A presença dos pais é indispensavelna vida do filhos.
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 10 viewsDias dos pais
Notes
Transcript
Dt 6.4-9 “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.”
V-4 Deus deixou claro para Israel que Ele é o unico Deus e Senhor, Ele deveriam ouvi-lo.
A. Definição de ouvir: Essa atividade tem um papel fundamental na vida. Essa habilidade nos conecta com o mundo em nosso redor, nos permite entender o que esta acontecendo e fazer uma boa leitura do mundo e das pessoas, para que possamos viver o padrão de vida proposto pelo nosso criador que é o mais poderoso e unico, e assim ter um crescimento de forma contínua. Ouvir melhora nossa comunicação, habilidade social, relacionamento, empatia, resolução de conflitos etc. Por isso a palavra ouvir está só no antigo testamento 1072 vezes.
B. Ele é o unico Deus e Senhor, Ele deveriam ouvi-lo. Ele quis deixar claro que ele é o unico governante do universo, não há outro além Dele. Ele é o unico capaz de administrar territórios, (universo), estabelecer leis e regulamentos que influenciam e impactam diretamente a vida das pessoas.
C. Israel não tinha lei, não tinha terra, não casa, não tinha nada, Deus o Senhor deu terra, casa, maneira como administrar a terra, como se relacionar com o proximo, como viver a vida dentro do paramentros que ele planejou para o povo, e o que o povo teria de fazer? ouvi-lo e ser advertido por ele quando necessario, e o principal, ama-lo.
Aplicação: Israel estava adorando tanto os elementos naturais, sol,rio etc, como os incetos, répteis e outros tipos de animais criado por Deus, esses animais estava determinado como seria o padrão de vida de um povo.
Hoje em dia, vc que é crente em Cristo Jesus, andava de acordo com o principe da poestade do ar que atua nos filhos da desobediencia, segundo Ep 2. vc estava morto nos pecados e delito, além de qubrar as leis do Criador, andava errante nesse mundo fazendo tudo que era antagonico ao criador. Essa mensagem serve para nós Igreja, Devemos ouvi nosso Deus, ele é o unico, isso significa que todos os outros tipo de viver a vida é falso e não levará vc nem sua familia a lugar nenhum, a não ser escravidão e desesperança.
V-5-6 Amarás o Senhor Teu Deus , de todo teu coração, de toda sua alma e de toda a tua força, estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração.
A. Israel deveria amar ao Senhor (governador).
B. Esse amor envolve o coração que é o centro do ser humano, toda a alma e toda sua força, ou seja, com a parte material e imaterial que a alma.
O que o Senhor requereu do povo, era ama-lo de com sua declarações e suas atitudes, aquilo que sua boca colocasse para fora no que tange a amar o Senhor, deveria ser uma realidade vivida por eles, pelo menos tentada, mas não foi isso que aconteceu. O declinio moral e espiritual de Israel foi crescendo na medida que o povo foi se acostumando a louva-lo somente com a bica e quento a obediencia caiu em descrédito. o reusltao foi declinio moral e espiritual da nação. a ponto do Senhor manar Isaias fala pra eles:
Isaiah 1.13 “Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniquidade associada ao ajuntamento solene.”
Isaiah 29.13 “O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu,”
Essa mesma passagem foi citada por Jesus no Novo testamento, Mat 15.7 marcos registram essa fala do Senhor em um contexto que os religiosos da época estavam rejeitando o Senhor mas ensinando doutrina de homens.
Aplicação: ensinar doutrina de homens quando na realidade deveriamos aprender, viver e ensinar a vontade de Deus para nossas vidas e louvar o Senhor somente com os labios.
O Senhor Jesus esclarece o que é ama-lo na pratica. John 14.21 “Aquele que tem os meus mandamentos e o atende cuidadosamente, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.” Isso deve estar no centro da vida humana que o que o coração representava na cultura judaica, e porque isso deveria estar no coração?
V 7-9 A proxima geração não pode se alimentar de doutrinas criadas por homens. O senhor Requereu de Israel a proxima geração.
A-Filhos: na cultura Judaica a identidade do indivíduo não estava relacionado a identidade exlusivamente a genética ou que ele era como profissional como nos dias de hoje, mas a familia que ele pertencia, por isso é muito comum a bilbia citar que Jesus era filho de josé da casa de davi.
Quando o texto fala de seus filhos no plural, presuponha que aqueles que vieram depois deles eram considerados pessoas as quais eles poderiam ser responsaveis em influenciar e ensinar sobre Deus.
B-Ambiente de Atuação: Casa, caminho, Deita-te, e ao levamtar-te.
Caminhar: Quando o indivíduo está andando, ele pode falar mais e propor um ambiente para as conversas, existem pelo menos duas razões: pisicológicas, sociais e biológicas.
Mudança de ambiente: Caminhar em um ambiente diferente, ao ar livre, pode estimular a mente e criar um senso de novidade. Isso pode tornar as pessoas mais propensas a compartilhar pensamentos, histórias e ideias.
Menos pressão visual: Enquanto caminhamos, não estamos olhando diretamente para a pessoa com quem estamos conversando. Isso pode reduzir a sensação de julgamento e autoconsciência, tornando as pessoas mais confortáveis para falar sobre temas diversos.
Movimento físico libera hormônio: O movimento físico pode liberar endorfinas e ajudar a relaxar, tornando a conversa mais fluida. Além disso, o movimento pode estimular o fluxo sanguíneo para o cérebro, tornando-o mais alerta e propenso a comunicação.
Ausência de distrações: Caminhar pode minimizar as distrações tecnológicas, como telefones celulares e computadores, o que pode permitir uma conversa mais focada.
Compartilhamento de experiências: Caminhar com alguém muitas vezes significa compartilhar uma experiência física e emocional. Isso pode criar uma sensação de proximidade e camaradagem, encorajando as pessoas a compartilharem pensamentos e sentimentos.
Maior relaxamento na informalidade: Muitas pessoas se sentem mais relaxadas e à vontade em ambientes informais, como uma caminhada, o que pode incentivar a abertura na comunicação.
Tempo disponível: Caminhar muitas vezes proporciona um tempo mais prolongado para interação, o que pode levar a conversas mais profundas e significativas.
Aplicação: Por isso Jesus vivia conversando com seus discipulos sempre que podia. Devemos procurar esses momentos com nossos filhos, se não tivermos tempo como eu imagino que não temos, ainda assim temos que arrumar um jeito, porque o texto não nos dá um prognóstico de quanot tempo
B- Texto propõem também uma ambiente familiar onde Deus é trazido para dentro do lar?
Lar onde Deus é colocado como o Senhor é um benção para os pais, para os filhos, para as esposas, para os parentes etc. È uma lar onde se conversa sobre valores, ética, compartilhamento de ensianmentos, serviço, oração, gratidão e reflexão.
ENTRETANTO, PARA OBEDECER AO SENHOR, ISRAEl DEVERIA OUVIR SOMENTE AO SENHOR, MAIS NINGUÉM, ASSIM NÓS COMO IGREJA DEVEMOS OUVI-LO, SOMENTE ELE E MAIS NINGUÉM.
Provérbios 14:12 Há um caminho que parece certo para o homem, mas seu fim é o caminho da morte.
Provérbios 12:15 O caminho de um tolo é reto aos seus próprios olhos, mas um homem sábio é aquele que ouve conselhos.
Jeremias 10:23 Eu sei, ó SENHOR, que o caminho do homem não está em si mesmo; Nem em um homem que caminha para dirigir seus passos.
NÃO HAVIA IGREJA, O PROPÓSITO DO SENHOR É O SACERDÓCIO UNIVERSAL ONDE TODOS OS CRENTES POSSAM SER MINISTROS DOS SEUS LARES, HOJE A IGREJA TEM SEU PAPEL FUNDAMENTAL ONDE NOSSAS CRIANÇAS PODEM SEREM REFORÇADAS COM O CONTEUDO QUE APRENDEM EM CASA, COM OS PAIS, ASSIM COMO COM ISRAEL.
VÍDEO.
------------------------------x----------------------------------
O Senhor é unico, Israel deveria amá-lo com sua parte material e imaterial V4-6.
A .Base para amar o Senhor è ouvi-lo
Própósito de ouvir é aprender cada vez mais, pais devem estar cada vez mais aprendendo e vivnedo de acordo com a palavra de Deus, se não estamos obedecendo talvez não estavmos ouvindo coretamente. Se isso estiver acontecendo, podemos estar incorrendo em alguns erros:
(1) Conhecimento sem obediência nunca é suficiente.
(2) O conhecimento que não obedece é apenas um conhecimento parcial. Na verdade, é conhecimento sem compreensão. Constitui informação sem compreensão e discernimento espiritual.
(3) Conhecer verdadeiramente o Senhor é desejar obedecer e, em seguida, obedecer!
Obserave:
Crianças que convivem com pais críticos aprendem a ser críticas.
Crianças cujos pais gritam e discutem aprendem a fazer o mesmo.
Crianças cujos pais encontram todos os tipos de desculpas para faltar às aulas bíblicas e à igreja acharão fácil fazer o mesmo.
Crianças cujos pais não estão envolvidos no ministério e preocupados com os outros, também serão indiferentes às necessidades ao seu redor.
B. Não há outro Senhor que governasse a terra, Elorrim era o unico, mais poderoso, portanto, somete ele poderia dizer Manter o povo na terra que mana leite e mel.
C. O amor que o Senhor exige não é sentimento, nem palavras em direção a ele dizendo que o ama igual a Pedro disse para Jesus Joh 21.15, mas guardar sua palavra em seu coração.
Para transmitir as palavras aos filhos, Deus ordena que sempre esteja ao lado dele V 7-8
A Propagação da Obediência: Ensinar e Modelar a Palavra
(6:
7-9)
A Propagação da Obediência: Ensinar e Modelar a Palavra
(6:
7-9)
7 E os ensinarás diligentemente aos teus filhos e deles falarás quando te sentares em tua casa, quando andares pelo caminho, quando te deitares e quando te levantares. 8 "E os amarrarás como sinal na tua mão e eles serão como frontais na tua testa. 9 "E as escreverás nos umbrais da tua casa e nas tuas portas.
Deuteronômio 6:20-25 "Quando teu filho te perguntar a tempo, dizendo: 'Que significam os testemunhos, os estatutos e os juízos que o Senhor, nosso Deus, te ordenou?' 21 Então dirás ao teu filho: Éramos escravos do faraó no Egito; e o SENHOR nos trouxe do Egito com uma mão poderosa. 22 Além disso, o Senhor mostrou grandes e angustiantes sinais e prodígios diante de nossos olhos contra o Egito, o faraó e toda a sua família; 23 e tirou-nos dali para nos trazer, para nos dar a terra que jurara aos nossos pais. 24 "Então o SENHOR nos ordenou que observemos todos esses estatutos, que temêssemos ao SENHOR nosso Deus para o nosso bem sempre e para a nossa sobrevivência, como é hoje. 25 "E será justiça para nós se tivermos o cuidado de observar todo este mandamento diante do Senhor, nosso Deus, assim como Ele nos ordenou."
Isso forma uma progressão natural. Não somos capazes de ensinar verdadeiramente até que estejamos primeiro seguindo, ouvindo, obedecendo, amando e ocupando-nos com o Senhor nós mesmos. Devemos modelar a Palavra como a ensinamos.
Há cinco maneiras pelas quais o texto nos mostra que esse ensinamento deve ser feito.
(1) Diligentemente – embora os pais tenham muitas outras tarefas e responsabilidades importantes, nenhuma é mais importante com maiores implicações do que essa responsabilidade. Não deve ser encarado de ânimo leve.
(2) Incisivamente, Exatamente, isso está incluído na palavra "diligentemente", que significa "afiar" e, em seguida, "ensinar claramente, precisamente, incisivamente". Nosso ensino deve ser claro e preciso, não em generalidades vagas.
(3) Repetidamente — esses versículos indicam que ensinar não é um esforço único ou único. Continua o tempo todo. O segredo do aprendizado é a repetição.
(4) Naturalmente – é para ser feito quando nos sentamos, caminhamos, deitamos e nos levantamos. Em outras palavras, devemos buscar oportunidades de ensino pela palavra e pelo exemplo através das atividades cotidianas da vida em casa. Além disso, compare os versículos 20 e seguintes para o trabalho prático dessas coisas através da curiosidade natural das crianças. O lar é o lugar natural dado por Deus para comunicar e exibir a Palavra de Deus. É o lugar "onde a vida se decide".
(5) Pessoalmente (cf. 4, 9). O que nossos filhos aprendem na escola dominical e na igreja é importante, mas não podemos confiar apenas nisso. Esta passagem está falando aos pais, não à igreja. A formação é, antes de mais, responsabilidade dos pais (Ef 6, 4, dirigido aos pais). Mais uma vez, isso enfatiza a modelagem. O que se diz raramente é tão influente quanto o que se faz.
Como mencionado na primeira parte desta lição, quando os pais escutam, obedecem e amam, eles fornecem um modelo para as crianças que reforça o que está sendo dito em casa."
O lar também deve contribuir para que as palavras sirvam de orientação para os filhos. V-9