O Diabo

Os Inimigos do Cristão  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 13 views
Notes
Transcript
Handout

Introdução

O cristão enfrenta lutas e batalhas diariamente. Essas lutas podem ser da natureza humana carnal, das coisas que o mundo oferece. Mas tem um inimigo complicado que atormenta o crente diariamente, lançando propostas para afastar o crente de Deus.
O filho de Deus precisa ficar atento para discernir essas propostas ou armadilhas, a fim de não cair nelas. Existem armas que podemos lutar contra esse inimigo.
Nesse momento veremos quem é esse inimigo e como ele pode ser vencido.

Ideia Central

O cristão deve ficar vigilante para não cair nas armadilhas do diabo.

Transição

Veremos três estratégias para lutar contra satanás.

Desenvolvimento

1° Ficar Atento

1Pedro 5.8 (ARA)
8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;
O texto traz uma ordem, dizendo para ser sóbrio e vigilante.
O termo sóbrio quer dizer limitar a influência por desejos imoderados, isto é, ser uma pessoa controlada. A expressão vigilante significa estar alerta, ter cuidado e estar acordado.
1 Pedro 5:8 NVT
Estejam atentos! Tomem cuidado com seu grande inimigo, o diabo, que anda como um leão rugindo à sua volta, à procura de alguém para devorar.

O Diabo é o inimigo do cristão

O texto afirma que o diabo é o adversário, essa expressão significa oponente ou inimigo. Isso significa que satanás não gosta do crente fiel a Deus, pois o alvo dele é levar as pessoas para longe de Deus, o crente que fala de Jesus para as pessoas, ora, faz discípulos e se envolve na obra de Deus, ele faz de tudo para te afastar de Deus.
2Coríntios 4.4 NVI
4 O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
Ele é o acusador, pois acusa os cristãos, ou seja, ele fica colocando culpa.
Apocalipse 12.10 NVI
10 Então ouvi uma forte voz dos céus que dizia: “Agora veio a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi lançado fora o acusador dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus, dia e noite.
Ele fica como um leão ao derredor, querendo tragar, isso significa que o alvo dele é a sua alma. Para isso, ele coloca ciladas em seu caminho, para tirar você do foco em servir a Deus.
Satanás tentou Jesus Cristo, para que ele não morresse na cruz, ou seja, ele tentou de tudo.
Herodes mandou matar os meninos abaixo de dois anos
Mateus 2.16 NVI
16 Quando Herodes percebeu que havia sido enganado pelos magos, ficou furioso e ordenou que matassem todos os meninos de dois anos para baixo, em Belém e nas proximidades, de acordo com a informação que havia obtido dos magos.
Tentou Jesus no deserto
Mateus 4.3–4 NVI
3 O tentador aproximou-se dele e disse: “Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães”. 4 Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’”.
Usou a vida de Pedro
Mateus 16.22–23 NVI
22 Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: “Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá!” 23 Jesus virou-se e disse a Pedro: “Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens”.

APLICAÇÃO

1. O diabo não vem soltando fogo pela boca e com tridente na mão, mas de outras maneiras atrativas.
Do rapaz bonito
Da moça bonita
Daquela mulher no trabalho que fica dando em cima
Daquele homem no trabalho que fica dando em cima
Do patrão que traz propostas desonestas

2° Busque fortalecer em Deus

Efésios 6.10 (ARA)
10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.
O texto traz uma ordem, dizendo para ser fortalecido em Deus, isto é, deixe que a presença de Deus fortaleça a sua vida. Porque Deus é poderoso, ou seja, todo poder estar em suas mãos.
O cristão enfrenta batalhas espirituais diariamente, Paulo um homem sábio exorta os cristãos a se fortalecerem em Deus, para ter forças e coragem para enfrentar as batalhas espirituais. Porque em nossas vidas não temos forças o suficiente, quer dizer que na nossa natureza não temos recursos para lutar, ou seja, é impossível conseguirmos lutar contra as coisas espirituais com a força do nosso braço, mas a única forma é pelo poder do Senhor.
Davi entendeu isso perfeitamente, pois ele sendo um jovem de pequena estatura e enfrentar um gigante, era somente pela força divina e não pela força dos seus próprios braços.
1Samuel 17.45 NVI
45 Davi, porém, disse ao filisteu: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.

3° Use as armas corretas

Efésios 6.11–12 (ARA)
11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; 12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.

Revestir das Armaduras de Deus

Revestir significa jogar a roupa velha fora e colocar uma nova. O texto está trazendo uma ordem, ou seja, o cristão precisa vestir as armaduras de Deus, pois elas são as armas corretas para resistir as ciladas do diabo.

Astutas Ciladas do Diabo

O diabo é sujo e muito sútil, ou seja, delicado. Ele tem mil estratégias para tentar afastar o crente de Deus. É nítido ver isso quando Eva foi tentada por satanás.
Gênesis 3.1 NVI
1 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: “Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’?”

A luta não é contra carne e sangue

A luta que o cristão tem não é contra as pessoas, ou seja, contra os inimigos humanos. Mas contra os demônios, que em alguns momentos usa as pessoas para atingir o crente.

Dominadores, Principados e Potestades

Dominador - Autoridade que tem influência
Principado - Aquele que governa o império das trevas
Potestade - Autoridade e que tem poder
Esses dominadores se referem a satanás e os demônios, eles são numerosos e também poderosos. Satanás é o rei do mundo das trevas, eles governam sobre as pessoas que estão no mundo do pecado e na ignorância, ou seja, aqueles que não são convertidos.

Forças espirituais do mal

Os demônios são espíritos maus, que fazem como coisas abomináveis, provocando os crentes as coisas desse mundo, por exemplo, orgulho, fofoca, imoralidade sexual, malícia, contendas, etc.
Nós não temos a capacidade de vê-los, pois eles são invisíveis. Eles ficam tentando levar o crente para longe de Deus.

APLICAÇÃO

Jesus venceu esse inimigo usando a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.

Conclusão

O cristão precisa estar atento, ou seja, vigiar constantemente porque o diabo não brinca. Para vencer o diabo é preciso ter o fortalecimento que vem de Deus e também vestir as armaduras de Deus.
O diabo não vem de forma assustadora, pelo contrário ele é astuto, como diz o ditado ele vem com sapatinho de algodão, isto é, de forma calma, tranquila e atraente. Por isso é preciso orar e vigiar constantemente.
Lembre-se que nem tudo é o diabo, pois existem mais dois inimigos que o cristão enfrenta, o mundo e a carne.

Aplicação

Busque orar diariamente para você conseguir se fortalecer em Deus.
Medite na Palavra de Deus diariamente, para você não cair nas armadilhas do diabo.
Esteja atento com as propostas do inimigo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.