Padrão no Procedimento | 1Tm 4.12
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 1 viewNotes
Transcript
Introdução:
Pré:
Leitura do Texto Bíblico - “Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.”
Pós:
FCD -
Contexto:
Contexto:
A carta pastoral de Paulo a Timóteo, na qual Paulo aconselha Timóteo a respeito da excelência na liderança. Em 1Timóteo, Paulo adverte contra o falso ensino e dá instruções sobre adoração sincera, liderança piedosa, sã doutrina e o tratamento de vários grupos dentro da igreja em Éfeso.
O objetivo da carta é muito claro: instruir Timóteo a nomear líderes religiosos piedosos, que zelem pela sã doutrina e resistam aos opositores.
FCD - O verdadeiro ensino do Evangelho leva à conduta piedosa, paz e avanço da missão de Deus no mundo.
Declaração do Tema -
Primeiro Ponto - vv.1-2
Primeiro Ponto - vv.1-2
Argumento 1 -
Argumento 2 -
Argumento 3 -
Argumento 4 -
Ilustração:
Resumo:
Aplicação:
Declaração do Tema -
Segundo Ponto - vv.3-4
Segundo Ponto - vv.3-4
Argumento 1 -
Argumento 2 -
Argumento 3 -
Argumento 4 -
Ilustração:
Resumo:
Aplicação:
Declaração do Tema -
Terceiro Ponto - vv.5-6
Terceiro Ponto - vv.5-6
Argumento 1 -
Argumento 2 -
Argumento 3 -
Argumento 4 -
Ilustração:
Resumo:
Aplicação:
Aplicações - vv.5-6
Aplicações - vv.5-6
Aplicação baseada no primeiro ponto:
Aplicação baseada no segundo ponto:
Aplicação baseada no terceiro ponto:
Conclusão
Conclusão
Texto Aqui
Referências Cruzadas:
1. Tt 2.7 “Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência,”
2. 2Tm 2.22 “Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.”
3. 1Co 4.16 “Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores.”
4. 1Pe 5.3 “nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho.”
Recortes:
“O compromisso do pastor de ser exemplo para os fiéis — torna-te padrão dos fiéis (4.12). Timóteo era jovem, tímido e doente. Por isso, algumas pessoas em Éfeso estavam inclinadas a desprezar sua liderança. Paulo, então, desafia o jovem pastor a não ficar desanimado, mas a se erguer como modelo de maturidade espiritual para todos os fiéis”.
“Há dois tipos de liderança: a imposta e a adquirida. O líder cristão não pode ser um dominador do rebanho, mas seu modelo (1Pe 5.3). Ele lidera não pela força, mas pelo exemplo. William MacDonald diz que essa ordem de Paulo não significa que Timóteo deveria colocar a si mesmo num pedestal e se considerar imune a críticas. Ao contrário, ele não deveria dar nenhum motivo para alguém condená-lo. Matthew Henry destaca que a mocidade não será desprezada se as pessoas não se tornarem desprezíveis por meio da vaidade e insensatez. O grego neotes, “mocidade”, descreve qualquer pessoa que esteja em idade de prestar serviço militar. Ou seja, indica alguém adulto, mas abaixo dos 40 anos. No mundo antigo, não era esperado que uma pessoa com a idade de Timóteo, provavelmente nos seus 30 anos, tivesse obtido o discernimento e a sabedoria requerida para os líderes”.
“Paulo elenca cinco áreas em que Timóteo deveria ser exemplo.A. Na palavra. O líder espiritual não pode tropeçar na própria língua. Seu linguajar precisa ser puro, e suas palavras precisam ser verdadeiras e oportunas. O líder espiritual não pode ser um homem precipitado no falar. Não pode ser maledicente nem usar linguagem profana. Hans Bürki é da opinião de que palavra aqui significa a proclamação missionária do evangelho. Constitui a primeira e mais profunda das áreas de incumbência do pastor.B. No procedimento. A vida do líder é a vida de sua liderança. A vida do líder precisa ser o avalista de suas palavras. Ele deve ser irrepreensível na conduta, em contraposição aos falsos mestres que professam conhecer Deus, mas O negam com suas obras (Tt 1.16). A vida do líder precisa ser consistente com a grandeza do ministério que ele exerce. Concordo com Hans Bürki quando diz que a conduta sublinhará ou riscará a palavra (da proclamação e do testemunho). Quem confessa Deus somente com os lábios, negando-O com as obras, contribui para que o nome de Deus seja blasfemado”.
“É triste ver em nossos dias muitos crentes dando as costas para as Escrituras e abraçando doutrinas estranhas à Palavra de Deus. Para não sermos vítimas desse mal, devemos nos apegar à Palavra de Deus e viver de acordo com seus preceitos, e rechaçar tudo aquilo que a contraria. Firme-se na Palavra eterna do Senhor. Comprometa-se a crer na ortodoxia e a viver uma vida de piedade que agrada a Deus”.