BRISA SUAVE

Reis  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript
Handout
1Reis 19.1–18 NVI
1 Ora, Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias tinha feito e como havia matado todos aqueles profetas à espada. 2 Por isso Jezabel mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe: “Que os deuses me castiguem com todo o rigor, se amanhã nesta hora eu não fizer com a sua vida o que você fez com a deles”. 3 Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo 4 e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte: “Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados”. 5 Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu. De repente um anjo tocou nele e disse: “Levante-se e coma”. 6 Elias olhou ao redor e ali, junto à sua cabeça, havia um pão assado sobre brasas quentes e um jarro de água. Ele comeu, bebeu e deitou-se de novo. 7 O anjo do Senhor voltou, tocou nele e disse: “Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa”. 8 Então ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquela comida, viajou quarenta dias e quarenta noites, até chegar a Horebe, o monte de Deus. 9 Ali entrou numa caverna e passou a noite. 10 E a palavra do Senhor veio a ele: “O que você está fazendo aqui, Elias?” Ele respondeu: “Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, o Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me”. 11 O Senhor lhe disse: “Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar”. Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do Senhor, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. 12 Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave. 13 Quando Elias ouviu, puxou a capa para cobrir o rosto, saiu e ficou à entrada da caverna. E uma voz lhe perguntou: “O que você está fazendo aqui, Elias?” 14 Ele respondeu: “Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, o Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me”. 15 O Senhor lhe disse: “Volte pelo caminho por onde veio, e vá para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazael como rei da Síria. 16 Unja também Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel, e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, para suceder a você como profeta. 17 Jeú matará todo aquele que escapar da espada de Hazael, e Eliseu matará todo aquele que escapar da espada de Jeú. 18 No entanto, fiz sobrar sete mil em Israel, todos aqueles cujos joelhos não se inclinaram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas não o beijaram”.
** Lições que aprendemos com Elias **
NO REINO DE DEUS, DEPOIS DE UMA GRANDE VITÓRIA, SEMPRE VEM UMA GRANDE AFRONTA.
1Reis 19.1–2 (NVI)
1 Ora, Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias tinha feito e como havia matado todos aqueles profetas à espada. 2 Por isso Jezabel mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe: “Que os deuses me castiguem com todo o rigor, se amanhã nesta hora eu não fizer com a sua vida o que você fez com a deles”.
2. DIANTE DAS AFRONTAS E ATAQUES DO MAL, TENDEMOS A NOS ESQUECER DO PODER DE DEUS E POR ISSO PREFERIMOS "DORMIR".
No capítulo 18, diante da afronta ao Senhor, DEUS HAVIA consumido o holocausto do altar e matado os 450 profetas de Baaal / Jezabel.
* Isso, sem contar os 400 que comiam à sua mesa.
No entanto, o texto nos diz que:
1Reis 19.3–5 NVI
3 Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo 4 e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte: “Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados”. 5 Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu. De repente um anjo tocou nele e disse: “Levante-se e coma”.
A AFRONTA OU INTIMIDAÇÃO DO MAL, NOS CAUSARÁ CANSAÇO OU PREGUIÇA ESPIRITUAL E NOS FARÁ SENTIRMOS "A ÚLTIMA BOLACHA DO PACOTE" OU "OS INJUSTIÇADOS"...
PRECISAMOS ENTENDER QUE ESSE SENTIMENTO NÃO PROVÉM DE DEUS !
É MAIS UM ATAQUE DO INIMIGO.
3. AINDA QUE EM MEIO AS AFRONTAS, ELIAS NOS MOSTRA QUE DEUS RESPEITA OS NOSSOS LIMITES E POR ISSO ELE ENVIA OS SEUS ANJOS, PROVIDENCIA A NOSSO SUSTENTO E NOS DÁ NOVOS PROPÓSITOS.
Veja:
1Reis 19.5–9 NVI
5 Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu. De repente um anjo tocou nele e disse: “Levante-se e coma”. 6 Elias olhou ao redor e ali, junto à sua cabeça, havia um pão assado sobre brasas quentes e um jarro de água. Ele comeu, bebeu e deitou-se de novo. 7 O anjo do Senhor voltou, tocou nele e disse: “Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa”. 8 Então ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquela comida, viajou quarenta dias e quarenta noites, até chegar a Horebe, o monte de Deus. 9 Ali entrou numa caverna e passou a noite.
4. EM MEIO A AFRONTAS DO INIMIGO, PRECISAMOS APRENDER ONDE DEUS ESTÁ.
E POR CRER, GERALMENTE DEUS ESTÁ NA BRISA SUAVE !
Veja:
1Reis 19.11–13 NVI
11 O Senhor lhe disse: “Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar”. Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do Senhor, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. 12 Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave. 13 Quando Elias ouviu, puxou a capa para cobrir o rosto, saiu e ficou à entrada da caverna. E uma voz lhe perguntou: “O que você está fazendo aqui, Elias?”
NO PASSADO, ALGUNS DOS PAIS DA IGREJA, ACREDITAVAM QUE DEUS APENAS ESTAVA NA CAVERNA (SOFRIMENTO)
NO ULTIMO SÉCULO, ALGUNS MOVIMENTOS ACREDITARAM QUE DEUS ESTAVA APENAS NO VENTO, NO FOGO, NO TERREMOTO...
ELIAS NOS ENSINA QUE DEUS TAMBÉM ESTÁ NA BRISA SUAVE.
O próprio JESUS no diz:
Mateus 11.28–30 NVI
28 “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. 29 Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. 30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
...finalizando esta mensagem...
5. COM ELIAS APRENDEMOS QUE:
a. DEUS NÃO "FORÇA A BARRA";
b. SE NÃO TOMARMOS UMA POSTURA E VOLTARMOS PARA A MISSÃO, A OBRA DE DEUS SEGUIRÁ AINDA MAIS FORTE, MAS PARA NOSSA PRÓPRIA TRISTEZA SEM NÓS.
1Reis 19.15–19 NVI
15 O Senhor lhe disse: “Volte pelo caminho por onde veio, e vá para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazael como rei da Síria. 16 Unja também Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel, e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, para suceder a você como profeta. 17 Jeú matará todo aquele que escapar da espada de Hazael, e Eliseu matará todo aquele que escapar da espada de Jeú. 18 No entanto, fiz sobrar sete mil em Israel, todos aqueles cujos joelhos não se inclinaram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas não o beijaram”. 19 Então Elias saiu de lá e encontrou Eliseu, filho de Safate. Ele estava arando com doze parelhas de bois, e estava conduzindo a décima segunda parelha. Elias o alcançou e lançou sua capa sobre ele.
Esta semana em nossas células, vamos falar um pouco mais da nossa visão, em especial de MINISTÉRIO, e sob este texto de 1 Reis que nos trouxe através da vida e do chamado de Elias, eu quero te convidar a se juntar a mim e orar agora por sua VIDA ESPIRITUAL e POR UM PROPÓSITO DE VIDA!
* ORAÇÃO: POR RENOVO MINISTERIAL
Related Media
See more
Related Sermons
See more