Sem título Sermão
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 13 viewsNotes
Transcript
Disciplina e Misericórdia
Oseias 5.15
Oseias 5.15
CONTEXTO HISTÓRICO
CONTEXTO HISTÓRICO
Amados irmãos após o pecado de idolatria de Salomão, Deus rasgou o reino de Israel da casa de Davi, e deu as dez tribos do norte a Jeroboão I, filho de Nabate da tribo de Efraim, somente Judá ficou sobe o governo de Roboão filho de Salomão. Findando o reino unificado de Israel.
Jeroboão temendo que seu reinado fosse sabotado com as peregrinações ao templo em Jerusalém onde reinava Roboão, proibiu os israelitas de irem para lá adorar ao Senhor, e edificou dois altares, um em Betel ao sul, e outro em Dã ao norte, e não só levantou ali sacerdotes, que não eram da linhagem de Levi como prevê a Lei, como colocou um bezerro de ouro em cada um desses altares, dizendo: Vês aqui Israel teus deuses que te fizeram subir da terra do Egito. Assim ele conduziu os filhos de Israel a idolatria e abriu as portas para o sincretismo religioso.
Com isso foi se introduzindo de forma sútil o culto a baal deus dos cananeus, que marcou toda a duração do reino do norte.
O culto a esse ídolo em Israel se intensificou no reinado de Acabe e sua esposa Jezabel, que institucionalizou seu culto, e perseguiu os profetas e os adoradores do Senhor.
Porém Deus levantou o profeta Elias, e derribou os alicerces da fé baalista em Israel
Entretanto, Israel ainda coxeava entre dois pensamentos, rei após rei, eles não se voltaram ao Senhor seu Deus para cumprir os seus mandamentos e se atentar à sua aliança. Mesmo com o rei Jeú exterminando o culto a baal em Israel, eles permaneceram no pecado de Jeroboão I, filho de Nabate, o que deu abertura para a reintrodução posterior da veneração a baal.
E entre os profetas que o Senhor levantou para conduzir os israelitas ao arrependimento e a fidelidade a aliança, estava Oseias que profetizou nos anos finais do reino do norte, que no início do ministério do profeta (sobe o reinado de Jeroboão II) passava por uma grande prosperidade econômica e segurança nacional, que havia sido profetizada por Jonas o mesmo profeta de Nínive 2Reis 14.25,26 (Mas o povo não atribuiu e nem adorou ao Senhor por isso, eles iam aos lugares altos, sacrificavam e queimavam incenso à baal, atribuindo sua paz e prosperidade a ele).
E como juízo de Deus sobre essas iniquidades, segundo as maldições de Deuteronômio 28, se seguiu um verdadeiro caos em Israel ( Após a morte de Jeroboão II, reinou Zacarias seu filho apenas 6 meses, porque um homem chamado Salum conspirou contra ele e o matou e usurpou o trono, este Salum reinou 1 mês, e foi morto em outra conspiração por Manaém, que durante seu reinado, Pul, rei da Assíria, se levantou para guerrear contra Israel, e Manaém deu 10.000 talentos de prata pra ele não atacar, e esse recurso ele tirou dos ricos e poderosos de Israel, que gerou graves problemas sociais, pois passaram a oprimir, roubar e matar os mais pobres, (os órfãos, as viúvas, os estrangeiros) E mesmo diante de tão dura disciplina do Senhor Israel não se arrependeu, antes multiplicou ainda mais suas prostituições religiosas e seus crimes.
Desenvolvimento
E é diante dessa resposta negativa à disciplina divina (Chamada por Deus de Soberba em 5.5) que vemos as severas denúncias e juízos do Senhor nos capítulos 4 e 5.
Vejam os versos 1 e 2 - quando o texto diz: “Só prevalece” se entende por isso que não havia quem se empenhasse em julgar essas coisas, os juízes do povo se vendiam por subornos, a corrupção reinava no meio do povo, no palácio, nos tribunais, em toda parte.
Com ímpios e malignos propósitos mentiam para tirar proveito de seu próximo.
Acusavam-se falsamente uns aos outros com juramentos mentirosos.
Por questões irrelevantes, assassinavam uns aos outros.
Em toda parte, havia oportunistas que furtavam seus irmãos.
Por força arrombavamcasas e aterrorizavam famílias saqueando o que tinham.
Esposas traiam seu marido, maridos adulteravam contra sua esposa.
Vinganças e mortes sem precedentes haviam na terra e ninguém fazia nada.
Os versos seguintes dizem que os sacerdotes que eram responsáveis de ensinar a Lei ao povo, rejeitaram o conhecimento de Deus e além de praticar as mesmas coisas não repreendiam o povo, nem contendiam com eles para se voltarem a Deus, antes se alimentavam do pecado do povo e se enriqueciam com a maldade deles.
Adiante o Senhor diz que eles o abandonaram em seu espírito dando lugar a um espírito de prostituição, ou seja, em seu íntimo, em seu coração eles o rejeitaram, não o amavam, nem tinham prazer nele, mas amaram e adoraram as obras de suas mãos, eles honravam com alegria e sacrificavam com prazer, à baal achando ser ele o provedor de seu sustento, o provedor de sua prosperidade, o provedor de suas posses. Porque baal era tido como o deus das tempestades e da fertilidade, e que ele, era quem abençoava a terra, para terem suas dádivas.
Eles não conheciam ao Senhor, mas o Senhor os conhecia, eles não se escondiam dele, tudo o que eles faziam estava patente diante dos olhos daquele a quem prestariam conta, e qual a conclusão do Senhor a respeito deles? Veja verso 4 :eles não queriam ordenar suas ações para se voltar a Deus. Porque em seu espírito, em seu coração, Eles amavam e estavam dominados por seus pecados
E por isso eles caíram!
O Senhor se tornou o adversário deles, todos os meios que empreitaram, para apartar as consequências da sua desobediência foram frustradas pelo Todo Poderoso, pois ele foi como um leão contra eles, que leva sua presa e não há quem o livre.
-------------------------------------------------------------------------
APLICAÇÃO
Irmãos: Israel sofreu muito por causa dos seus pecados, foram severamente transtornados pela mão Senhor por causa dessas iniquidades. Então
Se na sua vida meu irmão PREVALECE, dia após dia a mentira, cuidado! se você mente para seus superiores, se você constantemente mente para sua esposa, para seu marido, para sua mãe e seu pai cuidado! os mentirosos não herdarão o Reino de Deus,
Você crente, porque não vai com o cara do seu irmão, porque não se bate com outro colaborador no seu trabalho, porque não gosta da sua vizinha, porque discutiu com um parente, você faz acusações não verdadeiras a respeito deles comjuramentos, lembre-se Israel foi rejeitado por Deus por causa disso.
Você meu querido se irrita por coisas simples contra seu irmão, seus filhos, sua esposa, seu marido e fica com raiva deles, Jesus te sentencia como assassino e réu de juízo em Mateus 5.22
Você meu irmão que costuma pegar o que não é seu, cuidado! Se ainda está com você aquilo que é de outra pessoa, devolva e confesse a Deus seu pecado.
Agora você que dia após dia, adultera contra sua esposa, contra seu marido, assistindo pornografia, contemplando com prazer, mulheres e homens seminus no Instagram, no Facebook, no Youtube, você que cobiça com lascívia outras pessoas que não seu cônjuge, seja na rua, na academia, no seu trabalho. Saiba que está escrito que os adúlteros Deus os jugará e esses não tem herança no Reino de Deus e de Cristo.
Você que é vingativo, cuidado para que Deus não se vingue de você, porque os misericordiosos alcançaram misericórdia, lembrem-se da parábola do devedor.
Na ocasião de Oseias Israel sacrificava a baal-zefom julgando ser ele seu provedor, eu temo que hoje alguns de vocês assim como eu já fiz, sacrificam a baal-Mamon: sacrificam princípios, valores, comunhão familiar, a comunhão com o povo de Deus (quantas vezes eu deixei de comungar nos cultos de oração, na reunião dos homens, na EBD, pra fazer hora extra, pra ganhar dinheiro, pra agradar A e B, iludido, crendo que aquele trabalho era o sustento da minha família, que sem ele eu e os meus passariam necessidades. Ah ledo engano!) Yahweh é o seu e o meu provedor irmão. Nunca te deixei e nunca te desampararei
Irmãos a Soberba deles é um aviso solene à nós, pois como diz o Espírito Santo, se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais o vosso coração, como na provocação, no dia da tentação no deserto, onde vossos pais me tentaram, me provaram e viram, por quarenta anos, as minhas obras. Por isso, me indignei contra esta geração e disse: Estes sempre erram em seu coração e não conheceram os meus caminhos. Assim, jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso. Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.
E que ninguém nos engane com palavras vãs, quem tais coisas praticam, não herdarão o Reino de Deus. Não diga em seu coração: Ah irmão Matheus, eu tenho certeza da minha salvação, e outra coisa uma vez salvo para sempre salvo! de fato eu creio piamente que quem foi salvo pelo Senhor alcançará o fim da sua fé.
O que quero dizer é que, se apoiar numa pretensa autoafirmação de salvação ou no fato de você ter descido as águas, ou porque teu nome está no rol de membros dessa igreja. Prova que você é salvo, é como atravessar o mar em um barco de papel! Isso não garante sua entrada no Reino de Deus!
Vejam os fariseus e saduceus diante de João Batista, eles confiavam e se apoiavam no fato de serem descendentes de Abraão, e se achavam aceitos diante de Deus por isso
E o que diz o profeta? RAÇA DE VÍBORAS, QUEM VOS FASCINPU A FUGIR DA IRA VINDOURA, PRODUZI POIS, FRUTOS DE ARREPENDIMENTO, E NÃO PRESUMAIS EM VÓS MESMOS, TEMOS POR PAI ABRAÃO, PORQUE ATÉ DESSAS PEDRAS PODE DEUS SUCITAR FILHOS A ABRAÃO, EIS QUE O MACHADO ESTÁ A RAIZ DAS ÁRVORES E TODA ÁRVORE QUE NÃO PRODUZ FRUTO É CORTADA E LANÇADA AO FOGO!
Jesus disse algo parecido em João 15 : Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
O arrependimento e os frutos de arrependimento, que provam que você está salvo e herdará a vida.
Portanto: Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração. Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo, em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.
E você irmão que é salvo pela sua fé em Jesus, quem tem se empenhado no bom combate da fé, tem sido santificado, pela palavra, pelo zelo, vigiando e fugindo do mal, Deus o Pai, o agricultor, quer podá-lo, para que você de mais frutos.
-----------------------------------------------------------------------
Povo de Deus, nosso Senhor, é Deus misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade, sempre pronto a perdoar.
E por causa de sua Aliança e de seu grande amor, o Senhor não os rejeitou de uma vez, Ele denunciou sim a infidelidade do seu povo, preanunciou seu juízo e exerceu disciplina, mas também lhes prometeu sua misericórdia, veja: Irei e voltarei para meu lugar ATÉ QUE se reconheçam culpados, e busquem minha face 15
Irmãos esse amor, essa longanimidade, esse zelo, estava baseado na aliança feita com seus pais, por amor a Abraão, Isaque e Jacó seus servos, Deus tratou com tanta ternura um povo tão rebelde, sempre lhes libertando de suas aflições, se compadecendo de suas angustias, socorrendo-os contra seus inimigos.
Mas a nós, Deus o Pai nos ama com amor eterno, porque ama seu Filho, ele sentia entranháveis afetos por eles, por causa de seus pais, o que não sente por nós hoje por causa de Jesus, Deus os punia, e alguns entregou a morte e a perdição por causa da rebeldia, mas você, você não, você é mui amado, Jesus disse que nenhum dos que o Pai lhe deu se perderá, mas o ressuscitará no último dia. Ele corrige aquele que ama, para que seja participante da sua santidade.
