A espera da promessa
Atos • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 57 viewsDeus capacita sua Igreja para pregar o evangelho a respeito do Reino e do Salvador Jesus Cristo
Notes
Transcript
A espera da promessa
A espera da promessa
CULTO DOMINGO 14-05-2023
Atos 1.12-26 – A espera da promessa
12-Então os apóstolos voltaram do monte das Oliveiras para Jerusalém. A distância até a cidade é de cerca de um quilômetro.
13-Quando entraram na cidade, subiram para o cenáculo onde se reuniam Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago.
14-Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.
15-Naqueles dias, Pedro se levantou no meio dos irmãos, que formavam um grupo de mais ou menos cento e vinte pessoas, e disse:
16-Irmãos, era necessário que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, a respeito de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus.
17-Ele era um dos nossos e teve parte neste ministério.
18-(Ora, este homem adquiriu um campo com o preço da iniquidade e, caindo de cabeça, rompeu-se pelo meio, e todos os seus intestinos se derramaram.
19-Isto chegou ao conhecimento de todos os moradores de Jerusalém, de maneira que em sua própria língua esse campo era chamado Aceldama, isto é, Campo de Sangue). E Pedro continuou:
20— Porque está escrito no Livro dos Salmos: "Fique deserta a sua morada, e não haja quem nela habite." — E: "Que outro tome o seu encargo."
21— Portanto, é necessário que, dos homens que nos acompanharam todo o tempo em que o Senhor Jesus andou entre nós,
22-começando no batismo de João, até o dia em que foi tirado do nosso meio e levado às alturas, um destes se torne testemunha conosco da sua ressurreição.
23-Então propuseram dois: José, chamado Barsabás, também conhecido como Justo, e Matias.
24-E, orando, disseram: — Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, revela-nos qual dos dois escolheste
25-para preencher a vaga neste ministério e apostolado, do qual Judas se desviou, indo para o seu próprio lugar.
26-Depois fizeram um sorteio, e a sorte caiu sobre Matias, que foi acrescentado ao grupo dos onze apóstolos.
Alguém já chegou em voce e disse: Tenho algo importante pra dizer pra voce, mas vou dizer amanha? Ja? Me diz uma coisa: Voce conseguiu dormir aquela noite? É que nós nao gostamos de esperar. Convenhamos, nós homens nao somos nem um pouco curiosos, nao somos ansiosos, isso é coisa das mulheres, nao é nao?
O inicio do livro de Atos dos Apostolos, ou, Atos do Espirito Santo, é um inicio de muita expectativa, de muita espera. Este é um importante livro historico, e que trata dos 30 primeiros anos da Igreja, e foi escrito tambem com o objetivo encorajar os seus leitores e ouvintes, a perseverar na caminhada crista. Por isso, vemos no livro de Atos dos Apóstolos, a preocupação do médico Lucas em descrever o cotidiano dos primeiros cristãos que se organizaram como igreja, trazendo detalhes importantes de: como ser cristao; como se comportar em uma comunidade; quais as obrigacoes como participantes desta comunidade; a quem devemos recorrer quando precisamos de ajuda; como devemos ajudar; quem devemos ajudar; como a Igreja deve lidar com o pecado; as estruturas desta igreja; como tomar decisões; a sua unidade; a visão estratégica da igreja de cristo; como escolher os lideres da igreja, e quais as caracteristas que estes lideres deveriam apresentar. E, em especial: como cumprir a vontade de Deus que é proclamar a sua Palavra.
Por isso o livro de Atos é um documento importante para o desenvolvimento da OHC e de toda Igreja de Cristo.
O livro de Atos fala do período de 40 dias que Jesus ressurreto, aparece para 500 pessoas, segundo Paulo fala na sua primeira carta aos Corintios. Ou seja, sao dezenas e dezenas de discípulos que veem Jesus ressureto. Agora entenda que discipulo nao é apostolo, mas todo apostolo pecisa ser um discipulo de Jesus, mas, este assunto é para a Escola Biblica.
O período entre a ascensão e o Pentecoste foi de espera, mas nao de inatividade, pois os discipulos de Jesus nao ficam parados. E neste periodo de espera, os discipulos de Jesus, fazem coisas estranhas: o texto diz que eles foram obedientes a Palavra de Jesus; eles se reuniram como igreja; eles pregaram a palavra de Deus; eles perseveraram; eles foram unanimes, tinham o mesmo pensamento, o mesmo objetivo; eles pediam a Deus direcao em um momento de tomada de decisao importante. Ha, e o mais estranho ainda nesta turma é que, eles oravam. Sim, eles passaram um tempo em oracao.
E tudo isso aconteceu neste periodo de espera pela promessa que Jesus fez no versiculo 6, quando Ele diz que: Joao havia batizado com agua, mas eles seriam batizados com o Espirito Santo, e que isso aconteceria dentro de poucos dias. E os discipulos logo perguntaram: Mas, é nesse tempo que o Senhor vai instalar o Reino de Deus? Quando isso vai acontecer?E Jesus responde: Nao cabe a voces saber quando, apenas esperem por aquilo que o Pai prometeu!
E quando os discípulos recebem a promessa, ficam ansiosos para começar logo esta jornada, eles ficam cheios de expectativas. Ao ponto de quando Jesus sobe ao Pai, eles ficarem olhando, como que, ja esperando a volta de Jesus, e entao aparecem dois anjos que dizem: “parem de olhar porque Ele vai voltar. Ouçam o que Ele falou, vão até Jerusalém e esperem a promessa chegar”. E nós passamos todo o primeiro capítulo de Atos com a promessa da chegada do Espírito Santo, o que acontece no segundo capítulo que nos vamos ver no proximo domingo. Pronto, acabou a pregacao:
Vamos ao texto de hoje.
12. Então os apostolos voltaram do Monte das Oliveiras para Jerusalem. A distancia ate a cidade e de cerca de um quilometro.
O versiculo 12, diz que os apóstolos retornaram a Jerusalém, uma cidade importante na história do Novo Testamento. Quando o médico Lucas esta escreve para Teófilo, que era gentio, Lucas pressupõe que ele tenha conhecimento das leis e dos costumes judaicos. Por isso Lucas usa a expressão “a distancia da caminhada de um sábado (ALM sec 21), ou, um quilometro”, para indicar a distância e não o tempo da viagem, pois ao judeu era permitido andar no sábado, partindo de Jerusalém, apenas cerca de um quilômetro.
13. Quando entraram na cidade, subiram para o cenáculo onde se reuniam Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago filho de Alfeu e Simão o Zelote e Judas filho de Tiago.
Os apóstolos retornaram a Jerusalém e se reuniram num cenáculo onde estavam acostumados a se encontrar. Lucas dá a entender que esta sala pode ter sido a mesma onde Jesus e os discípulos celebraram a Páscoa, e onde os discipulos se reuniam para oração, e que era a casa da mae de João Marcos.
E quando lemos no texto a lista de apóstolos escrita por Lucas, nao lemos o nome de Judas Iscariotes. E a pergunta é: Porque nesta lista de Lucas nao consta o nome de Judas Iscariotes como consta nos livros de Mateus, Marcos e no proprio livro de Lucas capitulo 6? Porque no livro de Atos, o objetivo de Lucas é mostrar que o grupo de apóstolos nao é mais 12 mas 11, com a traicao de Judas e que os apóstolos devem nomear uma pessoa para o lugar de Judas para completar o número dos doze novamente.
14. Todos estes perseveravam unanimes em oracao, com as mulheres, com Maria, mae de Jesus, e com os irmaos Dele.
Neste versiculo, vemos que em Primeiro lugar,os apóstolos estão continuamente em oração. Essa é uma característica fundamental para a Igreja de Cristo. Em segundo lugar, os apóstolos oram unanimes, eles oravam “com uma só mente” (NASB), as orações deles expressam uma perfeita unidade que se torna característica da igreja primitiva.
E, e neste texto vemos pela última vez o nome de Maria, mãe de Jesus, ser citado no NT. Maria que era mãe de Jesus, e não “mãe de Deus”. Mas, como Maria pode ser mae de Jesus que era plenamente homem e plenamente Deus, e ao mesmo tempo, nao ser mae de Deus? Este é outro assunto para a Escola Biblica. O que precisamos saber é que Jesus é o nome de nosso Senhor em sua humanidade.
A Nomeação de Matias
1.15-26
15. E naqueles dias, Pedro se levantou no meio dos irmãos, que formavam um grupo de mais ou menos cento e vinte pessoas, e disse: (depois de mais de tres anos com aquelas pessoas vendo mortos ressuscitando, surdos ouvindo, cegos enxergando, leprosos sendo limpos, aleijados andando, pao e peixe se multiplicando, apenas 120 pessoas se reuniam como Igreja de Cristo)
E nos versiculos 16 e 17, o texto nos mostra que os discipulos de Jesus, nao se reuniam apenas para a esperada do Espirito Santo mas, também para, tomar uma importante decisao: quem será o substituto de Judas. E, Pedro se levanta como lider e porta-voz dos apóstolos, pregando a Palavra. Ou seja, aquele que empunhava uma espada, aquele que negou Jesus tres vezes, agora esta marcando o inicio do seu ministério apostólico. E como Pedro inicia a sua pregacao? Chamando a atencao para as Escrituras. Pedro baseia seus comentários na Palavra de Deus. Isso nos mostra que o Evangelho nao esta ai para apontar para nós como um holofote, nos iluminando. Pelo contrário, somos nós que precisamos em tudo que fazemos apontar para o Evangelho.
18. (Ora, este homem adquiriu um campo com o preco da iniquidade e, caindo de cabeca, rompeu-se pelo meio, e todos os seus intestinos se derramaram.
19. Isto chegou a todos os moradores de Jerusalem, de maneira que em sua propria lingua esse campo era chamado de Aceldama, isto e, Campo de Sangue:)
Judas, depois de devolver as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes e anciãos do povo, enforcou-se. Segundo teologos e historiadores, com estas moedas, os principais sacerdotes resolveram usar o dinheiro para comprar este campo usado para sepultar estrangeiros, chamado de Campo de Sangue, porque foi comprado com o resultado do sangue de Jesus.
E Pedro afirma que tudo isso aconteceu para que se cumprisse uma profecia feita por Davi, acerca de Judas. Antes de citar essa Escritura, o apóstolo lembrou aos ouvintes de que, apesar de Judas ter sido um dos doze e participado do ministério apostólico, ele serviu de guia daqueles que prenderam Jesus. Pedro esta falando: “Judas se tornou um traidor por escolha própria”, com isso, cumpriu as profecias de que alguém venderia Jesus aos seus inimigo. Na Teologia chamamos de Livre Arbítrio e Livre Agencia, que nao é o mesmo tipo de vontade, mas isso é para a Escola Bíblica.
20. Porque esta escrito no livro dos Salmos: Fique deserta a sua morada, e nao haja quem nela habite. E, que outro tome o seu encargo.
E, este texto, apesar de nao parecer, nos diz muitas coisas. Primeiro precisamos entender que Judas nao foi substituido por conta da sua morte, mas por causa do seu coracao impiedoso. É por isso ele perdeu a sua posicao de apostolo. Tanto que vemos mais a frente no livro de Atos, o apostolo Tiago sendo morto, e nao foi substituido. E porque nao foi substituido? Porque Jesus quando escolheu 12 apostolos, nao olhou para um grupo de pessoas e disse: “Olha, talvez eu consiga doze bons homens no meio desta turma”. Ou, “nao sei, acho que vou escolher uns 8, nao, 10, acho que 12 ta bom”. Nao. JESUS ESCOLHEU 12 APOSTOLOS PORQUE CADA APOSTOLO REPRESENTAVA UMA DAS DOZE TRIBOS DE JUDA. E estes apóstolos foram nomeados com uma missao, que o proprio Jesus fala em Mateus 19.28, quando Jesus responde a Pedro dizendo: “Pedrao, chega mais, na regeneracao quando eu me assentar no trono, voces tambem se assentarao em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel”.
Se escolhessem alguem para o lugar de Tiago, isso significava que nao seriam mais 12 mas sim 13 apostolos. Por isso nao foi escolhido substituto para Tiago. Alem disso, para os judeus, eram necessarias 12 testemunhas para testificarem eventos importantes, como, por exemplo, as 12 tribos de Israel; o motivo de Moisés ter enviado 12 espiões para verificarem a terra de Canaã; o fato dos filhos de Israel terem descoberto 12 fontes em Elim; Josué ter tirado 12 pedras do rio Jordão.
E quando Pedro fala dos Salmos ele esta citando Salmo 69.25 e 109.8. Fique deserta a sua morada, e nao haja quem nela habite. E, que outro tome o seu encargo.
Nos versiculos seguintes, 21 e 22, vemos a escolha do novo Apóstolo mas, antes disso, Pedro fala dos requisitos para ser um apóstolo quando diz que precisa ser:
1.21-22
21. Portanto, e necessario que, dos homens que nos acompanham todo o tempo em que o Senhor Jesus andou entre nos,
22. Comecando no batismo de Joao, ate o dia em que foi tirado do nosso meio e levado as alturas, um destes se torne testemunha conosco da sua ressurreicao.
23. Entao propuseram dois: Jose, chamado Barsabas, tambem conhecido como Justo, e Matias,
Quais são os requisitos do apostolado? Pedro define-os brevemente e espera que o candidato capaz de cumprir esses padrões seja eleito
1).O apostolo seria escolhido entre eles. Nao seria alguem de fora.
2). Ter estado ao lado deles no ministerio de Jesus o tempo todo, desde o batismo de Joao, quando se inicia o ministerio terreno de Jesus.
3). Ser testemunha da ascencao de Jesus aos ceus.
E no meio das dezenas de discípulos de Jesus, apenas dois são candidatos à vaga deixada por Judas: José e Matias. Mas, eles precisavam de apenas um para preencher a vaga, e para decidir o texto diz no versiculo 24, que eles oraram dizendo:
24. E, orando disseram: “Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, revela-nos qual dos dois escolhestes
25. para preencher a vaga neste ministério e apostolado do qual Judas se desviou, indo para o seu próprio lugar”.
Eles nao tomam uma decisao, sem oracao. Eles nao tomam uma decisão por suas próprias possibilidades. A congregação ora. A decisão não é tomada pelos apóstolos, e, sim, pelo próprio Senhor. Aos apostolos cabe formular e aplicar as qualificações para os dois homens, mas o Senhor conhece o coração deles e elege o sucessor do apostolado. E, entao, os apóstolos lançam mão do costume do Antigo Testamento de lançar sorte para saber a vontade de Deus. Prática comum em especial no Antigo Testamento, quando os israelitas distribuem as herancas, as terras para as doze tribos de Juda atravez da sorte(por exemplo, Nm 26.55; Js 14.2; 15.1; 1Cr 6.54); para descobrir o pecado de Acã (Js 7.16-18); para eleger Saul, rei de Israel (1Sm 10.20,21); e para determinar o número e o tempo de os sacerdotes e levitas servirem no templo (Ne 10.34; 11.1).
Mas, o lançar a sorte, aconteceu tambem no Novo Testamento, por exemplo, quando os soldados lançaram sorte sobre as vestes de Jesus (Mt 27.35; Mc 15.24; Lc 23.34; Jo 19.24). Mas, depois do derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecoste, a prática cessou.
E o texto diz que “a sorte caiu sobre Matias.” Lucas não revela como os apóstolos lançaram sorte, mas apenas escreve que Matias é o eleito do Senhor e escolhido como o novo apóstolo.
Aplicação
Deus é tao bom que nos apresenta o remedio necessario para superarmos o pecado que cometemos contra Ele. E, o proprio Deus, que nos chama para sermos cristaos e líderes da sua Igreja, nos da os padroes necessarios para aqueles que dizem que tomaram deste remedio. E quais sao estes padroes? Nós encontramos os padroes quando olhamos para a Igreja primitiva que estava reunida naquele cenaculo, e que apresentava as seguintes caracteristicas:
1). PRIMEIRO PADRAO - A IGREJA DE CRISTO E SEUS LIDERES ERAM OBEDIENTES A PALAVRA DE DEUS - Os apostolos estao em Jerusalem, em obediencia a uma palavra dada por Jesus. E Jesus é quem nos da o padrao de obediencia, quando ele fala em Joao 6.38, eu nao vim para fazer a minha vontade, mas para OBEDECER, a vontade daquele que me enviou, que foi entregar sua vida pela Igreja.
2). SEGUNDO PADRAO - A IGREJA DE CRISTO E SEUS LIDERES, ESPERAM – É Isso, eles esperam, eles aguardam, o cumprimento da promessa de Deus, pelo tempo necessario. Vamos la, ninguem aqui gosta de esperar. Nós nao gostamos de esperar. Mas, é necessário aprender a esperar como os discipulos esperaram, pois este tempo de espera é o tempo de conhecimento; é o tempo de desenvolvimento; é o tempo de preparar-se; é o tempo de maturacao; de amadurecimento, necessarios para todo e qualquer lider.
E eles esperaram por 10 dias a descida do Espirito Santo que lhes daria poder, que os capacitaria a serem testemunhas de Cristo.
E estes discipulos eram os mesmos discipulos que passaram mais de tres anos ao lado de Jesus, sendo preparados para assumir exatamente este papel, o de papel de pregar o evangelho, e no momento que parecia que eles estavam prontos para isso, eles precisaram esperar um pouco mais ao lado de outras 120 pessoas, conhecendo estas pessoas, discipulando estas pessoas.
3). TERCEIRO PADRÃO - A IGREJA DE CRISTO, SEUS LÍDERES ESTAVAM REUNIDOS - O mesmo versiculo 14, diz que eles perseveravam unanimes em oracao, nos ensina que eles oravam juntos. Precisamos nos reunir para orar como Igreja de Cristo. E fique tranquilo, porque o mesmo Deus, que nos motiva,é o mesmo Deus que nos ensina e é Ele, Deus que colocará em nossos coracoes os motivos das nossas oracoes.
4). QUARTO PADRAO DA IGREJA DE CRISTO E QUE PRECISAMOS APLICAR EM NOSSAS VIDAS – PRECISAMOS SER PERSEVERANTES - O texto nao diz que eles oravam quando queriam ou, quando se sentiam bem; quando nao estavam cansados; quando estavam dispostos a orar, nao. A BIBLIA DIZ QUE AQUELES LIDERES PERSEVERAVAM.
5. QUINTO PADRAO - ELES ERAM UNANIMES - Eles oravam em uma unica direcao. Eles tinham unidade. Eles nao tinham dúvidas. A base dessa união e perseverança na oração era o mandamento e a promessa de Jesus. Ele prometera que logo lhes enviaria o Espírito e eles criam nisso.
6). SEXTO PADRÃO - E O PRINCIPAL PADRAO DE UM LIDER DA IGREJA DE CRISTO – ELES ORAVAM - O livro de Atos é rico em exemplos de oração. Logo no primeiro capítulo, vemos os discípulos orando em duas ocasiões. Sua oração no cenáculo depois da ascensão foi respondida em Pentecostes. Seu pedido por direção na escolha de um sucessor para Judas foi respondido em Matias. E isso acontece ao longo de todo o livro nos capitulos 2, no capitulo 4, no 6, no 7, 8, no capitulo 9, 10, 12, 13, 14, e a oracao vai acontecendo ao longo de todo o livro, porque aquelas pessoas perseveravam unanimes em oracao. Eles sabiam que o Espirito Santo viria, e mesmo assim eles oravam, e porque entao orar?Porque a Igreja de Cristo ora todo o tempo. O texto diz, que aqueles apostolos e discipulos oravam pedindo o que Deus ja havia prometido.
Fica claro, portanto, que a igreja primitiva vivia na esfera da oração. E assim deve ser a nossa vida, repleta de momentos de oracao!