RICO E LÁZARO

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 25 views
Notes
Transcript

SALVOS POR CRISTO!

1° - APRENDEMOS QUE A CONDIÇÃO DE UM HOMEM NESSE MUNDO NÃO É A PROVA DE SEU ESTADO AOS OLHOS DE DEUS.
Deveria ficar claro que o rico não foi condenado ao Hades por causa da sua riqueza. A base da salvção é a fé no Senhor, e os homens são condenados por se recusarem a crer nele.
Mas esse rico mostrou que não tinha fé verdadeira e salvadora devido a sua falta de consideração pelo mendigo que jazia a sua porta.
Se ele tivesse tido o amor de Deus nele não poderia ter vivido em luxo, conforto e sossego, enquanto um contemporaneo estava fora de sua porta, pedindo migalhas de pão.
Ele teria entrado no reino por abandonar o amor ao dinheiro.
Também é verdade que Lázaro não foi salvo porque era pobre. Ele confiava no Senhor para a salvação de sua alma.
Não devemos aceitar a idéia de que homens devem ser avaliados de acordo com sua situação financeira e de que aquela pessoa que possui mais dinheiro deve receber a mais elevada consideração. O ensino geral das escrituras se opoem a isso.
1Co. 1.26 “Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento;”
Jr. 9.23,24 “mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.”
A condenação do rico era um choque para os judeus, pois eles acreditavam na riqueza como sinonimo da benção de Deus, mas.. Riqueza não é uma indicação do favor do Senhor, assim como a pobreza não é uma evidencia de seu desprazer.
Na verdade a biblia nos ensina que riquezas são uma prova da fidelidade de um homem a seu trabalho e a administração dos seus recursos.
DEVEMOS AVALIAR OS HOMENS COMO CRIAÇÃO E AMADOS DE DEUS
2° APRENDEMOS QUE A MORTE É O FIM QUE VIRA A TODOS AS CLASSES DE PESSOAS.
As privações do mendingo e a suntuosa bastança do rico terminaram igualmente!
Ec. 3.20 “Todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó e ao pó tornarão.”
A morte é um grande fato que todos reconhecem, mas poucos parecem compreende-la.
Muitos vivem comendo, bebendo, dando-se em casamento, divertindo-se e fazendo planos como se fossem permanecer para sempre na terra.
Um teologo disse certa vez: “Aquele que deseja viver bem, deveria pensar sobre o seu ultimo dia de sua vida e ter esse pensamento sempre consigo”.
OS POBRES? livrem-se da murmuração, do desencorajamento e da inveja!
OS RICOS? livrem-se do orgulho, da autossuficiencia e do amor ao dinheiro!
Como fazer isso ? Pense no dia da sua morte!
NOTE O SEGUINTE,AS ESCOLHAS DESSA VIDA DETERMINAM O NOSSO DESTINO ETERNO, E UMA VEZ MORTO, O DESTINO É DETERMINADO!
Lc.16.26 “E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós.”
Ec.9.4 “Para aquele que está entre os vivos há esperança; porque mais vale um cão vivo do que um leão morto.”
3° APRENDEMOS QUE AS ALMAS DOS CRISTÃOS DESFRUTAM DO CUIDADO ESPECIAL DE DEUS NA HORA DA MORTE.
Lc.16.22 “Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado.”
Essa é uma afirmativa repleta de consolação. Sabemos muito pouco ou nada a respeito do estado e dos sentimentos dos mortos. quando chegar a nossa ultima hora, seremos semelhantes a pessoas que viajam para uma terra desconhecida.
mas aqui, temos a certeza que o Senhor guardadra todos os salvos em Cristo, devemos nos alegrar e louvar o Senhor por isso.
Fp. 1.23 “Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor.”
4° APRENDEMOS A REALIDADE E A ETERNIDADE DO INFERNO.
O senhor Jesus nos mostrou com clareza que, depois de morto, o rico estava no inferno atormentado em chamas. Ele nos apresentou a terrivel figura do intenso desejo do rico poa água para refrescar a sua lingua; apresentou também a horrivel figura do abismo existente entre o rico e Abraão.
Existe o inferno para aqueles que não se arrependerem, bem como o céu para os crentes!
2Ts. 1.8 “em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.”
DESSA IRA PRECISAMOS FUGIR A TEMPO, ESCONDENDO-NOS NAQUELE GRANDE LUGAR DE REFUGIO, JESUS CRISTO!
SE, APÓS A MORTE, OS HOMENS ESTIVEREM EM TORMENTO NO INFERNO, ESTEJAMOS CERTO DE QUE, ANTES, FOI-LHES OPORTUNIZADA UMA MANEIRA DE ESCAPAR DISSO!
JESUS CRISTO!
5° APRENDEMOS QUE OS INCREDULOS DESCOBREM O VALOR DE UMA ALMA DEPOIS DA MORTE, QUANDO JÁ É TARDE DEMAIS.
Lc.16.27-28 “Então, replicou: Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna, porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de não virem também para este lugar de tormento.”
O rico que Lázaro fosse enviado aos seus cinco irmãos que estavam vivos, (tornou-se um evangelista nato) .
Em vida o rico não fizera qualquer coisa tendo em vista o bem espiritual deles, é provavel que seus irmãos o tenham acompanhado no mundanismo, assim como ele negligenciando suas almas. quando morreu, o rico descobriu tarde demais a tolice da qual todos eram culpados e desejou que se possivel fossem alertados.
Entende que, a mudança que ocorrerá na mente dos não convertidos após a morte é um dos aspectos mais terriveis da futura condição deles.
Eles perceberão e entenderão muitas coisas para as quais se mostraram obstinadamente cegos, enquanto estavam vivos.
Perceberão que trocaram a vida eterna por uma vida mediocre, sem proposito e passageira.
Um teólogo afirmou com sabedoria: “O inferno não é nada mais do que a verdade conhecida tarde demais”.
6° OS GRANDES MILAGRES NÃO SURTEM EFEITO NOS CORAÇÕES DOS HOMENS QUANDO ELES NÃO CREEM NA PALAVRA DE DEUS.
Lc. 16.30,31 “Abraão, porém, lhe respondeu: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.”
Explicação do texto.
As escrituras contem tudo que precisamos saber para a nossa salvação, e um mensageiro vindo da eternidade não acrescentaria em nada nos ensinos das Escrituras.
Não há necessidade de mais revelação para levar as pessoas ao arrependimento, mas sim, de mais disposição intima e vontade de utilizar o que elas ja sabem acerca das escrituras.
Os mortos nada teria a dizer-nos além daquilo que as escrituras ja nos tem dito.
A fé simples nas escrituras, que já possuimos, é a primeira coisa necessaria a salvação, a falha em dar ouvidos a palavra de Deus é decisiva!
Podemos dizer que esse milagre ja aconteceu!
Jesus prometido no AT, veio ao mundo, viveu, morreu e ressucutou ao terceiro dia e ainda temos muitos que não acreditam!
Related Media
See more
Related Sermons
See more