(Êx 16:22-36) Um Sábado para o homem

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

22-26 >>
21. Colhiam-no manhã após manhã. O Descanso está relacionado ao trabalho. O Sábado não é para o preguiçoso. “Se queriam comer precisavam se levantar e colher o pão de cada dia”. Ele deviam fazer como Deus fez na Criação, e produzir durante a semana.
Mas o trabalho não era a causa principal de seu sustento, mas a Misericórdia de Deus que se renovava todas as manhãs.
23-24. Assem… guardando pra manhã seguinte. Da sexta pra o Sábado aconteciam mais dois milagres. Além de o maná aperecer milagrosamente, na sexta-feira ele vinha em porção para dois dias, pra sexta e sábado, e além disso, ficava milagrosamente preservado para o sábado, não estragava, como ocorria nos outros dias.
25-26. Hoje vocês não encontrarão. No Sábado Deus não mandava o maná. Não era apenas que o povo não devia sair pra colher, mas que o próprio Deus não fornecia naquele dia. Deus para de trabalhar.
O povo precisava se contentar com o que Deus havia providenciado, e confiar que aquilo seria suficiente, e assim, descansar nele, sabendo que ele é cuida deles. Não precisavam se desesperar - é pra isso que serve o Sábado.
27-30 >>
27. Saíram pra colher. Deus da ordem de Deus e da demonstração de seu poder e fidelidade, ainda assim o povo saiu pra colher no sábado. Eles foram trabalhar.
28. Se recusarão a guardar os meus mandamentos. O sábado, que veio antes da entrega da lei no Sinai, resumia a observação da lei. Quando Deus que eles estavam recusando gaurdar os mandamentos, é porque eles não estavam guardando o Sábado.
29. O Senhor deu a vocês o Sábado. O Sábado já havia sido dado há muito tempo, na Criação do mundo (Gn 2:1-3). Quando Deus entrega a sua Lei, os Dez Mandamentos ele faz menção a isso (Êx 20:11).
O povo já havia escutado falar sobre o Sábado, mas eles não o guardaram por muitos anos enquanto estavam escravos. O Sábado então aqui representa a libertação do povo, e o seu descanso do trabalho escravo que sofreram por Faraó. Eles agora podiam descansar. O Sábado é uma marca do povo de Deus, um sinal da Aliança:
Ez 20:10-13 “Tirei-os da terra do Egito e os levei para o deserto. Dei-lhes os meus estatutos e lhes fiz conhecer os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles. Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica. Mas a casa de Israel se rebelou contra mim no deserto, não andando nos meus estatutos e rejeitando os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles; e profanaram grandemente os meus sábados. Então, eu disse que derramaria sobre eles o meu furor no deserto, para os consumir.”
Sábado significa Descanso, não significa sétimo dia. No antigo testamento o Shabbat era normalmente comemorado no sétimo dia, mas no Novo Testamento ocorreu uma mudança. Não é que o Shabbat, o quarto mandamento, deixou de ser guardado pela Igreja. Essa mudança ocorreu no dia, do sétimo para o primeiro da semana.
Deus não apagou o sábado, ele permanece firme. O Sábado, que foi esquecido pelo igreja, e desvirtado por alguns, como os Adventistas, é na verdade o mandamento mais enfatizado na Escritura, e tem seus fundamentos muito claros: Ele foi instituído na Criação do mundo, como bastante ênfase: “Descansou neles, abençou e santificou”; ele foi dando novamente ao povo aqui, antes da Lei, e de novo, regulamentado na Lei de Moisés, mas não na Lei Cerimonial apenas, mas nos Dez Mandamentos. O Novo Testamento enfatiza o Sábado. Jesus explicou várias vezes o sentido do Sábado. E então a mudança aconteceu. Jesus Ressuscitou no primeiro dia da semana, apareceu várias vezes ao seu povo no primeiro dia da semana depois de ressuscitado, enviou seu Espírito no primeiro dia semana no Pentecostes, a igreja passou a se reunir no primeiro dia da semana, (At 20:7; 1Co 16:1-2) e o Apostolo João chamou o primeiro dia da semana de dia do Senhor (Ap 1:10; cf. Is 58:13).
Símbolos de Fé: Confissão de Fé, Catecismo Maior e Breve Catecismo Capítulo XXI: Do Culto Religioso e do Domingo

VII. Como é lei da natureza que, em geral, uma devida proporção de tempo seja destinada ao culto de Deus, assim também, em sua Palavra, por um preceito positivo, moral e perpétuo, preceito que obriga a todos os homens, em todos os séculos, Deus designou particularmente um dia em sete para ser um sábado (descanso) santificado por ele; desde o princípio do mundo, até à ressurreição de Cristo, esse dia foi o último da semana; e desde a ressurreição de Cristo, foi mudado para o primeiro dia da semana, dia que na Escritura é chamado domingo, ou dia do Senhor, e que há de continuar até ao fim do mundo como o sábado cristão.

VIII. Este sábado é santificado ao Senhor quando os homens, tendo devidamente preparado o seu coração e de antemão ordenado os seus negócios ordinários, não só guardam, durante todo o dia, um santo descanso das suas obras, palavras e pensamentos a respeito de seus empregos seculares e das suas recreações, mas também ocupam todo o tempo em exercícios públicos e particulares de culto e nos deveres de necessidade e de misericórida

31-36 >>
Uma porção do maná foi guardada e depois foi colocada dentro da Arca da Aliança, junto da Lei de Deus, os Dez Mandamentos. O maná representou a provisão de Deus para o seu povo, e dado mesmo antes que Lei fosse dada expressamente pra que o povo soubesse Aquele que exigia que eles vivessem pra Ele, que eles guardasse a Lei, era Aquele que salvou eles, e que sustenta eles.
O maná foi guardado para que as futuras gerações jamis esquecesse da história da Salvação. O que Deus fez no passado jamais deve ser esquecido, e deve ser ensinado.
Jesus Cristo, o pão vivo que desceu do céu, o pão que foi partido por nós, morto numa cruz, deve ser anunciado sempre, e jamais deverá ser esquecido. Essa lembrança de estar todos os dias em nossa memória e em nossa vida, mas de um modo especial, o povo Deus celebra e lembra disso no Shabbat, no primeiro dia da semana, o dia do Senhor, no Culto ao Senhor. É isso que comemoramos - que Deus mandou pão do céu, pão da vida, o Seu Filho, Jesus Cristo.
APLICAÇÃO
Guarde o dia do Senhor. Como? Esqueça as preocupações da vida, do do trabalho, do amanhã, e descanse. Não falte os Cultos, desfrute da comunhão do povo de Deus, e na sua casa, esqueça as notícias ruins, fique com sua família, leiam a Bíblia, leia um bom livro devocional, assista uma pregação, uma palestra sobre assuntos edificantes, visite um irmão, faça o culto domético, durma e se prepare pra cultuar a noite. Não faça com que os outros trabalhem pra você nesse dia. Deixe tudo preparado durante a semana pra que domingo seu coração apenas desfrute do Senhor.
Razões pelas quais o dia do Senhor tem sido negliado: (1) pressão da cultura; (2) preferimos seguir a nossa agenda; (3) medo do legalismo; (4) achamos o dia do Senhor entediante
Confie no Senhor. O dia do Senhor é uma expressão de confiança, você sabe que é Deus quem sustenta você. Você lembrar que Deus é tão maravilho que tudo que você foi ele quem te deu, sua comida e todos os bens não primeiro fruto do seu trabalho, são primeiro fruto da misericórdia de Deus (Sl 127:1-2 “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem.” E como todos as bênção que Deus te dá, o dia do Senhor é mais uma delas, então você entender duas coisas sobre isso, a primeira é que o dia do Senhor é pra você, é um presente (Mc 2:27 “E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado;”); a segunda e que Deus coloca ali juntinho do dia do Senhor, promessas de bênçãos, de que sua vida vai ser abençoada se você fiel e descansar neles (Is 58:13-14 “Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no Senhor. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do Senhor o disse.”).
FRASES
Richard Baxter em Kidderminster:
...aquela que antes havia sido uma comunidade de pessoas briguentas, viciadas em álcool e irreligiosas, foi de tal modo transformada que, ‘no dia do Senhor, não se via qualquer desordem em nossas ruas; pelo contrário, podia-se ouvir uma centena de famílias entoando salmos ou repetindo sermões quando passávamos pelas ruas’
Tomas Watson:
O Senhor geralmente revela-se mais à alma neste dia. (...) Neste dia o cristão está nos lugares altos; ele caminha com Deus, e faz como se fosse um passeio com Ele nos céus (1Jo 1.3). Neste dia somos tomados de santas afeições; o estoque da graça é aumentado; as corrupções são enfraquecidas e satanás cai como um raio diante da majestade da Palavra. Cristo realizou a maioria de Seus milagres no sábado; e assim o faz até hoje: almas mortas são vivificadas e corações de pedras são transformados em corações de carne. Como devemos estimar e reverenciar este dia! É mais precioso do que rubis. Deus o ungiu com óleo de alegria sobre seus companheiros. No sábado estamos fazendo o trabalho dos anjos. Nossas línguas são harmonizadas com os louvores de Deus. O sábado na terra é uma sombra e um tipo do glorioso descanso e eterno sábado pelo qual esperamos no céu, quando Deus será o templo, e o Cordeiro será sua luz (Ap 21.22,23).
Thomas Brooks:
...lembremo-nos de que não há crentes, em todo o mundo, que se comparem, quanto ao poder da piedade e quanto à excelência nos terrenos da graça, da santidade e da comunhão com Deus, com aqueles que se mostram mais estritos, sérios, estudiosos e meticulosos na santificação do dia do Senhor.
A verdadeira razão pela qual o poder da piedade tem caído a níveis tão baixos, tanto neste como em outros países, é que o domingo não está mais sendo observado de forma estrita e consciente (...). Oh! Que esses simples conselhos fossem tão abençoados pelo céu que nos impulsionassem a uma santificação mais constante, séria e meticulosa do dia do Senhor!
Related Media
See more
Related Sermons
See more