Da imaturidade a Maturidade
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Hebreus 5.11-14 “Quanto a isso, temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês se tornaram lentos para aprender. Embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.”
Gostamos de bons livros, boas séries e filmes. Eles nos entretêm, nos divertimos assistindo ou lendo nossas histórias preferidas, mas uma das coisas mais frustrantes, é chegarmos ao final de um destes e descobrirmos que a história não se encerra e deveremos esperar o próximo livro ou a próxima temporada para descobrirmos como aquela história se desenvolve.
Como isso é frustrante!
E é exatamente isso o que acontece aqui neste texto que lemos em Hebreus. O autor da carta passa quase 5 capítulos descrevendo e apontando coisas maravilhosas sobre Jesus, mas de maneira repentina o autor para o que estava escrevendo, mas diferente de nós, que esperamos uma próxima temporada ou a continuação do livro, o autor interrompe o que escrevia porque acreditava que aquela comunidade não era madura o suficiente para certos assuntos, eles não estavam preparados para irem as profundezas daquele assunto.
Contexto de Hebreus
O livro aos Hebreus é uma carta escrita no ano de 60 d.C, destinada aos crentes de ascendência judaica que estavam, provavelmente, em Roma.
Muitos cristãos Judeus estavam prontos a desistir de sua fé em Roma, abalados e entristecidos pelas perseguições recorrentes, desejavam abandonar a fé em Jesus. O livro de Hebreus surge com a intenção de resgatar os que estavam perecendo e encorajar estes cristãos hebreus à perseverança fiel em meio à perseguição que sofriam.
Um dos maiores mistérios do livro de Hebreus é sua autoria, pesar das inúmeras tentativas no decorrer da História, a afirmação de Orígenes permanece verdadeira e aplicável hoje: “Somente Deus sabe quem escreveu Hebreus”.
Desenvolvimento