#9 À FONTE DA CARIDADE (1Jo 4.7-21)

9  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

Leitura da 1Jo 4.7-21

PALAVRA DO SENHOR. GRAÇAS A DEUS.

Meu querido irmão e minha querida irmã, amados!

Deus é amor, nos criou por amor e para o amor. Ele nos ama desde toda a eternidade e está nos amando agora, a mim e a você, neste exato momento. Uma coisa que Deus não consegue fazer é deixar de nos amar. E Ele nos ama inclusive quando estamos pecando.

Quando estamos no pecado, estamos flagelando Nosso Senhor Jesus Cristo, cuspindo, dando bofetadas e enfincando espinhos na Sua Sagrada Face, estamos cravando pregos nas suas santíssimas mãos e pés, estamos ferindo o seu Sacratíssimo Coração fazendo verter sangue e água. Mas, mesmo assim Ele está nos amando.

Para amar e servir é que fomos criados. Mas… infelizmente… como disse São Francisco de Assis: “O Amor não é amado.”. Não fomos criados para sermos os egoístas que somos.

A forma de retribuir a esse infinito amor de Deus por nós, é amando-nos uns aos outros.

A Lei do Novo Testamento, da Nova e Eterna Aliança é A Lei do Amor: não que seja uma nova lei, mas sim a “perfeição e pleno cumprimento da Lei e dos profetas do Antigo Testamento.”, conforme disse Jesus em Mateus 5, 17.

E “a fonte e modelo, da Lei do Amor, é o Filho de Deus feito homem que «pela sua morte deu a vida ao mundo»”.

Porém, como estamos mergulhados no nosso egoísmo e nos nossos pecados, perdemos a capacidade de amar: à Deus e ao próximo. Por isso, precisamos ser regenerados em Cristo, disse São João Paulo II na

Pastores Gregis (Português) Cristo no Coração do Evangelho e do Homem

De facto, Cristo é a luz que ilumina todo o homem e quem n’Ele for regenerado recebe as primícias do Espírito, que o tornam capaz de cumprir a nova lei do amor.

Pelo batismo, somos regenerados em Cristo e recebemos as primícias do Espírito, e nos tornamos capazes de amar à Deus e ao próximo.

Mas, você deve estar se perguntando: Então por que existem tantos batizados que não amam e continuam numa vida de pecado?

Isso ocorre, porque o amor não é um sentimento, mas uma decisão, decisão essa que só é possível quando temos vontade de fazê-lo; Deus em hipótese alguma tira a nossa liberdade, Ele quer ser amado livremente; mas a vontade só vai nascer quando enxergamos a Verdade do amor de Deus por nós, e para enxegarmos a Verdade precisamos que nossa inteligência seja iluminada pela luz sobrenatural da Fé, mas para que isso ocorra é preciso humildade. Pois, Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes.

“A humildade é a verdade”, diz Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face.

Só o humilde consegue curvar sua inteligência racional diante de uma Verdade de Fé, e ao conhecer a Verdade de Fé abraçá-la como projeto de Vida: VERDADE CONHECIDA, VERDADE OBEDECIDA.

Filhinhos, Jesus tem sede de ser amado, Ele está à beira do poço de Jacó pedindo a água do nosso amor, Ele está no alto da Cruz nos dizendo “tenho sede.”. Mas é Ele que nos dá a sua água, o Espírito Santo para termos a capacidade de amá-lo. Portanto, peçamos à Ele que troque esse nosso coração endurecido pela soberba, pelo seu Coração mansos e humildes para recebermos o Espírito Santo e retribuirmos o amor de Deus por nós amando-nos uns aos outros. Amém.

SEJA LOUVADO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO,

PARA SEMPRE SEJA LOUVADO! AMÉM.

Related Media
See more
Related Sermons
See more