O que Deus espera de nós? - Colossenses 1.9-14

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 103 views
Notes
Transcript

Introducao / Exórdio

Muitas vezes nos deparamos com a seguinte duvida: o que Deus esepra de mim? Ou, como entender o que requer de mim?
O que Deus espera do seu povo?
Como entender a vontade de Deus para nós?

Narrativa

Quando foi escrito?
Quem era os colossenses?
Por que Paulo escreve para eles? O que estava acontencedo?
Apostolo Paulo decide escrever a esses irmaos, mesmo nunca tendo os visto mas foi motivado a escrver após ter ouvio falar a respeito da fé deles v.4, nao somente da fé, mas tambem dos probelmas que estavam enfrentando, porblemas nao de perseguicao como no caso dos Tessalocinences, mas problemas teologicos que precisavam ser tratados para o bom andamento daquela igreja.
O probelma era tao local que ganhou o nome de heresia de Colosos, por ser apenas local. Mas o que consistia essa heresia? Como a comunidade local foi fomrada por judeus e gentios, houveram uma mistura de praticas judaucas, juntamente com praticas pagas no seio da igreja, com o proposito de se aproximarem de Deus adoravam anjos, buscavam conhecimento pois diziam que a busca pela verdade transformaria o homem melhor, ou redimiria sua alma, essa heresia mais para frente se consolidou e se torou a que conhcemos hoje como gnosticismo ( formado pela palavra grega gnosis = conhecimento + cismo = busca, ou seja a busca pelo saber ou pelo conhecimento).
Entretanto o que Paulo faz de maneira extraodinaria é apresentar esse irmaos que foram alcancados por uma graca salvadora que a obra de Cristo é suficinte para ir ate Deus, nao se necessita de outro intermedio. Ele é o primiogenito, nele reside toda a plenitude Divina, Nele fomos feitos hernca, atraves do seu sangue temos a reconcilancao e rendecao dos nossos pecados. O seja Cristo é a razao da existencia. Por isso nao se necessita de mais nada além de Cristo. Essa é a mensagem de Colossenses. Por isso que Paulo escreve a esses irmaos. E exorta a esses que rejeitem esses falsos ensimantos. Pois estao desassoidos a com a verdade biblcia.
Diante disso nos deparamos com a seguinte pergunta que ja foi apresntado aqui nesta noite.
O que Deus espera de nós, o seu povo?
Por que Paulo ora pelos colossense? Para que eles conhecessem mais ou plenemante a Deus e o agradasse com sua forma de vida. 1Ts5.16-18
1Tessalonicenses 5.16–18 ARA
Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
Salmo 25.14 ARA
A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.

1. Transbordeis de conhecimento v.9

O que Deus espera do seu povo em primeiro lugar é uma busca por conhceimento.
Quantas vezes nós ouvimos de algumas pessoas que a letra mata mas o espirito vivifica, utilizando esse versiculo de maneira erronea, mas em contraste com tudo o que eles afirmam, mas esta enfatizando que Deus espera do seu povo que ele nao só procure conehcimento, mas que ele seja cheio desse conheicmento.
qual conhciemnto?
Conhecimento esse que é aquele que transforma o coracao e renova a vida.
finalidade?
quem da esse conheciimento? A fonte do conhecimento é Deus
Esse conhecimneto provem de Deus, ninguem pode alcanca-lo se DEus nao o der, por isso a instrucao biblia é que se faca pedidos e suplicas por quem pode dar é somente o eterno.
Quando olhamos para o AT era acao do E.S dar Ex31.3
Êxodo 31.3 ARA
e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício,
Isaías 10.13 ARA
porquanto o rei disse: Com o poder da minha mão, fiz isto, e com a minha sabedoria, porque sou inteligente; removi os limites dos povos, e roubei os seus tesouros, e como valente abati os que se assentavam em tronos.
1Reis 7.14 ARA
Era este filho de uma mulher viúva, da tribo de Naftali, e fora seu pai um homem de Tiro que trabalhava em bronze; Hirão era cheio de sabedoria, e de entendimento, e de ciência para fazer toda obra de bronze. Veio ter com o rei Salomão e fez toda a sua obra.
Êxodo 35.31–32 ARA
e o Espírito de Deus o encheu de habilidade, inteligência e conhecimento em todo artifício, e para elaborar desenhos e trabalhar em ouro, em prata, em bronze,
No Nt Tg3.17
Tiago 3.17 ARA
A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.
Como acontece?
Cristo, nao o que aprenderam anteirormnte, mas sim cristo, e este crucificado.
sabedoria e entenidmento. o que isso significa?
"Conhcemos e prossigamos em conhcer ao Senhor" Os.6.3
Oséias 6.3 ARA
Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.
"cheio do conhecimento" = é uma caracteristica de uma pessoa, nao um enchimento espacial (espaco, limitidado) ate porque a vontade de deus é sem medida, recalcada e transbordante. Em passagens onde essa palavra aparece sempre é carregada por atributo, ex: Rm1.29
Romanos 1.29 ARA
cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores,
Romanos 15.13–14 ARA
E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo. E certo estou, meus irmãos, sim, eu mesmo, a vosso respeito, de que estais possuídos de bondade, cheios de todo o conhecimento, aptos para vos admoestardes uns aos outros.
Mas o que deus quer que conhecamos?
sua vontade prescritiva, sua leis e mandamentos, as quais o povo de Deus deve obedecer
Segundo Beale: o foco maior em Colossenses é que Cristo é a fonte suprema de sabedoria.
Esse é o ponto da oracao e desejo de Paulo, que os colossenses sejam enchidos pelo proprio Deus com o conhecimento sabio e perspicaz da vondade Deus.

2. Modo digno do Senhor por meio da frutificacao, crescimento, fortalecimento e gratidao v.10-12a

alem de uma busca por conhceimento, Deus espera do seu povo em segundo lugar que esse conhecimento adiquirido rendunde em algumas acoes.
a priemira aula que ministramos no curso de catecumentos é o que é profissao de fé e o que ela envolve, razao, emocao e votande, ou acao. a nossa fé nao apenas um conhceinto inteectual, mas uma fé que é para agulma coisa.
Tiago deixa isso bem claro em sua epistola Tg2.18-26
Tiago 2.18–26 ARA
Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé. Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem. Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante? Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque? Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou, e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus. Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente. De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho? Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.
andar de forma digna do Senhor, gerando uma conduta piedosa.
o conhecimento adquidido deve redudndundar em ortopraxia. pratica.
Frutos
crescimento
fortaleciento
gratidao

3. O resultado de fazer tudo isso é porque Cristo nos proveu a redencao e perdao v.12b-14

Mas meus queridos, nós fazemos isso e somos motivados a fazer baseados naquilo que cristo fez em favor do seu povo.
Fomos mudados, restaudos, perdoado
transportou.
Estavamos debaixo de outro jugo, outro reino, ma cristo graciosamente nos salva, nos livra dos grilhoes. e em seu reino somos feito filhos.
Irmaos ja seria bom demais deus pai nos salvar de nossa condenacao nos perdoarndo com base na justica de cristo,
Seria extraiordinario sermos transportados do reino das trtavas e trazidos para o reino do filho do seu amor, mas mais gracioso que todas essas coisas, meus queridos. é que esse Deus nos faz Filhos, e por causa isso temos uma heranca. Eles nos fara morar com ele eternamente.
Nós só fazemos o que fazemos todos os dias é por causa da grande obra que Cristo opeoru em nosso lugar!!
Por isso de ve haver grantidao, gloria, louvor de nossa parte para o nosso grande e Supremo Senhor!!
o que Deus espera de nós queridos, é um coracao grato e conscinte! Essa é a motivacaod da nossa existencia. Essa é a grnde engrernagem que nos move em direcao a Deus.
CONCLUSAO
O Deus derrame graca sem medidda sobre mim neste domingo, de tal maneira que seja eu o prmeiro a ser mudado por meio da tua palavra.
Soli deo gloria.
O QUE DEUS ESEPRA DE NÓS?
SAUDAÇÃO TEXTO BÍBLICO: Colossenses 1.9-14 "9 Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; 10 a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus; 11 sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, 12 dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz. 13 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, 14 no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.”
ORAÇÃO
INTRODUÇÃO
Queridos irmãos, quantas vezes nos deparamos com a seguinte duvida: o que Deus espera de mim? Como entender qual é a vontade Deus para minha vida? O Deus quer e espera do seu povo?
‌ Gostaria de nessa noite, refletir juntamente com os irmãos a respeito dessas duvidas que pairam em nosso coração. Porque entendo que essa oração do apostolo Paulo que lemos reflete o desejo de Deus para nós indivíduo e comunidade.
Grande ideia:
NARRATIVA
Antes de adentrarmos propriamente no texto, precisamos entender qual é o contexto desta carta e o propósito que ela foi escrita.
Como ja mencionado o autor dessa carta é o apostolo Paulo, e ele estava encarcerado, mas é dentro dessa prisão que alguns acreditam ser Roma é que ele escreve não só para os irmãos que residem em Colossenses, mas outras três cartas, Filipenses, Efésios e Filemon.
O conteúdo dessa carta é simplesmente brilhante, pois essa é a epistola que mais fala a respeito da supremacia e suficiência de Jesus Cristo! E Paulo faz isso intencionalmente porque esses irmãos de Colossos estava sendo bombardeada por falsos ensinamento a respeito da pessoa e obra de Jesus. Entretanto, mesmo sem os conhecer de perto, mesmo sem nunca tendo os visto esses irmãos, Paulo foi motivado a escrever após ter ouvido falar a respeito da fé deles e dos problemas que aquela igreja estava enfrentando. Problemas não de perseguição como no caso dos Tessalocinences, mas problemas teológicos que precisavam ser tratados para o bom andamento daquela igreja.
O problema era tão local/ regional que ganhou o nome mais a frente pelos estudiosos, como a heresia de Colossos. O que consistia essa heresia? Devido a comunidade local ter sido formada por judeus e gentios, houveram uma mistura de praticas judaicas e praticas pagas no seio da igreja , mas fazia isso com o propósito de se aproximarem de Deus. Além disso, foi desenvolvido um pensamento que estava se iniciando naquela época chamado gnosticismo, que é uma busca pelo saber ou pelo conhecimento, onde diziam que o conhecimento adquirido transformaria o homem melhor, ou redimiria sua alma.
Entretanto o que Paulo faz de maneira extraordinária é apresentar esse irmãos que foram alcançados por uma graça salvadora que a obra de Cristo é suficiente para ir ate Deus, e não se necessita de outros meios. Pois Cristo é o primogênito de todas as coisas, Nele reside toda a plenitude Divina, e através Dele fomos feitos herança, e por meio do seu sangue temos a reconciliação e redenção dos nossos pecados. Não uma busca pelo conhecimento, mas sim a pessoa e obra de Cristo. Ou seja, Cristo é a razão da existência! Por isso não se necessita de mais nada além de Cristo. Essa é a preciosa mensagem de Colossenses.
Por isso que Paulo escreve a esses irmãos. E nos versículos anteriores ao que lemos Paulo como de costume saúdam os irmãos a quem ele escreve. Depois expressa sua emoção ao saber da notícia deles por meio de Epafras o pastor local. E agora no nosso texto, Paulo ora pelos Colossenses. Para que eles conhecessem mais ou plenamente a Deus e o agradasse com sua forma de vida.
Mas como agradar a Deus, segundo?
1. Transbordeis de conhecimento v.9 "9 Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual;"
O que Deus espera do seu povo, em primeiro lugar é: uma busca por conhecimento.
Quantas vezes nós ouvimos de algumas pessoas que a letra mata mas o espirito vivifica, utilizando esse versículo de maneira errônea, enfatizando que o muito estudar a palavra de Deus trará malefícios para a vida. Mas diferente do que eles afirmam, o que Deus espera do seu povo que ele não só procure conhecimento, mas que ele seja cheio desse conhecimento. Não é o que diz o texto de Oseias 6.3: "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor”
Consciente da vontade de Deus para o seu povo, Paulo inicia sua oração não somente desejando, mas suplicando insistentemente para que eles sejam transbordante do conhecimento da sua vontade, vontade essa de Deus.
É interessante porque em outra tradução a palavra transbordeis é trazido com o "cheio do conhecimento" = sendo aplicada em uma característica de uma pessoa, não um enchimento espacial (espaço, limitado) ate porque o conhecimento do Deus é sem medida. Isso fica mais claro para nós em passagens onde essa palavra aparece tem um significado de característica pessoal. Por exemplo, em Rm 1.29 Paulo vai dizer que os gentios são caracterizados pelo que fazem estão cheios disso:
"Rm1.29​ cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores,"
Romanos 15.13–14
"E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo. E certo estou, meus irmãos, sim, eu mesmo, a vosso respeito, de que estais possuídos de bondade, cheios de todo o conhecimento, aptos para vos admoestardes uns aos outros.”
Diferente da busca pelo conhecimento que traz libertação, Paulo esta orando em favor deles para que esses recebam de Deus o conhecimento da sua própria vontade.
Que vontade é essa apresenta a eles?
Os mandamentos do Senhor, mandamentos esses que vem do próprio Deus.
Quando olhamos em toda Escritura quer no Antigo ou no Novo Testamento vemos Deus manifestado seu prazer e deleite naquele que guardam os seus pensamentos, aqueles que o buscam. Sendo assim, o conhecimento é nos mandamentos do Senhor Deus próprio Deus, que transforma o coração e renova a vida, fazendo os viver de modo piedoso.
Mas é interessante porque quando olhamos para o relato bíblico o único que pode encher o homem do conhecimento é o próprio Deus.
Quantas pessoas nós conhecemos que olha para as escrituras, leem, interpretam, mas não consegue entender o aqui contém.
Portanto queridos irmãos ese conhecimento que Paulo fala provem de Deus, ninguém pode alcança-ló se Deus não o der, por isso que ele suplica a Deus para conceder esses irmãos conhecimento de sua vontade.
Quando olhamos para o AT era ação do E.S dar Ex31.3 e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício,
Ex 35.31-32
e o Espírito de Deus o encheu de habilidade, inteligência e conhecimento em todo artifício, e para elaborar desenhos e trabalhar em ouro, em prata, em bronze,
No NT, Tiago 3.17
A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.
Qual é a fonte do "conhecimento", "sabedoria" e "entendimento" de Deus? Paulo responde que é a palavra de Deus nas Escrituras e nada mais. O foco maior em Colossenses é que Cristo é a fonte suprema de sabedoria (Cl 2.3) e assim a fonte da palavra divina por meio do seu Espírito (veja Cl 3.16, em que Cristo, o Espírito e palavra estão inexplicavelmente ligados). O ponto principal da oração no versículo 9 conduz à situação de os leitores serem "enchidos com o conhecimento sábio e perspicaz da sua de Deus vontade”
É apresentar Cristo! O único meio de agradarmos o Senhor Deus é nos enchermos do conhecimento da pessoa e obra de Cristo. Toda a escritura aponta para Cristo.
2. Modo digno do Senhor por meio da frutificação, crescimento, fortalecimento e gratidão v.10-12a
alem de uma busca por conhceimento, Deus espera do seu povo em segundo lugar que esse conhecimento adiquirido rendunde em algumas acoes.
a priemira aula que ministramos no curso de catecumentos é o que é profissao de fé e o que ela envolve, razao, emocao e votande, ou acao. a nossa fé nao apenas um conhceinto inteectual, mas uma fé que é para agulma coisa.
Tiago deixa isso bem claro em sua epistola Tg2.18-26
Tiago 2.18–26
ARA
Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé. Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem. Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante? Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque? Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou, e se cumpriu a Escritura, a qual diz:
Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça;
e:
Foi chamado amigo de Deus.
Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente. De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho? Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.
andar de forma digna do Senhor, gerando uma conduta piedosa.
o conhecimento adquidido deve redudndundar em ortopraxia. pratica.
Frutos
crescimento
fortaleciento
gratidao
3. O resultado de fazer tudo isso é porque Cristo nos proveu a redencao e perdao v.12b-14
‌Mas meus queridos, nós fazemos isso e somos motivados a fazer baseados naquilo que cristo fez em favor do seu povo.
Fomos mudados, restaudos, perdoado‌
transportou.
Estavamos debaixo de outro jugo, outro reino, ma cristo graciosamente nos salva, nos livra dos grilhoes. e em seu reino somos feito filhos.
Irmaos ja seria bom demais deus pai nos salvar de nossa condenacao nos perdoarndo com base na justica de cristo,
Seria extraiordinario sermos transportados do reino das trtavas e trazidos para o reino do filho do seu amor, mas mais gracioso que todas essas coisas, meus queridos. é que esse Deus nos faz Filhos, e por causa isso temos uma heranca. Eles nos fara morar com ele eternamente.
Nós só fazemos o que fazemos todos os dias é por causa da grande obra que Cristo opeoru em nosso lugar!!
Por isso de ve haver grantidao, gloria, louvor de nossa parte para o nosso grande e Supremo Senhor!!
o que Deus espera de nós queridos, é um coracao grato e conscinte! Essa é a motivacaod da nossa existencia. Essa é a grnde engrernagem que nos move em direcao a Deus.
CONCLUSAO
O Deus derrame graca sem medidda sobre mim neste domingo, de tal maneira que seja eu o prmeiro a ser mudado por meio da tua palavra.
Soli deo gloria.
Related Media
See more
Related Sermons
See more