Ver e entrar no Reino de Deus
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 189 viewsNotes
Transcript
Jo 3.1-8.
Introdução
1. A igreja deve nos levar para um nível espiritual elevado. Deve ser o lugar onde nos sentimos bem, por causa do livre acesso do Espírito do Senhor. Mas nem sempre isso acontece. E muitos procuram até relacionar a ação do Espírito Santo a alguma manifestação que eles possam manipular. Haja visto as inúmeras esquizofrenias que de vez em quando aparece - como subir sobre a costa, rolar no chão, soltar gemidos, gritos, rugir como leão - outros acham que você deve aprender a falar línguas estranhas, etc…Isso não é de agora - os escribas e fariseus - tinham o sábado como um dia sagrado, e nele uma mulher não podia olhar no espelho, pois poderia perceber um cabelo branco, e ser tentada a arrancá-lo, só poderia comer ovo se a galinha já estivesse planejada para ser morta, caminhar mais que uma jornada de sábado era pecado...
2. Queremos começar por esse relato de Jesus e Nicodemos, e procurar na experiência da nossa própria conversão reconhecer o que é o Espírito Santo, como Ele age, e como saber se somos convertidos e não convencidos por alguma influência da nossa própria percepção sobre Deus, Jesus e o Espírito Santo.
3. Deus opera de forma infinita, e nós não podemos colocá-lo dentro de uma caixinha de versículos, para buscar nessa caixinha a solução para nossos desejos. Mas ele manifestou sua vontade, seus atributos, e mostrou meios externos e subjetivos para esse relacionamento. Esses meios foram concedidos por Ele, e é por esses meios que chegamos a conhecer o suficiente Dele e da sua vontade para cada um de nós.
4. Por isso, vamos começar com a pergunta de Nicodemos - Sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus, porque ninguém pode fazer os sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. Sabemos? Sério, Nicodemos?
I - O Reino de Deus é outra coisa Nicodemos.
5. Respeitamos quem quer ser batizado no rio Jordão, quem quer conhecer Israel. Isso pode afetar as emoções? Pode - mas não é lugar ou coisas que poderá fazer você saber quem é Deus. Não são lugares específicos que fazem você crescer na fé. E nem mesmo os milagres serão necessariamente fatos que vai te levar a ter visões do Reino de Deus. Você vai conhecer gente que foi curado… Um amigo presenciou a cura de um enfermo dos pés, e me perguntou, você acredita em milagre? E ficou por isso mesmo, nada mudou em sua vida, e na sua família. Essas são experiências que deveriam fazer a pessoa, no mínimo procurar conhecer mais de Deus, mas nem sempre é assim. Se Deus não se revelar, nada pode fazer alguém conhecê-lo, e conhecer o seu reino.
6. Observe Jesus após curar alguém - ele dizia - não fiquem contando para os outros. Uma das respostas que temos tem a ver com o objetivo da missão de Jesus. A missão de Jesus não tinha a cura como seu princípio, embora curasse; sua missão era revelar o Reino de Deus, resgatar os escolhidos de Deus por meio do evangelho da cruz. Sua missão ainda continua pela igreja - libertar os cativos de Satanás, e da ira de Deus, e lhes dar a vida eterna...
7. Quando os discípulos estavam admirando o Templo e suas enormes e belas pedras, Jesus os advertiu para não colocarem esses aspectos terrenos, e inclusive o próprio Templo, que ele disse ser o lugar de oração, a Casa de Deus, como o fim daquilo para o que se vive. Você sabe que vivemos num mundo idólatra - times de futebol, atores, cantores, jogadores. Mas a igreja de hoje? Você escolheria uma pregação de João Batista ou de Paulo? Uma pregação de Paulo ou de Apolo? Nossa percepção tem ficado exigente, e se o vídeo do youtube não chamar a atenção, o descartamos?
8. Esses aspectos terrenos não deveriam ter poder sobre os crentes, mas além de fazer isso, podem fazer de nós pessoas legalistas. Veja como Nicodemos se refere àquilo que ele conhecia sobre Deus.
9. Sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus - Por vezes achamos que Nicodemos era arrogante. Não! Nicodemos se revela como um escriba piedoso. Assim como Paulo, ele fora formado na escola da religião, que priorizava as boas ações, o estudo religioso, dar sustento às viúvas e aos órfãos, como se isso fosse tudo, e isso fosse a fonte da salvação. Em outras palavras - Deus se agrada do que fazemos para o nosso próximo, e é assim que podemos ser salvos.
10. Agora, isso é errado? Não! Mas esse não é o fim daquilo que podemos saber de Deus. Isso é a forma de viver, a qual o Senhor já revelou aos que são nascidos pelo Espírito Santo, mas só essas boas obras não tem poder de fazer de alguém um nascido de novo.
11. Então, o que começamos a entender é - não são nossas forças, não é nossa filantropia, não é nosso estudo, não é nosso ministério, não é nem o ajuntamento como igreja, o fim das coisas que Deus tem como princípio. Isso acontece naturalmente, quando temos o prazer de fazê-lo. E isso só acontece pela regeneração da nossa mente e que muda toda compreensão da realidade sobre quem é Deus, e toda nossa insuficiência e pecado.
12. Por isso Jesus vai dizer - não é possível ver e entrar no Reino de Deus sem nascer de novo. Ser nova criatura! Ser recriado! Não é apenas se esforçar para ser uma pessoa melhor. É ser nova criação.
13. Ver e entrar tem a finalidade de dizer para o Mestre Nicodemos - que ele não conhecia o Reino de Deus, e não sabia o que estava dizendo! Ele não conhecia quem estava diante dele. Assim como Pilatos, quando perguntou sobre o que era a verdade. A diferença entre os dois foi que, Nicodemos ouviu uma pregação de Jesus, enquanto Pilatos virou as costas desprezando a resposta. T
II - A diferença entre Nicodemos e Pilatos.
14. Nem Nicodemos, nem Pilatos conseguiam ver de forma clara o Reino de Deus, e não conheciam quem era Jesus. Mas podemos ver a diferença entre ambos. E o resultado dessa diferença.
15. Porque Pilatos não viu e nem entrou no Reino? É obvio que a arrogância pela posição de poder impediu que el ouvisse o que era a verdade. E essa verdade só pode ser experimentada por aqueles que ouvem com um coração aberto para recebê-la.
16. Nicodemos - embora fosse procurar Jesus a noite por medo de ser visto pelos fariseus, mas foi com um coração aberto para ouvir o que Jesus tinha de diferente. E essa conversa o converteu. Ele foi sem saber o que era o Reino, e saiu conhecendo o Reino, a verdade que Pilatos não conheceu, e entrou no Reino de Deus pela conversão a Jesus.
17. Qual a diferença entre Pilatos Nicodemos e você? Sabe o que impede alguém de ver o Reino, conhecer que reina nesse reino? Nossa arrogância, ou nossa falsa humildade, ou ainda nossa presunção por nos acharmos suficientemente bons - isso porque não nos achamos pessoas tão ruins.
18. Queridos - não estamos buscando a Deus porque somos bons, mas porque vimos que o Reino de Deus é perfeito, e nós miseráveis pecadores. Mas antes de enxergarmos isso - achávamos bons demais para precisar da igreja.
19. Conte sua experiência antes da conversão - um filho antes do casamento, participante de roubo no porto, roubo de peixes da piscina de uma empresa, bebedeira. E ainda assim me achava um pessoa boa!
20. Eu quero que você entenda o que significa estar morto para Deus, quando Paulo diz vocês estavam mortos nos vossos delitos e pecados, andando segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência, entre os quais todos nós andávamos outrora.
21. Aquele que está morto para Deus não tem como ver seu Reino, não pode ter fé em Deus, e por isso não pode entrar nesse reino.
22. Alguns possuem uma noção do Reino de Deus apenas religiosa - veja como Jonathan Edwards descreve isso - Existe um conhecimento de Deus apenas especulativo ou uma noção dele (…), e qualquer coisa que é, de acordo da humanidade, chamado bom ou excelente, isto é, mais vantajoso, e existe uma recompensa. E outra, que consiste na noção do coração, quando há uma noção da amabilidade, ou doçura de uma coisa. A comparação é como quando alguém sabe que o mel é doce porque alguém lhe disse, a outra é quando o mel é saboreado. A primeira experiência está apenas na cabeça, enquanto a segunda faz parte integrante da sua personalidade. Está implícito - está dentro de você! Aqui temos o que é TEORIA E EXPERIÊNCIA.
III - Os meios para ver e entrar no Reino de Deus.
23. Se alguém não conhece o caminho não consegue chegar ao destino certo. Vai se perder! E Jesus é nosso Mestre, e a igreja deve seguir seu método de ensino! A evangelização de hoje é assim “Jesus te ama!” - Sério? o que eu tenho de bom para Jesus me amar? Nem externamente, e muito pior, se Ele olhar meu interior!
24. Sabe quando a igreja começou a perder sua essência? Quando foi oficializada pelo Império romano. Enquanto estava sendo perseguida, quem tinha comunhão eram os verdadeiros crentes, nenhum falso crente se submeteria ser perseguido, mas, quando Constantino se tornou imperador, e se disse cristão - correu uma multidão para a igreja - seriam todos salvos?, ou queriam estar ao lado do poder?
25. Sabe quando a igreja começou a perder sua essência na América - quando apareceu a droga da teologia da prosperidade, Teologia da cura pela fé, - quando as pessoas foram ensinadas que é aqui na terra que serão abençoadas - quando a terra virou céu. Quando o pecado não tem muita importância, porque Jesus já morreu para que todos sejam salvos.
26. A ideia de que Jesus nos ama incondicionalmente não é a realidade bíblica. Porque ele disse que - se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo…Jesus começou pregando - o arrependimento de pecados. Temos um problema! é que pensamos que o pecado é algo normal. Se você pensa assim - precisas nascer de novo!
27. Nas últimas décadas apareceu um grande número de pessoas enviadas pelo inferno para criar igrejas com interesses próprios - Uma pessoa tentou me induzir a criar uma igreja -ele disse - nós podemos ganhar muito dinheiro!
28. Essas pessoas encontraram na “falsidade piedosa” uma fonte de lucro. Não conseguem compreender o que é nascer de novo.
29. O princípio para ver e entrar no Reino de Deus está no poder e nas mãos de Deus - Porém preste atenção no comportamento desse escriba.
30. Ele era um escriba, Mestre da Lei - mas submeteu sua ignorância a Jesus - Isso é HUMILDADE (v.4,9). Vivemos uma época muito difícil de encontrar um cristão verdadeiramente humilde, que peça conselho, que tenha ouvidos abertos para escutar a verdade. A maioria quer ouvir tudo que seja conforme sua educação cultural da nossa geração.
31. Um membro não convertido saiu da igreja e ficou um ano amasiado, sem dar satisfação - depois queria voltar, e quando foi chamado para conversar sobre o assunto, disse exatamente isto - as igrejas aceitam até homossexuais, porque eu preciso me explicar?
33. Poderíamos dizer sobre outros meios externos, como a prática da oração, da leitura bíblica diária, do jejum, do batismo, da Ceia. E isso é vital para o crescimento, mas sem ser transformado interiormente, sem humildade ninguém será submisso, e os meios externos não passarão de meras teorias...
