Prudência, Pureza e Sabedoria

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 142 views
Notes
Transcript

PRUDÊNCIA E SABEDORIA

Sl 111.10O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre.
yir·ʾā - profundo respeito, reverência, decorrente do reconhecimento da soberania
Sabedoria é sinônimo de obediência a Deus! Deus é a fonte de toda sabedoria, por isso, somente seguindo a sua instrução seremos sábios;
ṭā·ḇǎḇ śě·ḵěl - boa percepção
A ideia aqui é de que a pessoa que teme a Deus terá uma boa percepção da vida, ela vai enxergar as coisas corretamente. É conseguir compreendem a essência das coisas e não se deixar levar pelas aparências. E além disso ela terá o alicerce necessário para construir uma vida de obediência - que é o que a Blíblia chama de Sabedoria. Sem temor, não há obediência. Ninguém consegue obedecer a Deus se primeiramente não temer a Deus. Uma pessoa que vive flertando com o pecado como algo natural em sua vida, esse tipo de conduta revela que essa pessoa não tem o temor de Deus. Uma das marcas da presença do Espírito Santo na vida de um crente é que ele luta constantemente com sua natureza pecaminosa porque o Espírito Santo derrama o temor de Deus no seu coração (Rm 8.1-17)
Romanos 8.1–17 NAA
1 Agora, pois, já não existe nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus. 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, livrou você da lei do pecado e da morte. 3 Porque aquilo que a lei não podia fazer, por causa da fraqueza da carne, isso Deus fez, enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no que diz respeito ao pecado. E assim Deus condenou o pecado na carne, 4 a fim de que a exigência da lei se cumprisse em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito. 5 Os que vivem segundo a carne se inclinam para as coisas da carne, mas os que vivem segundo o Espírito se inclinam para as coisas do Espírito. 6 Pois a inclinação da carne é morte, mas a do Espírito é vida e paz. 7 Porque a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeita à lei de Deus, nem mesmo pode estar. 8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. 9 Vocês, porém, não estão na carne, mas no Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. 10 Se, porém, Cristo está em vocês, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o Espírito é vida, por causa da justiça. 11 Se em vocês habita o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou Cristo dentre os mortos vivificará também o corpo mortal de vocês, por meio do seu Espírito, que habita em vocês. 12 Assim, pois, irmãos, somos devedores, não à carne, como se estivéssemos obrigados a viver segundo a carne. 13 Porque, se vocês viverem segundo a carne, caminharão para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificarem os feitos do corpo, certamente viverão. 14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15 Porque vocês não receberam um espírito de escravidão, para viverem outra vez atemorizados, mas receberam o Espírito de adoção, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai.” 16 O próprio Espírito confirma ao nosso espírito que somos filhos de Deus. 17 E, se somos filhos, somos também herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se com ele sofremos, para que também com ele sejamos glorificados.

PUREZA

Sl 119.9De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.
zā·ḵā - manter-se livre da imoralidade ou do pecado;
ʾō·rǎḥ - conduta, modo de viver, de agir
šā·mǎr - tomar posição
dā·ḇār - palavra, comando verbal para ação
Então, o sentido do texto aqui é: De que forma um jovem pode manter a sua conduta, seu modo de viver e agir livre da imoralidade e do pecado? Se posicionando de acordo com o comando de Deus através da Sua Palavra.
Por mais que um homem se esforce, não haverá nada puro em sua vida enquanto não houver uma rendição completa de si mesmo à Palavra de Deus.
A Palavra de Deus tem poder de impedir uma pessoa de pecar.

As Disciplinas Espirituais

Antes de finalizarmos aqui, uma pergunta naturalmente surge: o que eu devo fazer?
Para responder essa pergunta eu convido você a pensar na seguinte situação. Um garoto aos 8-9 anos de idade foi colocado por seu pai em uma escolinha de futebol, e todos os dias o menino realizava treinos - corridas, finalização, passes, trabalho físico. Ele quase sempre treinava desanimado pois aquilo para ele parecia muito mais um castigo do que quaquer outra coisa. Até que um dia um anjo aparece para ele, abre a sua visão e lhe mostra um jogador de futebol excepcional, dando um verdadeiro espetáculo em campo, fazendo vários gols e sendo ovacionado por todo o estádio. O anjo então retira aquela imagem e pergunta ao garoto o que ele achou, e o garoto responde encantado: “nossa! isso foi sensacional!”. O anjo então lhe diz: “pois, esse é você no futuro, mas você precisa treinar”. O garoto agora volta aos treinos. Como será que ele vai encarar os treinos a partir daquele momento?
Com certeza aquilo que antes era um castigo, agora é realizado com toda alegria e empenho, pois ele consegue fechar seus olhos a cada instante e contemplar o brihante jogador que será no futuro.
A Bíblia trás uma orientação que a princípio, na vida de alguns pode ser quase que uma seção de tortura:
1Timóteo 4.7 NAA
7 Mas rejeite as fábulas profanas e de velhas caducas. Exercite-se, pessoalmente, na piedade.
Exercitar - treinar, praticar exercícios. A ideia aqui é de repetir movimentos que vão desenvolver e preparar os músculos para serem utilizados quando necessário.
Piedade - vida dedicada a Deus em todas as áreas.
O exercício da piedade aqui é o que podemos chamar de disciplinas espirituais (Meditar na Palavra, orar, jejuar, adorar, servir, evangelizar, cuidar). Muitos cristãos encaram isso quase como uma cruz a ser carregada, mas na verdade ela é como o treino do garoto. Enquanto você faz por fazer, é chato. Mas quando você percebe que Deus te chamou para alcançar a plenitude de Cristo, imagem e semelhança, as disciplinas espirituais passam a ser vistas de outra forma. Eu pratico porque eu estou cada dia me tornando semelhante ao meu SENHOR.
Related Media
See more
Related Sermons
See more