OS RESULTADOS DE UM ENCONTRO COM DEUS
Sermon • Submitted • Presented
1 rating
· 3,213 viewsNotes
Transcript
OS RESULTADOS DE UM ENCONTRO COM DEUS
OS RESULTADOS DE UM ENCONTRO COM DEUS
Texto: ISAÍAS 6
Texto: ISAÍAS 6
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Encontros com Deus sempre são transformadores, como aconteceu com Jacó em Betel ou no Val de Jaboque, quando lutou com o Senhor. Embora tenha saído dali mancando, sua vida e seu nome foram transformados. O mesmo ocorreu com Moisés no Sinai, enviado a pregar para a libertação de Israel.
O mesmo aconteceu com Isaías. Um verdadeiro encontro com Deus sempre é proporcionado para sua Glória.
LIGAÇÃO
LIGAÇÃO
ELUCIDAÇÃO
ELUCIDAÇÃO
Esse episódio mostra um momento fundamental na vida de Isaías e na história do povo de Deus, de acordo com o que Isaías apresenta no como o ano do seu chamado sendo o ano da morte do rei Uzias, esse fato aconteceu em 740 A.C. O trono de Israel estava sem rei, mas Deus estava assentado sobre o trono do Universo.
O propósito do ministério de Isaias foi o de preparar o povo de Israel para o juízo do Senhor que seria derramado sobre seu povo através do exilio na Babilônia pelo que o povo havia se desviado dos caminhos do Senhor, Deus agora enviava justo juízo pelos pecados do povo.
Isaías fala de bênçãos que viriam sobre o povo, mas somente após todo um processo de preparação no exilio.
TEMA: OS RESULTADOS DE UMENCONTRO COM DEUS
TEMA: OS RESULTADOS DE UMENCONTRO COM DEUS
PS: Quais são os resultados de um encontro com Deus?
PS: Quais são os resultados de um encontro com Deus?
1º NOS LEVA A CONHECER QUEM ELE É.V.1-4
1º NOS LEVA A CONHECER QUEM ELE É.V.1-4
1.1 O Deus que se revela
1.1 O Deus que se revela
A partir do versículo 1b até o 6 temos a descrição da visão que Isaías teve de Deus. Aqui temos a revelação do Senhor, seus atributos e sua gloria são revelados ao profeta. A visão que Isaías teve não foi uma visão exaustiva de quem Deus é, mas uma pequena porção da sua grandiosidade. Ele viu o Senhor que é Soberano, que governa todas as coisas, que está Assentado sobre um alto e sublime trono governando sobre tudo que existe. Ele viu as abas de suas vestes enchendo o templo mostrando sua glória que enche toda a terra de forma poderosa.
Isaías teve uma revelação da grandiosidade de Deus. Ele viu O Deus todo poderoso que está acima de todas as coisas, que nenhum homem pode conhecê-lo a menos que Ele queira se revelar. Mostra de forma gloriosa uma pequena parte de seu Ser.
Isso se dá através de algo chamado teofania, acontece quando Deus se revela através de uma forma aparentemente humana. Sabemos que Deus não tem corpo, ele é espírito e espíritos não podem ser vistos. Sabemos também que nenhum templo feito por mãos humanas podem conte-lo, nem mesmo o universo pode conter a Deus. Como então o homem pecador poderia conhecer a ele sendo tão grande? O que acontece é que aprouve a Deus se revelar assim a seu servo afim de que ele e seu povo pudessem compreendê-lo.
Os Serafins que com duas asas cobriam o seu rosto, que com outras duas cobriam os seus pés e que com duas voavam, mostravam naquele momento a Santidade desse Deus que nenhuma de suas criaturas poderia contempla-lo na plenitude de quem Ele é pela sua infinita grandeza, que mesmo os serafins que eram santos e assistiam diante do trono precisavam esconder o rosto para que não fitassem a face do Senhor.
Esse foi o Deus que Isaías viu. O Deus todo poderoso, o Senhor dos Exércitos, o Rei dos Reis, o Senhor Glorioso, o Deus Santo, Santo, Santo, O Senhor cuja gloria enche toda a terra. E esse Deus resolve de forma espontânea revelar-se àquele homem pecador, entregando a ele a revelação de quem Ele é.
Ele é o Deus todo poderoso que Isaías viu, Ele é o Senhor dos Exércitos, soberano sobre toda a criação, cuja gloria enche a terra e os céus, cuja majestade não se pode contemplar. Ele é o Deus Transcendente que está acima de todas as coisas, mas ele também é o Deus Imanente que se relaciona com o seu povo. Ele é o Deus que se revelou a Isaías de forma pessoal e é o Deus que ainda hoje se revela a mim e a você de forma especial.
Esse texto desconstrói todo pensamento agnóstico que diz que Deus existe, mas que é impossível se relacionar com Ele. Esse texto desconstrói o pensamento que diz que o homem é que procura a Deus para adorá-lo. Esse texto mostra que Deus se revela a seu povo e Ele mesmo é que procura o homem para esse relacionamento profundo e íntimo com Ele.
Ilustração – Aplicação de Cristo
Ilustração – Aplicação de Cristo
Quando observamos o versículo 8 do texto ouvimos ele falando: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Não é uma só pessoa que fala aqui, a frase termina com a primeira pessoa do plural. Não era somente o pai que falava, não era somente o Espírito, mas a trindade se revela aqui a Isaías. Cristo está aqui, ele está junto ao Pai e ao Santo Espírito se revelando a seu servo. João confirma no 12.41 do Evangelho a respeito de Cristo falou: Isto falou Isaías porque viu a gloria dele e falou a seu respeito. Foi a ele que Isaias viu, foi ao próprio Cristo, era ele que falava com Isaías, não o Cristo humilhado, mas o Cristo glorioso. Ao que nos parece, o amor de Deus pelo homem é tão incomparável que mesmo antes de vir ao mundo como homem de fato, ele já assume a forma de homem para se revelar a seu povo, a fim de trazer redenção para o pecador. Foi a respeito dele que João falou que vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai, foi por isso que o autor aos Hebreus exclamou que Ele é o resplendor da glória e a expressão exata do Ser de Deus. Foi por isso que quando Filipe replicou ao Senhor Jesus dizendo: Mostra-nos o Pai! Ele respondeu: há tanto tempo estou convosco e dizes: mostra-nos o Pai? Quem vê a mim vê ao Pai, porque o Pai e eu somos um.
Através dessa revelação nós não somos mais consumidos pela sua Ira, mas através do sacrifício de Cristo somos reconciliados com Deus e nos tornamos filhos de Deus para que tenhamos essa comunhão e intimidade com Ele.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
1º Se você quer viver um encontro com Deus, se você quer conhecer ao Senhor, olhe para Cristo!
Ele é o ápice da Revelação de Deus. Ele é o Cristo que se revela ao miserável pecador, afastado e inimigo de Deus, o homem que está morto em seus delitos e pecados. Esse Jesus sendo Deus, o mesmo Deus que Isaias viu, se faz carne, homem como os outros homens e habita entre nós. Existe revelação mais clara que essa da parte de Deus a nós? Claro que não! E essa revelação de Deus se deu porque ele amou o mundo de tal maneira ao ponto de se entregar para morrer em nosso lugar. A revelação gloriosa assentada no alto e sublime trono agora está pregada no alto de uma cruz no lugar de homens de lábios impuros como você e eu.
2º Esse encontro é proporcionado pelo Pai!
Essa revelação não é você que pode produzir, é ele que se revela a quem quer, assim como se revelou a Isaías, não foi Isaias que o buscou para que se revelasse. Encontramos claramente isso quando ele pergunta aos discípulos: Quem dizem os homens que eu sou? e a resposta foi: uns dizem João Batista, outros Jeremias, outros Elias ou algum dos profetas. Mas Jesus perguntou: E vós, quem dizeis que eu sou? E Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E a resposta de Jesus foi: Bem-aventurado és Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai que está nos céus. Esse Deus é tão misericordioso com o pecador que além dele se revelar ao homem pecador por livre e espontânea vontade, é ele mesmo que procura o homem para se revelar, a fim de salvá-lo, ele é o Deus que se dá a conhecer. Por isso Jesus disse: ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o trouxer.
3º Esse encontro só é possível por meio da Palavra que é Cristo!
Meu querido irmão, essa revelação especial de Cristo não se pode dar de outra forma a não ser nas Sagradas Escrituras. Não é uma experiência que vem do racionalismo, que vem de emoções ou de “novas revelações” que partem da nossa própria carne, essa experiência de um encontro verdadeiro com Deus se dá através da Sua própria Palavra. É na Palavra de Deus que encontramos a forma com a qual Ele quer se relacionar conosco, é na Palavra de Deus que encontramos o Cristo que se revela ao pecador. Quando nós temos um encontro verdadeiro com o Deus das Escrituras algo parecido com o que aconteceu com Isaias acontece em nossas vidas. Quando Cristo é pregado de forma fiel através da Escritura, Deus se revela de maneira especial ao coração do homem pecador, de maneira que o pecador é constrangido pela graça de Deus a reconhecer e exclamar ao Senhor assim como Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E este se rende aos seus pés com o mesmo temor que Isaías reconhecendo seu senhorio sobre sua vida.
Meu querido ouvinte, para que você seja chamado para obra a Obra do Senhor é necessário que antes ele se revele a você, é necessário conhecer quem Ele é de forma verdadeira e viver em um relacionamento pessoal com Ele. É impossível ser chamado por Deus sem conhecê-lo e sem viver um encontro verdadeiro com Ele. Por isso hoje o Senhor se revela a ti através da sua Santa Palavra.
LIGAÇÃO:
LIGAÇÃO:
Meus queridos, assim como o Chamado Cristão é fruto da revelação especial de Deus ele é...
Meus queridos, assim como o Chamado Cristão é fruto da revelação especial de Deus ele é...
2º NOS LEVA A CONHECER QUEM NÓS SOMOS V.5-7
2º NOS LEVA A CONHECER QUEM NÓS SOMOS V.5-7
Deus chamou a Isaías, mas o profeta não permaneceu com as mesmas características que tinha antes do seu chamado. O Deus que chama Isaías é o Deus que trabalha na vida de seu servo e muda o que é necessário mudar para que ele possa cumprir de forma satisfatória o seu chamado. Isaías não foi chamado por Deus e permaneceu na mesma vida pecaminosa que tinha antes, o Senhor o purificou de seu pecado, regenerou seu servo.
Versículo 5 Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!
Podemos ver neste versículo que Isaías ao ver a glória de Deus que enchia aquele lugar, quando ele teve a visão da grandiosidade e da Santidade do Deus que estava assentado sobre um alto e sublime trono, diz o texto que Isaías temeu grandemente e disse: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros... Isaías viu a grandiosidade do Deus que estava diante dele e olhou para si reconhecendo quem era, reconhecendo o seu pecado. E reconheceu que era um homem pecador diante de um Deus que é Santo, Santo, Santo.
Para todo judeu ortodoxo ver a Deus não era sinal de algo muito bom, eles reconheciam de tal forma que eram pecadores que acreditavam que o homem que visse a Deus certamente morreria, por isso ele Disse: Estou perdido! Serei de todo destruído porque grande é o meu pecado. Porque eu estou diante de um Deus que é Santo que odeia o pecado, que a sua natureza Santa não se mistura com a natureza pecaminosa do homem, que é o Deus que derrama sua ira contra toda impiedade, e eu estou diante dEle. Foi diante dessa cena que Isaías teve uma convicção profunda de seus pecados e da sua condição diante de Deus.
Calvino diz que o conhecimento de Deus nos leva ao conhecimento de nós mesmos. Institutas, cap. 1. Quando olhamos apenas para nós mesmos pensamos que somos bons, mas é impossível olhar para Deus e nos compararmos a ele e não vermos nossa pecaminosidade.
Ao ouvir o som dos serafins que clamavam uns para os outros dizendo Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. Isaías olhou para sua vida e declarou: Eu não sou digno de fazer tamanho pronunciamento, essas criaturas fazem tal pronunciamento porque são criaturas santas e assistem diante de Deus. Mas eu não tenho condições de abrir a minha boca para nenhuma palavra como essas que os serafins pronunciam porque sou homem de lábios impuros. Minha boca está manchada pelo meu pecado e isso não permite pronunciar palavra alguma diante desse Deus. A boca é usada aqui para representar a imundície que havia não só em seus lábios, mas em toda a sua vida.
Isaias reconheceu de forma profunda e verdadeira a sua condição diante do Deus Santo que estava sua frente. Foi grande a convicção dos seus pecados que o profeta teve.
A partir do momento que Isaías reconheceu seu estado, seu pecado diante do Senhor algo inesperado aconteceu. Isaías provavelmente esperava a condenação e a destruição pelo seu pecado, mas invés disso ao seu encontro voou um dos serafins que trazia nas mãos uma brasa viva que tirara do altar e com aquela brasa tocou seus lábios e exclamou: A tua iniquidade foi tirada e perdoado o teu pecado.
O reconhecimento e o arrependimento pelos pecados fizeram com que o pecado de Isaías fosse apagado e sua vida purificada. A brasa tirada do altar purificou os lábios e a vida do profeta. A brasa ardente que queimava limpou Isaías de seu pecado, o fogo do altar do Senhor consumiu a iniquidade do profeta e o lavou da sua impureza. Não sabemos ao certo de qual altar a brasa foi tirada, pode ter sido do altar dos holocaustos no qual eram apresentadas constantemente as ofertas pela purificação dos pecados do povo ou do altar do incenso que era aceso uma vez no ano pelo sumo sacerdote no dia da expiação pelos pecados do povo. Ambos os altares apontavam para a purificação dos pecados do povo.
O homem cujos lábios eram impuros, que não poderiam pronunciar palavra alguma diante do Rei dos reis, agora seria usado pelo próprio Deus para anunciar a sua Palavra àquele povo. A boca que servia de maldição para sua própria vida agora era usada pelo Senhor como benção para proclamação de sua Palavra.
A partir do momento que Isaías reconhece seu pecado a brasa tirada do altar purifica toda a sua vida e o faz apto para proclamação da Palavra do Senhor.
Aplicação:
Aplicação:
Meus irmãos, para que nós venhamos ser chamados pelo Senhor é necessário que sejamos transformados por Ele. Deus não chama ninguém para sua obra que Ele mesmo não tenha regenerado, a Natureza Santa de Deus não se mistura com o pecado do homem para a realização da sua obra. Quando Deus chama o homem pecador antes Ele faz um processo de transformação. Foi isso que Ele fez com Isaías, primeiro Ele purificou a vida do profeta para depois chama-lo.
1º Você precisa reconhecer seu estado de pecado diante do Cordeiro
Precisamos saber nesse momento da mesma forma que Isaías estava diante do Deus todo Poderoso, hoje nós também, estamos, Ele está aqui essa manhã, em sua Palavra podemos contemplar o Deus todo Poderoso que se assenta no alto e sublime trono, e Ele está diante de nós, podemos e devemos contemplar sua glória enchendo esse lugar. E nossa atitude deve ser a mesma que teve o profeta, devemos temer a sua presença, devemos nos prostrar perante Ele com reverencia e santo temor, porque Ele é o Deus de toda a terra. Devemos reconhecer a nossa iniquidade diante dEle e dizer como o profeta: ai de mim! Estou perdido! Porque os nossos pecados atraem sobre nós a ira de Deus e a condenação pelos nossos pecados.
Porque a cada dia pecamos descaradamente diante do Senhor como se Ele não estivesse vendo ou até como se Ele não fosse ninguém. Isaías disse: Sou homem De lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios. Meus amados a nossa boca fala aquilo do que o coração está cheio, a impureza nos lábios é fruto de um coração impuro, manchado pelo pecado. A impureza nas nossas palavras, nas nossas ações e pensamentos é fruto de um coração que está tomado pelo pecado, um coração que está endurecido, e apodrecendo pelo pecado que o domina cada vez mais. E esses nossos pecados trazem consequências para nossas vidas, A Palavra do Senhor nos diz que os nossos pecados fazem separação entre nós e o nosso Deus...
A única forma de nos livrarmos do peso, da destruição, da sujeira do pecado é tendo a atitude do profeta. É nos prostrando perante Ele, reconhecendo como somos pecadores, reconhecendo nossos pecados, nos arrependendo com sinceridade e confessando a Ele as nossas falhas, confessando o quanto desagradamos a Ele, o quanto quebramos a sua Lei, o quanto nossos pensamentos, nossas ações e as nossas palavras entristecem a Deus e querendo uma transformação em nossas vidas, algo novo da parte de Deus pra nós. Desejando nova vida.
A partir do momento que Isaías reconheceu sua condição, foi perdoado o seu pecado, Ele foi limpo de sua imundice através da brasa viva tirada do altar. A brasa tirada do fogo que estava sobre o altar purificou o pecado de Isaías e transformou a sua vida, lavando o profeta da iniquidade. Nós só poderemos atender ao chamado do Senhor no momento em que isso acontecer em nossa vida. Quando todo o nosso for transformado, quando toda a nossa vida for mudada, quando estivermos libertos do poder do pecado.
2º Cristo é o único que pode limpar o nosso pecado e nos declarar perdoados
Isso só pode acontecer através do fogo que desce do altar do Senhor e transforma a nossa vida. Não foi apenas uma brasa que purificou o profeta, o que brasas ou fogo pode fazer pela situação de um homem pecador? Nada, absolutamente! O altar cujas brasas foram tiradas seja do holocausto ou do incenso apontavam Para algo maior, para o sacrifício de Cristo, em Cristo não seria necessário que fossem sacrificados animais perante o Senhor continuamente, em Cristo o altar do incenso jamais precisaria ser aceso. Ele entrou no Santo dos Santos como o sumo sacerdote perfeito e ele mesmo foi o sacrifício perfeito pelos nossos pecados.
Através da obra de Cristo por nós que limpa a sujeira espiritual, sara as feridas da nossa alma e purifica o nosso coração, fogo que não é para nos condenar ou nos destruir, mas fogo que nos purifica. Quando o Espírito Santo vem habitar em nós, todo o nosso ser é transformado, a obra dEle em nossas vidas é completa. E esse agir do Espírito Santo só acontece através da Obra de Cristo Jesus, através do seu Sangue derramado na cruz, sangue que pagou a nossa divida com Deus, que nos livra da sua Ira que estava para ser derramada sobre nós, que nos lava das nossas iniquidades. Quando nós lavamos as nossas vestes no Sangue do Cordeiro, nos tornamos limpos, nossa vida se torna mais branca que a neve.
A partir desse momento toda a nossa vida muda, todo o nosso ser é transformado porque aquele que está em Cristo é nova criação, as coisas velhas passaram, eis que tudo se fez novo. É de fato nova criação, é totalmente transformado por Deus. Para que venhamos ouvir a voz do Senhor nos chamando é necessário passar por esse processo. Em que não vivemos mais na pratica do pecado, somos libertos pelo Poder do Senhor.
É isso que Deus faz na vida do ser humano que Ele chama, Ele encontra o homem mais vil pecador, cheio pecados, cheio de culpa, cheio de imundícia, se revela a esse homem e entra em sua história transformando todo o seu ser. Assim como Ele chamou a Isaías para anunciar a sua Palavra, Ele chamou em toda história homens e mulheres que foram regenerados e estiveram dispostos a anunciar a sua Palavra.
Você jamais poderá fazer isso sozinho, mas somente o sacrifício de Cristo é capaz de te libertar e te purificar de seus pecados. A regeneração e a salvação pertencem ao Senhor, mas você precisa se arrepender e crer em Cristo como salvador. Não foi Isaias que se purificou de sua imundícia, mas o Senhor que produziu isso. Dessa mesma forma, não somos nós que podemos nos salvar ou salvar outros, mas Cristo somente é que pode fazer isso em nossas vidas.
Assim como é impossível que o homem seja chamado por Deus sem conhecer quem ele é e sem uma revelação especial dele, também é impossível que um homem seja chamado por Deus e não seja regenerado por ele. E é possível que muitos que se dizem cristãos e afirmam ser chamados por Deus nunca tenham experimentado essa transformação em sua vida.
Meu querido, é possível que nossa vida nesse instante seja resumida a isso, tenhamos aparência de Cristãos, mas não tenhamos vivido como Cristãos genuínos, não temos vivido como Cristãos que foram regenerados pelo Senhor Jesus. Mas hoje Ele faz um convite a cada um de nós, que venhamos reconhecer nossa condição de pecadores e nos arrepender dos nossos pecados. No momento que fizermos isso o Senhor derramará sobre nós o sangue que nos purifica das nossas iniquidades, o Sangue que nos lava dos nossos pecados. Seus lábios podem estar impuros, sua vida pode estar em um estado terrível de imundícia, mas hoje o Senhor te chama a se arrepender, a reconhecer sua situação e a se colocar diante dEle. Porque a partir daí a obra é com Ele, a partir daí Ele entra na tua vida e transforma tudo o que há em ti e te faz viver como uma nova criatura.
LIGAÇÃO
3º NOS LEVA A OBEDECER À VONTADE DELE
3º NOS LEVA A OBEDECER À VONTADE DELE
A partir do momento em que Isaías foi purificado do seu pecado o Senhor dirigiu a ele sua Palavra. A voz do Senhor dizia: a quem enviarei e quem há de ir por nós? E Isaias disse: Eis-me aqui, envia-me a mim.
Isaias se ofereceu ao Senhor para que fizesse o trabalho pelo qual o Senhor exigia que fosse realizado. O homem que temia a presença de Deus de tal forma que achava que seria destruído, o homem que temia abrir a boca por que seus lábios eram impuros agora dizia ao Senhor “eis-me aqui, eu estou a teu dispor, envia-me a mim”.
É uma coisa que podemos observar no chamado de Isaias, a disponibilidade. Antes, Isaias estava apavorado, talvez, se antes de ser purificado o Senhor tivesse falado a ele, a sua resposta seria: Não, Senhor, envia a outro, a mim não, eu não estou pronto, eu sou fraco demais para isso. Nós vimos isso na vida de outros profetas como Jeremias e Jonas. Quando o Senhor chamou Jeremias para ser profeta a resposta dele foi: Senhor, eu não passo de um menino, eu não estou pronto. Como nós conhecemos a história de Jonas, quando o Senhor o chamou e disse: vai até Nínive e prega aos seus moradores, diz a Palavra do Senhor que Isaias foi à direção contraria para Társis. Homens que depois foram usados tremendamente por Deus, mas que relutaram contra o seu chamado.
Algo interessante que aconteceu na vida de Isaias é que ele não relutou. Isaias disse prontamente “eis-me aqui, envia-me a mim, o Senhor não precisa procurar nenhum outro eu estou aqui, pronto para onde o Senhor quiser me enviar.” Isso se chama disposição ao chamado do Senhor, Isaias tinha um coração disponível.
3.2- Disposição para o chamado em qualquer situação.
Podemos ver que o chamado de Isaias não foi um chamado fácil, um chamado que todos nós estamos acostumados a ouvir ou queremos ouvir. É isso que temos a partir do verso 9. O chamado de Isaias não era para que as pessoas que ouvissem sua mensagem fossem salvos, mas para que os seus ouvintes fossem condenados.
É um chamado que aos nossos olhos parece estranho. Quando nós estamos pregando o desejo dos nossos corações é que as pessoas se arrependam e se convertam ao Senhor. Mas com Isaias foi diferente, o chamado dele foi contrário. Diz a Palavra do Senhor que Isaias ia dizer ao povo “ouvi, ouvi”, mas as pessoas não iam entender a mensagem, “vede, vede”, mas não iriam perceber o que ele estava lhes mostrando. O versículo 10 diz que o povo teria coração insensível, ouvidos endurecidos e os olhos fechados, para que não viessem a ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, e entender com o coração. A Bíblia nos diz que a palavra do Senhor nunca volta vazia, ela vai e cumpre o propósito pela qual ela foi designada. A Palavra do Senhor salva os que ouvem e se convertem e condenam os que não dão ouvidos a ela, mas ela sempre cumpre o seu propósito seja para salvar, seja para condenar. Acontece que a Palavra do Senhor estava na boca de Isaias, mas ela serviria para que o povo tivesse o coração endurecido e não se convertesse ao seu Deus. Quanto mais Isaias pregava mais o povo se desviava dos caminhos do Senhor e vivia uma vida pecaminosa.
Diante disso Isaias não quis desistir do seu chamado ou discutir com o Senhor seus propósitos com essa determinação. Isaias permaneceu firme em sua decisão. Quando ele perguntou ao Senhor o versículo 11 “até quando, Senhor?” E a resposta do Senhor foi “até que sejam desoladas as cidades e fiquem sem moradores...”
O Senhor estava apresentando o propósito da pregação de Isaias, ele iria pregar até que a condenação e o juízo fosse derramado sobre aquele povo, até que suas cidades fossem destruídas. O Senhor estava dizendo “você vai pregar até que eu derrame minha ira sobre este povo. O Senhor estava preparando Israel para as invasões que eles sofreriam por outros povos, o Senhor estava cansado dos pecados do seu povo, um povo de coração de duro, o povo que ao longo dos tempos havia se rebelado contra Deus, e por muitas gerações o Senhor teve misericórdia desse povo. Mas agora o Senhor estava dizendo “Basta! Eu endurecerei o coração desse povo e enviarei sobre ele a condenação dos seus pecados.” O Senhor que é bom e misericordioso agora está revelando a sua reta justiça sobre o seu povo.
Era nessa situação que Isaias estava inserido. Ele poderia ter reclamado, ele poderia ter pedido ao Senhor que não fizesse tal coisa, ele poderia ter recusado o chamado do Senhor, ele poderia ter dito “eu não vou pregar a um povo que não vai me ouvir procure outro, não a mim.” Isaias teria momentos difíceis enfrentaria um povo que estava desviado dos caminhos do Senhor e ainda teria que esperar tempos difíceis que viriam sobre Israel. Mas Isaias permaneceu firme em seu chamado e não duvidou, apesar das dificuldades ele não parou nem esmoreceu ele permaneceu com a mesma resposta “eis-me aqui, envia-me a mim”.
Ilustração
Ilustração
Quando leio esse texto lembro de algo maravilhoso que chamamos na teologia de Pacto da Redenção. Nós reformados entendemos que Deus fez várias alianças com o homem, por exemplo, no princípio Deus fez com Adão um pacto que nós chamamos de pacto de obras, que consistia na obediência de Adão em não comer do fruto proibido. Depoid da queda Deus fez outro pacto com o homem chamado pacto da Graça, no qual ele enviou Cristo para a nossa salvação.
Mas os teólogos reformados afirmam que houve um primeiro pacto, feito por Deus na eternidade, não feito com o homem, mas feito entre Deus e ele mesmo. Uma reunião da trindade, no qual o Pai, decretando todas as coisas, olha para a condição da raça humana que ainda seria criada e cairia em condenação, olha para o Filho e diz, quem poderá salvá-los dessa condenação? A quem enviarei? quem há de ir por nós. o Filho voluntariamente, na reunião desse pacto responde prontamente: Eis-me aqui, envia-me a mim.
O próprio Senhor Jesus passou por isso e por isso João disse: E, embora tivesse feito tantos sinais na sua presença, não creram nele, para se cumprir a palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? Por isso, não podiam crer, porque Isaías disse ainda: Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos, nem entendam com o coração, e se convertam, e sejam por mim curados. Meu irmão a rejeição é para com o Evangelho, é para com Cristo, e não para conosco, essa não é uma causa pessoal. Se o mundo rejeitou a pregação do Senhor Jesus, quem dirá da nossa?
Ele não rejeitou se voluntariar, mesmo sabendo de toda rejeição que enfrentaria, ele não se recusou , mesmo sabendo que seria morto por esse mesmo povo que ele veio salvar.
O mais maravilhoso é que Isaías, que se dispõe a ir e pregar, mesmo sabendo de toda rejeição e sofrendo até mesmo a morte é um precursor daquele que viria. Cristo nesse texto é aquele que envia o profeta, mas é também aquele que um dia seria enviado pelo Pai para cumprir essa mesma obra.
APLICAÇÃO:
APLICAÇÃO:
Cristo deu a nós essa mesma tarefa. Quando comissionou seus discípulos ele disse: Assim como o Pai me enviou, assim também eu envio a vós outros. Ele é tão maravilhoso, que nos fez parte da missão de Deus para cumprir a sua obra.
1º Você precisa se disponibilizar para ir.
Essa é mais uma exigência do Senhor para o nosso chamado que nós estejamos disponíveis para atender a vontade do Senhor, assim como Isaias. Assim como o profeta falou “eis-me aqui, envia-me a mim”. Nosso coração deve estar disposto a dar a mesma resposta ao Senhor. Quando o Senhor nos chama, quando ele se revela a nós e nos regenera ele também nos capacita para a pregação do Evangelho.
Meu irmão, se você quer atender o chamado do Senhor você deve se disponibilizar, você deve dizer “Senhor, estou aqui, não é necessário que o Senhor procure outro, eu estou pronto para atender o teu chamado em minha vida. Me manda onde o Senhor quer me mandar, me envia a quem o Senhor quer me enviar.”
Observe que o que aconteceu com Isaias foi algo parecido com o que aconteceu com os discípulos depois da ascensão de Jesus quando ele disse: mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. A partir do momento em que reconhecemos o senhorio de Cristo e que somos regenerados por ele, somos então capacitados por ele para a pregação do Evangelho.
Seria muito incoerente se nós afirmássemos que recebemos a revelação de Cristo, que fomos regenerados por ele, se não estamos dispostos para a pregação do Evangelho. Essa ordem deve ser observada para todos os cristãos, inclusive essa ultima.
2º Você deve estar disposto a ir em qualquer situação.
Meu irmão, se você está disponível a atender o chamado do Senhor você deve está pronto para viver qualquer situação, toda circunstância que esse chamado exigir de você. Assim como aconteceu na vida de Isaias, seu chamado pode não ser nada fácil, você pode enfrentar momentos difíceis, você pode não encontrar segurança e boas condições em seu chamado, como Isaias você pode passar a vida inteira pregando e não ver sucesso, você pode enfrentar problemas, pessoas com o coração endurecido pelo pecado, que rejeitarão a sua pregação.
Por mais que seja difícil faça aquilo que o Senhor está lhe chamando. No momento que você prega a Palavra de Deus com fidelidade não importa se as pessoas vão dar ouvidos ou não, o que importa é que a justiça de Deus é exercida, tanto na salvação do pecador por meio de Cristo como para a condenação para aqueles que por sua própria responsabilidade rejeitaram a pregação do Evangelho. Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida. Quem, porém, é suficiente para estas coisas? Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus.
Alguns serão missionários, outros, pastores, mas como sonhamos com esse futuro? Talvez estejamos achando que seremos pastores ou missionários de grandes igrejas, nossos mantenedores serão pessoas com boa condição financeira que podem nos manter na mordomia, ou talvez até temos um sentimento romântico em nosso coração pelo chamado, talvez dizemos, ah, eu estou disposto a viver qualquer situação por Cristo, se preciso passarei fome, serei perseguido, até morrerei por ele. Meu amado sinto dizer que a realidade é outra, como será que reagiríamos se precisássemos passar por essas situações. Se faltar o dinheiro, se a comida for pouca, se você não puder comprar um bom celular ou computador, se você não tiver dinheiro para comprar roupas e sair exibindo por aí, e se você e sua família forem perseguidos e ameaçados por pregar o Evangelho. Nos campos a realidade é outra meu querido!
Esse deve ser o sentimento presente em nosso coração. Em meio ás dificuldades, em meio às aflições, seja qual for a situação que enfrentemos nosso coração deve ser como o coração de Isaías, não devemos estar preocupados com o que virá em nossa vida, mas a única preocupação deve ser a de fazer a vontade do Senhor e cumprir nosso ministério em toda circunstância.
Nós vemos isso claramente no apóstolo Paulo. Quando ele escreveu ao filipenses disse; Aleguei-me sobremaneira no Senhor e depois ele fala: Digo isto não por causa da pobreza, por que aprendi a viver feliz em toda e qualquer situação, tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em toda circunstancia tenho experiência, tanto de fartura como de fome, assim de abundancia como de escassez . Tudo posso nAquele que fortalece.
Sabe onde Paulo estava quando escreveu isso? Preso em Roma sendo sustentado com aquilo que os irmãos lhe davam. É incrível isso que Paulo descreve, um sentimento profundo de amor pelo Evangelho, Alguém que estava totalmente comprometido com seu chamado, disposto a viver qualquer situação para cumpri-lo para fazer a vontade de Deus.
Meu irmão, se você quer viver o chamado que o Senhor te fez é necessário ter um coração inteiramente disponível, disponível para dizer: Senhor, eis-me aqui, envia-me a mim. Eu estou disposto a fazer tudo para tua vontade, a viver qualquer situação para tua glória.
Hoje temos condições em nosso país para pregar, mas não fazemos isso. Somos uma igreja que fala muito sobre missões e faz muito pouco a respeito. Olhando para este texto começo a inferir uma ideia: Se nosso desejo de obedecer a vontade do Senhor é fruto do nosso encontro pessoal com ele, começo a pensar que o que falta em nossas igrejas e em nossa vida particular é um encontro pessoal com Jesus. É impossível que você se encontre com Jesus e não deseje serví-lo.
Conclusão:
Meu amado irmão, você que ouviu a Palavra do Senhor que foi dirigida aos nossos corações essa manhã, sabe que Deus tem exigências, requisitos para o nosso chamado. Assim como no inicio todos nós concordamos que jamais chamaríamos alguém que nunca conhecemos para assumir uma responsabilidade de administrar uma grande empresa que passamos toda a vida para construir. O primeiro requisito é relacionamento, Deus não nos chama sem que tenhamos um encontro verdadeiro com ele e sem que venhamos nos relacionar. Ele é um Deus que se relaciona com seus servos através de sua palavra. O segundo requisito é regeneração, Deus só chama pessoas que Ele mesmo tenha antes trabalhado em suas vidas, que Ele tem feito novas criaturas. E o terceiro requisito é disposição, Deus quer que aqueles que são chamado por ele tenham um coração disponível para fazer toda a sua vontade, em qualquer situação.
Por isso essa manhã o Senhor está te convocando a repensar seu chamado, será que nós temos atendido bem esses requisitos em nossas vidas? Se não, meu querido, o Senhor agora te chama a viver uma nova realidade em seu chamado. Porque se você não tem cumprido quer dizer que você tem feito de forma mal feita a obra do Senhor e Ele não concorda com isso. Então arrependa-se e volte-se ao Rei que está assentado sobre um alto e sublime trono e Ele fará em tua vida o necessário para que você faça de forma que lhe agrade a sua vontade.
