Jonas 2
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 63 viewsNotes
Transcript
1 Então, Jonas, do ventre do peixe, orou ao Senhor, seu Deus, 2 e disse: Na minha angústia, clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz. 3 Pois me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas passaram por cima de mim. 4 Então, eu disse: lançado estou de diante dos teus olhos; tornarei, porventura, a ver o teu santo templo? 5 As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou; e as algas se enrolaram na minha cabeça. 6 Desci até aos fundamentos dos montes, desci até à terra, cujos ferrolhos se correram sobre mim, para sempre; contudo, fizeste subir da sepultura a minha vida, ó Senhor, meu Deus! 7 Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor; e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo. 8 Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso. 9 Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao Senhor pertence a salvação! 10 Falou, pois, o Senhor ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra.
Verdade Central: O SENHOR é o Deus gracioso, que salva aqueles que se afastam de sua presença.
Verdade Central: O SENHOR é o Deus gracioso, que salva aqueles que se afastam de sua presença.
Exposição:
Exposição:
Declaração introdutória de apreço:
2 e disse: Na minha angústia, clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz.
Descrição da situação que foi livrado:
Jonas 2.3–6 (ARA)
3 Pois me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas passaram por cima de mim. 4 Então, eu disse: lançado estou de diante dos teus olhos; tornarei, porventura, a ver o teu santo templo? 5 As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou; e as algas se enrolaram na minha cabeça. 6a Desci até aos fundamentos dos montes, desci até à terra, cujos ferrolhos se correram sobre mim, para sempre;
O descrição do apelo por livramento:
Jonas 2.6 (ARA)
6b contudo, fizeste subir da sepultura a minha vida, ó Senhor, meu Deus!
A indicação do livramento em si:
7 Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor; e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo.
O testemunho e a promessa de continuar a demonstrar gratidão:
8 Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso. 9 Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao Senhor pertence a salvação!
O salmo de Jonas ainda apresenta uma estrutura de paralelismo, com um refrão final:
Jn 2.2 // Jn 2.6; Jn 2.3 // Jn 2.5; e Jn 2. 4 ponto focal; Jn2. 7-9 refrão;
4 Então eu disse: ‘Estou excluído da tua presença; será que tornarei a ver o teu santo templo?’ ”
Não há limites para o Deus salvador:
A historia apresenta Jonas é uma descida ao mais profundo que se pode ir:
Ele desce para Jope (Jn 1.3)
Ele desce ao porão do navio (Jn 1.5)
É lançado ao mar (Jn 1.15)
Vai ao ventre do abismo (Jn 2.2)
Desceu aos fundamentos dos montes (Jn 2.6)
Mas lá no mais profundo, Deus faz Jonas subir ( Jn 2.6)
Devemos nos lembrar do Deus salvador:
Jonas diz que quando a sua alma já desfalecia, ele se lembrou do Senhor (Jn 2.7)
No Antigo Testamento, a lembrança tem conotações teológicas. Lembrar-se de Javé é a principal responsabilidade de Israel, mas Jonas não se lembrou de Javé até que sua vida quase se foi.
Moisés advertiu Israel a Dt 8.18
18 Mas, lembrem-se do Senhor, o seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados, conforme hoje se vê.
Eles falharam e Jz 8.34
34 não se lembraram do Senhor, o seu Deus, que os tinha livrado das mãos dos seus inimigos em redor.
Devemos ser gratos em meio as circunstancias adversas:
Jonas agradece a Javé e descreve sua gratidão por sua salvação enquanto ainda estava no peixe, longe de sua segurança final.
Somos gratos não pelas dificuldades em si mesmas, mas pela certeza que Deus está conosco e Ele nos garante a vitoria sobre o mal e o sofrimento.
Podemos ser gratos em meio aos nosso dilemas e duvidas:
Deus não espera que todos os que o louvam ou agradecem tenham resolvido todas as dúvidas ou questões sobre a natureza do mundo ou da existência.
Na fraqueza e debilidade da nossa fé, Deus é poderoso para suprir nossas necessidades.
A graça salvadora de Deus triunfa até mesmo sobre a morte:
Essa episodio da historia de Jonas será citado novamente no NT por Jesus. Ele é apontado como um sinal em Mt 12.39-41
39 Mas ele respondeu: — Uma geração perversa e adúltera pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, senão o do profeta Jonas. 40 Porque assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra. 41 Ninivitas se levantarão, no Juízo, com esta geração e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas.
O “sinal de Jonas” é a expressão usada por Jesus para se referir aos três dias e três noites de Jonas (e dele próprio) no ventre do peixe/tumba. A maravilha do sinal é que um lugar que deveria ser um lugar de morte tornou-se um lugar de libertação e vida.
Conclusão:
No relato do grande peixe que engole profeta não é o julgamento e a ira de Deus que estão em foco, mas sua graça para com pecadores que se distanciam dEle e Ele mesmo salva esses pecadores. Isso é demonstrado definitivamente em Jesus, que cumprindo a vontade do Pai, passou três dias e três noites no “no coração da terra” para salvar e redimir seu povo escolhido. “ Ao Senhor pertence a Salvação”.
