QUEBRADO PARA SER INTEIRO
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 18 viewsNotes
Transcript
Igreja Batista Logos 06/08/2023
Igreja Batista Logos 06/08/2023
Texto base: Lm 3:21-26 “Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança. O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; é bom esperar tranqüilo pela salvação do Senhor.”
A) INTRODUÇÃO
É interessante como afirmações que no primeiro momento podem parecer simples tem muito poder, claro que estou falando de afirmações da Palavra de Deus.
O escritor de Lamentações, profeta Jeremias, Dá Graças a Deus pelo imenso amor do Senhor, o profeta percebe que graças ao amor e as misericórdias de Deus, ele não é consumido. E o que impreensiona, é que esse amor se renova a cada manhã, devido a grande fidelidade de Deus.
O profeta em um conversa com sigo mesmo reafirma verdades, ele tem consciência que sua porção é o Senhor, que como sacerdote e levita sua herança era o Senhor, e assim sua esperança não estava apoiada em homens, mas sim no Senhor.
O profeta diz que o Senhor é bom para com aqueles que O esperam e buscam, e com tranqulidade aguardam a Salvação do Senhor.
Jeremias profetizou e viveu em um tempo bastante dificil, um dos nomes dado a Jeremias é profeta do juízo, isso porque em seu livro possui palavras sobre o destino de muitas nações daqueles dias, dentre as quais a própria Judá.
A infidelidade daquela geração fez com que a Palavra de Deus fosse dura, isso porque após entrarem na terra da promessa , suas atitudes já não eram retas e seus caminhos já estavam longe.
É justamente nesse contexto que o profeta diz: “Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança”.
Nossa geração não é diferente, vivemos tempos difícieis e complicados. Dias onde a palavra de Deus tem andado longe de muitas pessoas e casas. Que verdades como essas, ditas pelo profeta, tem sido cada vez mais raro na boca de muitos.
Essa noite quero trazer uma palavra deesperança, e que o Espírito Santo em Sua graça e sabedoria encha nossas vidas de fé e esperança.
B) DESENVOLVIMENTO
No livro de Jeremias no Capítulo 18, Deus envia o profeta até a casa do Oleiro, para que ali pudesse ouvir a mensagem vinda da parte de Deus.
Chegando na casa do Oleiro o profeta o vê trabalhando, mas o vaso de barro que ele estava formando estragou-se em suas mãos, e ele o refez moldando outro vaso de acordo com a sua vontade.
Jr 18:1-6 “Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor: “Vá à casa do oleiro, e ali você ouvirá a minha mensagem”. Então fui à casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda. Mas o vaso de barro que ele estava formando estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade. Então o Senhor dirigiu-me a palavra: “Ó comunidade de Israel, será que eu não posso agir com vocês como fez o oleiro?”, pergunta o Senhor. “Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel.”
O Senhor então da ao profeta essa mensagem, de que assim como o oleiro controla o que faz com o barro, também o Senhor é soberano sobre o povo de Judá.
Essa mensagem pode parecer simples e talvez você já tenha ouvido diversas vezes, mas se seja como for se o seu coração for terra fértil, essa palavra prosperará.
NÓS SOMOS BARRO - É importante sabermos isso, importante termos consciência dessa verdade. Essa consciência nos ajuda a vencermos um poderoso inimigo, que se chama ORGULHO. Tg 4:6 “Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.”
Orgulho, arrogância, soberba é o que a nação de Judá naqueles dias praticava, abandonaram a Deus e Sua Palavra, para viverem auto-suficientes.
Sl 8:4 “pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes?”
Gn 3:19 “Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó, e ao pó voltará”.
Sl 90:5-6 “Como uma correnteza, tu arrastas os homens; são breves como o sono; são como a relva que brota ao amanhecer; germina e brota pela manhã, mas, à tarde, murcha e seca.”
2. ESTAMOS QUEBRADOS - Verdade que tentamos muitas vezes enconder de todas as maneiras, mas diante de Deus tudo é relevado.
Hb4:13 “Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.”
Existem muitas vozes nos dizendo para manter as aparências, porque se não o fizermos, nossa vida vai desmoronar. Existem muitas vozes nos dizendo para nos entretermos, e que se não tivermos os pensamentos ruins, as coisas ruins irão de alguma forma ocorrer.
É por isso que as pessoas em nosso tempo se tornaram mestres da ilusão, especialistas em cobrir a dor, usuários de medicamentos, escravos de dívidas financeiras, seguidores de modismos, e participantes da solidão.
A cura pra tudo isso chama-se QUEBRANTAMENTO.
Mt11:28-30 ““Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.”
3. QUEBRADO PARA SER INTEIRO - A boa notícia é que Deus conserta o que está quebrado.
1Jo1:7 “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.”
Jesus pega o que foi esquecido, o subvalorizado, o que foi deixado de fora, o que foi descartado, o que foi danificado e destruído, e então ELE FAZ O QUE SÓ ELE PODE FAZER.
C) CONCLUSÃO
Meu convite essa noite é que possamos nos render e ir a Cristo em humildade e quebrantamento.
AÇOES PRÁTICAS.
Deus precisa ser a 1° opção, frases como só me resta orar, não farão parte do nosso vocabulário.
Pedir ajuda, essa prática nos ajuda a quebrarmos e moermos o orgulho.
Pedir perdão, a Deus e as pessoas.
Rotina de gratidão.
1Tes5:16-18 “Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.”