Deus espera que eu seja sempre forte?
AULA • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 23 viewsNotes
Transcript
E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.
Texto e Contexto:
Texto e Contexto:
Por que Paulo se gloria em suas fraquezas? Quanto mais fraco, tanto mais forte a operação do poder de Cristo por meio dele. Jesus quer usá-lo como mensageiro que não vem em suas próprias forças, mas que reconhece sua dependência completa do Senhor.
O Apóstolo aceita alegremente as fraquezas que tem de suportar: “insultos, tribulações, perseguições e dificuldades”. Essa é uma lista mais curta de adversidades do que a do capítulo anterior (11.23-29). Por amor a Jesus Cristo, Paulo aceita com alegria todos esses sofrimentos para expandir o evangelho. Sabe que tem de sofrer muito pelo nome de Jesus (At 9.16). Mas sabe também que “tudo pode em Cristo que o fortalece” (Fp 4.13; comparar com 2Tm 4.17).
Em uma frase:
Em uma frase:
Deus não espera que sejamos sempre fortes, sem qualquer dúvida ou fraqueza, por isso proverá a graça necessária para podermos vencer e sermos transformados pelo seu poder.
Objetivos:
Objetivos:
Compreender que Deus não espera que sejamos sempre fortes.
Saber o que fazer em seus momentos de fraqueza.
Identificar suas fraquezas e entregá-las ao Senhor.
Dinâmica:
Dinâmica:
Sou bom / Não sou bom.
Vocês ficaram felizes ou frustrados com o resultado do “teste”? Há alguma coisa que vocês não sejam bons, mas querem e podem melhorar? A falta de alguma habilidade limita vocês em casa, na escola ou em outros lugares?
Conteúdo:
Conteúdo:
Esse mundo nos cobra em muitos aspectos. Você precisa ser inteligente, bonito, rápido, forte, ter muitas curtidas e seguidores e precisa também estar acompanhando todas as novidades que forem lançadas no mercado, caso contrário: você é só mais um.
Se você tentar acompanhar esse sistema você vai entrar no jogo da competitividade, seu desempenho é quanto você vale e então você viverá de “performances”.
É isso o que Deus espera de nós? Sabe, gente, Deus nos fez de maneira única e particular. Não fomos feitos em série, como uma fábrica ou uma montadora de automóveis, somos completamente distintos uns dos outros, uns são melhores em umas coisas e outros melhores em outras e por aí vai.
Deus não exige que sejamos super-homens ou super-mulheres, na verdade, é na nossa fraqueza que somos aperfeiçoados e experimentamos o cuidado do Senhor.
1. Quando sou fraco o poder de Deus se torna mais claro.
1. Quando sou fraco o poder de Deus se torna mais claro.
Em toda a Bíblia vemos Deus usando pessoas comuns, como nós, que foram instrumentos nas mãos do Senhor, reconhecendo sua fraqueza, enfrentando seus medos internos e externos (Exemplos: Gideão, Josué, Neemias, Davi, Moisés...). Naturalmente olhamos para pessoas assim e pensamos que eram “supercrentes”, imbatíveis. Quando pensamos isso, quando olhamos assim, percebemos que nossa mente está igualzinha ao padrão deste mundo, que foca na força, no desempenho. Nossos olhos devem buscar fidelidade a Deus e a Sua Palavra.
A verdade é que Deus sabe que:
a. Somos espiritualmente frágeis - 1Co 10.13 “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.”
Temos um pai que nos conhece muito bem e sabe exatamente o que podemos ou não suportar. Vale a pena lembrar que isso é experimentado por quem busca viver perto do Senhor. Quando anda distante do Pastor vira comida de lobo...
b. Precisamos de proteção - Pv 18.10 (“Torre forte é o nome do Senhor, à qual o justo se acolhe e está seguro.”), Pv 29.25 (“Quem teme ao homem arma ciladas, mas o que confia no Senhor está seguro.”).
Haverá muitas batalhas nessa vida, tentações, pecados, oportunidades, decisões, lágrimas e todo tipo de situações delicadas, mas o Senhor nunca nos deixa enfrentá-las sozinhos. Não sofra sozinho, leve cada uma de suas angústias e lutas ao Senhor em oração, procure alguém de confiança e que seja maduro o bastante pra te ajudar.
Talvez aqui no meio de vocês alguns não se sintam muito “bons”, ou “populares”, ou “inteligentes” como outros, e acabam até mesmo se fechando em seu mundinho. Se você se sente rejeitado de alguma maneira, saiba que isso pode gerar problemas de alguma forma, não deixe que isso cresça, procure alguém que possa te ajudar: Tia Carla, Ivando, Pastor Flauber, Pastor Ericon, Maria Eduarda, eu, seus pais… Você não está sozinho.
2. Deus chama pessoas improváveis.
2. Deus chama pessoas improváveis.
Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.
a. Jacó - enganou seu pai e seu irmão - Israel, o nome que é usado para designar o povo de Deus.
b. Moisés - gago que se sentia incapaz - Libertador do povo hebreu.
c. Davi - simples pastor de ovelhas - Homem segundo o coração de Deus, maior rei de Israel.
d. Raabe - prostituta - Exemplo de fé, entrou na genealogia de Jesus.
e. Maria - simples moça de Israel - Chamada para ser a mãe de Jesus.
f. Mateus (Levi) - cobrador de impostos (mal visto, abusivo) - Discípulo de Jesus e Escritor do Evangelho.
g. Outro (vocês).
Qual o segredo desses homens? Fé em Jesus Cristo.
Obs.: Deus também chamas pessoas que já eram bem-sucedidos (Paulo).
Obs.: Deus não chama desocupados.
3. Como lidar com nossas fraquezas?
3. Como lidar com nossas fraquezas?
Quando você se analisa, como fizemos com a dinâmica no começo desta aula, fica claro que há coisas que não gostaríamos de ver. Você consegue de fato reconhecer suas limitações e fraquezas? Pense em uma de suas fraquezas agora, não me diga qual é, mas eu quero uma resposta… essa fraqueza que você pensou pode impedir que Deus te use como serva dele? Não! Não pode. Mesmo que sua fraqueza seja gigante, seu Deus é ainda maior!
Permitam-me contar uma história: Fanny Crosby.
Deus não espera que sejamos sempre fortes, sem qualquer dúvida ou fraqueza, por isso, proverá a graça necessária para podermos vencer o sermos transformados pelo seu poder.
Então, aqui vão alguns conselhos práticos:
Aplicações:
Aplicações:
Não confie na sua força, mas na de Jesus Cristo - Rm 5.6 “Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.”
Acredite que suas orações são ouvidas, o Senhor vê suas lágrimas e suas lutas, Deus nunca abandona aquele que o busca, persista em oração. - Sl 9.10 “Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, Senhor, não desamparas os que te buscam.”
Tenha coragem de buscar ajuda em suas lutas. - Pv 11.14 “Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança.”
Invista em boas amizades, que tenham forças e fraquezas, como você, e esteja disposto a caminhar com elas, ajudando e sendo ajudado. - Pv 27.5-6 “Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos.”