Efésios 2.11-22
Eram semelhantes a marinheiros que, sem bússola nem guia, achavam-se à deriva em navio sem timão, em noite sem estrelas, enfrentando um mar tempestuoso, longe do porto.
“Como fruto dos seus lábios criei a paz, paz para os que estão longe e para os que estão perto, diz o SENHOR, e eu os sararei” (Is 57.19)
Atos 2.39: “Pois para vocês é a promessa, para seus filhos, e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor nosso Deus chamar”.
Mediante a fé em Cristo, todos aqueles a quem o evangelho é proclamado têm a oportunidade de se aproximar
Entretanto, maravilha das maravilhas, Cristo Jesus, o Autor da paz, derrubou essa barreira de hostilidade
Ora, “em sua carne”, ou seja, em seu corpo cravado na cruz onde ele derramou seu sangue (ver os v. 13 e 16; cf. Cl 1.20; 2.14; Hb 10.20), Cristo aboliu a lei.
Naturalmente, não significa que tenha ele liquidado com a lei como princípio moral incrustado na própria consciência do homem (Rm 1.21; 2.14–15), formalizado no Decálogo (Êx 20.1–17; Dt 5.6–21), sumariando na regra de amor a Deus e ao próximo (Mt 22.34–40; Mc 12.28–34; Lc 10.25–28; Rm 13.8–10; Gl 5.14) e levado a seu clímax no “novo mandamento” (Jo 13.34–35).
Pela graça de Deus e por meio da habitação do Espírito nos crentes, em princípio, obedecem a esta lei como expressão de gratidão pela salvação recebida. Eles se deleitam nela (Rm 7.22).
os dois grupos, agora vistos como um corpo, a igreja (como em 1.22–23; 3.6; 4.4ss.; 5.23,30)
A razão por que existe tanta discórdia neste mundo, entre indivíduos, famílias, grupos sociais ou políticos, sejam eles pequenos ou grandes, é que as partes discordantes, seja por erro de um ou de ambas, não conseguem encontrar uns aos outros no Calvário.
Essa paz é a certeza interior de que tudo está bem agora, porquanto a maldição da lei foi removida, a culpa transferida, a punição anulada e a salvação alcançada.
a liberdade para aproximar-se do Pai, na confiança de que nós, judeus e gentios, achamos favor da parte dele
é a condição da alma que repousa no Senhor, submetendo-se-lhe plenamente, confiando que ele, em resposta às orações, preencherá todas as necessidades
A igreja não pode ser dividida em membros de primeira classe (judeus convertidos ao Cristianismo) e membros de segunda classe (gentios convertidos ao Cristianismo). Os termos de admissão são os mesmos para todos: fé no Senhor Jesus Cristo, uma fé que opera por meio do amor
A família é uma unidade mais íntima que o Estado. “Irmãos e irmãs” (membros familiares) é um termo mais carinhoso que “concidadãos”.
o que Paulo está enfatizando é este belo e confortante pensamento: “Vocês mesmos, ó efésios, agora são o santuário terreno de Deus” (Is 57.15; 66.1–2; 1Co 3.16–17; 2Co 6.16; Ap 21.3).
“Vocês são sua morada, seu lar”. “Morada, lar” indicam permanência, beleza, comunhão íntima, proteção, amor.
Essa morada é muito ampla. É um lar “onde não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre” (Cl 3.11), e onde “a nova humanidade” (Ef 2.15) vive em paz com seu Criador-Redentor