Libertando-se dos fardos
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
Hb 12.1-13.
Introdução
1. Existem diversas motivações para que as pessoas frequentem uma igreja. Mas é vital que sejamos impelidos pela necessidade de crescimento espiritual. E esse crescimento deve fazer mudanças nas nossas ações cotidianas.
2. Eu lembro que comecei a colocar creme dental na escova de dente da Clemira, e isso se tornou um hábito que nossa neta aprendeu.
3. Essas ações devem começar a fazer parte do nosso coração. Por isso, Paulo é o escritor mais objetivo para ensinar sobre crescimento espiritual.
4. Temos dois aspectos no nosso texto; 1) As testemunhas da fé como exemplos; 2) O amor de Deus exige que nos tornemos filhos obedientes.
I - As testemunhas da fé são exemplos(v.1-3).
5. A alegoria de uma corrida é o que temos aqui. Os leitores cristãos estavam familiarizados com estádios e arenas com multidão de espectadores. Ele se enxerga na raia do estádio, seus olhos percebem e seus ouvidos escutam a multidão torcendo por sua vitória. E alguns deles estão registrados no cap. 11. Eles falam por sua fé que está na Bíblia.
6. Agora ele olha para os que também estão na corrida. E ajuda-os orientando para o que estão vestindo e calçando seja trocado por uma vestimenta mais leve, facilitando a chegada vitoriosa. Ele diz - lancem fora o peso que pode te prejudicar. Quanto menos peso mais leve você corre, com mais liberdade e desenvoltura, com mais confiança na chegada.
7. Pesos e pecados são distinguidos como duas coisas distintas. Peso - Veja o 5.11-14 - a falta de desenvolvimento provoca situações dificultosas. O Crente com mais de um ano de convertido deve saber que o trabalho em excesso, fazer horas extras no dia em que deveria estar na igreja não é recomendado. Tomar vinho fermentado? Cerveja? ( veja o que não é lícito 1Co 8.13). Gastar o dinheiro sem controle, comprar o que não precisa. Sobrecarregar-se de emoções negativas - como assistir filmes violentos e outros nem sempre apropriados.
8. Trabalho em excesso - resulta na Síndrome de Burnout. Causa falta de apetite, insonia, irritação e agressividade, desânimo, tristeza.
9. Síndrome de Brown. Acumuladores compulsivos - Começa a guardar objetos que não servem para nada, desde canecas, peças de roupa, até agulhas enferrujadas. Quem não guarda lembrança de alguma foto do filho? Esse tipo de afeto pode acontecer com outros objetos, que tornam-se lembranças inseparáveis.
10. Precisamos saber o que é prioridade - Ex. Tv x fogão? Geladeira x celular? Carro x casa?. São princípios gerais. Nem sempre a pessoa precisa ter uma casa, mas o carro pode ser mais útil, para a pessoa que precisa estar em lugares diferentes devido o serviço, por exemplo. Tudo isso não é considerado pecado, mas é um estorvo que te impede de correr a caminhada cristã como deveria ser se não tivesse essas preocupações.
11. Pecados - não é necessário repetir que o adultério é abominável, que a pornografia leva-nos a ruína, que a mentira tem um pai - o diabo. Que o perdão é o que te liberta de culpa, assim como uma vida sem pecados que nossa geração adotou como normal!
I.b) Olhar para Jesus (v.2-3).
12. Homens e mulheres de fé são exemplos. Foram registrados aqui como modelos. No entanto a base da fé de todos concentramos em Jesus.
13. Veja que em nossa corrida não podemos tirar os olhos de Jesus - é como se Ele estivesse aguardando na linha de chegada - porque chegou adiante de todos nós.
14. Quando tiramos os olhos de Cristo para prestar atenção em outras coisas ficaremos sobrecarregados de coisas que atrapalharão nossa corrida.
15. Quando olhamos para Jesus, as coisas da terra ficam muito pequenas comparadas com aquilo que nos espera.
16. Jesus sabia que precisava por em prática a vontade do Pai acima dos interesses desta terra. Ele sofreu, mas venceu o sofrimento sem murmuração - porque sabia o que lhe aguardava no final da corrida - alegria - exaltação, glorificado após o sofrimento da cruz. assentou-se a direita - deu-lhe pleno poder de julgar vivos e mortos.
17. Reflitam nisso (v.3). Comparemos nossa forma de vida e de Jesus.
18. Rejeitado pelos pecadores. Se você pensa que se tornar um cristão todos serão amigos - está enganado - será abandonado por muitos. Elias pensava que o evento sobrenatural do fogo vidndo do céu e lambendo o holocauto traria muitos para ele - na verdade ele teve que fugir e pensou que estava só Mas Deus teve que dizer que junto com ele estavam mais de 7.000 que não dobraram seus joelhos a BAAL.
II - O amor de Deus exige que nos tornemos filhos obedientes (v.4-13).
17. Depois de colocar os exemplos e especialmente a vida de sujeição e obediência no sofrimento, o autor indica como devemos seguir o princípio da obediência disciplinadamente.
18.