Conectados

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Handout

Introdução

Saudação, falar como foi o congresso
Boa noite a todos, estamos encerrando hoje o congresso conectados e até aqui nos abençoou o Senhor e tivemos muitas coisas boas.
Explicar o objetivo de “conectados” com o exemplo do Celular
Conectados, a intenção desse nome é de lembrarmos a todos que precisamos estar conectados com Cristo. E o que é isso? Exemplo aqui para vocês, eu tenho um relógio que é conectado por Bluetooth com o meu celular. Toda vez que chega uma mensagem ou ligação e o relógio está conectado ele me avisa. Porém quando eu deixo o celular e vou há alguma distância com o relógio no pulso, ele vibra e aparece uma imagem de um elo de corrente quebrado. Ou seja, o relógio foi desconectado do celular e não recebe mais suas mensagens porque se distanciou ou porque sua bateria acabou ou porque está tendo alguma interferência.
Quebra de conexão através do pecado / Distanciamento faz perder a conexão também
Nossa vida com Cristo é exatamente desta forma, fomos criados por Deus conectados com ele, quando o homem pecou, a corrente foi quebrada, e precisamos apenas de Cristo para nos conectarmos novamente. E quando nos conectamos, algumas vezes nos afastamos, e por mais que a corrente da salvação não quebre novamente, o sinal fica fraco, o nosso pulso deveria vibrar para nos mostrar que devemos nos aproximar novamente da nossa fonte de vida, para receber suas mensagens claramente.
Pr Uchôa pregou sobre a falta de capacidade de podermos chegar a Cristo por nossos méritos
Diretamente ligado a isso tivemos a palavra da sexta com o Pr Uchôa e ele refletiu conosco em cima do texto de Marcos 10, sobre o jovem rico que pergunta a Jesus o que era necessário para que tivesse a vida eterna, pois já cumpria toda a lei, e Jesus diz para que ele venda tudo o que tem. O pastor Emanuel mostrou como não há o que fazer para merecermos o reino do Céus, que tudo vem de Cristo. Enfatizou nossa posição de pecadores e dependentes de Cristo. E quando olhamos para o versículo tema do congresso, para
- Ler: Ef 2.8-10
Efésios 2.8–10 (NAA)
“Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus;
não de obras, para que ninguém se glorie.
Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.”
Exemplificar usando o painel - Deus estendeu a mão e nos puxou
Paulo deixa isso claro, somos salvos pela graça de Cristo. Quando olhamos para essa imagem desse painel atrás de nós, (muito bem feito por sinal), vemos duas mãos, uma que simboliza a mão do homem, e outra que simboliza a mão de Deus, a mão que Ele estendeu para nós, a mão que nos tirou da escravidão do pecado, a mão que trouxe o perdão para o perdido.
Ressaltar que no v 10, Paulo fala que fomos criados para um propósito. Qual seria ele?
Mundo de pessoas sem propósitos, objetivo de ajudar a entender qual é o seu
E devemos ser gratos a Deus por isso, e por termos sidos aceitos por Ele sem merecermos. Porém o versículo 10 tem uma continuação que nos dá um propósito, que como filhos imerecedores salvos por Cristo, fomos preparados para as “boas obras”, fomos chamados para um propósito. E é sobre o que falaremos mais um pouco hoje, qual é esse propósito que fomos chamados? Infelizmente hoje em dia muitos vivem uma vida sem propósito, não encontram sentido nela, e por isso como o Lucas disse pela manhã, depressão e suicídio tem aumentado consideravelmente. O objetivo desse congresso é ajudar você a encontrar o propósito para o qual Deus lhe chamou.

V 19-21

Entender de forma prática ir para o livro mais prático
Para vermos na prática para o que fomos chamados, nada mais justo do que irmos para o livro mais prático de toda a Bíblia, Tiago. Durante todo o seu livro, Tiago enfatiza a importância de tornarmos esse Evangelho que recebemos de graça em algo prático, que abençoe quem está a nossa volta. Leremos Tiago 1 do versículo 19 ao 25.
Ler o texto de Tg 1.19-25
2 vias de comunicação - vertical e horizontal
Termos “prontos” é “táxys” em grego - pronto para te levar há algum destino, à disposição.
Essa passagem começa nos instruindo como deve ser a nossa forma de comunicação. Sejam prontos para ouvir e tardios para falar e irar-se. E para nós cristãos existem 2 vias de comunicação, a vertical e a horizontal. A vertical trata-se da nossa comunicação com Deus e a horizontal com o nosso próximo e essa forma de comunicação que nos é passada deve ser aplicada as duas vias. O termo pronto no grego é “taxys”, de onde vem nossa palavra táxi. Que é um veículo que está sempre pronto para te transportar rapidamente quando precisar. É dessa forma que devemos ser para ouvir, tanto a Deus quanto ao próximo!
Prontos para ouvir a Deus, não apenas pedir.
Muitas vezes não ouvimos o que Ele quer nos falar por estarmos preocupados ou ansiosos demais.
Ouvir pela Palavra e estar atento ao agir Dele
Primeiro, como ouvimos a Deus? Através da mensagem, através dos louvores, mas principalmente através da leitura da sua Palavra. Como falamos muito mais na nossa comunicação com Deus do que ouvimos né? Como pedimos coisas para Ele e não o escutamos e é exatamente por isso que muitas vezes não entendemos o nosso propósito, pois não estamos prontos para ouvir o que Deus tem para falar para nós, estamos somente pedindo, pedindo, e não escutamos o que Ele fala.
Prontos para ouvir o próximo - Pessoa fala 18.000 palavras por dia - 66 livros de 800 pg em 1 ano
Devemos estar dispostos para ouvir com o coração e não apenas por “educação” já pensando no que iremos dizer
A mesma coisa no que se refere em nosso relacionamento com o próximo. Estudiosos dizem que falamos cerca de 18.000 palavras por dia (conheço algumas pessoas que batem isso fácil), com isso, em 1 ano conseguiríamos escrever 66 livros de 800 páginas! E estamos sempre prontos para falar, falar o outro deve fazer ou deixar de fazer. Mas quantas vezes estamos dispostos a sentar e ouvir o que nosso irmão tem pra falar, ouvir com os ouvidos e com o coração, verdadeiramente ouvindo e refletindo sobre aquilo.
Exemplo sobre o texto da mensagem ter sido através do ouvir
Devemos ouvir, meditar, refletir, ter a consciência que a minha fala irá edificar, e só depois falar
Salmo 141.3 (NAA)
Põe guarda à minha boca, Senhor; vigia a porta dos meus lábios.
Provérbios 18.21 (NAA)
A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto.
Um exemplo da importância de ouvir é que essa mensagem veio quando estava ouvindo um jovem em um aconselhamento e lendo esse texto, versículo 25, ele comentou que encontrava o propósito de Deus para nós ali. Eu ainda não havia encontrado o texto para pregar e ali, Deus me mostrou que era sobre esse texto que deveria pregar hoje. Se eu estivesse no aconselhamento apenas para falar, não teria ouvido o que Deus quis falar para mim através da vida dele.
2 tipos de reação para a ira, interna e externa - as 2 são prejudiciais
Tardio para irar-se, há dois tipos de reação irada, aquela pessoa que explode e causa dano a todos em sua volta e aquela que guarda aquilo e é destruída por dentro devido aquela ira internalizada.
Nos iramos porque achamos que algo injusto foi cometido, a nós, aos nossos queridos ou ao que acreditamos
De nada adianta nossa ira, pois ela não produz a justiça de Deus
Devemos nos irar contra o nosso pecado
Sempre nos iramos pois acreditamos que algo injusto foi feito contra nós, não merecíamos aquele tratamento, o que aquela pessoa falou ou fez foi uma falta de respeito. Muitas vezes podemos até estar certo no assunto que se trata, mas vemos que essa ira, tanto internalizada ou exposta, não produz a justiça de Deus. Ele é Soberano sobre tudo o que ocorre e não é nossa ira que irá resolver os nossos problemas, pelo contrário, provavelmente causará ainda mais. Por isso devemos tardar a nos irar contra o nosso próximo e sermos prontos para nos irarmos contra o nosso próprio pecado, contra aquilo que nos desconecta de Deus. Mas muitas vezes fazemos ao contrário!
Abrindo mão dessa ira, dessa maldade, desse pecado. A Palavra é implantada em nós com mansidão
Raízes profundas e não algo superficial
v 21 - Dessa forma, abrindo mão dessas coisas, da impureza, da maldade, recebemos a palavra que nos foi implantada. É interessante olharmos para esse termo que é usado, algo implantado é algo que cria raízes profundas, que penetra em nossos corações, que solidifica em nossas vidas. É a assim que a Palavra de Deus deve permanecer em nossas vidas, com raízes profundas, que não seja arrancada e nem esquecida facilmente. Reparar no contraponto que é feito com o exemplo do espelho.

v 22-24

Ordem direta! De nada adianta ouvirmos o Evangelho, concordarmos com o Evangelho, apoiarmos o Evangelho se não o praticarmos
v 22 - Aqui entra uma ordem de Tiago diretamente para nós, sejam praticantes da Palavra e não apenas ouvintes. De nada adianta ouvirmos o Evangelho, concordarmos com o Evangelho, apoiarmos o Evangelho se não o praticarmos.
Falso engano, nós mesmos os piores prejudicados. Deus não pode ser enganado, Ele sabe de todas as coisas
Ouvirmos a palavra e não a praticarmos é um falso engano irmãos. É isso o que o texto nos fala, “Enganando a vocês mesmos”. Quando não praticamos aquilo que ouvimos, não estamos enganando a Deus, Ele sabe de todas as coisas, “Ele conhece o nosso interior e sabes tudo o que faço”. Quando não praticamos aquilo que ouvimos estamos nos enganando achando que isso é o verdadeiro Evangelho e não é! Quando apenas frequentamos a igreja para sermos abençoados e não para servir e abençoar os outros, estamos nos enganando!
Contraponto com raízes profundas é uma imagem no espelho
Imagem no espelho dura apenas enquanto a pessoa está lá. Todos olhamos pela manhã, mas logo precisamos olhar de novo para ver se nada saiu do lugar
O contraponto colocado aqui com a palavra implantada em nosso coração do versículo anterior é a imagem do espelho. Provavelmente todos os irmãos quando acordam se olham no espelho antes de sair de casa, para ver se nossa aparência externa está “ok” para o que iremos enfrentar lá fora. Não conseguimos ver o nosso interior pela imagem do espelho. É uma olhada superficial, vê se está tudo ok, mas logo precisamos ver de novo para ver se o cabelo não despenteou, se a maquiagem não borrou, se tudo continua ok, porque são coisas que mudam rapidamente.
Não adianta olharmos para a Palavra de Deus aqui e quando sairmos logo esquecermos dela. Ela precisa criar raízes em nosso coração, para assim encontrarmos nosso propósito
Se tratarmos a palavra de Deus dessa forma, ouvindo e logo esquecendo, não haverá mudanças em nossas vidas, não caminharemos no propósito que Deus preparou para nós. A palavra de Deus precisa criar raízes profundas em nós ao ponto de há praticarmos naturalmente, quando nossas ações do dia a dia são moldadas por essas raízes que criamos.

v 25

Lei perfeita - Completa, suficiente, capaz de nos instruir para todas as coisas sem falhas
Por fim, Tiago mostra que aqueles que realmente dedicam atenção para a Lei perfeita de Deus. O que é perfeito? Aquilo que é completo, onde podemos encontrar instrução para tudo em nossa vida.
Liberdade da escravidão do pecado
Liberdade para sermos quem somos - cada um glorificando a Deus com sua capacidade e característica
Exemplo da organização do congresso - todos diferentes servindo para mais pessoas se conectarem a Cristo
A Lei da Liberdade, a lei que nos libertou da escravidão do pecado, a “Lei” que nos deu a mão e nos puxou do lamaçal em que estávamos presos e agora somos livres para cumprir o nosso propósito. Somos livres para sermos quem Deus nos criou para ser, com nossas características, com nossos dons, com nossos talentos. Diferentes, porém com o mesmo propósito, glorificar a Deus. Para organizarmos esse congresso vivenciamos isso, pessoas diferentes, com opiniões e jeitos de agir diferentes, que as vezes pode gerar certo ruído, mas juntos com o propósito de glorificar a Deus e sermos servos para que mais pessoas encontrassem esse propósito através desse congresso.
Persevera - Será difícil, mas quando conhecemos o verdadeiro Evangelho não nos frustramos com Deus
Nada merecemos aqui na terra e nossa vitória já está garantida nos céus
E nela persevera, ou seja, será difícil, passaremos por dificuldades e provação, mas como falamos de manhã na EBD, quando encontramos o verdadeiro Evangelho, não nos frustramos com Deus, pois sabemos que nada merecemos e que nossa vitória não é aqui nesse mundo, que aqui teremos derrotas e sofrimentos, mas que nosso objetivo final já está garantido e foi ganho por Jesus na cruz.
Consequência de sermos operosos praticantes é sermos felizes
Felizes por estarmos cumprindo nosso propósito aqui na terra, por estarmos no centro da vontade de Deus para nossas vidas
Quando nos tornamos operosos praticantes, a consequência também é destacada, seremos bem aventurados, felizes, em tudo o que fizermos. Não porque tudo o que fizermos dará certo, mas porque saberemos que estaremos cumprindo o nosso propósito e nada nos traz mais satisfação e sentido do que isso. Quando percebemos que cumprimos nosso propósito como cristão, como pais, como filho, como jovem, como profissional, somos felizes, pois é isso que Deus quer de nós.

Conclusão

Como está a sua conexão com Cristo?
Pode nunca ter tido a conexão
Pode estar distante e não estar dando mais sinal
Que possamos estar sempre conectados com Cristo, que quando nosso “relógio”, mais conhecido como Espírito Santo nos avisar que estamos nos afastando e perdendo a conexão com Deus, que possamos voltar para aquele que sempre está disposto a nos receber. Pode ser que ainda hoje você ainda não se sinta “conectado” com Cristo, ou pode ser que você sinta que sua conexão está fraca, que você não está mais recebendo as mensagens e agindo de acordo com o propósito de DEus para você. Essa noite o Espírito Santo pode estar te chamando para voltar, para se conectar novamente com Ele, para viver uma vida com propósito. Quero orar por você.
Related Media
See more
Related Sermons
See more