JESUS: A RESSURREIÇÃO E A VIDA
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 10 viewsNotes
Transcript
João 11:18-27
João 11:18-27
Introdução:
Introdução:
O Evangelho de João está repleto de muitos retratos vívidos do Senhor Jesus Cristo. Cada um é uma obra-prima de Sua grandeza e de Sua glória. Neste capítulo, o maior de todos os milagres de Jesus está em exibição. Nos eventos que envolvem a ressurreição de Lázaro, podemos ver o poder do Senhor Jesus Cristo. Se todos os Seus outros milagres fossem eliminados do registro do Evangelho e tudo o que nos restasse fosse esse grande milagre, teríamos o suficiente para concluir que Jesus é o Filho de Deus.
Nesta manhã, gostaria que examinássemos juntos esses versículos magníficos e tivéssemos um vislumbre de Jesus como A Ressurreição e A Vida. Ao fazer isso, pretendo mostrar a você como Jesus pode fazer toda a diferença em sua vida agora e em sua eternidade mais tarde. Quero lhe mostrar por que Jesus é digno de sua fé e o que Ele pode fazer em sua vida se você apenas confiar Nele.
Paulo nos diz em 1 Cor. 15:19 “Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, somos, de todos os homens, os mais dignos de compaixão.”
Em outra Passagem a Biblia diz:
1 Thes. 4:13-14 “Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e com ele, aqueles que nele dormiram.”
Quero mostrar a você por que não precisamos viver na miséria, por que a vida não precisa ser um período de derrota, por que você não precisa temer o dia de sua morte, como você pode desfrutar de uma vida abundante e plena.
Quero lhe dizer o que é necessário para conhecer Jesus Cristo e a vida gloriosa que Ele pode lhe proporcionar. Vamos reservar alguns minutos para ter um encontro com Jesus, a Ressurreição e a Vida.
I. V. 21 O PROBLEMA QUE OS DERROTOU
I. V. 21 O PROBLEMA QUE OS DERROTOU
John 11:21 “Disse Marta a Jesus: “Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido.”
(Lázaro estava morto e a tristeza invadiu um lar outrora feliz. Alguém que eles amavam tanto foi arrancado de sua presença e eles ficaram arrasados).
A. A morte é um evento feio -
Ela invade nossos lares e traz consigo divisão, desânimo, desilusão e derrota. Quando alguém morre, somos literalmente despedaçados.
B. A morte é um evento universal -
Heb. 9:27 “Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo,”
Genesis 3:19 “Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó, e ao pó voltará”.”
Romans 5:12 “Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;”
Todos falam da realidade da morte. Um dia, quer gostemos ou não, quer acreditemos ou não, todos nós morreremos.
(Ill. Não sei se você percebeu ou não, mas a morte está cada vez mais próxima de você a cada minuto do dia. Um dia, seu tempo se esgotará )
C. A morte é um evento inesperado -
(Ill. Marta e Maria provavelmente pensaram que Lázaro se recuperaria da doença e que tudo voltaria ao normal. A morte tinha outras ideias!)
(Ill.) Embora os homens saibam que a morte está chegando, ela ainda parece pegá-los de surpresa. De acordo com uma antiga fábula, um homem fez um acordo incomum com a Morte. Ele disse ao ceifador que o acompanharia de bom grado quando chegasse a hora de morrer, mas somente com uma condição - que a Morte enviasse um mensageiro com bastante antecedência para avisá-lo. O acordo foi feito. As semanas se transformaram em meses e os meses em anos. Então, em uma noite de inverno rigoroso, enquanto o homem estava sentado sozinho pensando em todas as suas posses materiais, a Morte entrou de repente na sala e bateu em seu ombro. O homem se assustou e gritou em desespero: "Você está aqui tão cedo e sem aviso! Achei que tínhamos um acordo". A Morte respondeu: "Eu mais do que cumpri minha parte. Eu lhe enviei muitos mensageiros. Olhe para si mesmo no espelho e verá alguns deles". Enquanto o homem obedecia, a Morte sussurrou: "Observe seu cabelo! Antes ele era cheio e preto, agora é fino e branco. Observe a maneira como você inclina a cabeça para ouvir minha voz porque não consegue ouvir muito bem. Observe como você precisa se aproximar do espelho para se ver claramente. Sim, enviei muitos mensageiros ao longo dos anos. Cumpri minha parte. É uma pena que você não tenha cumprido a sua. Sinto muito que você não esteja pronto para mim, mas chegou a hora de partir").
(Ill. Não seja culpado de deixar que a morte se aproxime sorrateiramente e o pegue despreparado. Há uma grande necessidade de estar preparado, e não há desculpa para não estar preparado
- Pro. 27:1 “Não se gabe do dia de amanhã, pois você não sabe o que este ou aquele dia poderá trazer.”
James 4:14 “Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.”
(Ill. O rico insensato - Lucas 12:16-20. Ele pensou que continuaria a viver e a desfrutar de sua vida e de suas riquezas, mas a morte chegou e o encontrou despreparado. Não deixe que isso aconteça com você!)
(Ill. A salvação é a ÚNICA área da vida em que os homens são tolos se adiarem sua decisão por Jesus - 2 Cor 6:2 “Pois ele diz: “Eu o ouvi no tempo favorável e o socorri no dia da salvação”. Digo-lhes que agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação!”
Tem pessoas que pagam o imposto adiantado que para nao correr o risco terem problemas com o FISCO.
Tem pessoas que marcam certinho a troca do óleo ou fazem outras coisas que provavelmente nunca pensaram em adiar. No entanto, com muita frequência, os homens adiam a salvação até que chega a hora da morte e os pega despreparados, e eles têm de partir para uma eternidade perdida, separados de Deus. Não deixe que isso aconteça com você! na sua casa- familia)
(Ill.) Uma mãe estava respondendo às perguntas de sua filha pequena sobre a morte do pai. "Deus mandou buscá-lo", ela explica. "E um dia Ele vai mandar buscar você e eu. Ninguém sabe exatamente quando." Pensando nisso por um momento, a criança disse: "Mamãe, se não soubermos com certeza quando Deus vai nos buscar, talvez não estejamos prontos. É melhor começarmos a fazer as malas!" Ela estava certa. Ninguém sabe quando Deus vai "nos chamar", mas sabemos como esperar por esse dia. Quer Ele nos chame por meio da morte (Salmo 23:4) ou quando Cristo voltar para nos levar para casa (1 Tessalonicenses 4:17), devemos estar sempre prontos.
I. O problema que os derrotou
II. V. 25a O PODER QUE JESUS DESCREVEU
II. V. 25a O PODER QUE JESUS DESCREVEU
(Ill.) Jesus afirmou possuir poder sobre a sepultura. Ele reivindicou o título de Ressurreição e Vida. Ou seja, Ele disse que possui esse poder dentro de Si mesmo. Portanto, quando você conhece Jesus Cristo, você conhece a vida, 1 João 5:12.
Que direito Jesus tem de fazer tais afirmações? Vamos dar uma olhada no que a Bíblia diz sobre Seu poder de dar vida).
A. Jesus ressuscitou outros dentre os mortos
A. Jesus ressuscitou outros dentre os mortos
- a filha de Jairo - Marcos 5:41-42;
o filho da viúva de Naim - Lucas 7:11
e Lázaro - João 11:43-44.
Jesus provou Seu poder sobre a morte e a sepultura ao ressuscitar essas pessoas dos mortos.
B. Jesus prometeu ressuscitar Seus seguidores dentre os mortos -
B. Jesus prometeu ressuscitar Seus seguidores dentre os mortos -
1 Cor. 15:20-23 “Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dentre aqueles que dormiram. Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem. Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados. Mas cada um por sua vez: Cristo, o primeiro; depois, quando ele vier, os que lhe pertencem.”
1 Thes. 4:13-17 “Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e com ele, aqueles que nele dormiram. Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem. Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que estivermos vivos seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.”
Aqueles que confiaram em Jesus como seu Salvador pessoal podem ter a confiança de que Jesus um dia ressuscitará seus corpos da sepultura.
C. Jesus ressuscitou a si mesmo dos mortos -
C. Jesus ressuscitou a si mesmo dos mortos -
(Ill. Sua morte horrível na cruz do Calvário. Se a história terminasse ali, seria a maior das tragédias. Mas, graças a Deus, três dias após Sua morte na cruz, Jesus saiu de Seu túmulo, vitorioso sobre a morte, o inferno e a sepultura - Mt 28:1-6
D. Com isso em mente, os santos de Deus podem enfrentar a morte com confiança, sabendo que um dia esses corpos viverão novamente.
(Ill. A propósito, se o corpo morrer, o espírito continua vivo, 2 Cor. 5:8 “Temos, pois, confiança e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor.”
(Ill. Essa verdade é claramente vista na história do Homem Rico e Lázaro, Lucas 16:19-31. É como se Jesus tivesse levantado o véu que nos separa da morte e nos mostrasse o que acontece com a alma dos homens após a morte. Todo santo de Deus vai estar com o Senhor, e aqueles que se recusaram a vir a Jesus só podem esperar uma eternidade no inferno para sempre).
I. O problema que os derrotou
II. O poder descrito por Jesus
III. V. 25b-26a A PROMESSA DECLARADA POR JESUS
III. V. 25b-26a A PROMESSA DECLARADA POR JESUS
John 11:25-26 “Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?””
A. Jesus cura a morte espiritual -
A. Jesus cura a morte espiritual -
Eph 2:1-4
Jesus tem o poder de pegar uma vida destruída pelo pecado e dar a ela um novo começo.
Ele é especialista em dar nova vida a homens mortos - 2 Cor 5:17. Ele pode tirar as manchas do pecado e dar a qualquer pessoa um novo começo - Isa. 1:18 ““Venham, vamos refletir juntos”, diz o Senhor. “Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão.”
(Lázaro - tudo estava acabado para ele. Não haveria mais família, nem amigos, nem alegria, nem nada. Sua vida estava acabada, até que Jesus passou e isso fez a diferença entre o fim e um novo começo. Em João 12, encontramos Lázaro sentado à mesa e jantando com o Senhor Jesus. Jesus lhe deu uma nova vida, e Ele pode fazer o mesmo por você).
B. Jesus vence a morte para Seus filhos
B. Jesus vence a morte para Seus filhos
- Aqueles que depositam sua fé em Jesus Cristo nunca morrerão!
De acordo com a Palavra de Deus, passamos da morte para a vida, John 5:24 ““Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.” - e viveremos para sempre,
Joh 8:51 “Asseguro-lhes que, se alguém obedecer à minha palavra, jamais verá a morte”.”
1 John 5:10-11 “Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho. E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho.”
C. O requisito comum
C. O requisito comum
- Para receber a promessa de Cristo e ser resgatado da morte espiritual e do poder da sepultura, você precisa crer em Jesus.
Ou seja, você deve confiar em Jesus e somente nEle para a salvação de sua alma, Atos 16:31; Rm 10:9-10.
A Bíblia não nos ensina a confiar em nossas obras, em nossa bondade ou em nossa religião para obter a salvação. Tampouco podemos depositar nossa confiança na igreja ou em uma vida transformada. A salvação vem somente por meio da fé no Senhor Jesus Cristo, Efésios 2:8-9. Não se deixe enganar, qualquer plano que negligencie Jesus e Seu sangue derramado está fadado ao fracasso desde o início, Pro. 16:25; Atos 4:12; Heb. 2:3.
1. As obras nunca serão suficientes - Gal. 2:16
2. O fato de virar uma nova página nunca vai resolver o problema - Mt 12:43-45.
3. A religião nunca conseguirá realizar o trabalho - Tito 3:5
4. Quando você passa a confiar em Jesus, descobre que o trabalho já está feito - 1 João 2:2; Isa. 53:6.
(Ill.) Quando Jesus morreu na cruz, algumas das últimas palavras de Sua boca foram: "Está consumado!". Observe que Ele não disse: "Estou acabado". Esse não foi o grito de um moribundo derrotado, foi o grito triunfante de um grande vencedor. O grito de Alguém que completou Sua tarefa e cumpriu Sua missão. Quando Jesus morreu na cruz, Ele concluiu o plano de salvação para todos os homens. Agora, qualquer pessoa que recorra a Jesus descobre que a salvação foi preparada e paga integralmente. Tudo o que o pecador perdido precisa fazer é receber a obra concluída de Jesus como sua).
IV. V. 26b A PERGUNTA QUE JESUS FEZ
IV. V. 26b A PERGUNTA QUE JESUS FEZ
(Ilustração: Jesus encerra Sua conversa com Marta perguntando-lhe sobre sua fé. Veja bem, não importa o que ela ouviu ou viu, o que importa no final é que sua fé seja depositada em Jesus e somente em Jesus. Por que isso é tão vitalmente importante?)
A. Esse é o único plano que garante a entrada no céu -
A. Esse é o único plano que garante a entrada no céu -
Acts 4:12 “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”.”
B. Esse é o único plano que garante o escape do pecado e de toda a sua bagagem
B. Esse é o único plano que garante o escape do pecado e de toda a sua bagagem
O pecado carrega consigo uma enorme etiqueta de preço. De fato, as pessoas começam a receber os dividendos do pecado assim que vêm ao mundo. A salvação livra o crente de vários dos aspectos mais perversos do poder do pecado.
1. A salvação livra do poder do pecado - Rm. 6:14
2. A salvação livra da penalidade do pecado - Rom. 5:9
3. A salvação livra da presença do pecado - Rv. 21:27
C. Esse é o único plano que é endossado por Deus - John 14:6
D. Se você não aprender mais nada nesta manhã, pelo menos aprenda que é preciso nascer de novo, João 3:3, 7.
Ou seja, pelo menos aprenda que você precisa ter um relacionamento pessoal com Jesus Cristo se quiser se livrar do inferno, ir para o céu e experimentar a vida que só pode ser encontrada no Senhor Jesus Cristo.
Conc:
Acho que a melhor maneira de terminar esta mensagem é com a pergunta que Jesus fez a Marta no versículo 26: Joh 11.26 “e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?””
Você crê nisso? - A maneira como você responder a essa pergunta decidirá sua eternidade.
Se você não conhece o Senhor Jesus Cristo, convido-o a se achegar a Ele agora mesmo. Ele o ama e o receberá. Se você apenas se achegar a Ele, Ele lhe dará a vida eterna gratuitamente. Se você tiver o mínimo de preocupação sobre onde passará a eternidade, pense muito sobre o que fará com Jesus.
(Ill. "Bruce Larson, em seu livro Living Beyond Our Fears [Vivendo além de nossos medos], conta uma excelente história sobre um juiz na Iugoslávia que sofreu um acidente infeliz. Ele foi eletrocutado quando se levantou para acender a luz enquanto estava na banheira. Sua esposa encontrou seu corpo esparramado no chão do banheiro. Ele foi declarado morto e, como era costume naquela cidade em particular, foi colocado em um quarto sob uma cripta no cemitério da cidade por 24 horas antes do enterro. No meio da noite, o juiz acordou, percebeu onde estava e correu para alertar o guarda, que prontamente fugiu apavorado.
"Felizmente, ele voltou com um amigo, e eles libertaram o juiz recém-reanimado, cujo primeiro pensamento foi telefonar para a esposa e tranquilizá-la. Ele não conseguiu mais do que dizer: 'Querida, sou eu', quando ela gritou e desmaiou. Em seguida, ele foi à casa de vários amigos, que tinham certeza de que ele era um fantasma. Em uma última medida desesperada, ele ligou para um amigo em uma cidade distante, que não tinha ouvido falar de sua morte e que intercedeu por ele junto à família e aos amigos").
Imagine o choque que seus amigos perdidos sentiriam ao ver a diferença que Jesus pode fazer em você.