O pai excepcional
Notes
Transcript
Handout
Introdução
Introdução
O pai é alguém muito importante na vida dos filhos, pois é ele quem está constantemente presente na vida do filho, está ali ajudando nos cuidados, protegendo o filho, ensinando o filho, dando atenção ao filho. Esse é um pai excepcional e que todo o filho deseja ter um pai incrível.
Mas nos dias atuais é nítido ver que a realidade é outra, onde os pais simplesmente colocam os filhos no mundo e acabam não se importando. Outros já são pais que estão ali todo o tempo ao lado do filho, ou seja, assumem o filho, não abandona, mas deixam a desejar em alguns aspectos importantes.
É importante tratar sobre esse assunto, pois muitos pais que são cristãos acabam falhando no seu papel. Então, nesse dia dos pais, um momento muito alegre e festivo, estaremos vendo nas Escrituras qual é o dever do pai em relação aos seus filhos.
Contexto
Contexto
Paulo a igreja de Éfeso em relação aos deveres familiares, ou seja, o relacionamento de marido com a esposa, o relacionamento de esposa com o marido. A relação dos filhos com o pai e a mãe. E o dever do pai com os seus filhos.
Em relação ao dever do pai com os filhos, Paulo traz dois aspectos, o primeiro é o negativo, isto é, o que ele não pode fazer, o segundo é o positivo, ou seja, o que ele deve fazer.
Ideia Central
Ideia Central
O pai como líder espiritual do lar, tem o dever de instruir os seus filhos no caminho do Senhor.
Transição
Transição
Veremos dois aspectos importantes para os pais no relacionamento com os filhos.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1° Não abuse da sua autoridade
1° Não abuse da sua autoridade
Efésios 6.4 (ARA)
4 E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira
Nos versículos 1 ao 3 o texto diz para os filhos honrar pai e mãe. Mas no versículo quando está dizendo a palavra “pais” está dizendo somente para os homens que são pais. Paulo usa a palavra “pais” porque os homens são o cabeça do seus lares, ou seja, são os líderes espirituais de suas famílias.
Na época do apóstolo Paulo, o pai exercia autoridade suprema sobre a família. Por isso, quando uma criança nascia em uma família romana, era comum o pai pegar a criança no colo, como símbolo de que aceitava a criança em sua família. Mas se ele recusasse a pegar a criança, significava que ele não aceitava a criança, por isso ela deveria ser vendida ou dada para outra família. Diante desse contexto Paulo exorta os pais a não imitarem essa prática.
A palavra “provocar” ou “irritar” significa levar ele a ira. Os pais podem provocar a ira dos filhos da seguinte forma:
1° Prometer e não cumprir
1° Prometer e não cumprir
Prometer que vai levar em algum lugar e você não cumprir com a sua palavra.
2° Sempre criticar e não elogiar
2° Sempre criticar e não elogiar
O pai que vive criticando o filho. Quando ele vai bem na escola, no trabalho o pai deixa de elogiar o filho. Por exemplo, o filho chega animado compartilhando que terminou a tarefa, e o pai diz que isso foi mais do que a obrigação dele.
3° Não dá atenção para os filhos
3° Não dá atenção para os filhos
Ficar muito ocupado e não dá atenção para os filhos. As vezes o seu filho deseja passar um tempo com você, mas o trabalho, os seus afazeres acabam te sufocando e você não consegue dá atenção para o seu filho.
Ele poderá crescer com o seguinte pensamento: “Meu pai não gosta de mim” ou “ele nunca tem tempo para mim”.
4° A falta de diálogo
4° A falta de diálogo
O pai não senta para conversar com o filho, quando o filho deseja pedir um conselho ou alguma ajuda, mas o pai não quer conversar.
Esse foi o principal motivo que fez com que o relacionamento de Davi e Absalão acabasse.
5° O pai ter excesso de proteção e favoritismo
5° O pai ter excesso de proteção e favoritismo
O pai quer proteger o filho de tudo, proibindo de ir em alguns lugares, proibição de brincar, etc. O pai deve proteger o filho, mas não “Super Protegê-lo”.
Excesso de favoritismo é ter aquele filho favorito, isso é um perigo. Isaque e Rebeca cometeram esse erro ao ter o filho favorito, Isaque gostava muito de Esaú e Rebeca gostava muito de Jacó, esse favoritismo do pai e da mãe, fizeram com que os filhos ficassem contra o outro.
6° Usar palavras erradas no momento da correção
6° Usar palavras erradas no momento da correção
Muitos pais acabam falando coisas erradas e palavras feias quando vão corrigir os filhos. Desse modo, os filhos acabam ficando abalados emocionalmente, porque os pais são brutos nas palavras e ficam gritando.
7° Ser Impaciente
7° Ser Impaciente
Aquele pai que tem o pavio curto, sem paciência, ou seja, qualquer coisa que o filho pergunta, faz ou fala já é motivo de se explodir.
2° Instrua os seus filhos
2° Instrua os seus filhos
Efésios 6.4 (ARA)
4 Mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.
Criar
Criar
Paulo diz para os pais criar os filhos, a expressão “criar” significa nutrir, alimentar. Mas a criança não depende somente do alimento físico, de roupas, remédios ou de um teto. Ela também necessita de amor, afeto, carinho, proteção, cuidado, etc.
Então quando Paulo diz que os pais deve criar os filhos, ele está dizendo para educá-los até que ela se torne adulta. Isso implica em cuidar da vida física e emocional dos filhos.
Disciplina
Disciplina
A expressão “Disciplina” significa que os pais devem treinar os filhos por meio da disciplina, ou seja, a disciplina fará com que os filhos tenham aprendizado. Isso ocorre por meio da correção, com regras, normas e recompensas.
24 Quem se nega a castigar seu filho
não o ama;
quem o ama não hesita em discipliná-lo.
13 Não evite disciplinar a criança;
se você a castigar com a vara,
ela não morrerá.
CITAÇÃO
A disciplina não é uma oportunidade de demonstrarmos aos filhos quem é o chefe ou de distribuirmos castigos que mudarão o comportamento deles. Mesmo quando as conseqüências que lhes apresentamos são apropriadas para realçar a verdade de Deus e os nossos padrões, a disciplina é primeiramente uma oportunidade de lembrar-lhes a necessidade de se arrependerem e crerem em Cristo;
TRIPP, Tedd. Instruindo o coração da criança. SP: Fiel. p. 218
Admoestação
Admoestação
A expressão usada por Paulo se refere a educação verbal. Isso significa que o pai deve dar conselhos para os seus filhos, para que venha preservá-los de perigosos relacionados a vida cotidiana. Isso implica em ensinar o que é certo e o que é errado para o filho.
Instrua através da Escrituras Sagradas, mostrando que ele é pecador e precisa de Jesus Cristo. Também ensine Ele a temer ao Senhor.
7 Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. 8 Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. 9 Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.
6 Instrua a criança segundo os objetivos
que você tem para ela,
e mesmo com o passar dos anos
não se desviará deles.
Conclusão
Conclusão
Os pais tem autoridade sobre os filhos, mas eles não devem abusar dessa autoridade levando os seus filhos a ira. Mas os pais devem ensinar os seus filhos através da disciplina e da instrução através da Palavra de Deus.
Nos dias atuais alguns pais pensam que levar os filhos para a igreja é o suficiente. Mas a educação começa em casa, esse é o princípio bíblico desde de o Antigo Testamento.
Nesse dia dos pais, lembre-se do seu papel em relação aos seus filhos.
Aplicação
Aplicação
Busque ter tempo de qualidade com o seu filho.
Discipline o seu filho, para que ele aprenda bons princípios da vida.
Busque ler a Bíblia e orar com o seu filho.