Não Mate o Próximo
Os Dez Mandamentos • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 7 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
O homicídio é um pecado contra Deus, ou seja, é algo que vai contra a lei de Deus. Além disso, é um crime perante a sociedade, essa prática é abominável para as pessoas, pois é um ato muito brutal e violento.
Nos dias atuais esse pecado tem sido recorrente, pois ao ligar o jornal é nítido ver que homens, mulheres, jovens, idosos, crianças são vítimas desse crime.
Estudaremos um dos mandamentos que afirma que o cristão não deve praticar esse ato, mas esse mandamento não significa apenas o ato externo, mas não deve ser praticado internamente.
Contexto
Contexto
O povo estava no deserto. Após dois meses que o povo havia saído do Egito Deus se revela para o povo de Israel.Deus fez uma aliança com a nação de Israel, deixando os Dez Mandamentos para que o povo seguissem.
Ideia Central
Ideia Central
O cristão não deve fazer mal contra o seu próximo, mas buscar amá-lo.
Transição
Transição
Veremos dois aspectos desse mandamento.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1° Não cometa homicídio
1° Não cometa homicídio
Êxodo 20.13 (ARA)
13 Não matarás.
Deus deu o fôlego de vida para o ser humano, isso é um presente do Criador para todos os seres humanos. Desse modo, o único que pode tomar a vida é o próprio Deus.
6 “Quem derramar sangue do homem,
pelo homem seu sangue será derramado;
porque à imagem de Deus
foi o homem criado.
A responsabilidade de cada indivíduo é cuidar da vida que Deus o presentou. O Senhor deu essa responsabilidade para as autoridades.
Não matar está relacionando ao ato de cometer homicídio. Por exemplo, onde alguém vai saca uma arma e atira contra a outra pessoa, alguém pega uma faca e dá várias facadas até que a pessoa esteja morta, alguém pega um pedaço de madeira e atinge a pessoa com várias pauladas até que ela chega a morte.
Existe várias formas de homicídio, Deus deixa claro na em sua Palavra que esse tipo de ato é pecado diante dEle. Desse modo, nós jamais podemos cometer esse tipo de pecado, pois além das consequências eternas onde acontecerá o julgamento perante Deus, mas existe as consequências terrenas, onde a pessoa responderá por esse crime, ser julgada e passar vários anos na cadeia.
1 Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. 2 Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. 3 Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. 4 Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal.
Davi foi um homem segundo o coração de Deus, mas cometeu pecado de assassinato contra Urias, para ficar com a mulher dele.
14 De manhã, Davi enviou uma carta a Joabe por meio de Urias. 15 Nela escreveu: “Ponha Urias na linha de frente e deixe-o onde o combate estiver mais violento, para que seja ferido e morra”.
A atitude de Davi não agradou ao Senhor
26 Quando a mulher de Urias soube que o seu marido havia morrido, chorou por ele. 27 Passado o luto, Davi mandou que a trouxessem para o palácio; ela se tornou sua mulher e teve um filho dele. Mas o que Davi fez desagradou ao Senhor.
2° Não peque com a sua ira
2° Não peque com a sua ira
Êxodo 20.13 (ARA)
13 Não matarás.
Não matar está relacionado a ficar irado e fazer algo contra a pessoa. A origem do homicídio é no coração irado, pois ninguém chega até a outra pessoa e vai matá-la sem motivos. Em alguns casos de assassinatos ocorrem por causa de um coração irado.
Jesus ensinou que o homicídio é causa para julgamento, mas além disso, ele afirma que quem se irar e pecar, já cometeu pecado de assassinato no coração, isso significa que você matou o próximo.
21 “Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não matarás’, e ‘quem matar estará sujeito a julgamento’. 22 Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco!’, corre o risco de ir para o fogo do inferno.
23 “Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, 24 deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.
O cristão pode até se irar, mas não pode pecar, ou seja, fazer algo contra alguém por causa de seu coração irado. Paulo afirma que deve tratar a ira antes do por do sol.
26 “Quando vocês ficarem irados, não pequem”. Apazigúem a sua ira antes que o sol se ponha,
Caim assassinou o seu irmão Abel, por causa de sua ira. Pois Deus aceitou a oferta do seu irmão e recusou a dele.
5 mas não aceitou Caim e sua oferta. Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou.
6 O Senhor disse a Caim: “Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto? 7 Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo”.
O pecado da ira deve ser dominado e jamais deixar que esse pecado domine a mente e o coração, ao ponto de externalizar o desejo e a raiva, praticando assim o assassinato.
Conclusão
Conclusão
Deus deixou claro que não poderia acontecer assassinato no meio do povo de Israel. Mas eles deveriam preservar as suas vidas, essa vida que Deus deixou para eles.
No Novo Testamento percebe-se que Jesus explicou de forma mais profunda o mandamento “Não Matarás”, que quer dizer não cometer homicídio, mas como o assassinato começa no coração, Jesus afirma que não é simplesmente matar externamente, mas não pode ficar irado e pecar, ao ponto de matar em pensamentos por causa da ira.
O cristão deve resolver os seus conflitos ou desentendimento com o próximo, para não ficar irado ao ponto de pensar ou desejar fazer algo contra o próximo.
Aplicação
Aplicação
Busque preservar a sua vida.
Ajude a preservar a vida do próximo.
Se você tiver algum desentendimento resolva e jamais deixe que a ira domine o seu coração.