estava no deserto. Após dois meses que o povo havia saído do Egito Deus se revela para o povo de Israel.Deus fez uma aliança com a nação de Israel, deixando os Dez Mandamentos para que o povo seguissem.
Transição
Transição
Veremos duas implicações a respeito do sábado.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
As leis deixadas por Deus
As leis deixadas por Deus
Lei Civil (Êxodo 21-22)- São as leis de convivência da sociedade (violência, acidentes, responsabilidade social).
Lei Cerimonial (Levítico 1-4) - os sacrifícios e ofertas de animais que eram entregues no santuário.
Lei Moral - leis que expressam o caráter de Deus.
1° Propósito do Sábado na Lei
1° Propósito do Sábado na Lei
Êxodo 20.8 (ARA)
8 Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.
Dedicação a Deus
Dedicação a Deus
O sábado significa “descansar ou cessar de trabalhar”. O sábado era guardado na lei Moisaica para ser um dia em que os israelitas adorassem ao Senhor. O termo santificar que aparece no texto diz respeito a consagrar esse dia para Deus, comunicando a santidade.
Êxodo 20.9–10 (ARA)
9 Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. 10 Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro;
O povo de israel iria trabalhar durante seis dias, no sétimo dia é o sábado do SENHOR, isto é, um tempo que eles iriam tirar para adorar a Deus. Então, ninguém poderia trabalhar, isso significa que os filhos, as filhas, os servos, as servas, os animais, os estrangeiros poderiam trabalhar nesse dia, mas deveriam dedicar esse sábado ao Senhor.
Êxodo 20.11 (ARA)
11 porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou.
Lembrar da obra da criação
Lembrar da obra da criação
Deus criou o universo em seis dias.
1 Assim foram concluídos os céus e a terra, e tudo o que neles há.
2 No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. 3 Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação.
No sétimo dia Deus descansou, mas não no sentido de que ele precisou de descanso físico. Mas ele contemplou a sua criação e deixou esse modelo para que o povo de Israel pudesse seguir.
2° O Sábado não é para os dias de hoje
2° O Sábado não é para os dias de hoje
O sábado fazia parte da lei cerimonial. Porque os israelitas tinham o costume de fazer festas anuais, por exemplo, a páscoa, pentecostes, tabernáculos, etc. Isso significa que era algo específico para a antiga aliança.
No novo testamento, a igreja está debaixo de uma outra aliança. E nessa nova aliança, Jesus Cristo cumpriu toda a lei.
17 “Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.
A lei apontava para ele.
1 A Lei traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não a sua realidade. Por isso ela nunca consegue, mediante os mesmos sacrifícios repetidos ano após ano, aperfeiçoar os que se aproximam para adorar. 2 Se pudesse fazê-lo, não deixariam de ser oferecidos? Pois os adoradores, tendo sido purificados uma vez por todas, não mais se sentiriam culpados de seus pecados. 3 Contudo, esses sacrifícios são uma recordação anual dos pecados, 4 pois é impossível que o sangue de touros e bodes tire pecados.
No sermão do monte Jesus Cristo explicou o verdadeiro significado da lei (Mt 5,6 e 7).
No livro de Oséias tem uma profecia que faz uma anulação a respeito do sábado, cumprindo-se a profecia no novo testamento.
11 Acabarei com a sua alegria:
suas festas anuais,
suas luas novas,
seus dias de sábado
e todas as suas festas fixas.
16 Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado. 17 Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo.
Nos dias atuais os adventistas guardam o sábado, mas não conforme a lei dada a Moisés. Porque o povo judeu busca guardar o sábado, não acessando internet, não dirigem, não abrem correspondências, nem atende telefonemas, vão a sinagogas fazer refeições e estudar as escrituras (Pr. Marcus Wylber). Isso significa que para guardar o sábado deve ser conforme a lei, ou seja, não pode ser mudado.
Conclusão
Conclusão
Conclui-se que o dia de sábado tinha um propósito específico para a lei de Moisés, que era para dedicação ao culto a Deus, então o povo trabalhava seis dias e no sétimo dia eles descansavam. O sábado também lembra a obra da criação de Deus, onde ele fez o universo em seis dias e no sétimo ele descansou.
Os cristãos da atualidade não deve viver preso a essa prática. É nítido ver que a lei mosaica tinha um propósito específico para o povo daquela época.
Nas Escrituras é relatado que os cristãos começaram a dedicar ao domingo como o dia do Senhor, pois foi o dia da ressurreição de Jesus Cristo.
7 No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e Paulo falou ao povo. Pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando até a meia-noite.
Aplicação
Aplicação
Dedique-se nos estudos da Palavra de Deus, a fim de adquirir conhecimentos e não ter interpretações equivocadas.