Disciplinas Espirituais
Disciplinas Espirituais • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 51 viewsPráticas espirituais dentro do contexto do livro de Timóteo
Notes
Transcript
Introdução:
Como lidar com a responsabilidade do homem e a salvação pela graça?
Como compreender e conciliar que há o que “fazer” para Deus em nossa vida? Como ajustar a prática com o “receber da graça de Deus”?
Reverendo Augustus Nicodemus certa vez pronuncio as palavras em seu Twitter:
“Nunca somos tão santos como poderíamos ser. A maturidade cristã, a formação do caráter, a perseverança e o amor a Deus se desenvolvem ao longo da vida cristã. O tempo e as tribulações associadas às disciplinas espirituais amadurecem o cristão. Não há substitutos.”
Dois problemas, ainda de forma introdutória, que encontramos em questão:
1º Legalismo: Não consigo “equilibrar” responsabilidade humana X ação divina. Logo caio em práticas que NECESSITO fazer para conquistar algo de Deus. O melhor: se fiz, logo, MEREÇO receber o salário.
Vida integra: resultado integro
Vida honesta: sem calote pra mim
Vida fiel: sem traições pra mim
Vida regrada: resultados bons
2º Libertinagem/Liberalismo: Já que somos salvos, e pra sempre salvos, não há necessidade de “fazer” nada para Deus. O que faríamos mesmo? Se somos pecadores…permaneceremos assim. Nenhuma obra de minhas mãos podem chegar a gratidão.
Vida Libertina: Deus perdoa, aceita
Vida Dupla: Deus sabe que não dá
Vida Corrupta: É assim mesmo, todos são assim.
Não há nenhum Justo sequer
Exemplo de Homens Piedosos que buscaram como se tudo dependesse deles
John Wesley levantou, durante 50 anos, às 4h, 5h da manhã para iniciar seu dia em oração.
Billy Graham
Nos últimos anos, Billy Graham não teve mais forças físicas para pregar, mas Franklin revela que seu ministério nunca parou. “Mesmo que ele estivesse em casa e não fosse mais capaz de pregar, seu ministério era a oração. Acho que ele não estava apenas orando pelas crianças, mas pelo presidente, pelo nosso país”, compartilhou.
“Dobre os joelhos e ore, até que você e Deus sejam amigos íntimos”
Professor na Inglaterra em 1940. Eles visitaram a antiga reitoria de Epworth, onde residia a família de John Wesley, famoso teólogo anglicano.
Ao lado da cama de John Wesley vê-se dois pequenos círculos onde o tapete está bem desgastado, marcas que seus joelhos deixaram após tanto orar pela renovação espiritual da Inglaterra.
Ao embarcar no ônibus para deixar o local, o professor notou que faltava um aluno. Voltou, subiu as escadas e encontrou o aluno ajoelhado sobre as marcas, orando: “Faz de novo, Senhor! Faz de novo!”.
O professor pôs a mão sobre o ombro do rapaz e disse: “Vamos, Billy, temos que ir embora”
Charles Simeon dedicava a Deus as horas de quatro às oito horas da manhã. John Wesley passava duas horas diárias em oração. Ele começava às quatro horas da manhã. Uma pessoa, que o conhecia bem, dele escreveu: "Ele julgava que a oração era o trabalho mais importante que havia. E o vi sair do lugar de recolhimento com uma serenidade no rosto que brilhava".
John Fletcher impregnou as paredes do seu quarto com o hálito de suas orações. Algumas vezes passava a noite inteira em oração; sempre, freqüentemente e com grande fervor. Toda a sua vida foi uma vida de oração. "Não queria levantar-me da cadeira" – dizia – "sem elevar o meu coração a Deus".
Sua saudação a um amigo era: "O senhor está orando?" Lutero disse: "Se eu deixar de empregar duas horas em oração todas as manhãs, o diabo terá vitória o dia inteiro. E tenho tanto trabalho que não posso realizá-lo sem gastar três horas diariamente em oração". Seu lema era: "Aquele que orou bem, estudou bem".
George Muller
Dizem que ele leu a Bíblia por mais de 200 vezes, sendo 50 delas de joelhos. Antes de sua morte, quando perguntado por um repórter o que gostaria de fazer ainda, ele, de joelhos, respondeu: “Ler mais a Bíblia, pois conheço pouco ainda da excelência de Cristo”. George Müller fundou vários orfanatos e cuidou de mais de 10.000 crianças órfãs, baseado na promessa de Deus do Salmo 68:5: “Deus é pai dos órfãos”.
Seus seguidores contam histórias interessantes sobre ele. Entre elas, uma de quando Müller estava orando em seu quarto, e sua fama já era notória. A rainha da Inglaterra foi à sua casa, e sua empregada bateu na porta de seu quarto e disse: “Sr. Müller, a rainha está na sala querendo lhe falar”. E ele respondeu: “Diga a Senhora Rainha que agora não posso, pois estou falando com o Rei dos Reis e não poderei atendê-la”.
O que eles viram?
O que eles sentiram?
Como a prática deles não levou a um pensamento legalista de conquista por algo mas sim uma vida de piedade, humildade, devoção e, mais importância, aparência de Cristo?!
DISCIPLINAS ESPIRITUAIS
Texto: 1Tm 4.7-10
Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas. Exercita-te, pessoalmente, na piedade. Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser. Fiel é esta palavra e digna de inteira aceitação. Ora, é para esse fim que labutamos e nos esforçamos sobremodo, porquanto temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens, especialmente dos fiéis.
Contexto da Carta:
Almeida Revista e Atualizada (1 Timóteo)
Timóteo era o companheiro de trabalho e auxiliar mais querido do apóstolo Paulo. A mãe de Timóteo era uma judia que tinha aceitado a fé cristã, e o pai dele era grego (At 16:1–3). As duas epístolas a Timóteo e a epístola a Tito são chamadas de “Epístolas Pastorais” por tratarem dos deveres dos pastores do povo de Deus, os dirigentes da Igreja.
A Primeira Epístola a Timóteo previne o jovem pastor (4:12) contra as doutrinas falsas que estavam sendo espalhadas entre os cristãos. Os falsos mestres (1:3) andavam dizendo que era proibido comer certos alimentos e que casar era errado (4:3–5). Essas proibições se baseavam na ideia de que o mundo material é mau e de que a salvação se alcança por meio de certas verdades secretas que somente poucas pessoas podem aprender.Esta epístola também ensina aos dirigentes da Igreja a maneira de fazerem o seu trabalho. E ao próprio Timóteo o apóstolo dá um conselho que serve para todos os seguidores de Jesus Cristo: “segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna” (6:11–12).
Almeida Revista e Atualizada (1 Timóteo)
Esquema do conteúdo
Prefácio e saudação (1:1–2)
1. Advertência contra falsas doutrinas (1:3–11)
2. O ministério de Paulo (1:12–20)
3. A fé e a vida cristã (2:1–6:19)
a. Instruções sobre a oração (2:1–8)
b. A mulher cristã (2:9–15)
c. Qualificações dos bispos (3:1–7)
d. Qualificações dos diáconos (3:8–13)
e. O mistério da piedade (3:14–16)
f. Predição da apostasia (4:1–5)
g. Um bom ministro de Jesus Cristo (4:6–16)
h. Deveres para com os demais (5:1–6:2)
i. Piedade e contentamento (6:3–10)
j. O bom combate da fé (6:11–19)
Conselho final e bênção (6:20–21)
Voltemos ao texto e tiremos alguns pricipios práticos em relação as disciplinas espirituais encontradas no texto:
1Timóteo 4.7–10 (ARA)
Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas. Exercita-te, pessoalmente, na piedade. Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser. Fiel é esta palavra e digna de inteira aceitação. Ora, é para esse fim que labutamos e nos esforçamos sobremodo, porquanto temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens, especialmente dos fiéis.
1ºREJEIÇÃO DE PRÁTICAS MUNDANAS
“7. Rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas”
a. O que você tem consumido? Tem coisa que precisamos rejeitar. Resolver: Não vou CONSUMIR
b. História Subirá, Pastor. Dos 16 aos 18 anos de idade, ele deixou de ver filmes, pois ocupava muito tempo. Ele queria ter o mesmo desejo pelas práticas espirituais (oração, jejum, devocional, piedade);
c. Como estar com uma meste descansada, sendo que a última coisa são as práticas espirituais?
d. Oramos: Só no almoço ou ao dormir/ lemos, só no final do dia (cansados) estudamos só no domingo. Tem crente que leva surra (e morre de fome) por só comer de domingo.
Ele continua...
2ºEXERCITA-TE
“7. Exercita-te, pessoalmente, na piedade.”
a. Ação: Ordem imperativa de Deus para o nosso coração preguiço e cheio de idolo. Levanta e faça algo;
b. Verbo: γυμναζω gumnazo (que deriva a palavra Ginásio); Faz um “Ginásio da Fé” em teu quarto - Pessoalmente
c. Piedade: piedoso, submisso, reverente, respeito, fidelidade a Deus e não há fábulas profanas de velhas caducas
3ºPIEDADE É PARA AGORA E PARA AMANHA
“8. Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser.”
a. Tem gente que precisa parar com a academia física e partir para a espiritual.
b. Jejum biblico / devocional diária / músicas cristãs / cantar / adorar / ler = a boca fala ??
o que tá transbordando ai irmão?
c. Piedade é viver como cidadão do Reino de Cristo. Tanto aqui, como para a Vinda de Cristo.
4º A PRÁTICA NÃO VAI MUDAR - FIEL É ESTA PALAVRA
“9. Fiel é esta palavra e digna de inteira aceitação”
a. Pode passar teologias. Liberalismos / Libertinagens / Afrouxamento de versiculos… A piedade, prática, o exercicio da fé Cristã é PALAVRA E NÃO MUDA
5º O fim - a Esperança no Deus Vivo (Salvador)
“v10. Ora, é para esse fim que labutamos e nos esforçamos sobremodo, porquanto temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens, especialmente dos fiéis.
a. fim: Esperança num Deus Vivo - por isso Labutamos / esforçamos sobremodo = Modo como Cristo Sofreu;
b. Trabalhar, ter disciplinas Espirituais não fez com que Paulo deixasse de lado onde ele coloca a Esperança Dele. Mesmo fazendo tudo ele encerra - “Temos Posto nossa esperança no Deus vivo”
E ele ainda vai continuar de forma prática - Ordena e Ensina essas coisas...
Conclusão:
a. Se você é, você faz / As vezes do seu jeito. Mas tem prática: orações, jejum, devocional, leitura, a troca pelas coisas mais de Deus do que do mundo.
DEUS NOS CAPACITOU PARA AS DISCIPLINAS ESPIRITUAIS - como se ele dissesse: você não é mais pra isso, larga mão, perde o gosto!!
“Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente.” Tito 2.11-12
e agora?
Crie novos hábitos espirituais
Lá vai algumas dicas
Mude tua playlist
Mude teus lugares (potencialize para oração, devoção, leitura)
Bons livros a alcance de um braço
Boas conversas, humoradas, abençoadas, livres de perversidade e malicias
Essa lista depende de você!
A salvação não…
Deus te abençoe