Jesus chama para permanecer com Ele

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 19 views
Notes
Transcript

2 Tm 1. 6-10

2Timóteo 1.6–10 AVM
6 Por esse motivo, eu te exorto a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. 7 Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de sabedoria. 8 Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus. 9 Deus nos salvou e chamou para a santidade, não em atenção às nossas obras, mas em virtude do seu desígnio, da graça que desde a eternidade nos destinou em Cristo Jesus, 10 e agora nos manifestou mediante a aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, que destruiu a morte e suscitou a vida e a imortalidade, pelo Evangelho,
(Ver se o texto tem começo meio e fim: Ferrament > Análise de passagem)
Contextualização Histórica
(Ferramentas: >Explorador de livros biblícos: procura o livro desejado)
Quem escreveu?
Paulo - o apóstolo, também chamado de apóstolo Paulo, Saulo de Tarso e São Paulo, foi um dos primeiros missionários cristãos mais influentes, com seus escritos formando uma porção considerável do Novo Testamento. Também: Paulo, o Apóstolo
Quando escreveu?
64–65 d.C.
Quem são os destinatarios do livro?
Timóteo
Um nativo de Listra e um companheiro de Paulo. Um cristão de terceira geração. Seu nome é a combinação de duas palavras gregas:τιμή(timē) que significa “honra, reverência” eθεός(theos), que significa “Deus”. Timóteo era filho de uma judia e de pai grego (At 16:1–2).
Missão
Em Listra, Paulo escolheu Timóteo para acompanhá-lo em sua segunda viagem missionária. Ele provavelmente foi selecionado devido ao seu caráter notável (At 16:2). Como as áreas de ministério de Paulo e Timóteo eram fortemente influenciadas pelas práticas e crenças judaicas e as pessoas sabiam que o pai de Timóteo era grego, Paulo não poderia apresentar Timóteo como um judeu completo sem que fosse circuncidado (At 16:3). Isso exigia que Timóteo completasse o ritual.
Timóteo se tornou um membro vital do círculo íntimo de Paulo, conforme visto no número de referências a ele em uma série de prescrições paulinas (2Cor 1:1; Fp 1:1; Cl 1:1;1Ts 1:1;2Ts 1:1; Fm 1). Timóteo é descrito como:
• “Companheiro de trabalho de Paulo” (Rm 16:21; 1Ts 3:2)
• “Irmão de Paulo” (2Cr 1:1; Cl 1:1; 1Ts 3:2)
• “Servo de Paulo” (Fp 1:1)
• “Filho amado de Paulo e fiel no Senhor” (1Co 4:17)
• “Filho de Paulo” (1Tm 1:2; 2Tm 1:2)
• Coigual com Paulo na obra do Senhor (1Co 16:10; 1Ts 3:2)
1 e 2Timóteo foram escritos a um jovem pastor, presumivelmente Timóteo, por seu mentor, Paulo. Este o encoraja na obra do ministério. 1Timóteo foi escrita enquanto Timóteo estava em Éfeso. À luz do falso ensino que se espalhou na igreja de Éfeso, Paulo exorta Timóteo a ficar e “ordenar a certos homens que não ensinem falsas doutrinas” (1Tm 1:3 NVI; compare isso com 4:1). Timóteo também tem o dever de selecionar anciãos e diáconos qualificados para supervisionar a Igreja (1Tm 3). Esses homens receberão o mesmo encargo de ensinar a palavra de Deus e defender a Igreja contra os falsos ensinos que Paulo deu a Timóteo. Timóteo é exortado a:
• Destacar-se como um exemplo para todos os crentes (1Tm 4:12)
• Ensinar as Escrituras
• Proclamar a palavra de Deus com ousadia, guardando o que Paulo lhe confiou (1Tm 6:20)
2Timóteo foi enviado por Paulo enquanto estava sob custódia romana e é caracterizado por um senso de urgência (2Tm 1:8). As exortações de Paulo a Timóteo são abundantes. Ele é encorajado a:
• “reavives o dom de Deus”, que foi confirmado sobre ele pela imposição das mãos de Paulo (2Tm 1:6).
• Sofre “a favor do evangelho, segundo o poder de Deus” e “mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com o amor que está em Cristo Jesus” (2Tm 1:8, 13; compare 2Tm 2:3).
• Confiar o que ele foi ensinado a outros homens, para que eles também possam ensiná-lo a outros (2Tm 2:2).
• Buscar diligentemente uma vida que tipifique aquele que é aprovado por Deus como alguém que entende, interpreta e ensina a palavra de Deus de maneira precisa (2Tm 2:15).
• Pregar a palavra em todos os tipos de épocas, porque os dias se aproximavam em que as pessoas não o ouviam nem a sã doutrina.
1 e 2Timóteo sugerem que Timóteo pode ser um tanto tímido e relutante em continuar em seu papel como ministro de Cristo. Essa relutância preocupa Paulo o suficiente para escrever a ele e encorajá-lo a continuar e “cumprir [seu] ministério” (2Tm 4:5). Como Paulo logo será martirizado pelo evangelho, ele espera que Timóteo mantenha o curso e lute na luta da fé.
A última menção a Timóteo está em Hebreus 13:23, que discute a libertação de Timóteo do cativeiro romano. A identificação exata desse Timóteo é desconhecida. Pode se referir ao Timóteo mencionado no corpus paulino. Se for esse o caso, Timóteo pode ter sido mantido em cativeiro quando entregou os itens que Paulo desejava ter enquanto estava na prisão romana (2Tm 4:13).
Qual é o propósito do livro?
Encarregar Timóteo de permanecer um ministro fiel do evangelho, apesar das circunstâncias de Paulo.
A segunda carta pastoral de Paulo a Timóteo, escrita enquanto Paulo está em face da morte por execução. A carta exorta Timóteo a continuar na fé e proclamar o evangelho.
Resumo. Segundo Timóteo é uma das cartas finais de Paulo. Depois de lembrar a Timóteo de sua herança piedosa, Paulo o desafia a permanecer firme contra os falsos mestres e a ser um exemplo piedoso.
Contextualização literária
(Ferramentas: >Explorador de livros biblícos: procura o livro desejado)
Qual é o genero literário?
Genero Carta ou epistola
Qual é a estrutura do livro?
Factbook + passagem> vai até guia de livro da biblia> aba Conteúdo> esboço> escolhe opção ave maria de estudos.

Síntese

1,1–2

Saudação

1,3–5

Ação de graças a Deus pela fé de Timóteo

1,6–18

Motivos que devem animar Timóteo a combater pelo Evangelho

2,1–13

Total entrega ao ministério

2,14–26

Luta contra o perigo dos falsos doutores

3,1–17

Ficar em guarda contra os pseudoprofetas dos últimos tempos

4,1–8

Solene exortação final a Timóteo

4,9–18

Notícias pessoais

4,19–22

Saudações e bênção final

Onde o meu texto se encontr? (Antes e depois)
Olhar na introdução da biblía Ave Maria divisão das partes e ver onde minha passagem se encontra?

1,6–18

Motivos que devem animar Timóteo a combater pelo Evangelho

Contextualização teológica

Quais são as passagens biblicas que se relacionam com o meu texto?

Guias / Fluxos de trabalho> passagens importantes
Atos dos Apóstolos 1.8 AVM
8 mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo”.

1,6–18 Fiel à Boa Notícia. As palavras de Paulo estão impregnadas da urgência e da emoção das últimas recomendações. Começa recordando a seu discípulo e sucessor o momento solene da imposição das mãos (cf. 1Tm 4,14; At 6,6), em alusão ao rito no qual lhe foi transmitida a autoridade apostólica, isto é, o carisma ou dom do Espírito para dirigir a comunidade com valentia e dar testemunho a respeito da boa notícia da “aparição de nosso salvador Jesus Cristo” (10; cf. Tt 2,11), da qual ele mesmo, Paulo, se considera “pregador, apóstolo e mestre” (v.11) e pela qual lutou, sofreu e agora está no cárcere.

Aqui é a parte de rodapé explicando o texto. ( Onde o V. 16 esta)

Quais são os temas teológico-biblícos tratados em minha passagem?

Guias / Fluxos de trabalho> Esboços temáticos> coloca a passagem
Deus é o fundamento: metáfora (cf. Is 33. 5-6
Isaías 33.5–6 AVM
5 O Senhor é grande, porque reina no alto; ele enche Sião de retidão e de justiça. 6 Teus dias estarão em segurança. A sabedoria e o conhecimento garantem a salvação, e o temor do Senhor será o seu tesouro.
Related Media
See more
Related Sermons
See more