Salmo 127

Família  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 46 views
Notes
Transcript

O Deus que abençoa o lar

120-134 Salmo de romagem foram compostos para os peregrinos que iam para jerusalem até 3x ao ano, nas grandes festas. os judeus eram orientados a frequentar, faziam grandes caravanas vindo da palestina para se encontrar 1 semana em jerusalém. eles caminhavam e louvavam a Deus, tinham os filhos, animais, e no caminho tinha várias dificuldades no caminho, mas cantavam como sendo gratidão a Deus.
E não é diferente conosco. A Bíblia nos diz que somos peregrinos. Estamos nesse mundo de passagem, porém enquanto vivemos aqui, somos chamados para glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. Por isso, devemos viver como Deus quer e não como eu acho. Se queremos ver as bênçãos de Deus em nossa vida, em nossa casa, precisamos de vivermos para Deus.
Esse salmo ao que tudo indica, foi escrito por Salomão e depois de um tempo, entrou para o repertório dos salmos de romagem, e depois cantado quando o povo retorna do cativeiro babilônico. Nesse tempo, o povo estava cercado por vários povos que não queria que o povo de Israel reconstruisse Jerusalém e nem o templo. Nem todo o povo tinha voltado, então, não tinham várias pessoas para reconstruir a cidade, casa, templo. Por isso, o povo de Deus precisou confiar em Deus e seguir em frente, mesmo em meio as dificuldades e problemas dos seus dias. Não é diferente de nós, precisamos conhecer o nosso Deus e colocar nossa confiança. Esse salmo exalta o ser de Deus. É sobre o agir de Deus em nós.
Podemos encontrar 4 características de Deus nesse salmo e que deve nos fortalecer.
I- DEUS, NOSSO EDIFICADOR
O texto começa dizendo que se o Senhor não edificar, em vão trabalham os que a edificam. Como pode alguém que tem os seus recursos e pessoas para administrar a sua obra, falhar e fazer tudo em vão? Mas a Bíblia diz que sim. As nossas habilidades elas só serão bem aproveitadas se Deus estiver na frente. Podemos lembrar da torre de babel, em Gênesis 11. Eles queriam edificar uma cidade e uma torre tão alta que chegasse até o céu para terem nomes célebres e não serem espalhados sobre a terra. Porém, a resposta de Deus é Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem. Eles tinham recursos, pessoas habilitadas, porém não conseguiram, pois Deus não permitiu. Spurgeon certa vez disse “Broquel, martelo, serra e plaina são instrumentos de vaidade a menos que o Senhor seja o mestre de obras”. Infelizmente alguns passam a vida tentando edificar a sua casa, porém não consegue aproveitar e usufruir. Somente Deus que dá sentido para o coração. Ec. 6.1-2 Há um mal que vi debaixo do sol e que pesa sobre os homens: o homem a quem Deus conferiu riquezas, bens e honra, e nada lhe falta de tudo quanto a sua alma deseja, mas Deus não lhe concede que disso coma; antes, o estranho o come; também isto é vaidade e grave aflição.” Tem pessoa que tem tudo que precisa, muitos bens, conforto e regalias, porém não consegue ser grato e ter prazer naquilo que tem.
Como construiremos algo próspero se o nosso Deus não estiver nisso? A bênção de Deus precisa estar em nosso lar. Em nosso relacionamento com as nossas esposas, com nossos pais, com nossos filhos. Adam Clarke é tão rígido nesse ponto que disse que se a benção de Deus não estiver sobre nossa casa, podemos até edificar a nossa casa, mas em vez de ser a casa de Deus, será a sinagoga de satanás. Isso é sério, Deus precisa ser o alicerce de nossa casa.
Depois temos:
II- DEUS, NOSSO PROTETOR
O pano de fundo desse salmo podemos encontrar em Neemias. Estavam reconstruindo a cidade e a ordem era trabalhar com a pá em uma mão e na outra, a espada. Tinha guarda em todos os momentos, pois estavam cercados. Nessa parte do versículo diz: “Se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”. A Bíblia está repleta de versículos que mostram que Deus protege o seu povo. O salmo 121 diz que o nosso socorro vem do Senhor que fez o céus e a terra. O salmo 46 diz que Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulaçoes. Salmo 33.20Nossa alma espera no Senhor, nosso auxílio e escudo.” E tantos outros que podemos encontrar refúgio no Senhor. Não há nada melhor que estarmos seguros.
Mais uma vez, Deus é o protagonista. A segurança de uma cidade, de uma casa, não vem apenas de nossos equipamentos modernos, mas do Deus que é fortaleza e refúgio. A segurança dos nossos filhos será guardada por Deus. Nós não estamos com eles em todos os lugares, em toda situação, talvez com os pequenos sim, porém, nem com eles temos total controle. Pode acontecer uma tragédia enquanto estão dormindo, ou enquanto estão na escola, ou viajando. O contexto é de uma cidade que está se reerguendo, e que a confiança daquelas pessoas deviam estar no guarda de Israel, que não dormita e nem dorme.
Ele é o nosso Deus, refúgio em meios as tribulações. No Japão é mais fácil pensar em segurança, não nos preocupamos tanto com coisas materiais em sermos roubados ou algo do tipo, porém em nenhum momento devemos esquecer que a nossa proteção vem do Senhor. Ele é quem protege o nosso lar, que guarda os nossos filhos, nos livra do mal.
A terceira característica que encontramos é que
III- DEUS, NOSSO PROVEDOR
É muito bom saber que Deus nos sustenta. O versículo 2 começa dizendo: inútil vos será levantar tarde de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeaste. As pessoas que não tem temor a Deus, vivem para acumular, juntar, como se a nossa vida fosse somente aqui. O prazer delas não é usufruir, mas ajuntar. Não querem socorrer o necessitado, mas ter mais, muito mais que precisa. As pessoas lá foram são como aquele homem de LC 12, que juntou tanta riqueza e queria construir um celeiro maior ainda, para se esbanjar em seus próprios bens. Deus diz a esse homem, LOUCO ESTA NOITE PEDIRÃO A TUA ALMA, E O QUE TENS PREPARADO, PARA QUEM SERÁ?
Ahh, meus irmãos, o trabalho dignifica o homem. Deus instituiu o trabalho antes do pecado. Se podemos trabalhar, é porque Deus nos capacitou, nos deu força, energia, inteligência. Mas isso nunca deve ser o motivo da nossa confiança, pois podemos perder um braço e o que faremos depois disso? Deus não quer pessoas preguiçosas, que não fazem nada do seu tempo e disperdiça a sua vida (perdoe-me a expressão) vagabundando. Deus não quer que fiquemos sem trabalhar. Na verdade, as características que vimos de Deus sobre edificador, protetor e provedor é Deus fazendo, por aqueles que estão fazendo. Deus só edifica, se estivermos buscando essa edificação. Deus protege, por isso precisamos buscar segurança. Trabalhamos, mas o sustento vem de Deus.
Charles Spurgeon comentando esse texto disse: “Feliz é o homem que atinge o meio-termo, pois trabalhando como se crendo em Deus, e dessa maneira, crendo no Senhor para trabalhar sem medo”.
Devemos confiar a Deus de tal forma, que o nosso trabalho vai ser apenas um meio pra ver a bondade de Deus sobre nós. Lembro que quando era criança, meu pai era bancário e o banco em que trabalhava faliu. Na casa dos 40, ficar desempregado não é nada fácil. Vários lugares não contratava pois não ia ganhar a mesma quantia e dizia que ele ia ficar insatisfeito, outros era pela idade. Eu sei que foram 7 anos com meu pai correndo atrás, fazendo bico, entregando currículo, fazendo concurso, não lembro de nenhum dia, meu pai ficar parado, “aproveitando o momento sem trabalhar”. Minha mãe começou a fazer mais um período como coordenadora em uma escola. Com quase 50 anos, meu pai passou no concurso dos correios. Nos 7 anos desempregado, nunca vi faltar o alimento em casa. Deus levantava irmãos para nos socorrer, pessoas próximas, meus pais se esforçando. Pude aprender que não era o emprego do meu pai que dava o alimento pra casa, mas a boa mão de Deus sobre nós. Não foi fácil, lembro de dias que meus pais comentavam entre eles sobre dívidas, cheque especial, mas no final, Deus sustentou, Deus guardou.
Pois a Palavra de Deus diz que aos seus amados ele o dá enquanto dorme. Hoje estou com minha família aqui no Japão, temos o sustento vindo das igrejas e irmãos do Brasil, no final, eu sei que é Deus quem abre as portas, Ele continua dando o sustento. Saber que Deus nos dá enquanto dormimos, é trabalhar com dignidade, com esforço, com energia, porém quando colocarmos a nossa cabeça no travesseiro, devemos agradecer a Deus por todo o sustento, Ele é o dono de toda prata e ouro Salmo 24.1 “Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.” Não há nada que não seja de Deus. O sono tranquilo é dom de Deus, pois podemos descansar na certeza que Ele cuida de nós. Salmo 4.8 “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro.”
Por fim:
IV- DEUS, NOSSO PRESENTEADOR
Pude conferir e existe essa palavra no nosso dicionário. A partir do versículo 3, Deus aparece como aquele dadivoso, que presentea. Herança do Senhor são os filhos. Temos um contraste da inutilidade dos bens sem Deus, em contrapartida, temos a herança do Senhor. A herança do Senhor não são bens, uma casa com um tesouro com ouro e prata, mas filhos. Os filhos são uma benção de Deus. Devemos olhar não como muitos lá fora olham, com impaciência, com raiva, desgosto e até mesmo frustração. Já pude ouvir, de um grupo de cristãos que os filhos dão trabalho, que é preciso trabalhar pra conquistar o que quer, porque depois que os filhos nascem já era.
Não é assim que a Bíblia apresenta os filhos. É muito claro ver a ordem de Deus no gênesis, de crescer e multiplicar ressoando nas Escrituras. O nosso problema é que muitas vezes colocamos tantos impecilhos para não termos filhos que não encontramos embasamento bíblico para tais atitudes.
Se o “problema” para não ter filho for o medo do futuro, que está ficando cada vez pior, voltemos ao versículo 1, e lembrar que Deus é a nosso protetor e é Ele quem nos protege. Se o “problema for o dinheiro, sustento para criar”, voltemos ao versículo 2, Ele é quem sustenta. É Ele quem revigora as nossas forças, nos dá energia. Que possamos orar e ver a mão de Deus sobre os nossos filhos. Nossos filhos são a herança de Deus, devemos cuidar e ensinar com muito zelo e temor.
Os versículos 4 e 5, temos exemplo dos filhos como flechas na mão do guerreiro. Assim como uma flecha vai para lugares onde o guerreiro não pode alcançar, os filhos são assim. Um pai pode fazer muita coisa para Deus, porém 3 filhos tementes a Deus, poderão fazer bem mais, e assim por diante. Há um provérbio alemão que diz “Muitos filhos geram muitas orações e muitas orações geram muitas bençãos”.
Não podemos olhar como o mundo olha, nossos filhos são dádivas de Deus, seja ele pequeno ou grande. Foi Deus quem os colocou em nossas vidas.
O Rev. Moisés Browne teve doze filhos. Um dia alguém conversando com ele disse… você tem tantos filhos como Jacó. Ele respondeu “Sim, e tenho o Deus de Jacó para prover o que precisam”.
Frederick. B. Meyer, um pastor batista, diz a respeito dos pais não serem envergonhados, quando pleitear com os unimigos a porta, significa que os exércitos inimigos de uma cidade cercada se encontravam junto à porta. A imagem mostra, portanto, que os filhos de um homem o defendem em questões cíveis e legais para que ele não sofra prejuízo ou dano. Providenciam para que a justiça seja feita.
Isso mostra que filhos ajudam os pais na velhice. Talvez quando estiverem de idade, muitas coisas não poderão fazer, porém os filhos devem servir de suporte. Realmente é muito triste vermos filhos que abandonam os pais, que deixam de lado sua responsabilidade. Por isso, filhos que estão aqui hoje, vocês precisam cuidar dos pais, proteger, ser benção, pois desde que nascemos, somos cuidados por eles e Deus nos mostra em sua palavra que precisamos honrar os nossos pais. Que Deus nos ajude a ser benção como pais que amam os filhos e entendem a graciosidade de Deus em nos presentear com eles, e que possamos ser filhos responsáveis e amar os nossos pais, protegendo e horando-os.
Para concluir, quero fazer uma última aplicação. Esse salmo traz a grandiosidade de Deus perante a nossa pequenez. Se para as coisas terrenas precisamos do agir de Deus e da sua graça, quanto mais a salvação em Cristo Jesus. Por isso, não vem de nossas mãos. Não tem como fazer algo para Deus em troca de nossa salvação, ou ajudar a Deus, se nem conseguimos dar o sustento, ou mesmo proteger a nossa casa, quanto mais a salvação eterna. Obtivemos pelo sangue de Jesus na cruz, na qual tivemos o perdão dos nossos pecados. Somente Ele é capaz de nos perdoar e nos dar uma nova vida. Que reconheçamos a grandeza do nosso Deus e sermos gratos por tão grande misericórdia.
Related Media
See more
Related Sermons
See more