Escola biblica ( 7 igrejas do apocalipse ). (2)
Escola bíblica • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 9 viewsEstudo sobre a igreja de Pérgamo.
Notes
Transcript
Carta a igreja de Pérgamo ( A igreja idólatra ):
Carta a igreja de Pérgamo ( A igreja idólatra ):
AP 2.12-17 “E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios: Eu sei as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. Mas umas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem. Assim, tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu aborreço. Arrepende-te, pois; quando não, em breve virei a ti e contra eles batalharei com a espada da minha boca. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.”
Sobre a igreja de Pérgamo.
Tinha por volta de 100 mil habitantes e ficava 80km ao norte de Esmina e a 26km do litoral, seu nome atual é Bergama , esta junto ao rio Caicus, localizada na atual Turquia.
Conhecida como uma cidade de importância intelectual , pois, possuia uma biblioteca com 200 mil volumes. O rei Eumenes de Pérgamo, queria construir uma bibliotéca que rivalizasse com a famosa biblioteca de Alexandria, mais foi enpedido por um embargo dos egípcios na exportação de papiros. Por isso o subistituiu por papiros e se tornou um importante produtor deles.
Conhecida por seus templos de adoração sensual dos deuses pagãos.
Após a queda da Babilônia se tornou o centro das religiões Babilônicas.
Abrigava 3 templos enormes que eram utilizados para adorar o imperador romano ( Era o centro oficial de adoração ao imperador . Adoravam Augusto divino e a Deusa Roma ).
Também possuia um altar de 12 metros dedicado a Zeus ( Rei dos deuses ).
Um dos principais Deuses de Pérgamo era Esculápio ou Asclépio, o Deus da cura, representado por duas serpentes ( Os uniformes dos médicos geralmente tem o simbolo das serpentes representando a medicina até hoje).
Nos festivais públicos da cidade geralmente aconteciam festas desregradas de prostituição no templo.
Pergamo era construida em cima de muros/paredes que a elavava, e seu acesso era feito por uma única rampa.
A de Pérgamo, era conhecida como a igreja estatal, que lançou as bases para o sistema Católico entre 300 d. C a 500 d. C.
Comentário versículos:
v2:12 - Aqui Cristo se apresenta ao anjo (Pastor/lider da igreja de Pérgamo ) como a ESPADA AGUDA DE DOIS FIOS.
A ESPADA: REPRESENTA A PALAVRA DE DEUS.
Significa a autoridade de Cristo para exercer julgamento, confrontava a autoridade romana que perseguia cristãos, ao mesmo tempo que advertia a igreja a abandonar qualquer acomodação em relação a idolatria.
Cristo falava do falha da igreja em disciplinar falsos mestres ( Lá se pregava a doutrina de Deus, e a doutrina da enganação através de falsos profetas infiltrados na igreja ).
A espada também representa a futura separação que Deus fará entre crentes e incrédulos, pois, os incrédulos não receberão a recompensa eterna.
Os crentes de Pérgamo enfrentaram os ataques, suportaram satisfatoriamente a perseguição, mais fecharam os olhos erroneamente ao perigo do engano no meio da igreja.
O dever da igreja da igreja de Pérgamo era combater os falsos ensinos no seu meio, ou seriam julgados.
v2:13 - ONDE ESTA O TRONO DE SATANÁS: Pode significar que era um lugar onde a influência de Satanás e do maligno era extremamente importante, pois foi centro oficial de adoração ao imperador romano na provincia da Ásia. Também de adoração a Dionísio, Atenas, Zeus, e Asclépio ( Deus da medicina ).
Os cristãos eram duramente perseguidos por se recusarem participar dessa adoração. Esse recusa era considerada desleal e impatriota pelos não cristãos. Por esse motivo Jesus chamou Pérgamo de lugar onde Satanás esta assentado. A situação lá era ainda pior que Esmirna.
ANTIPAS: Acredita-se que tenha sido o primeiro Cristão a ser morto por sua fé na Asia.
Segundo a tradição, ele foi assado até a morte em um touro de bronze em brasa durante o reinado do imperador Domiciano.
v2:14 - BALAÃO: Falso profeta do antigo testamento que vendeu seus serviços a um rei ímpio chamado Balaque de Moabe, aconselhou mulheres Midianitas de como tentar os israelitas para compromenterem suas fés por causa da idolatria ( Adorar deuses falsos em lugar do Deus único e comer comidas consagradas).
Exemplo: Estas mulheres ficavam em tendas semi nuas e se propunham a se prostituir se os israelitas atraidos adorassem os deuses delas e comessem comidas consagradas. Balaão, sabia que Deus abomina a prostituição e a idolatria, e isso atrairia a sua ira contra Israel ( Morreram inúmeros israelitas ).
BALAÃO representa os PROFESSORES ou PREGADORES CORRUPTOS / ENGANADORES, ou Qualquer que influencia o povo de Deus a comportamentos mundanos.
Pérgamo tinham professores que ensinavam que a fé salvadora e um estilo de vida imoral eram compativeis ( Doutrina de balaão ).
Para nos protegermos desta influência sutil, mais destruidora devemos perguntar a nós mesmos:
Será que nosso testemunho exterior a respeito de Cristo esta ameaçado por alguma atitude interior que comprometa a verdade?
v2:15 - NICOLAITAS: Falsos profetas, idolatras e imorais. Se acreditavam superiores e que só eles tinham direito de pregrar a palavra.
v2:16 - Jesus se opõe todos que na igreja promovem tolerancia ao pecado, especialmente aqueles que afirmam segui-lo. O arrepedimento é a única esperança para eles. Ele promete travar uma guerra contra eles.
A ESPADA: Representa o juíso de Deus contra as nações rebeldes e todas as formas de pecado.
v2:17 - OUVIR OQUE O ESPIRITO DIZ: Ele continua hoje dizendo as mesmas palavras de Jesus as 7 igreja da Ásia:
Perançam fiéis a fé e a palavra de Deus.
Para vencer o pecado do mundo e não tolera-lo.
Não aceitar comportamentos imorais daqueles que se dizem cristãos.
Se não vencermos nestas áreas importantes, perdemos o favor de Deus, sua presença orientadora e o poder do Espirito Santo.
Se continuarmos fiés e dependentes, Ele nos ajuda a vencer e recebemos o maná escondido.
MANÁ ESCONDIDO: Significa vida espiritual, nutrição e realização pessoal obtidos de um relacionamento pessoal com Jesus.
Em ( Nm 25 ) Lembra também aos leitores da carta sobre sobre o pecado dos israelitas na época de Moises terem comido sacrificada a deuses estranhos, enquanto eles estavam sendo sustentados com o Maná do céu. No contexto, esse mesmo Deus é quem sustentava a igreja de Pérgamo.
Jesus é o pão da vida e representa nutrição espiritual a nossa fome mais profunda.
Também recebemos uma PEDRA BRANCA: Siguinifica o TRIUNFO DA NOSSA FÉ SOBRE TUDO QUE TINHA O OBJETIVO DE NOS DESTRUIR.
No tempo de João objetos as vezes tinham valores simbólicos por razões específicas, PEDRA BRANCA era utilizada em QUESTÕES JUDICIAS como VOTO DE NÃO CULPADO. O culpado recebia uma Pedra preta. Era também conhecidas como PEDRAS DA VITÓRIA dadas aos vitoriosos dos jogos com o seu nome gravado na entrada de banquetes.
No contexto deste versículo significa, PEDÃO E ABSOLVIÇÃO ESPIRITUAL daqueles que vencem os desejos imorais e paixões mundanas, e permancem fíeis a Deus.
Em relação a vitória em Cristo, pode ser considerada como a admissão no banquete supremo da vitória em Cristo.
É UM CONVITE PERSONALIZADO, VALIDO PARA AQUELE QUE O NOME É DADO POR DEUS, E ESTA GRAVADO NA PEDRA ( Representa uma nova natureza, autoridade e plena herança. Uma forma de ingresso para festa messianica ).
O nome designará ao portador da pedra como um servo perdoado de Cristo conquistador vitorioso! São a prova que a pessoa foi aceita por Deus e declarada digna de receber a vida eterna!
CONCLUSÃO:
CRISTO ELOGIOU PÉRGAMO: Por sua fé em seu nome, e suas obras em meio a idolatria e ataques espirituais satânicos.
CRISTO APROVOU:
As obras.
Não negar seu nome.
Não negar a fé.
CRISTO ADVERTIU: A igreja estava correndo o risco de ser perder por tolerar, aqueles que comentiam imoralidade e comiam coisas sacrificadas a idolos ( Doutrina de balaão ). Quem seguissem estas práticas não deveriam fazer parte da igreja. Eles deveriam abandonar a imoralidade afim de evitar o julgamento iminente de Cristo.
CRISTO REPROVOU:
Seguir doutrina de Balaão.
Comer sacrificios a ídolos.
Prostituir-se
Seguir doutrina dos Nicolaítas.
SOMENTE AQUELES QUE NÃO SEGUISSEM ESSAS PRÁTICAS JESUS PROMETEU DAR UM NOVO NOME, QUE NINGUEM CONHECE, SENÃO AQUELE QUE RECEBE” ( AP 2.17).