Jesus ora ao Pai

não  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 15 views

Destacar o relacionamento de Jesus com o Pai e sua submissão completa a Ele.

Notes
Transcript

Introdução:

Hoje comemoramos o dia dos pais! Essa é uma data preciosa para mim pois é oficialmente meu primeiro dia dos pais como pai! E nessa data especial, gostaria de falar mais sobre o nosso pai celestial! Aquele que com grande amor nos amou. Neste sermão, vamos observar como Jesus se relacionava com o Pai e como estava completamente submisso a sua bendita vontade.

Leitura Bíblica: Mc 14.32-36

Desenvolvimento/ aplicação:

• O relacionamento de Jesus com o Pai

Algo que nos chama atenção inicialmente é que no momento de maior aflição de sua vida, Jesus correu para os braços do Pai em oração! Ele disse aos seus discípulos: 34 E lhes disse: “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem”. e em sua aflição e tristeza, Jesus busca o Pai!

Aplicação:

Jesus é nosso exemplo e seu relacionamento com o Pai também nos ensina muito! Quantas vezes ficamos aflitos, angustiados e tristes e corremos para outros rumos e não para aquele que pode nos ajudar? Queremos acabar com as nossas tristezas através da comida, de entretenimento, de viagens. Mas o que aprendemos de Jesus é, corra para o Pai! Ele te entende! Ele pode ajudar você! Ele tem poder para curar tua dor, tem poder para acalmar teu coração! expulsar a tua tristeza. Em momentos de aflição, não exite; corra para o Pai!
Quando somos crianças, nos machucamos ou algo dar errado em nossa vida, o que fazemos? Corremos para os braços de nossos pais. Ali estamos seguros, ali podemos descansar, ali nossas feridas são tratadas, ali temos tudo o que precisamos. Nós crescemos, sim, nossos pais daqui, envenlhecem e morrem e talvez você nunca teve o privilégio de ter um pai ou mãe amoroso que se importava assim. Mas se você está em Jesus Cristo, você tem acesso ao Pai, não um pai bruto que nunca demonstrou afeto, mas um pai amoroso, que moveu céus e terra para te alcançar! E mesmo crescidos, podemos correr para ele, certo de que Ele estará disponível para nos socorrer.
13 Como um pai tem compaixão de seus filhos,assim o SENHOR tem compaixão dos que o temem ;14 pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó;

Outra coisa que chama atenção é a expressão Aba Pai

Jesus começa sua oração com a Palavra aba Pai, o que isso quer dizer?
Esse é um termo carinhoso, equivalente a papai ou paizinho. Esse termo era usado em casa, de um filho com o seu pai. Alguns rabinos tambem eram chamados assim. Mas nunca era aplicado a Deus, Jesus chama Deus de Pai, papai. Demonstrando ali sua intimidade e total confiança nesse Pai.
Jesus estava triste, aflito, porque a hora em que seria separado do pai se aproximava e ali na cruz, já não experimentaria o seu amor, mas a sua completa ira. Mas justamente por causa do que Jesus Cristo sofreu e passou é que nós também podemos chamar a Deus de Abba Pai! Foi ele quem abriu o caminho para que a humanidade fosse reconciliada com o Pai. Pois só existe um único mediador entre Deus e o homem! Jesus Cristo! (1Tm 2.5)
E Jesus Cristo mesmo diz: “eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai a não ser por mim” (Jo 14.6) A única possibilidade de nos relacionar com Deus como Pai é através de Cristo! Jo 1.12 “Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus” Queridos, isso aqui é uma maravilha! Nós eramos inimigos de Deus! Nós viviamos pecando contra Deus, ofendendo a Deus, Deus não era nosso Pai, pelo contrário Deus era o nosso destruidor! Não tinhamos relacionamento nenhum com Deus e seriamos fuminados pela sua ira! Mas veja o que acontece! Jesus Cristo veio ao mundo! E todos aqueles que creem em seu nome agora podem se tornar filhos de Deus!!!
As pessoas costumam falar que todos são filhos de Deus, mas isso é uma mentira! Na verdade todos são filhos do Diabo! Eu já fui um filho do Diabo, mas fui alcançado pela graça maravilhosa de Jesus Cristo e fui adotado na familia de Deus e posso me relacionar com Ele como meu Pai!

Aplicação:

Pra você que não é Cristão! Saiba que você ainda não é um filho de Deus! A Bíblia deixa isso bem claro! Mas eu tenho uma maravilhosa noticia para você! Deus quer ser o seu Pai! Deus quer ter você como filho! Ele te chama para que você creia em Jesus! Para que você deposite toda a sua confiança em Jesus. Assim você pode se tornar filho dEle! Deus quer que você tenha uma relacionamento com Ele! Quer te encher de vida! Quer te tornar parte de sua familia! Você pode nunca ter tido um pai amoroso, mas existe um Pai amoroso a sua procura e Ele te chama!
Para você que já depositou sua fé em Jesus e já é filho de Deus! Você tem se relacionado com o seu pai? Você tem desfrutado da intimidade com seu Pai? Nós vemos que Jesus chamava o Pai como papai, paizinho. E não somente isso; ele vivia sendo dependente desse relacionamento com seu papai. Você conhece o seu papai? ou você está vivendo um relacionamento como muitos vivem hoje: distante de seu pai, sem conversar, sem se relacionar. A morte de Jesus Cristo foi justamente para nos reconciliar com o pai, nos aproximar dEle! E a cada dia, nos aproximarmos mais! Não existe mais barreiras (a não ser aquelas que nós mesmos inventamos, como: falta de tempo, falta de conhecimento, falta de vontade) Queridos irmãos! Desfrutemos de maneira mais intesa desse privilégio que temos de ter Deus como Pai! Que nos dediquemos a passar mais tempo com Ele! Ouvir a sua voz, conversar com Ele, aprender com Ele! Desfrutar de sua doce e amável companhia! Existem momentos que não precisamos falar nada, nem ler nada, mas apenas desfrutar, contemplar ao nosso Pai e senti-lo!

• Atitude de Jesus com o Pai

Jesus exalta o Pai, reconhecendo o seu grandioso poder quando diz: tudo te é possível! E logo depois ele faz o pedido, afasta de mim este calice! Sobre o que Jesus estava falando com isso? do sofrimento que viria! Da sua morte, o recebimento da ira de Deus e a separação do Pai.
E jesus mesmo não queria passar por isso, não desejava experimentar o horror, sofrimento, morte e dor, separação. Mas aqui nós vemos algo surpreendente, o amor que Jesus tinha pelo Pai e também sua completa submissão quando diz: Não seja feita a minha vontade, mas a tua.
“Não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres”
Henry E. Turlington: Jesus, então, mesmo em meio à sua tortura pessoal no Getsêmani, continuou a pensar em Deus como seu Pai. E a grandeza de sua oração reside nisso, que apesar de sua própria ansiedade e seu desejo de não passar pelos horrores adiante, seu desejo mais profundo permaneceu inalterado. Acima de tudo, a vontade do Pai deve ser feita.
Quando Jesus disse aos seus discipulos que veio para fazer a vontade daquele que o enviou, ele não estava brincando. Quando Jesus disse que “ a minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, ele estava falando muito sério. Porque apesar dos seus sentimentos, do medo e pavor, a principal vontade de Jesus Cristo é fazer a vontade do Pai!
“Mas é precisamente esse seu amor sem reservas pelo Pai que o motivou a uma obediência sem reservas: “Não seja o que eu quero, e, sim, o que tu queres’”
Leiamos os versículos 37-42
Depois de sua oração, Jesus já havia vencido a tentação e estava pronto para cumprir com a vontade do Pai. E foi o que aconteceu! O nosso Senhor Jesus, é preso, levado a interrogatórios, levado a juri publico, é torturado e por fim crucificado! Vemos aqui a plena obediencia de Jesus e como ele levou as ultimas consequências a obediencia o Pai: Foi obediente até a morte e morte de cruz! (Fp 2.8)
Aplicação:
Vivemos em uma sociedade que rejeita completamente a Palavra submissão; os filhos não são mais submissos aos pais, na verdade, existe uma grande inversão de papeis. Mas em meio ao caos que vivemos, Jesus Cristo é o nosso guia, o nosso exemplo, Senhor e Salvador! Ele demonstra sua total confiança e submissão ao Pai, ao dizer e ao viver: seja feita a tua vontade!
Você confia em Deus Pai a ponto de dizer: seja feita a vossa vontade?
Será se temos sido submissos a vontade de Deus?
Nós somos tão bons em falar “eu vou fazer a vontade de Deus, eu amo a Deus” Mas na pratica, amamos a nós mesmos, amamos fazer as nossas próprias vontades. Vemos que Jesus não só falava, mas vivia! Ele disse que veio fazer a vontade do Pai e na pratica fazia isso!
A submissão de Jesus é porque Ele tinha plena confiança em seu Pai! Ele sabia que sua vontade era melhor! Muitas vezes achamos que a nossa vontade é a melhor! Pedimos tanto a Deus que faça do nosso jeito e quando ele responde de sua maneira, ficamos nos queixando. Mas Jesus aqui é um exemplo de um homem de oração! E nos ensina a orar tanto nessa oração como na oração do Pai nosso que a principal coisa que devemos pedir a Deus é que a sua santa vontade seja feita! Devo lembrar a você que não é a tua vontade que é boa perfeita e agradável! Mas a vontade de Deus! Jesus Cristo queria que o calice fosse afastado, mas a seu desejo maior era de fazer a vontade do Pai e muitas vezes colocamos as nossas vontades, desejos e sentimentos como sendo de maior prioridade!
A solução para isso é você de fato confiar em Deus Pai! Confie sua vida, seus planos, seus anseios a Deus! E coloque está maxima em sua vida: importa fazer a vontade do Pai! Obedeça a Deus mesmo quando você não quiser obedecer, mesmo que isso vá te custar algo! Mesmo quando você estiver desanimado.
A obediencia ao Pai é a maior demonstração que você ama e confia nEle.
A sua submissão ao Pai, mostra quanto você ama e confia nEle.
Exemplo: O seu patrão te pediu para fazer algo que você saber ser o contrário da vontade de Deus, não faça! Corre o risco de você ser demitido! sim! Mas importa obedecer ao Pai! Se teu patrão de despedir, Deus irá te recompensar por sua obediecia! Mas isso nós só podemos viver pela fé! é preciso ter fé para obedecer a Deus!
Conclusão:
Você e eu agora podemos um maravilhoso relacionamento com o Deus que é grandioso, majestoso, todo poderoso mas que também é Pai! Ele ama seus filhos e deseja que tenhamos intimidade com Ele assim como o seu filho Jesus, deseja que tenhamos confiança viva e operante nEle a ponto de dizermos de coração “seja feita a tua vontade”.
Jesus Cristo é o Filho perfeito que em tudo trouxe glória ao Pai. Assim olhemos para ele como nosso exemplo e sigamos os seus passos! Possamos amar ao Pai como Jesus o amou, que possamos obedecer ao Pai como Jesus obedeceu, que posssamos confiar no Pai como Jesus confiou! Que sejamos mais parecidos com Jesus, logo também seremos mais parecidos com o Pai!
Related Media
See more
Related Sermons
See more