Terceira Marca de Uma Igreja Bíblica: Ensino dos Apóstolos
Marcas de uma igreja Bíblica • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 13 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Temos visto durantes estas semanas as marcas de uma igreja bíblica, olhando em especial para a igreja primitiva. Que se destacava por seu poder missionário, serviço a comunidade de modo que tinha a simpatia do povo e sua pregação transformadora e diferente de tudo aquilo que se esperava da religião naquele tempo.
Qualquer grupo que tentasse uma nova religião com certeza não iria na direção do ensino apostólico, afinal era contrário a toda expectativa judaica, grega ou romana. A aquisição de adeptos seria uma improbabilidade.
Naturalmente hoje não temos o ensino verbal direto dos apóstolos, mas apenas o registro escrito inspirado por Deus e preservado em sua soberania. Precisamos compreender no meio de tantas posições teológicas o que é o ensino essencial dos apóstolos que são fundamentais para uma igreja bíblica. Afinal diversos grupos afirmam ter a doutrina bíblia ou dos apóstolo ou defendem uma igreja semelhante a igreja primitiva ainda que discordem em muitos pontos.
Assim precisamos definir qual é a fonte e o fundamental do ensino dos apóstolos que ao ser negado destrói o evangelho e a igreja. Parece que existe espaço para divergências em questões secundárias mesmo na teologia, mas o que é essencial precisa ser compreendido.
Fonte do ensino é as escrituras, revelação de Deus [2Pe 1.21]
Fonte do ensino é as escrituras, revelação de Deus [2Pe 1.21]
Pedro demonstra em um dos textos claros das escrituras que a profecia, tanto da Antiga Aliança com os profetas, quanto da Nova Aliança com os apóstolos, não tinha sua origem na capacidade ou criatividade humana, mas no poder de Deus.
A fonte da doutrina dos apóstolos não está na cultura e não muda de acordo com os anos, mas em um Deus que revela a sua Palavra.
Cristo veio em carne morreu e ressuscitou por nossos pecados [Lc 24.45-49]
Cristo veio em carne morreu e ressuscitou por nossos pecados [Lc 24.45-49]
Muitas doutrinas até relativamente importante em relação a igreja, formas de governos de igreja, batismo, sacramentos, dons ou até mesmo salvação tem debates significativos, mas é evidente que há elementos que não há dúvidas em uma igreja bíblica, Cristo veio em corpo, morreu e ressuscitou para tornar possível a salvação.
Se algum grupo supostamente cristão negar a encarnação, ressurreição ou a salvação espiritual e eterna este grupo não é cristão de fato, mas falsos mestres e precisam ser eliminados da igreja, porque de fato não são igreja, mas adversários da fé.
Fica evidente então que um aspecto essencial da fé cristã é certeza da obra da trindade na salvação. Deus envia o filho que realiza a obra e o Espírito capacita e regenera.
A Esperança na volta de Cristo motiva e transforma [2Pe 3.8-16]
A Esperança na volta de Cristo motiva e transforma [2Pe 3.8-16]
Pedro relembra seus leitores novamente na carta o essencial do evangelho. Cristo retornará em poder e glória desfará esse mundo pecaminoso e restaurará todas as coisas para a glória de Deus.
Essa esperança do retorno de Cristo a qualquer momento deve nos motivar em tempos difíceis, de sofrimentos e perseguições e nos transformar a cada dia a imagem do filho!
Assim vivo olhando para a esperança e sendo transformado por causa da esperança de que a salvação é um evento passado, mas um expectativa definitiva futura.
Ainda que uma das áreas de maior debate da teologia seja a escatologia, ou a doutrina das ultimas coisas. é fundamental compreendermos que há aspectos dessa doutrina que não são negociáveis para uma igreja bíblica. Cristo ressuscitou, ascendeu aos céus e voltará fisicamente restaurando todas as coisas.
Uma Igreja Bíblica é marcada pelo ensino dos apóstolos que tem sua origem na escritura e se fundamenta na obra de Cristo e a esperança de sua vitória definitiva.
Uma Igreja Bíblica é marcada pelo ensino dos apóstolos que tem sua origem na escritura e se fundamenta na obra de Cristo e a esperança de sua vitória definitiva.
Princípios Eternos
Princípios Eternos
Escritura é a nossa regra de fé e prática sempre
A Bíblia é a revelação de Deus preservada de fora soberana
Cristo existiu fisicamente de fato sendo plenamente homem e plenamente Deus
Cristo morreu e ressuscitou segundo as escrituras para redenção dos pecados, uma morte expiatória e substitutiva
Salvação é espiritual da condenação eterna
Nossa esperança é o retorno vitorioso de Cristo
Nossa esperança é a vida eterna em Cristo
Esperança nos transforma
Esperança motiva a santidade
Esperança motiva a igreja
Esperança motiva o cristão em meio a tribulação
Desafios
Desafios
Reflita como o ensino dos apóstolos e a esperança do retorno glorioso de Cristo tem impactado a sua vida e decisões, e como deveria.
Ore para que vivamos como igreja a esperança de Cristo que transforma vidas.