Não Adulterarás
Os Dez Mandamentos • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 27 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Deus deixou os mandamentos para colocar-se em prática. Mas por causa da nossa natureza pecaminosa acabamos falhando e pecando contra Deus. Também errando com o nosso próximo.
O mandamento de hoje é muito forte, pois ele diz respeito ao pecado contra Deus e também afeta a pessoa que está ao nosso lado.
Tristemente o adultério é uma prática que tem sido muito comum nos dias atuais, muitas pessoas vivem nessa praticando isso.
Mas o que a Palavra de Deus diz a respeito dessa prática? Estudaremos sobre o pecado do adultério e quais são as consequências que ele traz.
Contexto
Contexto
O povo estava no deserto. Após dois meses que o povo havia saído do Egito Deus se revela para o povo de Israel.Deus fez uma aliança com a nação de Israel, deixando os Dez Mandamentos para que o povo seguissem.
Ideia Central
Ideia Central
O cristão deve viver em santidade e fugir da pratica do adultério.
Transição
Transição
Veremos dois aspectos do adultério.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1° Não adulterar na prática
1° Não adulterar na prática
Êxodo 20.14 (ARA)
14 Não adulterarás.
Adultério é ter relações sexuais com alguém que não seja o seu cônjuge, isso é pecado contra Deus e infidelidade conjugal.
Quando Deus deixa esse mandamento para o povo de Israel, Ele quer que o povo seja santo e que viva longe da impureza e desejos carnais. Dessa forma pudessem honrar o casamento mantendo uma vida de fidelidade aos seus cônjuges, pois a fidelidade é a base para manter uma família unida.
O adultério é pecado e traz sérias consequências para quem vive praticando ele. Na época da lei mosaica quem adulterasse era apedrejado.
10 “Se um homem cometer adultério com a mulher de outro homem, com a mulher do seu próximo, tanto o adúltero quanto a adúltera terão que ser executados.
22 “Se um homem for surpreendido deitado com a mulher de outro, os dois terão que morrer, o homem e a mulher com quem se deitou. Eliminem o mal do meio de Israel.
Davi um homem segundo o coração de Deus adulterou e colheu consequências terríveis em sua vida.
10 Por isso, a espada nunca se afastará de sua família, pois você me desprezou e tomou a mulher de Urias, o hitita, para ser sua mulher’.
11 “Assim diz o Senhor: ‘De sua própria família trarei desgraça sobre você. Tomarei as suas mulheres diante dos seus próprios olhos e as darei a outro; e ele se deitará com elas em plena luz do dia. 12 Você fez isso às escondidas, mas eu o farei diante de todo o Israel, em plena luz do dia’ ”.
1. A morte da criança.
19 Davi, percebendo que seus conselheiros cochichavam entre si, compreendeu que a criança estava morta e perguntou: “A criança morreu?”
“Sim, morreu”, responderam eles.
2. A espada não se afastaria da casa dele, ou seja, a violência. Porque ele matou Urias.
Absalão mata seu irmão Amnon, após ele ter estuprado Tamar sua irmã.
28 Absalão ordenou aos seus homens: “Ouçam! Quando Amnom estiver embriagado de vinho e eu disser: Matem Amnom!, vocês o matarão. Não tenham medo; eu assumo a responsabilidade. Sejam fortes e corajosos!” 29 Assim os homens de Absalão mataram Amnom, obedecendo às suas ordens. Então todos os filhos do rei montaram em suas mulas e fugiram.
3. As mulheres seriam tomadas e outros iriam se deitar com ela.
Absalão se deitou com as concubinas de seu pai e todo o Israel viu.
22 E assim armaram uma tenda no terraço do palácio para Absalão, e ele teve relações com as concubinas de seu pai à vista de todo o Israel.
23 Naquela época, tanto Davi como Absalão consideravam os conselhos de Aitofel como se fossem a palavra do próprio Deus.
Ele confessou o seu pecado e foi restaurado.
10 Cria em mim um coração puro, ó Deus,
e renova dentro de mim um espírito estável.
2° Não adulterar em pensamentos
2° Não adulterar em pensamentos
Êxodo 20.14 (ARA)
14 Não adulterarás.
O adultério pode ser cometido nos pensamentos, através de fantasias sexuais.
27 “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’. 28 Mas eu lhes digo: Qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.
Jesus ensinou que qualquer que desejar uma mulher já cometeu pecado de adultério. Porque o pecado começa nos pensamentos, ninguém comete adultério de uma hora para outra, mas primeiramente ele começa na mente.
19 Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias.
Conclusão
Conclusão
O adultério é pecado contra Deus e também é traição contra o seu cônjuge. Deus deixa isso em sua Palavra para que o povo viva em santidade e fuja da imoralidade sexual e da impureza.
5 Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.
Se um dia você cometeu pecado de adultério, seja através da relação sexual ou através dos pensamentos, lembre-se que você pode confessar o seu pecado e ser perdoado por Jesus Cristo. Por isso, não deixe que o sentimento de culpa venha te consumir por dentro.
9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
1 Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,
Ao cometer esse pecado o nosso ego diz que o pecado é grande demais para Deus perdoar, fazendo com que não vivamos em paz. Então a culpa, o desespero, a angústia toma conta, por isso você deve perdoar a si mesmo, pois Deus perdoa o seu pecado.
Se você foi vítima de adultério, ou seja, se o seu cônjuge te feriu, libere o perdão, porque se você não perdoar você sofrerá com o coração angustiado.
14 Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. 15 Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas.
Aplicação
Aplicação
Você homem casado, não dê espaço para outras mulheres.
Você mulher casada, não dê espaço para outros homens.
Cuide com os seus pensamentos, busque pensar em coisas puras.
