O Significado da Ceia do Senhor
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 47 viewsA Ceia do Senhor/Santa Ceia é celebrada por cristãos de várias denominações em todo o mundo! Mas por quê? O que significa a Ceia do Senhor/Santa Ceia e qual é sua origem?
Notes
Transcript
A Ceia do Senhor/Santa Ceia é celebrada por cristãos de várias denominações em todo o mundo! Mas por quê? O que significa a Ceia do Senhor/Santa Ceia e qual é sua origem?
A Bíblia explica...
Façam isto em memória de mim.
- Lucas 22:19
A Última Ceia
Na noite antes de sua morte, Jesus se reuniu com seus discípulos para celebrar o jantar mais especial dos judeus, o jantar da Pascoa dos Judeus. ... – Ex.12:17
“Celebrem a festa dos pães sem fermento, porque foi nesse mesmo dia que eu tirei os exércitos de vocês do Egito.” Ex.12.17
“Celebrem a festa dos pães sem fermento, porque foi nesse mesmo dia que eu tirei os exércitos de vocês do Egito.” Ex.12.17
Agora, essa história que chamamos de história da Páscoa é a história que envolve um cordeiro.
· Os israelitas estavam em cativeiro na terra do Egito – Na tipologia da Bíblia o Egito representa o mundo do pecado.
· O Faraó, o ditador egípcio, o monarca egípcio no trono, representa Satanás, um cruel capataz.
· Assim, os israelitas na terra do Egito representam o homem não salvo na casa da escravidão sob a cruel ditadura do próprio Satanás.
Agora, Deus decidiu que libertaria Seu povo da terra do Egito e iria levá-los para a Terra Prometida.
· A Terra prometida/ Canaã representa vida espiritual plena em Cristo.
E, para que eles fossem libertados, Deus realizou um milagre.
Deus disse: "Quero que cada casa, cada família, tome um cordeiro - um cordeiro perfeito, um cordeiro sem mancha, um cordeiro sem defeito".
Deus disse isso a todos os hebreus - todos os israelitas/que tivessem fé nele.
Ele disse: "Sacrifiquem esse cordeiro; matem o cordeiro. Então pegue o sangue do cordeiro" – “Passem, então, um pouco do sangue nas laterais e nas vigas superiores das portas das casas nas quais vocês comerão o animal. Ex.12:7
12 “Naquela mesma noite passarei pelo Egito e matarei todos os primogênitos, tanto dos homens como dos animais, e executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o SENHOR!
13 O sangue será um sinal para indicar as casas em que vocês estiverem; quando eu vir o sangue, passarei adiante. A praga de destruição não os atingirá quando eu ferir o Egito.
14 “Este dia será um memorial que vocês e todos os seus descendentes celebrarão como festa ao Senhor. Celebrem-no como decreto perpétuo. - Êxodos 12:12–14
Deus disse para o povo, eu vou executar juízo sobre a terra do Egito, ponha o sangue desse cordeiro nas laterais e nas vigas superiores.
Deus disse ponha o sangue do CORDEIRO! (não sangue de galinha, não uma lista de boas obras, ouro, prata, diamantes, Ele disse ponha o sangue do CORDEIRO!)
Quando eu vir o sangue, passarei por cima de vocês porque saberei que naquela casa já houve um juízo, o cordeiro foi morto no lugar de outro – já houve um juízo de propiciação de pecado. um sacrifício expiatório e vocês serão salvos do juízo de Deus.
Portanto, a história da Pascoa gira em torno de um cordeiro E é por isso que chamamos esse cordeiro de cordeiro da Páscoa.
A Bíblia no NT nos explica que esse cordeiro sacrificado na Páscoa, é a imagem do Senhor Jesus Cristo no Antigo Testamento.
A Bíblia diz em 1 Cor.5:7 que Cristo é o nosso cordeiro pascal.
Jesus Cristo é o nosso cordeiro pascal que foi sacrificado por nós.
Voltando ao Evangelho de Lucas 22 –
14 Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram-se à mesa. 15 E lhes disse: “Desejei ansiosamente comer esta Páscoa com vocês antes de sofrer.
Ele sabia que estava chegando a hora de sua crucificação e que não tinha muito mais tempo com seus amigos. Os discípulos ainda não haviam entendido o verdadeiro significado da Pascoa. Então Jesus...
(Lucas 22:19–20)
19 Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”.
20 Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.
Aproximadamente 700 anos antes desse dia, o Espírito Santo, revelou ao profeta Isaias o que iria acontecer com Jesus o Messias.
53 Quem creu em nossa mensagem?
E a quem foi revelado o braço do Senhor?
2 Ele cresceu diante dele
como um broto tenro,
e como uma raiz saída de uma terra seca.
Ele não tinha qualquer beleza
ou majestade que nos atraísse,
nada havia em sua aparência
para que o desejássemos.
3 Foi desprezado e rejeitado pelos homens,
um homem de dores
e experimentado no sofrimento.
Como alguém de quem
os homens escondem o rosto,
foi desprezado,
e nós não o tínhamos em estima.
4 Certamente ele tomou sobre si
as nossas enfermidades
e sobre si levou as nossas doenças;
contudo nós o consideramos
castigado por Deus,
por Deus atingido e afligido.
5 Mas ele foi transpassado
por causa das nossas transgressões,
foi esmagado por causa
de nossas iniquidades;
o castigo que nos trouxe paz
estava sobre ele, e pelas suas feridas
fomos curados.
6 Todos nós, tal qual ovelhas,
nos desviamos,
cada um de nós se voltou
para o seu próprio caminho;
e o Senhorfez cair sobre ele
a iniquidade de todos nós.
7 Ele foi oprimido e afligido;
e, contudo, não abriu a sua boca;
como um cordeiro
foi levado para o matadouro,
e como uma ovelha que diante de seus
tosquiadores fica calada,
ele não abriu a sua boca.
8 Com julgamento opressivo ele foi levado.
E quem pode falar dos seus descendentes?
Pois ele foi eliminado
da terra dos viventes;
por causa da transgressão
do meu povo ele foi golpeado.
9 Foi-lhe dado um túmulo com os ímpios,
e com os ricos em sua morte,
embora não tivesse cometido
nenhuma violência
nem houvesse nenhuma mentira
em sua boca.
10 Contudo, foi da vontade do Senhor
esmagá-lo e fazê-lo sofrer,
e, embora o Senhortenha feito da vida dele
uma oferta pela culpa,
ele verá sua prole e prolongará seus dias,
e a vontade do Senhor
prosperará em sua mão.
11 Depois do sofrimento de sua alma,
ele verá a luz e ficará satisfeito;
pelo seu conhecimento
meu servo justo
justificará a muitos,
e levará a iniquidade deles.
12 Por isso eu lhe darei uma porção
entre os grandes,
e ele dividirá os despojos com os fortes,
porquanto ele derramou sua vida
até a morte,
e foi contado entre os transgressores.
Pois ele levou o pecado de muitos,
e pelos transgressores intercedeu.
Os discípulos de Jesus certamente conheciam essa passagem de Isaias, mas eles não sabiam que elas falavam a seu respeito. Assim como talvez você não soubesse.
Jesus enfrentou um inferno chamado Calvário não por cause de si mesmo, mas por você e por mim.
Jesus também pegou um cálice, provavelmente com vinho e distribuiu aos discípulos explicando que aquilo representava o sangue de Jesus, que iria estabelecer uma nova aliança entre Deus e os homens, trazendo salvação eterna.
A Bíblia diz em Hebreus 9:13ff o seguinte:
13 Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam, de forma que se tornam exteriormente puros, 14 quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, para que sirvamos ao Deus vivo!
15 Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança.
22 De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão.
23 Portanto, era necessário que as cópias das coisas que estão nos céus fossem purificadas com esses sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios superiores. 24 Pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; ele entrou nos céus, para agora se apresentar diante de Deus em nosso favor; 25 não, porém, para se oferecer repetidas vezes, à semelhança do sumo sacerdote que entra no Santo dos Santos todos os anos, com sangue alheio. 26 Se assim fosse, Cristo precisaria sofrer muitas vezes, desde o começo do mundo. Mas agora ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos, para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo. 27 Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, 28 assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.
Nenhum de nós temos um passado ou presente perfeito.
23 pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus – Rom. 3:23
Mas, graças a Deus, todos eles podem ser perdoados.
E a Bíblia diz que o sangue de Jesus Cristo, o Filho de Deus, nos purifica de todo pecado (1 João 1:7).
Aleluia por isso! Toda mancha, todo borrão, toda mácula que já passou pela alma humana pode ser lavada pelo sangue de Jesus Cristo!
Isa. 1:18 diz: “Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve;
Mas agora ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos, para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo.
Jesus ordenou que os discípulos repetissem essa cerimônia para lembrar Dele. Sempre que se juntassem para comer o pão e beber do cálice, os discípulos lembrariam do sacrifício de Jesus na cruz.
E foi exatamente isso que os discípulos fizeram! Depois que Jesus morreu, ressuscitou e voltou para o Céu, os discípulos passaram a celebrar a Ceia do Senhor regularmente e a ensinar outros a fazerem o mesmo.
Mais de dois mil anos se passaram e cristãos, por todo o mundo, continuam a celebrar a Ceia que Jesus instituiu!
O centro do Evangelho
A Ceia do Senhor centra nossa atenção na mensagem principal do Evangelho: a morte e ressurreição de Jesus. Com tudo que acontece em nossas vidas no dia-dia é muito fácil nos esquecermos do sacrifício de Jesus na cruz. A Ceia do Senhor nos ajuda a centrar novamente em Jesus.
A morte e ressurreição de Jesus foi o acontecimento mais importante da História!
Ao morrer na cruz, Jesus pagou o preço por nossos pecados e nos ofereceu o perdão de Deus.
Quem crê nele não está mais condenado. Ao ressuscitar, Jesus provou que sua vitória foi completa. Agora temos a promessa da ressurreição e da vida eterna.
Não há nada mais importante que isso. Quando tomamos a Ceia, declaramos nossa fé na morte e ressurreição de Jesus para nossa salvação. Mostramos ao mundo que Jesus Cristo nos salvou e tem poder para salvar a todos que creem nele.
Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha. 1 Coríntios 11:26
Não perca a oportunidade de participar da Ceia do Senhor!
Tenha comunhão contínua com Deus e com outros irmãos, que também abraçaram a fé em Jesus Cristo.