As palavras que nos levam a obedecer a Deus (Sl 119:11)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 45 views
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO: Guardamos no coração muitas coisas: pensamentos, sonhos, amor, às vezes ódio, enfim… nosso coração possui diversas emoções e expressões, boas ou ruins, mas que estão lá fazendo morada.
O versículo 11 do Salmo 119 expressa o desejo do salmista guardar no seu coração as palavras que vem de Deus, palavras estas que estão contidas nas Sagradas Escrituras.
Observando este versículo no original, compreendemos que a palavra para “guardar” se assemelha a algo como “entesourar”. E isto me leva a fazer referência a uma parábola que Jesus conta:
Mateus 13.44 ARA
44 O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.
Será que valorizamos tanto assim a nossa vida com Deus a ponto até mesmo de, se fosse preciso, vender tudo o que temos a fim de obtermos o campo onde está este tesouro?
Bem, não precisamos vender nada para vivermos na presença do Senhor. O Reino dos céus é totalmente gratuito, basta termos fé no Senhor.
Quando a Palavra nos influencia a tal ponto de fazer parte de nós, a lei moral de Deus não se torna um peso, uma obrigação. Obedecemos não apenas porque é uma ordem de Deus, mas porque amamos a Ele intensamente e temos prazer na obediência.
Irmãos, nesta noite eu gostaria de refletir com base neste versículo 11 do Salmo 119 qual é o conteúdo da Palavra de Deus que nos leva a não pecar. AS PALAVRAS QUE NOS LEVAM A OBEDECER A DEUS.
Dobradiça: O que podemos, primeiramente, compreender, é que:
1. DEUS É TOTALMENTE SANTO
1Pedro 1.13–16 ARA
13 Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. 14 Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; 15 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, 16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
Explicação: É sempre importante reforçar que santidade não tem a ver com perfeição, mas com separação de tudo o que não se refere a uma vida plena com Deus.
Se consideramos o Reino de Deus o verdadeiro tesouro, precisamos nos aprimorar no que estiver ao nosso alcance para crescermos no conhecimento e na graça dEle. Ser sóbrio não significa somente não se embriagar com bebida, mas ter uma mente sóbria, ter um real entendimento do certo e do errado, fugir de uma vida que desagrada ao Senhor.
Sabemos que somos pecadores e que constantemente erramos, mas será que caímos na real e percebemos o quanto isso ofende a Deus? Na corrida contra o pecado, parece que damos um passo à frente e cinco pra trás.
Vivemos dias em que o pecado é relativizado, que as pessoas se sentem ofendidas quando falamos desse assunto. Mas, claro, isso não acontece aqui, só numas igrejas bem longe daqui, eu espero.
O ponto que eu quero chegar aqui é: antes de pecarmos, devemos olhar pra santidade de Deus. Quanto mais entendemos que Deus é santo e odeia o pecado, mais nós também odiaremos e lutaremos contra nossa carne.
Ainda pecaremos, mas com um coração muito mais resistente e firme para não cair de novo no mesmo erro.
Dobradiça: Um dos conteúdos mais importantes na Palavra de Deus que nos leva a obedecer e não pecar é a santidade de Deus, e além disso:
2. CRISTO MORREU PELOS NOSSOS PECADOS
2Coríntios 5.14–17 ARA
14 Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. 15 E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 16 Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo. 17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
Explicação: Este texto inicia falando que o amor de Cristo nos constrange, ou em outra tradução, é o amor que nos domina, que nos conduz, visto que Ele nos trouxe vida quando morreu pelos nossos pecados.
Já parou para pensar na imensa dor que Ele sofreu? Isso deveria ser um peso pra nós, seria como se cada pecado fosse, em um sentido figurado, um dos pregos que perfuraram as mãos e os pés de Jesus. Charles Spurgeon, considerado o príncipe dos pregadores, certa vez disse: “Olhe para a cruz, e odeie seu pecado, pois foi o pecado que pregou seu Amado no madeiro.”
E é bem isso. Quando entendemos o peso do nosso pecado, o odiamos e procuramos ficar longe dele. Pensamentos, palavras e atitudes querem nos dominar para nos levar a cair, e isso acontece com todos, a diferença está na maneira como enxergamos nossos desejos e vontades. Quem nos domina? Cristo? Se sim, então somos novas criaturas, como disse Paulo, tivemos nossa mente e nosso coração transformados.
Se for o pecado a nos dominar, parecemos como um carro sem freio seguindo a 100km/h em direção a um penhasco.
Dobradiça: Você quer vencer o pecado? Leia a Palavra do Senhor e se lembre de que Ele é santo, e de que Cristo morreu para pagar todos os seus pecados, até mesmo aqueles que você ainda vai cometer. E há uma terceira verdade que quero trazer aos irmãos do que devemos nos lembrar para não pecar contra Deus:
3. FOMOS CRIADOS PARA GLORIFICAR A DEUS
1Coríntios 10.31 ARA
31 Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.
Explicação: Fazer tudo pra glória de Deus significa, obviamente, que não faremos para nós mesmos. Assim, não pecamos praticando a idolatria ao valorizar mais aquilo que podemos comer, beber ou nos vestir, como Jesus mesmo alertou em Mateus 6 quando ensinou Seus discípulos no Sermão do Monte a não se preocuparem com aquilo que o próprio Deus os estava providenciando.
Glorificamos a Deus ao reconhecermos que Ele é a fonte de todo o bem, de todas as bênçãos, Ele é o dono da vida e somente Ele é quem dá e quem pode tirá-la.
Pecamos ao fazer do nosso trabalho ou dos nossos estudos o nosso bem maior, pecamos ao dedicar tempo demais ao que não produz nenhum benefício e somente nos afasta de Deus.
Seja o melhor funcionário para glorificar a Deus ao entender que suas conquistas e seu talento foram dados por Ele. Pra quem tem o próprio negócio, seu sucesso depende da permissão de Deus para chegar até onde você deseja.
Nos estudos, devemos entender que toda a inteligência e sabedoria são bênçãos dEle, e devemos usá-las muito mais para que Ele seja conhecido através do que fazemos.
Corremos atrás, buscamos nossos sonhos, mas eles somente serão possíveis se Deus permitir. Uma família próspera depende inteiramente da direção de Deus.
Aos que são pais, glorifiquem a Deus na responsabilidade que Ele te deu para ser o líder da família, amar, educar os filhos e proteger a esposa; às mães, sejam as melhores no cuidado dos seus filhos e do seu marido, amando-os sempre; aos filhos todo o respeito e amor por aqueles que os criaram entendendo que são as pessoas que Deus colocou em sua vida para conduzi-los a um bom futuro e, principalmente, levá-los ao caminho do Senhor.
Queridos, nós temos que tomar cuidado com os ídolos do nosso coração. O teólogo João Calvino disse que o nosso coração é uma fábrica de ídolos, então, constantemente, quando menos esperamos, criamos novos e utilizamos antigos ídolos, infelizmente.
Glorificar a Deus é entender que é Ele quem detém o controle sobre nossa vida, desde o nascimento até nosso último dia de vida nesta terra, e além, no porvir. Viemos dEle, fomos criados para Ele, e para Ele um dia iremos.
CONCLUSÃO: Cuidado com o que você guarda no coração. Que o amor a Deus seja o norte pra sua vida. Que a Palavra de Deus te guie para viver uma vida extraordinária que somente Ele pode dar.
Saibamos que Deus é santo e deseja que nós também sejamos santo, Cristo morreu pelos nossos pecados a fim, também, de nos tornar libertos da pecaminosidade do nosso coração. Vivamos para a glória de Deus, foi para isso que fomos criados. Que o Senhor Jesus abençoe a sua vida!
Related Media
See more
Related Sermons
See more