Para ir mais fundo: precisamos depender de Deus

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript

CAPTAÇÃO

É fácil para nós em nossos dias depender de Deus nos momentos ruins. Isso pode parecer estranho de falar, mas é realmente mais fácil depender de Deus quando tudo está dando errado. Afirmo isso porque é nesse momento de fraqueza que precisamos de um salvador e é nessas horas que lembramos de Deus. É sobre isso que Salomão fala em Provérbios 3.5-7. Vamos ler?

PROVÉRBIOS 3. 5-7

5 Confie no SENHOR de todo o seu coração e não se apoie no seu próprio entendimento.
6 Reconheça o SENHOR em todos os seus caminhos,e ele endireitará as suas veredas.
7 Não seja sábio aos seus próprios olhos;tema o SENHOR e afaste-se do mal.

Independência X Dependência

O que fazer quando as coisas dão certo?
Eu falei no começo que é fácil esquecer de Deus quando as coisas estão boas, afinal, quando tudo dá certo, porque precisamos de Deus? Esse é o questionamento que até mesmo quem não crê em Deus se faz.
Pensando nisso, vamos separar nosso tempo em 3 maneiras que podemos depender de Deus em qualquer situação.

1. Abrir mão do controle

A primeira maneira de depender de Deus em todas as situações é abrir mão do controle
No versículo 5, Salomão começa a argumentação dele com uma ideia que vai contra o que muitos de nós fazemos no dia a dia, que é confiar no Senhor de TODO coração. Isso implica deixar o Senhor atuar na sua vida de maneira completa.
Não é falar com ele, como se ele fosse aquele irmão mais velho que já venceu o chefão e você pede ajuda para passar aquela fase difícil, mas assim que passa, você pega o controle de volta e só agradece. Como tenho falado desde o começo, precisamos entender que nossa dependência de Deus não se dá apenas nas fases difíceis, mas durante todo o jogo. Só assim poderemos ir mais fundo no conhecimento de Deus.

2. Aceitar que Deus está em tudo

A segunda maneira de depender de Deus em todas as situações é entender ou perceber ou ver que Ele está presente em tudo, esse é um dos atributos de Deus que chamamos de incomunicável (porque a esse nós não temos acesso).
No versículo 6, Salomão dá um conselho em forma de ordem, reconheça o Senhor em TODOS os seus caminhos, novamente entramos na questão da necessidade de entender que a obra deve ser completa. Ao falar de todos os caminhos, Salomão de novo expõe o mesmo problema do versículo anterior e que é o problema que estou abordando hoje. Nós raramente abrimos mão de tudo para deixar Deus agir. Nesse versículo ele ainda nos dá uma promessa de que o agir de Deus nos fará andar por caminhos retos.Caminhos retos trazem a noção de caminhos mais fáceis e tranquilos, quem não quer isso? Mudando a pergunta, quem quer abrir mão da direção do carro e deixar Deus guiar o caminho todo, tendo assim um caminho mais tranquilo? Eu quero isso e você? Imagina essa cena, Deus dirigindo o carro num caminho reto e tranquilo e você podendo conversar com ele, conhecê-lo melhor e ainda olhar a paisagem e perceber a perfeição do que Ele fez!
Isso nos leva a terceira maneira de como podemos depender completamente de Deus

3. Buscando a sabedoria que vem dEle

Vamos retomar a ilustração que eu acabei de fazer, do carro na viagem. Imaginem quantos bons conselhos Deus nos daria sobre como viver a vida de uma forma que agrade a Ele. No versículo 7, Salomão nos dá um conselho parecido, não seja sábio aos seus próprios olhos, o que isso significa? Eu explico. Ser sábio aos próprios olhos é ter pensamentos do tipo: “Ah, eu prego melhor que esse cara ai”, “Eu teria feito melhor aquela apresentação de trabalho”, “eu seria melhor para aquele cargo de chefia do que essa pessoa”. Todas essas frases são exemplos de ser sábio aos seus próprios olhos e sim, lembra muito o orgulho e devemos ter muito cuidado com o orgulho porque a Bíblia fala em Tiago 4.6 que Deus resiste aos soberbos, na versão NVI diz que Deus resiste aos orgulhosos. O orgulho é o oposto da dependência de Deus, então devemos seguir o conselho de Salomão de temer ao Senhor e fugir do mal, pois não dá pra viver perto do mal e de Deus ao mesmo tempo e eu vou preferir ficar perto de Deus sempre!

CONCLUSÃO

Bom, nós vimos 3 maneiras de depender de Deus na nossa vida e agora você deve estar se perguntando, tá e como eu aplico isso na minha vida? Falar de dependência é muito fácil, difícil é viver isso. CONCORDO plenamente! É difícil abrir mão do controle, mas para ir mais fundo e conhecer melhor a Deus, é necessário fazer isso. Uma questão prática que pode ajudar a viver essa dependência é se lembrar de Deus quando as coisas estão boas, o ato de agradecer a Deus quando tudo dá certo é uma maneira de demonstrar sua dependência. Porque ao agradecer a Ele, você reconhece que não é pela sua força que as coisas estão dando certo, mas porque você serve a um Deus que é todo poderoso.
Quando nós nos tornamos dependentes de Deus, podemos conhecê-lo melhor e ai fica ainda mais fácil depender dEle e isso se torna um ciclo. Quanto mais você depende, mais você conhece e quanto mais você conhece, mas fácil fica depender dEle. Em que áreas da sua vida você precisa depender mais de Deus? O que tem te impedido de depender? Coloque isso diante de Deus agora e depois eu quero orar por você.
Related Media
See more
Related Sermons
See more