A Religiosidade não agrada a Deus

Diga Não a Religiosidade  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 180 views
Notes
Transcript
Handout

Introdução

A religião é muito comum nos dias atuais. As pessoas sempre vão a igreja, porque foram acostumadas desde a infância. Quando alguém da família está doente, a pessoa vai na igreja atrás de um milagre, pedir oração por esse ente querido que está enfermo. Diante disso, pode-se concluir que todas as pessoas são naturalmente religiosas.
Mas existem aspectos da religiosidade que é um veneno espiritual para os cristãos. Examinaremos a Palavra de Deus para descobrir-se quais são esses aspectos.

Contexto

Jesus condena a religiosidade dos fariseus e os mestres da lei.
Os fariseus eram religiosos do judaísmo que observavam a lei mosaica e seguiam as tradições dos antepassados.
Mestres da lei ou escribas eram os rabinos que esclareciam as dúvidas das Escrituras.

Ideia Central

O cristão não deve viver a religiosidade em sua vida, mas viver o cristianismo de acordo com as Escrituras.

Transição

Veremos três aspectos da Religiosidade.

Desenvolvimento

1° Leva ao orgulho

Mateus 23.8-12 (ARA)
8 Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos.
Os fariseus estavam se achando os mestres, ou seja, eles estavam trazendo esse título para eles mesmos. Eles buscavam esses títulos pois era um sinal de grandeza. Então, Jesus combate o orgulho dos fariseus.
A palavra mestre quer dizer “Rabino”, que significa meu magnífico. Jesus está dizendo que os discípulos não devem seguir o exemplo dos fariseus, pois eles são irmãos, isso significa que estão debaixo da liderança de Jesus Cristo.
9 A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10 Nem sereis chamados guias, porque um só é vosso Guia, o Cristo.
Jesus proibiu usar o título de pai para as coisas espirituais, ou seja, nenhum homem nessa terra deve ser considerado pai de nosso espírito. Mas existe somente o único Pai Celestial que é dono de nossas vidas.
E eles não podem ser chamados de guias, isto é, aquele que conduz, porque o único guia deve ser o Senhor. Isso quer dizer que o Cristo é o grande Profeta, a Ele devemos ouvir e ser governados.
As Palavras do nosso mestre deve ser ouvida e obedecida, mas só irá ouvir quem de fato é ovelha do Senhor Jesus Cristo. O religioso não é ovelha, mas continua morto em seus pecados.
João 10.27–28 NVI
27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 28 Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.
Mateus 23.11–12 (ARA)
11 Mas o maior dentre vós será vosso servo. 12 Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado.
O oposto do orgulho é a humildade, por isso Jesus afirma que quem deseja ser o maior precisa servir e também ser submisso.
Se você deseja chegar em lugares grandiosos busque servir, ninguém chega a lugares de honra sem buscar servir, comodismo não te levará a lugar nenhum.
CITAÇÃO
Quem não vive para servir, não serve para viver.
Mahatma Gandhi (Advogado Indiano)
No reino de Deus não deve ter espaço para o orgulho, mas deve buscar servir.
O próprio Jesus nos serviu
Filipenses 2.6–7 NVI
6 que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; 7 mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
E aquele que se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado.

IMPLICAÇÃO

A soberba destruirá a sua vida espiritual.
Se você não estiver servindo na igreja onde você congrega, você está falhando, pois no Reino de Deus todos os discípulos de Jesus são chamados para serem servos, para que o Reino avance.

2° Leva a ser pedra de tropeço

Mateus 23.13 (ARA)
13 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!
Os fariseus tentavam entrar no reino de Deus por meio da sua religiosidade, através das suas crenças, tradições, eles buscavam ensinar isso para as pessoas, para impedir elas de conhecer mais a Jesus Cristo. Isso significa que eles eram inimigos do evangelho, pois eles não queriam estar com Jesus e impedia as pessoas de crescer com ele.
Jesus quando veio nessa terra, Ele abriu o caminho para as pessoas entrarem no Reino de Deus. Mas os escribas e fariseus não acreditam que Jesus é o Messias e constantemente batia de frente contra Ele, e impediam as pessoas de estar com Jesus. Eles deviam incentivar as pessoas a estarem com o Messias, porém, eles eram pedras de tropeço.

IMPLICAÇÃO

Existem muitos líderes religiosos que pregam ensinamentos de homens, levando as pessoas para mais distantes de Deus, ou seja, são pedras de tropeço para elas.
O religioso convencido do evangelho, dá mal testemunho de vida e sendo pedra de tropeço para outras pessoas.

3° Leva a ganância

Mateus 23.14 (ARA)
14 [Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque devorais as casas das viúvas e, para o justificar, fazeis longas orações; por isso, sofrereis juízo muito mais severo!]
Os fariseus usavam sua religião e sua capa de santidade para ganharem dinheiro. Eles faziam longas orações nas casas das viúvas, para se beneficiarem. Alguns estudiosos afirmam que eles ficavam cerca de três horas orando e trazendo meditações da lei, mas sempre com o foco da aparência externa e nunca era orações íntimas de Deus, mas uma oração hipócrita.
Jesus afirma que eles sofrerão o juízo e serão castigados.

IMPLICAÇÃO

Existem muitos líderes religiosos que usam a Bíblia para ganhar dinheiro em cima das pessoas. Até mesmo denominações, seita heréticas que vivem a teologia da prosperidade.
A religiosidade leva a pessoa a ter uma capa de santidade, mas no íntimo do coração ela esconde muitos pecados. Por exemplo, muitos homens “crentes” batem nas esposas, pastores que traem as esposas, estupram crianças.

Conclusão

Os fariseus eram líderes religiosos e viviam cheios de orgulho, se achando os mestres, buscando status social e lugares grandiosos. Eles eram pedras de tropeço para as outras pessoas, pois ensinam as suas tradições, ensinos humanos e faziam de tudo para as pessoas não ouvirem as Palavras de Jesus. Eles eram pessoas que tinham uma aparência de homens religiosos, exemplares, mas usavam a sua religião para se aproveitar dos outros.
Nos dias atuais é nítido ver que muitos aspectos da religiosidade dos fariseus estão presentes no contexto evangélico. Por isso a mensagem do cristianismo é reconhecer o pecado, se arrepender dos seus pecados e buscar viver uma vida de santidade.
Ninguém será perfeito, mas a evidência de um convertido é que ele busca mudar de vida e fica entristecido quando peca contra Deus e confessa seu pecado ao Senhor.

Aplicação

Busque a humildade e servi as pessoas que estão ao seu redor.
Por onde você passar busque testemunhar a respeito de Jesus, incentive as pessoas a buscar a Cristo Jesus.
Cuidado para você não viver uma vida dupla, ou seja, na igreja você é uma pessoa e na sua casa, trabalho, na rua, escola você é totalmente diferente.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.