ESTUDO 6 - A QUEDA DO MOMEM

MICALI  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

A QUEDA DO HOMEM

Objetivos

Mostrar que Deus fez o homem bom, mas ele se se tornou mal por culpa própria.
Ensinar como consequencias da queda:
O mal moral
Separação de Deus
Sujeira no peito (contaminação do pecado intríseco ao homem caído)
As atitudes pecaminosas
O mal físico
Morte
Doenças
Trabalho exaustivo como necessário para subsistência humana
Demonstrar a necessidade de um salvador

Preparo:

Prepare as figuras relacionadas à queda.
Verificar a tradução dos textos bíblicos

Proposição inicial

Nesse estudo nós veremos que Deus criou o homem bom e colocou-o num jardim muito belo, cheio de comida. Deus deu a ele apenas uma ordem, mas ele a desobedeceu. Veremos que como consequencia disso as pessoas passaram a morrer e se afastaram de Deus. Seus peitos se tornaram sujos. Mas, o Senhor é bom e sempre quer se aproximar do homem e o ajudá-lo. Deus fez roupas para Adão e Eva e prometeu que enviaria alguém que o poderia limpar a sujeira de seus peitos.

Introdução

No estudo anterior nós vimos como Deus criou todas as coisas em seis dias. No último o Senhor fez o homem. Fez a sua imagem e semelhança. Mas, ele não continuaria muito tempo dessa forma. Vejamos o que se sucedeu no momento em que o homem se tornou um pecador.

Desenvolvimento

Antes da queda

Deus criou o homem e a mulher e viu que tudo era muito bom, Deus os colocou num jardim chamado Éden. Esse jardim era muito bonito e tinha muita comida para os dois e para todos os filhos que eles fizessem. Eles não faziam roças porque lá tinha muita comida. Deus conversava com eles e eles eram amigos de Deus. Deus os havia feito de aacordo com sua imagem e semelhança, então os dois eram limpos e podiam andam perto de Deus. Eles só faziam o bem, não faziam o mal. Tudo lá era muito bom.

As duas árvores

No meio do jardim haviam duas árvores. A árvore da vida (árvore que faz viver eternamente) e a árvore do conhecimento do bem e do mal (árvore que torna o homem conhecedor tanto do bem quanto do mal) - Gn2.9.

A ordem

Quanto Deus criou Adão deu-lhe apenas uma ordem: "Você pode comer de todas as árvores do jardim. Tem apenas uma que você nãao pode comer. Não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal.
Gênesis 2.16–17 NVI
E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”.
Depois, quando Deus havia criado a mulher, o homem disse para Eva o que Deus havia dito a ele.

A tentação e queda

O Diabo, por ser enganador, se fez de cobra e falou com a Eva. Ele perguntou se era isso mesmo o que Deus disse: que não podiam comer daquele fruto.
Eva respondeu que era isso mesmo. E disse:
- Deus disse que não devemos comê-lo e nem tocá-lo.
Ao que a serpente respondeu:
Gênesis 3.4–5 NVI
Disse a serpente à mulher: “Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês, como Deus, serão conhecedores do bem e do mal”.
Então a mulher olhou para a fruta e viu que parecia boa de se comer. Também pensou em como ela desejava conhecer as coisas tanto quanto Deus. Então ela comeu do fruto. Depois ela deu para seu marido que também comeu - Gn 3.6.

As consequências da queda

No mesmo instante perceberam que estavam nus e ficaram com vergonha. Juntaram folhas de figueira para cobrir seus corpos (Gn 3.7).
Deus se aproxima deles e eles ficam muito envergonhados e se escondem no mato.
Gênesis 3.8–13 NVI
Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você?” E ele respondeu: “Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi”. E Deus perguntou: “Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer?” Disse o homem: “Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi”. O Senhor Deus perguntou então à mulher: “Que foi que você fez?” Respondeu a mulher: “A serpente me enganou, e eu comi”.
O homem falou que a culpa era da mulher que Deus havia dado a ele.
A mulher falou que a culpa é da serpente.
Nenhum deles reconhece que havia feito algo de errado mesmo.
Gênesis 3.14–19 NVI
Então o Senhor Deus declarou à serpente: “Uma vez que você fez isso, maldita é você entre todos os rebanhos domésticos e entre todos os animais selvagens! Sobre o seu ventre você rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida. Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”. À mulher, ele declarou: “Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará”. E ao homem declarou: “Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida. Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas, e você terá que alimentar-se das plantas do campo. Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó, e ao pó voltará”.
Deus pronuncia uma maldição à serpente
Ela passou a rastejar desde então
Deus pronunciou uma maldição à mulher
Ela passaria a sentir muita dor para ter filhos
Sua mente se tornaria contrária a mente do homem
Deus pronunciou uma maldição ao homem
A terra não daria apenas coisas boas, mas também espinhos, mato cerrado.
O homem passou a ter que trabalhar duro para poder ter alimento.
Todos eles tiveram a condenação morte.

A graça de Deus

Mas, mesmo que o homem desobedeceu a Deus, Deus ainda teve misericórdia dele. O Senhor prometeu um salvador para o homem e mulher. Ele disse que um homem nascido [apenas] da mulher pisaria na cabeça da serpente. Essa é uma ilustração que diz que Deus enviaria alguém que venceria a morte. Alguém que poderia acabar com a condenação de morte que estava sobre a humanidade. Alguém que iria desfazer a obra de Satanás no Éden.
Deus continuou cuidando do homem.
Gênesis 3.21–24 NVI
O Senhor Deus fez roupas de pele e com elas vestiu Adão e sua mulher. Então disse o Senhor Deus: “Agora o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Não se deve, pois, permitir que ele tome também do fruto da árvore da vida e o coma, e viva para sempre”. Por isso o Senhor Deus o mandou embora do jardim do Éden para cultivar o solo do qual fora tirado. Depois de expulsar o homem, colocou a leste do jardim do Éden querubins e uma espada flamejante que se movia, guardando o caminho para a árvore da vida.
Deus forneceu roupas aos dois
Deus não os permitiu que comessem do fruto da árvore da vida
Se eles comessem, viveriam eternamente longe de Deus.
Colocou os querubins para que ninguém voltasse atrás e comesse do fruto da árvore da Vida.

Cristologia do texto

Adão e Eva não quiseram glorificar a Deus da forma correta. Eles seguiram o exemplo do Diabo e quiseram ser tão grandes quanto Deus. Isso é impossível. Ninguém é tão grande como Deus. Deus é maior que todos. Ele é mais forte e poderoso do que todos. Por quererem ser tão grande quanto Deus, seus peitos fitaram sujos. O pecado passou a existir. Mas, Deus prometeu que enviaria a Jesus para que ele fizesse com com as pessoas pudessem viver. Assim como uma pessoa pisa na cabeça da serpente, Jesus iria mostrar que é mais forte até do que a morte. Jesus é o filho de Deus que pode limpar o peito das pessoas.

Conclusão

Nesse estudo nós vemos que Deus criou o homem bom e colocou-o num jardim muito belo, cheio de comida. Deus deu a ele apenas uma ordem, mas ele a desobedeceu. Vemos que como consequencia disso as pessoas passaram a morrer e se afastaram de Deus. Seus peitos se tornaram sujos. Mas, o Senhor é bom e sempre quer se aproximar do homem e o ajudá-lo. Deus fez roupas para Adão e Eva e prometeu que enviaria alguém que o poderia limpar a sujeira de seus peitos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more