#7 VIVER COMO FILHOS DE DEUS: OBSERVAR OS MANDAMENTOS (1Jo 3.11-24)

7  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

Leitura da 1Jo 3.11-24

PALAVRA DO SENHOR. GRAÇAS A DEUS.

Meu querido irmão e minha querida irmã, amados!

Não é por acaso que a primeira morte relatada na Bíblia, no livro do Gênesis tenha sido, não uma morte natural, mas sim um fratricídio.

Somos todos irmãos, filhos de um mesmo Pai que nos criou por amor e para o amor, e que ama todos os seus filhos indistintamente. E quer que nos amemos uns aos outros, porém, queremos ser como Deus, conhecedores do bem e do mal, donos de nós mesmos. Essa soberba da vida nos leva ao egoísmo e egocentrismo. Mas será que é possível coexistirem num mesmo mundo quase 8 bilhões de deuses que se acham o centro do universo? A realidade nos mostra que não é possível.

Vejam o tamanho da nossa miséria, precisamos de mandamentos, ou seja, leis que nos obriguem a amar a Deus e a amar nossos irmãos. Somos como um filho que precisa ser obrigado a amar sua família. O amor é um dom gratuito de Deus, não se obriga ninguém a amar, e Deus sabe disso, Ele quer que o amemos por livre e espontânea vontade, pois Ele sabe que amá-lo é o melhor para nós, e amamos a Deus quando fazemos a sua vontade e sua vontade é que nos amemos uns aos outros, amamos a Deus efetivamente no próximo, amando e servindo os nossos irmãos, como na parábola do bom samaritano.

Diz São João:

1João 3.17 “Quem possuir bens deste mundo e vir o seu irmão sofrer necessidade, mas lhe fechar o seu coração, como pode estar nele o amor de Deus?”

Não obstante o tamanho da nossa miséria, Deus colocou um limite na nossa maldade, a sua infinita misericórdia.

Nosso Senhor Jesus Cristo, o único homem que é verdadeiramente Deus, e que “deu sua vida por nós”, veio para implantar o Reino de Deus, um reino onde Deus é o conhecedor do bem e do mal, sendo que é Ele quem governa, e onde nós, criaturas, somos seus súditos e obedecemos à Ele.

A única lei desse Reino é a lei do amor, amor à Deus e aos irmãos. Porém, àqueles que aceitarem fazer parte desse Reino, não estarão mais sobre o julgo da lei, parece contraditório, mas é assim porque Nosso Senhor Jesus Cristo dá aos seus súditos o seu Espírito, o Espírito Santo, que nos faz capazes de amar não havendo mais necessidade da lei.

Esse processo começa lá no Sacramento da Batismo, é uma ação sobrenatural de Deus sim, mas não é mágica, não é fácil e precisa da nossa colaboração. O livro de Jó nos diz que:

Jó 7.1 “Não é, acaso, uma luta a vida do homem sobre a terra?

Mas essa luta não é contra os irmãos, São Paulo diz que:

Efésios 6.12 “Não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal nos ares.”

É um combate espiritual. Jesus diz que:

Mateus 11.12 “Desde a época de João Batista até o presente, o Reino dos Céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam.”

Não é violência contra nossos irmãos, mas sim precisamos violentar as nossas vontades, para matar em nós a tendência que temos de nos colocar no lugar de Deus.

Esse é o bom combate, contra o Malígno e contra nosso ego, que se faz com vida sacramental, oração, jejum, penitência, sacrifícios e caridade.

Infelizmente nem todos vão aceitar fazer parte do Reino de Deus, pois não creem em Nosso Senhor Jesus Cristo, e esses vão odiar os que creem, pois apenas a presença do justo já os incomoda. O livro da Sabedoria diz que os ímpios armam ciladas para os justos, dizem eles:

Sabedoria 2.12 “Cerquemos o justo, porque ele nos incomoda; é contrário às nossas ações; ele nos censura por violar a lei e nos acusa de contrariar a nossa educação.”

Jesus diz que o joio e o trigo estão no mundo, mas não somos nós que sabemos definir quem é joio e quem é trigo, somente Deus tem essa ciência.

Portanto, amados irmão, precisamos anunciar a boa-nova do Reino de Deus a todos indistintamente e de forma coerente e corajosa, dando a nossa vida pelos irmãos. Somos apenas servos inúteis dóceis ao Espírito Santo, quem faz tudo mesmo é o Ele. Amém.

SEJA LOUVADO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO,

PARA SEMPRE SEJA LOUVADO! AMÉM.

Related Media
See more
Related Sermons
See more