Quando a morte é Trágica

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 9 views

Memorial Service da Vitoria

Notes
Transcript
Handout

Romanos 8:28-39

Introdução

Hoje é uma oportunidade para nos lembrarmos do que a Palavra de Deus diz e não diz a respeito de uma morte trágica.
Só tenho tempo para resumir brevemente nesta o que acredito que Deus gostaria que você lembrasse.

I. O suicídio não é um pecado imperdoável.

Em nenhum lugar a Bíblia ensina que esse ato é imperdoável. Os cristãos sofrem de depressão, doenças mentais e até mesmo doenças cerebrais físicas que às vezes desencadeiam um suicídio, mas Deus derrama sua graça por meio de tragédias como essa.
Quem aqui não esteve onde Elias esteve - esgotado, desanimado, sem esperança, solitário e pronto para desistir?
Até mesmo Jesus disse a seus discípulos que sua alma estava dominada pela tristeza até o ponto de morrer.

II. Devemos nos concentrar na graça de Deus, não na desgraça.

Dizem que quando você está certo, ninguém se lembra; e quando você está errado, ninguém se esquece.
Essa não era a maneira como queríamos nos despedir. É realmente uma tragédia, mas uma tragédia ainda maior seria alguém se debruçar sobre um momento de fraqueza ou confusão e negligenciar o resto de sua vida como filha, irmã, prima, colega de escola, neta amorosa.
Deus não julga nenhum de nós pelo nosso último ato, seja ele bom ou ruim, mas pela totalidade de nossa vida e coração.
III. Devemos evitar fazer perguntas que não terão respostas até chegarmos ao céu.
Quando nossa fé vacila, clamamos como Maria e Marta, as irmãs de Lázaro, que disseram a Jesus em João 11 após a morte repentina de Lázaro: "Senhor, se..." E provavelmente não há uma pessoa aqui que não tenha pensado a mesma coisa nos últimos dias: "Senhor, se eu tivesse agido de forma diferente... Se eu pudesse ter estado lá... Se eu tivesse sido mais observador...
Mas, amigos, "se" é uma palavra que olha para trás, para um passado que não pode ser mudado. O se/if levanta uma série de perguntas que ninguém pode responder agora, a não ser Deus. Mesmo que soubéssemos as respostas, nossa dor não seria menor nem nossas tristezas mais leves.
O "se" olha para trás, mas a fé olha para frente. O que precisamos hoje é de fé para acreditar na graça e no controle de Deus.
Fé de que Romanos 8:28 ainda é verdadeiro e que em todas as coisas (mesmo as trágicas) "Deus trabalha para o bem daqueles que o amam e que foram chamados de acordo com o seu propósito".
Nesta noite, embora não possamos deixar de nos preocupar com a maneira como Vitoria escolheu terminar sua vida, devemos olhar além do fim para ver a imagem real e o legado que ela deixou. (relacionamento com os pais, irma, amigos, primos…)
Podemos reivindicar a mesma verdade que pregamos e ensinamos para todos: o sangue de Cristo possibilitará que ela passe da morte para a vida. É verdade que Vitoria cometeu um erro, mas ela não foi um erro.
A propósito, você também não é, e a mesma oferta da graça, de Cristo e do céu está disponível para você hoje também.
Nossa igreja, e muitas outras aqui hoje, existem para ajudá-lo a encontrar essa esperança e esse lar eterno.
Corações partidos não são consertados com respostas fáceis, mas com respostas verdadeiras.
Espero que o dia de hoje tenha ajudado a fornecer algumas verdades bíblicas que o ajudarão a processar isso em sua própria vida. Vamos orar.
Deus, quando a morte é trágica e inesperada, ela nos faz perceber o quanto dependemos de Ti para obter força; o quanto dependemos de nossos irmãos e irmãs para nos apoiar; e o quanto dependemos da Bíblia para nos sustentar. Que a sua verdade hoje, proveniente das Escrituras, erradique qualquer dúvida que o diabo possa lançar em nossa direção, e que a sua Palavra seja a âncora imutável que nos sustenta hoje. Em Cristo, o Verbo e Cordeiro de Deus, eu oro. Amém.
Related Media
See more
Related Sermons
See more