Os ídolos

Estudo Bíblico  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 138 views
Notes
Transcript

Introdução: A posição bíblica sobre a idolatria

Versículo-chave: Levítico 26.1

Levítico 26.1 NAA

1 — Não façam ídolos para vocês, nem levantem imagem de escultura nem coluna, nem ponham pedra com figuras esculpidas na terra de vocês, para se inclinarem diante dela; porque eu sou o SENHOR, o Deus de vocês.

Significados:

1. Ídolo; Imagem:“representação ou símbolo de um objeto de adoração; falso deus. Aquilo que tornamos um deus. Aquilo que ocupa o lugar de Deus ou algo que tome o seu lugar”. (DIB)

2. A palavra hebraica é “terãphim” que é traduzida por “máscara cultural, símbolo divino, deuses, nada, vaidade”.

A palavra grega é “eidolon”, que é traduzida por “fantasma, semelhança, ideia, imaginação, imagem que representa um falso Deus ou um falso Deus adorado numa imagem”.

O significado básico para a palavra hebraica que traduz a palavra ídolo é: “espírito”, ou, “demônio”. (DV)

3. Apocalipse 9.20 define ídolos como:

• “obras das mãos humanas,

• feitos de ouro, de prata, de cobre, de pedra e de pau,

• que não podem ver nem ouvir, nem andar”.

4. A palavra idolatria significa “adorar algo em oposição à adoração do verdadeiro Criador”. (DIB)

• É a pratica ou culto aos ídolos.

• É adorar um falso deus esculpido numa imagem de escultura.

• É adorar a criatura no lugar do criador.

• Idolatria é a adoração cega de algo que não se deve adorar.

• Idolatria é adultério espiritual.

I. No Antigo Testamento.

1. Na lei.

A idolatria leva ao culto de outras divindades

Êxodo 20.3: “Não terás outros deuses diante da minha face” (cf. Dt 5.7).

− Isto mostra que o Senhor não admitia e nem admite qualquer outra divindade juntamente com ele no culto de adoração.

Porque somente Ele é o verdadeiro Deus Yahweh, criador dos céus e da terra, digno de receber toda a honra, a glória, o louvor e a adoração para sempre.

Portanto, o Senhor não é mais um deus adicionado a uma lista de deuses, mas ele é O Deus Eterno e Soberano e não há outro.

O próprio Jesus assevera acerca do primeiro mandamento:

Marcos 12.29 RC95

29 E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.

− O próprio Deus aconselha por boca do profeta Jeremias:

Jeremias 25.6 NAA

6 Não sigam outros deuses para os servir e adorar, nem me provoquem à ira com as obras de suas mãos. E então não lhes farei mal algum.

O interessante deste versículo é que Deus proíbe não somente a servidão, mas também o inclinar-se.

O serviço prestado é o de adoração que está permanentemente proibido diante de outros deuses e inclinar-se é uma ação igual a curvar-se, cair prostrado, suplicar humildemente, prestar reverência.

Portanto o simples ato de curvar-se que em nosso contexto é ajoelhar-se diante de um outro deus ou de qualquer obra feita pelas mãos dos homens, a exemplo estátuas e outros objetos, constitui-se em provocar a ira do Senhor.

Provocar a ira, i.e., entristecer, enfurecer, indigná-lo. Portanto a idolatria é uma ofensa aborrecedora contra o Senhor.

A idolatria leva a fabricação de um falso Deus

Êxodo 20. 4-5a: “Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás;”

− Repare na proibição de Deus, “não farás”, ou seja, está terminantemente proibido esculpir imagem de escultura, nem figura alguma.

Isto não se resumia somente aos deuses pagãos dos povos que rodeavam Israel, mas, a “qualquer semelhança que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra”.

Nos céus, referindo-se tanto ao céu físico – aquilo que se pode ver como: estrelas e astros – quanto ao céu espiritual – aquilo que não se pode ver como: Deus, anjos, etc.

Na terra refere-se a todo tipo de animal racional e irracional, assim como de vegetais e plantas.

Na água, refere-se a todo tipo de plantas ou animais aquáticos. Pois maldição é para aquele que faz imagem de escultura e de fundição, o Senhor abomina quem faz tal coisa (Dt 27.15).

Deuteronômio 27.15 NAA

15 — “Maldito o homem que fizer imagem de escultura ou de fundição, abominável ao SENHOR, obra de artífice, e a puser em lugar oculto.” E todo o povo responderá: “Amém!”

− Mas, então, por que Deus ordenou a Moisés que fizesse dois querubins de ouro nas extremidades do propiciatório (Êx 25.18)?

Por que também, ordenou a Moisés que fizesse uma serpente abrasadora e pô-la sobre uma haste, para que todos que fossem mordidos por alguma serpente, olhando para ela, fosse curado (Nm 21.8,9)?

− Ora, isto era apenas sombra do que havia de vir e de modo algum, os dois querubins do propiciatório e a serpente de metal foram feitos para permanecer ou serem adorados e reverenciados.

A idolatria leva a cultuar um falso Deus

Êx 20.5a: “Não te encurvarás a elas nem as servirás”.

− “Encurvarás”, verbo que significa “curvar-se, prostrar-se, agachar-se, cair, suplicar humildemente, prestar reverência, adorar” (STRONG, 2011).

“Adorar significa reverenciar e declarar submissão; são rituais ou cerimônias pelas quais se expressa essa reverência” (DIB). A palavra hebraica “sãhãh” é traduzida por “prostrar-se” ou “curvar-se”.

− Quando o homem faz qualquer tipo de reverência e se submete as imagens de esculturas, curvando-se a elas e fazendo orações a elas como se fossem obter respostas, ou que, as tais, possam interligá-lo ao verdadeiro Deus, tornando-se assim o seu mediador, este homem se faz idolatra, pois está adorando algo que não é o verdadeiro Deus, pois o único mediador entre Deus e os homens é Cristo Jesus - “Porquanto só há um mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1Tm 2.5)

− No entanto, o versículo também diz: “não lhes darás culto”, referindo-se a não lhe prestarás serviço, porquanto, devemos servir somente ao Senhor. (Dt 13.4; Mt 4.10) Pois o simples ato de acender uma vela, ou um incenso constitui-se em prestação de culto.

Deuteronômio 13.4 RC95

4 Após o SENHOR, vosso Deus, andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis.

Mateus 4.10 RC95

10 Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás.

2. Nos demais escritos.

A idolatria traz uma vida morta

Sl 135.15-18: “Os ídolos das nações são prata e ouro, obra das mãos dos homens; têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não veem; têm ouvidos, mas não ouvem; nem há sopro algum na sua boca. Semelhantemente a eles se tornarão os que os fazem, e todos os que neles confiam”.

− As pessoas que utilizam os ídolos são mudas, surdas, cegas, e mortas. A vida espiritual de tais pessoas é inútil e sem nenhum vigor. São pessoas que ainda não estão libertas e vivem no erro e no engano.

− Mas, por que muitos milagres são testemunhados por pessoas que afirmam conscientemente que foram seus ídolos?

− Ora, Oséias 4.12 responde: “Meu povo consulta o seu pedaço de madeira, e a sua vara lhe responde, porque o espírito de prostituição os enganou, e eles abandonaram o seu Deus, e se prostituíram”.

− Os supostos “milagres” acontecem para os idolatras, porque um demônio falsificador os engana. Com certeza o diabo tem seus métodos para fazer milagres aparentes, porquanto, ele pode até mesmo disfarçar-se de anjo de luz (2Co 11.14).

Então, nós nunca devemos imaginar que o ídolo, fez grande coisa, que a imagem de escultura e fundição ordenou algo.

− Mas, por que muitos ainda sacrificam aos ídolos?

Pela familiaridade, por terem a mente fraca ainda se contaminam com eles (1Co 8.7).

1Coríntios 8.7 NAA

7 Entretanto, nem todos têm esse conhecimento. Alguns, acostumados até agora com o ídolo, ainda comem desses alimentos como se fossem sacrificados a ídolos; e a consciência destes, por ser fraca, vem a contaminar-se.

O erro está desde os tempos antigos, onde os homens iludiram-se pensando que fazendo assim estariam corretos, por não conhecerem as escrituras, consequentemente passaram para os filhos e os filhos dos filhos, mas, no entanto Deus levantou uma geração que procura fatos, e os fatos estão na Bíblia Sagrada que é a inerrante, infalível e imutável palavra de Deus. Por isso os verdadeiros servos do Senhor aborrecem a idolatria.

II. No Novo Testamento.

A idolatria é um ignorância em servir a Deus

Atos dos Apóstolos 17.29 RC95

29 Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.

− A expressão “Sendo nós, pois”, refere-se a uma condição à afirmação implícita no versículo anterior “somos geração (filhos) de Deus”.

Portanto, Paulo afirma que Deus não queria ser visto, lembrado ou representado por uma imagem de escultura feita pela arte e imaginação do homem.

“Ora não levou Deus em conta os tempos da ignorância, agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam” (At 17.30).

− A idolatria também é uma ignorância do homem em adorar o verdadeiro Deus.

Então, não precisamos de representações físico-esculturais de Deus ou de Jesus para adorarmos ou nos lembrarmos deles, porquanto, o adoramos em espírito e em verdade (Jo 4.23,24). Pois o que nos faz lembra do Senhor é a sua Palavra.

Todavia, cremos no Deus invisível, logo a nossa fé está firmada no que não vemos e não no que vemos (2Co 4.18).

A idolatria é algo que devemos fugir

1Coríntios 10.14 NAA

14 Portanto, meus amados, fujam da idolatria.

− O apóstolo Paulo aqui previne os cristãos a evitarem todas as formas de idolatria.

Paulo também afirma que: “Não! As coisas que os pagãos sacrificam; sacrificam-nas a demônios e não a Deus. E eu não quero que tenhais comunhão com os demônios” (1Co 10.20).

Sacrificar é uma oferta solene à divindade usando vítimas ou donativos. É um presente oferecido a divindade, uma oferta.

Consequentemente, o cristão não deve fazer parte de tais sacrifícios, pois fora chamado para sacrificar somente ao Senhor (Êx 22.20).

Êxodo 22.20 NAA

20 — Quem sacrificar aos deuses e não somente ao SENHOR será destruído.

A idolatria é algo que não devemos nos associar

2Coríntios 6.16 NAA

16 Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivo, como ele próprio disse: “Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.”

− Não há harmonia ou comunhão entre o cristão e os ídolos, porque Deus não admite ídolos no meio do povo, por isso que, o Senhor diz:

“Retirai-vos do meio deles, separai-vos; não toqueis em coisas impuras e eu vos receberei”(2Co 6.17).

− Todos quantos se chegam ao Senhor devem apartar-se totalmente da idolatria.

Atos dos Apóstolos 15.20 NAA

20 mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, bem como da imoralidade sexual, da carne de animais sufocados e do sangue.

Então, devemos deixar os ídolos, e nos converter a Deus, para servirmos o Deus Vivo e verdadeiro.

1Tessalonicenses 1.9 NAA

9 Porque, no que se refere a nós, as pessoas desses lugares falam sobre como foi a nossa chegada no meio de vocês e como, deixando os ídolos, vocês se converteram a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro

A idolatria leva a pessoa pra fora do Reino de Deus

Por conseguinte, quem pratica a idolatria não herdará o Reino de Deus (Gl 5.20-21), porque, à parte que cabe aos idolatras é o lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte (Ap 21.8).

Apocalipse 21.8 NAA

8 Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos imorais, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que está queimando com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.

A idolatria é uma forma de substituir Deus.

Romanos 1.22–23 NAA

22 Dizendo que eram sábios, se tornaram tolos 23 e trocaram a glória do Deus incorruptível por imagens semelhantes ao ser humano corruptível, às aves, aos quadrúpedes e aos répteis.

Romanos 1.25 NAA

25 Eles trocaram a verdade de Deus pela mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito para sempre. Amém!

− Note que, a falta de sabedoria do homem em conhecer a Deus, o levou a idolatria. Por ignorância das Escrituras Sagradas, por não conhecer o poder de Deus, muitos adoram os ídolos. Por conseguinte, outros deturpam a Palavra de Deus, utilizando-se de artifícios teológicos, para fazer da verdade uma mentira e da mentira uma verdade, contradizendo assim a verdade inalterável e inerrante da Bíblia que mostra que não devemos fabricar, obter, adorar ou servir as imagens de escultura. Tais homens, de todas as formas, têm mudado em seus conceitos e nas suas doutrinas, a glória, a majestade e a honra do Deus Incorruptível, Santo, Onipotente, Onipresente e Onisciente para a semelhança insignificante de homens corruptíveis e pecadores. Além do mais, tem adorado e servido a criatura, no lugar do Criador, porquanto tem se festejado mais aos homens do que ao Senhor, tem se devotado mais à vida a imagens de barro, gesso e outros matérias do que ao Deus Bendito e Eterno. Tem se gritado mais viva e aleluias a estas estátuas do que ao Senhor. Tem se dedicado mais dias a tais “santos” do que a Deus. Têm se divulgado mais “festejos” a estes pecadores do que ao Senhor que não peca.

A idolatria leva a práticas pecaminosas.

Rm 1.24: “Por isso, Deus entregou tais homens a imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si”;

− A homossexualidade também é uma consequência da idolatria dos homens, porém o Senhor os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem toda má sorte de pecados, homens com homens e mulheres com mulheres trazendo sobe si mesmo o castigo do juízo de Deus (Rm 1.26, 27). São homens incapazes de reconhecer os seus erros e vivem num profundíssimo engano, pois não reconhecem que quem pratica tais coisas jamais entrará no reino de Deus, pois isto é asseverado imparcialmente nas escrituras santas (1Co 6.9; Ap 21.8; 22.15.

− Todavia, a adoração, a glória, as vivas, as aleluias, os aplausos e todo louvor sejam dados sempiternamente, somente ao Deus Pai, ao Deus Filho e ao Deus Espírito Santo, reconhecendo que ELE é o único digno de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas foram criadas por ELE, sim, por causa da vontade deles vieram a existir e foram criadas (Ap 4.11).

Conclusão:

Por isso digo: “Filhinhos guardem-vos dos ídolos”. (1João 5. 21) "Guardem-se de todos os objetos de falsa devoção"

Entendemos pelas Escrituras que um ídolo é qualquer coisa que as pessoas veneram em lugar de Deus. Uma pessoa pode fazer um ídolo do dinheiro, de sua profissão, de sua segurança, de seus prazeres.

Westcott define: "Um ídolo é qualquer coisa que ocupa o legítimo lugar de Deus."

Todos devemos nos cuidar de não erigir em nossas vidas um ídolo que expulse a Deus.

“Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles; conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber e levantou-se para folgar”.(1Co 10.7)

Note que a idolatria leva a festejos que apenas distanciam o homem de Deus.

Bibliografia

DBW - PFEIFFER, C., VOS, H., & REA, J. (2011). Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD.

STRONG, J. (2011). Bíblia de Estudo Palavras Chave - Hebraico e Grego (ARC - 4ª ed.). Rio de Janeiro: CPAD.

DV - VINE, W., UNGER, M., & WHITE, W. (2003). Dicionário Vine. Rio de Janeiro: CPAD.

DIB - YOUNGBLOOD, R. (2004). Dicionário Ilustrado da Bíblia. São Paulo: Vida Nova.

Related Media
See more
Related Sermons
See more