Soli Deo, mente e coração aquecidos no altar

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Avivamento é sinonimo de renovo. É restaurar a plenitude daquilo que carece ser pleno. É como uma fogueira que, um dia acesa, tende naturalmente a perder sua intensidade e, por isso, necessita renovar suas chamas removendo as cinzas e adicionando combustível. É fácil perceber essa realidade no desenrolar da história bíblica. Deus despertou seu povo logo após o episódio do bezerro de ouro, trazendo grande restauração espiritual e a construção do tabernáculo. O que dizer do grande avivamento através do profeta Elias, que resultou em um massivo arrependimento, conversão e santificação a Deus? O avivamento nos tempos do rei Ezequias (2Cr 29 e 30), nos tempos do rei Josias (2Cr 34-35). Os aviavmentos registrados ainda em Esdras e Neemias após o exílio. Ao adentrarmos o NT vemos o grande avivamento vivenciado pela Igreja primitiva, muitas conversões, milagres, manifestação do poder de Deus, arrependimento. Vemos em Éfeso (At 19) um grande avivamento, muitas pessoas sendo transformadas e o evangelho se espalhando de forma impactante por aquela região.
E quando observamos a história da Igreja vemos também diversos avivamentos, e em todos eles percebemos algo em comum, inclusve com os avivamentos bíblicos citados aqui - todo avivamento é:
1. Precedido por um retorno às Escrituras;
2. Influencia todas as áreas da vida.
Não existe avivamento genuíno que não tenha sido consequência de uma renovação primeiramente no comprometimento com a Bíblia, com a Palavra de Deus. E todo avivamento genuíno envolve toda a vida, mexe com as idéias, com o intelecto, mas mexe também com o interior, com as motivações, com os desejos do coração, com aquilo que somos por dentro, e não somente com um rótulo externo.
E isso fala muito sobre o propósito primordial de Deus para nós. Afinal de contas, avivar é renovar aquela chama que já existe, que já foi acesa um dia. E o que já existe aqui nesse caso e que precisa ser avivado em nós é o propósito bem claro de Deus, que é o de sermos conforme a Sua Imagem, refletindo a Sua glória, vivendo para o seu louvor. E parte do próprio Deus a iniciativa de estabelecer uma aliança graciosa conosco através de Jesus Cristo.
Então, na carta aos Hebreus vemos que a superioridade e a singularidade da aliança feita conosco em Cristo tem a ver com esse avivamento integral, envolvendo todo o nosso ser. Senão, vejamos:
Hebreus 8.10–11 NAA
10 Porque esta é a aliança que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Imprimirei as minhas leis na mente deles e as inscreverei sobre o seu coração; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 11 E não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça o Senhor’; porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior deles.

ALIANÇA

Deus estabeleceu uma aliança - um pacto, um contrato, um acordo, através do qual os pareticipantes encontram-se vinculados um ao outro, a existência de um agora depende do outro, a benção da plenitude de um depende do outro. A nossa vida está totalmente vinculada a Deus, ela não existe sem Deus, não se desenvolve sem Deus, não cumpre a sua finalidade sem Deus. Estamos vinculados, aliançados com Deus, numa relação de total dependência, em todas as áreas da nossa existência.
E essa aliança é decretada por Deus (“farei”), como algo juridicamente estabelecido, irrevogável, inquebrável e inabaçável.

MENTE HABILITADA

Quando o escritor de Hebreus escreve aí que Deus iria imprimir na mente as Suas leis, ele quer dizer que Deus iria qualificar, habilitar a nossa mente com as suas leis, para que fosse possível a nós obedecer a Ele. Perceba que a mente humana sempre esteve contaminada com o pecado, e sempre usou de muita criatividade para formar estrtuturas de pensamento que afastam o homem de Deus. Ideologias altamente diabólicas, completamente distorcidas do propósito de Deus. O homem por si só, é totalmente incapaz de raciocinar de uma maneira que o aproxime de Deus e que glorifique a Deus. Então, Deus resolve adentrar a mente humana, transformar completamente e deixar essa mente em condições de raciocinar segundo a sabedoria de Deus. Sem essa interferencia divina, a mente do homem vai sempre divagar em pensamentos obscurecidos que distanciam o homem do conhecimento da Glória de Deus.

CORAÇÃO HABILITADO

Mas a texto vai além disso. Além de habilitar a mente, Deus habilitará também o coração. Coração aqui é o centro da vida em sua essência, outras passagens vão chamar o coração de homem interior, é o centro espiritual do homem, ali estão os seus pensamentos, mas não só isso, estão também as suas motivações, as suas emoções, a sua consciência de certo e errado, seus desejos mais profundos. Esse é o aspecto mais sutil, pois é um terreno que na maioria das vezes fica encoberto. Palavras e ações nós não conseguimos esconder, mas as motivações mais íntimas as vezes ficam escondidas e estão altamente contamidas pelo pecado. Nós podemos memorizar um versículo, cantar um hino, levantar as nossas mãos, frequentar todos os cultos, e ainda assim nosso coração estar enxarcado de pecado, de motivcações pecaminosas e perversas. Entretanto, na aliança firmada por Deus, esse homem interior, esse coração precisa ser penetrado, tocado, transformado, habilitado para a obediência. “Inscreverei sobre o seu coração as minhas leis”. Deus deseja corações cada vez menos servos do pecado e cada vez mais dispostos a obedecer!

AVIVAMENTO GENUÍNO - MENTE E CORAÇÃO AQUECIDOS NO ALTAR

Essa é a mensagem que está ecoando não só para a juventude nesses dias, mas para toda a igreja - “SENHOR, aviva-nos por completo, nós queremos o teu senhorio em nossa mente e em nosso coração. Queremos um avivamento em nossa forma de pensar, em nossa teologia, em nosso relacionamento com a doutrina. Mas queremos também um avivamento em nosso coração, convertendo as nossas motivações, os nossos desejos pecaminosos, envolvendo totalmente as nossas emoções. Nós estamos aqui, estamos diante do teu altar, onde o fogo da Tua Presença nunca apaga, e queremos que esse fogo nos aqueça, nos envolva por completo, nós ofertamos, Pai, a nossa vida por completo, mente e coração rendidos a Ti.” Aviva-nos, SENHOR, aviva-nos!
Esses são os termos da nova aliança que temos com Deus. Uma aliança firmada com o sangue precioso do nosso SENHOR Jesus Cristo. E hoje é dia de trazermos à memória tão grande presente da parte de Deus. Dia de assentarmos à mesa com Cristo e celebrar essa aliança de redenção e salvação.
Related Media
See more
Related Sermons
See more